Famalicão
Famalicão: Saúde, qualidade de vida e educação no topo das prioridades dos jovens do concelho
Os jovens famalicenses salientam como prioridades a saúde e qualidade de vida, educação, formação e ciência, emprego, empreendedorismo e inovação, ambiente e sustentabilidade, cultura, desporto e lazer, habitação, mobilidade e emancipação, participação cidadã e cidadania global, associativismo e juventude, na apresentação do Plano Municipal da Juventude, que vai vigorar até 2026.
A apresentação do “Plano Municipal de Juventude de Famalicão – Estratégia Local para a Juventude 2023-2026” teve lugar esta sexta-feira, no auditório do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, representando o primeiro passo para uma gestão autárquica que pretende tornar Famalicão uma “referência nacional em termos de políticas para a juventude”, conforme afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.
“Queremos desenvolver medidas e políticas públicas coerentes com os desafios que os jovens enfrentam, e para tal, envolvemo-los nesta análise construtiva do território, e que dá força à tomada de decisão autárquica” fundamenta o edil. “Este plano elucida-nos relativamente às suas reais necessidades, ambições e perceções (…) dando-lhes voz relativamente a matérias fundamentais para a sua qualidade de vida e para o seu futuro, como é o caso da sustentabilidade ambiental, a habitação e emancipação, e a educação e formação, entre outras” reforça Mário Passos.
A apresentação do plano municipal ocorreu em formato de conversa, moderada por Diana Duarte, jornalista da RTP e da Antena 3, conhecida pelo programa “A Minha Geração”, dedicado à divulgação de jovens talentos nacionais. A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal e de Bruno António, da DYPALL – Desenvolvimento da Participação Juvenil ao Nível Local, entidade que facilitou a elaboração do Plano Municipal da Juventude de Famalicão, perante uma plateia composta por jovens de Famalicão.
Na opinião de Bruno António, os jovens famalicenses foram “bastante” participativos nas ações de auscultação e de consulta desenvolvidas pelo território, e que envolveram desde jovens estudantes a “jovens desempregados, jovens líderes, (jovens) com necessidades especiais, porque todos eles têm algo a dizer sobre o seu território, têm uma opinião”. O representante da DYPALL demonstrou-se satisfeito com o resultado final, e destacou que a metodologia implementada foi uma forma eficaz de “pôr os jovens a participar, a pensar o seu território e a apresentar propostas concretas”.
O Plano Municipal da Juventude resultou de um processo colaborativo e de auscultação, desenvolvido no decorrer do ano 2022, que envolveu 506 jovens – sendo que, destes, cerca de 300 apresentaram propostas concretas em diferentes áreas -, e mais de 80 parceiros de todo o concelho, entre eles, Juntas de Freguesia, associações, agrupamentos de escolas, entidades artísticas, entre outros. Assente em oito áreas estratégicas, que vão desde a Saúde e Qualidade de Vida até ao Associativismo e Voluntariado, o Plano Municipal da Juventude visa tornar o Município famalicense numa referência regional e nacional em matéria de políticas dirigidas à juventude, no sentido de fomentar um ambiente interno que potencie a sua inclusão e intervenção cívica, bem como a sua formação e retenção no concelho.
A par deste reforço do compromisso com a juventude famalicense, refira-se que Famalicão vai manter o Selo de Município Amigo da Juventude – categoria 5 estrelas, “uma distinção que valida o compromisso da autarquia para com as novas gerações do nosso concelho”, destaca o Presidente da Câmara Municipal. O Plano Municipal da Juventude 2023-2026 está disponível para consulta em: https://www.famalicao.pt/edicoes-digitais .

Desporto
FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao serviço do Westerlo, na principal liga belga, avança o Record.
O médio de 27 anos, emprestado pelo SC Braga, não deverá regressar à capital de distrito, já que não constará nos planos do treinador Artur Jorge.
Esta será uma vinda em definitivo, resultado de um negócio cuja totalidade dos pormenores ainda não está definida.
Lucas Mineiro, que se esteou no futebol português no Gil Vicente, em 2020, deixou boas impressões no futebol português e deverá ser um reforço desejado para o coletivo famalicense, que poderá agora perder algumas das suas ‘peças-chave’, tais como Ivan Jaime, Colobatto e Pelé, para os quais já são conhecidas propostas de outros clubes.
Foto: Mercado do Futebol/DR
Famalicão
Antoninas 2023: Desfile etnográfico lembra tradições seculares do concelho de Famalicão (vídeo)
As Festas Antoninas de Famalicão são uma referência secular e para lembrar isso estiveram presentes, no centro de Famalicão, centenas de tocadores de bombo, zés pereira, fanfarras e outras animações tradicionais.
Aqui, desfilaram uma série de grupos e associações locais, que pela sua existência e atividade, garantem a vida destes costumes tradicionais.
Nesta tarde de sábado, estiveram em destaque os seguintes coletivos:
Grupos participantes:
Grupo etnográfico ”As Lavradeiras” Santa Maria de Oliveira
Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz
Grupo Etnográfico Rusga de Joane
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane
Grupo Folclórico de Nine
Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos
Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião
Rancho Etnográfico de Ribeirão
Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos
Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe Rancho De Brufe
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário
Rancho Folclórico Casa do Povo de Ruivães
Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria
Rancho Foclorico São Julião Calendário
Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães
Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira)
Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro
Rancho S.Pedro de Bairro
Rancho Folclórico Santa Marinha de Lousado
Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege
Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário)
Famalicão
Famalicão espera um domingo com períodos de chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas

Será um domingo de chuva, com temperaturas máximas a chegar aos 23.º graus, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Estes períodos de chuva irão apresentar-se com uma probabilidade de 62%, de acordo com as mesmas previsões.
No que toca à temperaturas mínimas, estas deverão atingir os 12.º graus, representando uma decida de dois valores, em relação a este sábado.
Este cenário deverá manter-se ao longo dos primeiros dias da próxima semana.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: Gustavo Sá e Hugo Oliveira convocados para disputar Europeu de Sub-19
-
Paíshá 1 semana
Este sábado não se esqueça do guarda-chuva.
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Cobra de dimensões consideráveis avistada na Rua Alves Roçadas no centro da cidade (vídeo)
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Slimmy traz electro-rock à Casa do Artista Amador esta sexta-feira