Desporto
Famalicenses do Liberdade FC garantem participação no Olímpico Jovem Nacional

Os atletas do Liberdade FC estiveram, este fim de semana, no Campeonato Regional de Iniciados e Torneio Olímpico Jovem Regional, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães.
Aqui destacram-se os ítulos distritais de Maria Rodrigues, Clara Costa e João Silva, no escalão de Iniciados.
Maria Rodrigues sagrou-se Vice-Campeã Distrital nas distâncias dos 1500 metros e 800 metros (com novo RP).
Clara Costa sagrou-se Campeã Distrital dos 1500 metros Obstáculos, com novo RP.
João Silva sagrou-se Sub Vice-Campeão Distrital nos 1500 metros, com novo RP.
Ainda a contar para a definição da seleção regional de Braga, no escalão de Juvenis, Inês Sousa vence na distância dos 1500 metros, com novo Recorde Pessoal.
Desta forma, as atletas Clara Costa e Inês Sousa confirmaram a sua presença no Torneio Olímpico Jovem Nacional, em representação da Associação de Atletismo de Braga.
Destacam-se ainda, no escalão de Infantis, com novos Recordes Pessoais, Carolina Faria (10ª), Mariana Brandão (13ª) e Dinis Sousa (6º), na distância dos 800 metros.
No escalão de Iniciados, João Silva (4º) nos 800 metros, com novo Recorde Pessoal e Clara Costa (5ª) nos 1500 metros.
No escalão de Juvenis, nos 100 metros, Rodrigo Rouxinol (5º). Nos 1500 metros, Rodrigo Rouxinol (6º), Frederico Vilhena (5º) e Beatriz Faria (3ª), todos com Recordes Pessoais.

Desporto
FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao serviço do Westerlo, na principal liga belga, avança o Record.
O médio de 27 anos, emprestado pelo SC Braga, não deverá regressar à capital de distrito, já que não constará nos planos do treinador Artur Jorge.
Esta será uma vinda em definitivo, resultado de um negócio cuja totalidade dos pormenores ainda não está definida.
Lucas Mineiro, que se esteou no futebol português no Gil Vicente, em 2020, deixou boas impressões no futebol português e deverá ser um reforço desejado para o coletivo famalicense, que poderá agora perder algumas das suas ‘peças-chave’, tais como Ivan Jaime, Colobatto e Pelé, para os quais já são conhecidas propostas de outros clubes.
Foto: Mercado do Futebol/DR
Desporto
Alexandre Penetra do FC Famalicão nos treinos da Seleção Nacional sub-21 destaca o desenvolvimento coletivo do grupo

A seleção portuguesa de sub-21 tem dado primazia ao desenvolvimento das “relações dentro e fora de campo” nos primeiros dias de estágio para a fase final do Europeu da categoria, admitiu hoje o futebolista Alexandre Penetra.
“Claro que já estivemos todos juntos em vários estágios, mas acredito que é bom recriar essas ligações nas primeiras semanas e nos primeiros treinos e voltar a sentir aquilo que o colega [de equipa] e o treinador gostam. Em vez de pensarmos já no primeiro jogo, se calhar importa olhar um pouco mais para nós e perceber aquilo que nos pode levar longe no Europeu”, assumiu o defesa do Famalicão, de 21 anos, em conferência de imprensa.
Na sessão matinal, decorrida na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador Rui Jorge contou com 22 dos 24 convocados sem limitações, ao passo que o avançado Francisco Conceição, dos neerlandeses do Ajax, treinou de forma condicionada e Fábio Vieira, dos ingleses do Arsenal, foi autorizado a juntar-se ao grupo a partir da próxima quarta-feira.
“Os treinos decorrem sempre na máxima intensidade e todos querem dar o seu melhor a nível individual em prol do coletivo. Isso é bom. Há uma competição saudável, que todos os grupos devem ter para poderem obter grandes conquistas e resultados”, considerou.
A 24.ª edição do campeonato da Europa de sub-21 vai ser disputada em três cidades da Geórgia e duas da Roménia, de 21 de junho a 08 de julho, com Portugal ainda em busca do seu primeiro êxito nesta categoria, após as derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.
“O grupo está confiante. Agora, não quero estar aqui a dizer que somos favoritos, porque não acho que esse seja o caminho correto. Temos de olhar jogo a jogo e perceber aquilo que somos capazes de fazer. Acreditamos muito uns nos outros e no nosso trabalho. É a isso que nos vamos agarrar para tentar ir o mais longe possível”, direcionou Penetra, que somou 36 jogos, quatro golos e duas assistências ao serviço do Famalicão em 2022/23.
A equipa das ‘quinas’ cumprirá os três desafios do Grupo A na capital da Geórgia, Tbilisi, sempre às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), defrontando os anfitriões, que se estreiam na prova (21 de junho), os Países Baixos (24), campeões em 2006 e 2007, e a Bélgica (27).
“Sabemos que temos adversários complicados nesta fase de grupos. Ainda não temos a certeza do que possa acontecer com a Geórgia, até pelos jogadores que poderão atuar, mas é um assunto que teremos tempo para analisar ao pormenor mais à frente”, avaliou.
Portugal precisa de terminar numa das duas primeiras posições da ‘poule’ para aceder à fase seguinte do Europeu de sub-21, que reúne 16 finalistas pela segunda vez seguida e cuja decisão está prevista para 08 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi, na Geórgia.
Em disputa vão estar ainda três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris2024, das quais se excluem a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível.
“Estamos todos preparados para jogar de três em três dias. Isso acontece nos clubes e agora não vai fugir à regra [na seleção]. Aliado a isso, há ainda essa motivação de jogar uma fase final de um Europeu, que é sempre aquilo que os jogadores querem”, reiterou.
Defesa central de origem, Alexandre Penetra disputou três partidas de qualificação e os últimos dois jogos particulares da seleção nacional de sub-21 nesse lugar, apesar de ter derivado para a ala direita ao longo das duas épocas na equipa principal do Famalicão.
“Sinceramente, não tenho uma preferência. Sinto-me confortável nas duas [posições]. É óbvio que já tenho uma bagagem maior como central e mais anos [de experiência], mas passar a lateral também foi uma adaptação feliz. O mais importante é estar disponível e ajudar a equipa seja em que posição for e quando o ‘mister’ assim o entender”, finalizou.
Desporto
FC Famalicão: Colombatto alvo de processo disciplinar após alegados insultos a Pepe do FC Porto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ter instaurado um processo disciplinar ao argentino Santiago Colombatto, do Famalicão, na sequência de um incidente com o capitão do FC Porto, Pepe, nas ‘meias’ da Taça de Portugal.Em causa estarão alegados insultos racistas dirigidos ao defesa internacional português, durante a vitória alcançada pelos ‘azuis e brancos’ na receção aos minhotos (3-2, após prolongamento), na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 04 de maio.
Pepe fez queixa à Polícia de Segurança Pública (PSP) logo após a partida, ao passo que Colombatto negou ter proferido insultos daquela índole, num incidente que levou à abertura de um processo de averiguação, tramitado na Comissão de Instrução Disciplinar federativa.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Três anos de prisão efetiva para homem que assaltou casas em Brufe e Vila Nova de Famalicão
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Câmara alarga recolha de lixo porta-a-porta a mais 200 ruas do concelho
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: Escola de Atletismo Rosa Oliveira conquistam 12 pódios nos Campeonatos Regionais de Sub-14 e Sub-18
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Igreja Paroquial de Delães recebe concerto de música sacra a 25 de junho