Siga-nos nas redes

Famalicão

Salão Paroquial de Ruivães recebe espetáculo comunitário “Última Ceia”

Publicado

em

Na próxima sexta-feira, 28 de maio, pelas 20:30, o Salão Paroquial de Ruivães, em Vila Nova de Famalicão, é palco de um espetáculo comunitário intitulado “Ùltima Ceia”, que vai contar com cerca de uma dezena de participantes em cena, dos quais apenas um é ator profissional, sendo os restantes membros da comunidade.

O espetáculo é o resultado da ação “Se o Mundo Acabasse Amanhã, o Que Eu Faria Hoje?”, desenvolvida pelo município de Famalicão em parceria com a Momento – Artistas Independentes, e foi realizada com o objetivo de explorar a identidade da comunidade das freguesias de Bairro, Delães, Carreira, Bente, Ruivães e Novais recorrendo ao teatro, como arte principal, aliado à música, dança e videografia.

Este projeto artístico desenvolvido em co-criação decorreu entre março e maio deste ano com habitantes das freguesias, com foco na inclusão de pessoas portadoras de deficiência, população sénior e pessoas em risco de exclusão social. Para o efeito, foram desenvolvidas parcerias com entidades locais como o Centro Social e Cultural de Bairro, Paróquia de Ruivães e Juntas de Freguesia dos referidos territórios.

A ideia-base desta ação surgiu de Diogo Freitas e Filipe Gouveia, dois jovens artistas da Momento – Artistas Independentes, uma estrutura de criação com sede na freguesia de Joane, em Vila Nova de Famalicão. “Achamos que seria interessante pensarmos um projeto que fosse 100% das pessoas” refere Diogo Freitas, encenador da ação. Com este projeto, a Momento pretende explorar a individualidade e as aptidões de cada participante e perscrutar os diferentes estímulos de criação e imaginários artísticos, de forma a mostrar que cada pessoa, apesar de diferente, é igual em sonhos, qualidades e talentos.

A ação arrancou com um processo de recolha de testemunhos em regime misto – online e presencial -, de modo a não infringir as restrições relacionadas com o COVID-19, nessa altura, em vigor. As questões levantadas relacionavam-se com o sentimento da despedida, tema principal da ação. Os testemunhos recolhidos pela Momento serviram depois de inspiração para a dramaturgia. O texto que originou o guião “Ùltima Ceia” resultou da união das vozes dos entrevistados, suas histórias e crenças, de forma a permitir a criação de um trabalho artístico com o qual as pessoas se pudessem identificar e sentir como seu.

O espetáculo “Ùltima Ceia” é assim um trabalho de retrato e de homenagem à comunidade que constitui e carateriza os territórios abrangidos. Trata-se de um “espetáculo-carta”, “um espetáculo que fosse (como se) esta comunidade escrevesse ou quisesse dizer alguma coisa à vida, ou antes de se despedir” realça Diogo Freitas. Ao longo do texto são confrontadas emoções, memórias e pensamentos mais fortes, que vão desde a saudade à esperança, enquanto é elaborada uma cerimónia de despedida à própria vida baseada nas perspetivas da comunidade envolvida no projeto.

Como complemento à atividade performativa, haverá a projeção de imagens obtidas durante o processo de auscultação da comunidade. É de salientar que a Momento também realizou atividades ligadas ao movimento e à dança com pessoas portadoras de deficiência do Centro Social e Cultural de Bairro, tendo, estas, ficado registadas em vídeo, servindo de complemento ao espetáculo. Para além deste registo, serão, de igual modo, partilhadas imagens do Grupo Zés P’reiras e Musical “Os Divertidos” e do Grupo Musical “Os Delaenses”.

Dada a limitação de lugares, o controlo da ocupação do espaço será feito através da atribuição de um bilhete gratuito, por pessoa, aquando a entrada no recinto que abrirá 30 minutos antes do início do espetáculo.

Refira-se que a ação “Se o Mundo Acabasse Amanhã, o Que Eu Faria Hoje?” está inserida no projeto HÁ CULTURA | CULTURA PARA TODOS, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE). Com um investimento total previsto de cerca de 310 mil euros e uma comparticipação na ordem de 260 mil euros, o projeto irá envolver cerca de meio milhar de participantes em 17 ações, distribuídas por todo o concelho.

Para já estão em preparação várias ações. Para além da “Se o Mundo acabasse amanhã, o que eu faria hoje?” em parceria com a Momento que vai estrear está em preparação a ação “ARTE’ID” com A Casa ao Lado; a “Diálogo” com a Fértil – Associação Cultural; e a “Todos Somos Paisagem” com o Teatro da Didascália.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

Publicado

em

Por

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a Pró-Nacional da AF Braga.

O ponta de lança chega ao emblema ribeirense com 22 anos, depois de ter alinhado pelo Maria da Fonte, FC Vilarinho, Varzim e sub 23 do FC Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Brufe celebra Santíssimo Sacramento este fim de semana

Publicado

em

Por

A freguesia de Brufe está a celebra as festas em honra do Santíssimo Sacramento.

A esse propósito a FamaTV foi falar com Carmen Dias, que lidera a Comissão de Festas, que promete muita animação durante todo o fim de semana.

O programa prolonga-se até ao próximo domingo, dia 3 de julho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos

Publicado

em

Por

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, devido à subida à primeira divisão da modalidade em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Feira Medieval Viking está de regresso ao centro da cidade

Publicado

em

Por

A Feira Medieval Viking foi hoje, dia 30 de junho, inaugurada e estará em atividade no centro de Famalicão até domingo, dia 3 de julho. A organização está a cargo da escola profissional CIOR, com o apoio do município. A programação inclui diferentes atividades e espetáculos que prometem levar os visitantes até à época medieval e viking.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: 4 detidos com 500 doses de cocaína e heroína

Publicado

em

Por

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Famalicão, por suspeitas de tráfico de droga, após apreensão de 500 doses de cocaína e heroína, de acordo com a PSP.

Os detidos são três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e 51 anos.

Os detidos encontravam-se já referenciados devido à prática de diversos crimes semelhantes.

Após várias buscas domiciliárias foram encontradas 320 doses de heroína, 200 de cocaína e 10 de liamba, bem como 899 euros em numerário, uma réplica de pistola e duas viaturas.

Estes suspeitos serão apresentados no Tribunal Judicial de Famalicão para aplicação das medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhem sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação

Publicado

em

Por

A Comissão Social Inter-freguesias de Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhe, esta quinta-feira, duas sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação, dinamizadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Famalicão.

Esta sessão é promovida no âmbito do Laboratório de Proximidade do Programa Famalicão Comunitário, em parceria com o CLDS 4G-Comunidades Incubadoras.

As sessões destinam-se a pessoas desempregadas ou à procura de novas oportunidades de trabalho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Alunos da ESCCB realizaram hoje as provas nacionais de Matemática

Publicado

em

Por

A primeira fase dos exames nacionais começou dia 17 de junho e terminará dia 6 de julho, com a prova de História B. A 30 de junho realizaram-se as provas de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. A Fama TV foi conhecer as reações dos alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco à saída da prova.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Lions Clube oferece cama e cadeirão articulados na fregeusia de Esmeriz

Publicado

em

Por

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão, dando continuidade à sua jornada de apoio à comunidade, em que nos integramos, ofereceu mais uma cama e um cadeirão articulados, na fregusia de Esmeriz, em Famalicão.

“O pedido resultou de uma necessidade urgente que foi identificada junto do nosso Lions Clube, por forma a permitir dar o necessário apoio a um utente com limitações resultantes da sua condição clínica, e que recomendam a utilização deste tipo de equipamento, na freguesia de Esmeriz”, explica a associação atravéz de um comunicado.

O donativo resulta da parceria de longos anos estabelecida entre o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Joane celebra 36º aniversário de elevação a vila

Publicado

em

Por

Já sem restrições, no passado causadas pela pandemia de Covid 19, as festas deste ano decorrem em pleno, durante três dias (1, 2 e 3 de julho) no Parque da Ribeira e inclui diversas atividades, nomeadamente música, comédia, jogos tradicionais, teatro, gastronomia e desporto. A Mostra Associativa também está incluída nas celebrações dos 36 anos da vila de Joane.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão recebe Feira Medieval Viking este fim de semana

Publicado

em

Por

A partir desta quinta-feira e até domingo, o centro da cidade de Famalicão vai recuar no tempo e receber a Feira Medieval Viking promovida pela Escola Profissional Cior sobre o tempo medieval e sobre a presença viking na Península Ibérica.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Economiahá 6 minutos

Gasóleo fica mais barato 8 cêntimos e gasolina desce 3 cêntimos esta segunda-feira

O preço do gasóleo e gasolina deverá registar um decréscimo na próxima segunda-feira, de acordo com as previsões de fontes...

Paíshá 38 minutos

Faleceu hoje o padre António Vaz Pinto aos 80 anos

O padre António Vaz Pinto, jesuíta e Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas entre os anos 2002 e...

Desportohá 43 minutos

Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a...

Famalicãohá 1 hora

Brufe celebra Santíssimo Sacramento este fim de semana

A freguesia de Brufe está a celebra as festas em honra do Santíssimo Sacramento. A esse propósito a FamaTV foi...

Economiahá 1 hora

Governo: Desconto no imposto sobre combustíveis vai manter-se até agosto

O Governo anunciou esta sexta-feira que o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Feira Medieval Viking está de regresso ao centro da cidade

A Feira Medieval Viking foi hoje, dia 30 de junho, inaugurada e estará em atividade no centro de Famalicão até...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: 4 detidos com 500 doses de cocaína e heroína

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Famalicão, por suspeitas de tráfico de droga, após apreensão de 500 doses de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhem sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação

A Comissão Social Inter-freguesias de Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhe, esta quinta-feira, duas sessões de esclarecimento sobre...

Economiahá 19 horas

Combustíveis: Governo aprova apoio de 17 cêntimos para pesados de mercadorias

O Governo aprovou nesta quinta-feira um apoio extraordinário ao gasóleo profissional para os transportes pesados de mercadorias de 17 cêntimos...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES