Famalicão
Investigadora de Famalicão vence Prémio Res Publica com ensaio sobre a Nova Direita

A investigadora do Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho (UMinho) Patrícia Fernandes venceu o Prémio Res Publica 2021, com o ensaio “A Nova Direita no século XXI: identitária, nacionalista e cristã”, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a UMinho acrescenta que a distinção, no valor de 2500 euros, vai ser entregue na quarta-feira, 25 de maio, na sede da Fundação Res Publica, em Lisboa.
“Analisei as bases ideológicas da Nova Direita contemporânea e as ligações à Nova Direita francesa surgida nos anos 1970. Por outro lado, mostrei as razões que levam os partidos e movimentos associados à Nova-Nova Direita a cativarem um número crescente de eleitores. A junção destas duas perspetivas é pouco trabalhada em Portugal e o júri decidiu reconhecer-me o mérito”, resumiu Patrícia Fernandes.
Os seus estudos nos últimos anos mostram como os discursos políticos hegemónicos tendem a silenciar os discursos que estão nas margens.
“Mas esse silenciamento acaba por fracassar com o tempo, pois os projetos políticos têm um prazo-limite de eficácia e, além disso, o silenciamento reforça o sentimento de revolta de quem é silenciado”, explicou, citada no comunicado.
Para a investigadora, “o consenso que nasceu com o final da II Guerra Mundial tendeu a silenciar uma margem da população menos globalista, mais nacionalista, mais religiosa e mais identitária, mas os efeitos económicos e sociais desse consenso político têm vindo a engrossar as margens”.
“As elites políticas estão a optar por intensificar o silenciamento, mas hoje isso é infrutífero, já que nas redes sociais e nas plataformas mais obscuras da internet as margens reforçam o sentimento de revolta e, também, o de pertença a um grupo, sentem que não estão sozinhas”, sustenta.
Acrescenta que essa realidade foi evidente nos EUA, com a eleição e o mandato de Donald Trump, e nas recentes eleições em França, com o crescimento sustentado dos “enraizados”, como define o autor britânico David Goodhart.
A parte final do ensaio de Patrícia Fernandes debruça-se sobre o contexto em Portugal, onde “o fenómeno está a chegar com atraso, mas o crescimento e a afirmação do Chega como terceira força política demonstram a mesma dinâmica”.
“Será que as nossas elites políticas vão reconhecer a legitimidade democrática dessas vozes ou, então, vão repetir a tentativa de silenciamento de outros países? É essa a análise que vou continuar a desenvolver”, disse ainda.
A Fundação Res Publica galardoa a cada ano um ensaio inédito sobre temas políticos e económico-sociais.
O júri desta terceira edição foi composto por Edite Estrela (presidente), Constança Urbano de Sousa, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Filipe Nunes e Rui Pena Pires.
Esta é a segunda distinção do CEPS na iniciativa, já que a edição inaugural laureou Roberto Merrill e o seu ensaio sobre rendimento básico.

Desporto
FC Famalicão: Campeão de sub-19 Afonso Sousa vai rumar à Liga 3

Afonso Sousa, jogador dos sub-19 do FC Famalicão, que recentemente se sagrou campeão nacional vai rumar à Liga 3, embora seja ainda desconhecido o clube de destino do jovem futebolista.
De acordo com o jornal Desporto ao Minuto, o avançado de 18 anos terá deixado a sua mensagem final de agradecimento ao emblema de representou nas últimas três temporadas.
“Obrigado por tudo! Para sempre Vila Nova”, escreveu.
Isto acontece após 22 partidas disputadas pelo emblema famalicense, onde apontou um golo.
Famalicão
Famalicão: Sardinha assada é rainha de mais uma edição do “Dias à Mesa”

A Sardinha assada é a raina de mais uma edição dos Dias à Mesa, desta vez dedicada aos Santos Populares, nomeadamente as Festas Antoninas de Famalicão.
Assim, De 8 a 11 de junho, os restaurantes locais serão os protagonistas desta iniciativa gastronómica especial. Nestes estabelecimentos, teremos a sardinha assada como estrela principal do menu dos Dias à Mesa.
Durante os dias do evento, todos os restaurantes participantes oferecerão um desconto direto de 10% nos pratos selecionados. Uma oportunidade imperdível para apreciar a culinária local e aproveitar o melhor das Festas Antoninas.
As Festas Antoninas de Famalicão acontecem de 7 a 13 de junho, com um programa diversificado que oferece quase quarenta atividades ao longo de sete dias abençoados por Santo António. Grandes artistas como os Xutos e Pontapés, o brasileiro Maninho e o rapper português T-Rex animarão o público durante esses dias de festa. É uma honra para Famalicão ser recentemente reconhecida como Património Cultural Imaterial de Portugal.
Dias à Mesa é uma iniciativa que ocorre ao longo do ano e combina o melhor da cozinha tradicional minhota com propostas culturais famalicenses.
Famalicão
Três feridos graves após despiste na EN 14. Sentido Famalicão-Braga

Três pessoas ficaram gravemente feridas e duas com ferimentos ligeiros., ao início da última madrugada, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na freguesia de Priscos, no sentido Famalicão Braga.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Viatodos, as três vítimas com ferimentos graves foram transportadas para o Hospital de Braga, enquanto que as restantes foram transportadas para o Hospital de Famalicão.
Para o local foram destacados os Bombeiros Voluntários de Viatodos, VMER de Famalicão e elementos da Brigada de Trânsito de Braga.
O alerta foi registado cerca das 00:30.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Jovem ator com raízes em Delães vence Palma d’Ouro no Festival de Cannes em França
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Aluna do Colégio Mundos de Vida conquista 3.º lugar a nível nacional no concurso de mandarim Chinese Bridge Competition
-
Famalicãohá 7 dias
AUTALIZAÇÃO: Famalicão sob Aviso Laranja devido à previsão de “trovoadas frequentes e concentradas”
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Períodos de chuva vão manter-se durante o fim de semana