Famalicão
Famalicão vai ter nova central termoelétrica alimentada por resíduos da limpeza florestal em Fradelos

Uma central termoelétrica a biomassa vai entrar em funcionamento em meados do ano em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, permitindo alimentar cerca de 2.000 habitações, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a empresa responsável pela conceção e construção da central, explica que serão utilizados como combustível os resíduos provenientes da limpeza das florestas.
“Esta central vai permitir alimentar cerca de 2.000 habitações, aumentando a eficiência energética da rede pública nas freguesias de Fradelos e Balasar”, acrescenta.
O sistema inclui a caldeira de recuperação aquatubular, com uma capacidade de produção de vapor de 27.500 quilos por hora, e outros equipamentos como economizador, multiciclone, filtro de mangas e chaminé.
“Com uma capacidade de produção elétrica nominal de 14,7MW, uma característica importante deste sistema é o facto de se poder produzir energia elétrica durante 365 dias por ano, ao contrário dos painéis fotovoltaicos ou da energia eólica, que só funcionam quando existe sol ou vento. Nesta central, é possível produzir energia quando verdadeiramente é necessária”, sublinha ainda a empresa.
Segundo a mesma fonte, um outro diferencial neste sistema “é o facto de se dividir a potência necessária para a produção da quantidade de energia elétrica em duas linhas de geração de queima e geração de vapor, conseguindo-se com isso obter um menor risco do ponto de vista de operação para o promotor”.
“O que acontece numa central tradicional deste tipo é que se o sistema gerador de vapor, por exemplo, parar, por qualquer motivo técnico, a central toda para. Nesta central, a probabilidade de tal acontecer é muito baixa. A elevada disponibilidade do sistema contribui para uma maior eficiência da central”, explica o diretor comercial da Energest, António Ribeiro.
A central foi encomendada por uma empresa local, que integra ramos de negócio que vão desde os transportes rodoviários a fábricas de ‘pellets’ (resíduos de madeira seca usados como combustível em caldeiras, salamandras e recuperadores de calor).
O investimento ascende a 33 milhões de euros.
O grupo já dispõe, desde 2016, de uma outra central térmica a biomassa florestal, com capacidade para produzir quase 15 MW de energia elétrica para injeção na rede pública.

Famalicão
Famalicão: Ribeirenses voltam a decidir o seu futuro nas mesas de voto este domingo

Este domingo, dia11 de junho, realizam-se as eleições intercalares para a eleição da nova Assembleia de Freguesia de Ribeirão, na qual se apresentam cinco listas ao ato eleitoral.
A lista da Coligação PSD/CDS-PP é encabeçada por Leonel Rocha; Paula Cristina Santos lidera a lista do Movimento Juntos por Ribeirão; Pedro Rúben encabeça a lista do Partido Socialista; Miguel Cruz lidera a lista do Chega e Sara Silva encabeça a lista da CDU.
Estas eleições ocorrem devido à renúncia ao mandato do executivo da Junta de Freguesia, liderado por Leonel Rocha, que venceu as eleições autárquicas de 2021 sem maioria absoluta e partilhava o executivo com eleitos do Movimento Juntos por Ribeirão.
Na altura, Leonel Rocha justificou a renúncia com o chumbo do Orçamento para 2023 em Assembleia de Freguesia, enquanto a oposição acusou o autarca de querer provocar eleições para tentar obter uma maioria absoluta.
As mesas de votos estarão em funcionamento entre as 8h00 e as 19h00.
Desporto
FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao serviço do Westerlo, na principal liga belga, avança o Record.
O médio de 27 anos, emprestado pelo SC Braga, não deverá regressar à capital de distrito, já que não constará nos planos do treinador Artur Jorge.
Esta será uma vinda em definitivo, resultado de um negócio cuja totalidade dos pormenores ainda não está definida.
Lucas Mineiro, que se esteou no futebol português no Gil Vicente, em 2020, deixou boas impressões no futebol português e deverá ser um reforço desejado para o coletivo famalicense, que poderá agora perder algumas das suas ‘peças-chave’, tais como Ivan Jaime, Colobatto e Pelé, para os quais já são conhecidas propostas de outros clubes.
Foto: Mercado do Futebol/DR
Famalicão
Antoninas 2023: Desfile etnográfico lembra tradições seculares do concelho de Famalicão (vídeo)
As Festas Antoninas de Famalicão são uma referência secular e para lembrar isso estiveram presentes, no centro de Famalicão, centenas de tocadores de bombo, zés pereira, fanfarras e outras animações tradicionais.
Aqui, desfilaram uma série de grupos e associações locais, que pela sua existência e atividade, garantem a vida destes costumes tradicionais.
Nesta tarde de sábado, estiveram em destaque os seguintes coletivos:
Grupos participantes:
Grupo etnográfico ”As Lavradeiras” Santa Maria de Oliveira
Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz
Grupo Etnográfico Rusga de Joane
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane
Grupo Folclórico de Nine
Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos
Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião
Rancho Etnográfico de Ribeirão
Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos
Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe Rancho De Brufe
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário
Rancho Folclórico Casa do Povo de Ruivães
Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria
Rancho Foclorico São Julião Calendário
Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães
Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira)
Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro
Rancho S.Pedro de Bairro
Rancho Folclórico Santa Marinha de Lousado
Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege
Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário)
-
Regiãohá 1 semana
Emanuel, Miguel Araújo, Quim Barreiros e Diapasão animam São João do Porto
-
Famalicãohá 1 semana
Autocarro com 64 alunos de Famalicão ardeu na autoestrada em Vila Real (vídeo)
-
Famalicãohá 5 dias
Bombeiros Voluntários Famalicenses receberam “Maratona de Cycling” com objetivos solidários
-
Desportohá 4 dias
Benfica, Porto e Sporting falam demasiado em arbitragens “mas eu não pago esse cartório” -Miguel Ribeiro