Famalicão
Rusga de Joane representa Famalicão no em encontro do património cultural em Cantanhede

A Rusga de Joane marca presença no Encontro do Setor Sul-Europeu da CIOFF®, que decorre em Cantanhede, esta sexta-feira e sábado.
A Associação CIOFF® Portugal é uma entidade oficial de Portugal no âmbito da CIOFF® Mundial, uma Organização Não Governamental reconhecida pela UNESCO no que diz respeito à Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Esta entidade realiza este encontro internacional com uma agenda voltada para a Criatividade e Resiliência da Cultura Tradicional, bem como para a sua Internacionalização no Mundo. Enfatizando-se ainda a importância do Conhecimento e do Respeito pela diversidade da Identidade Cultural, como fator que valoriza a humanidade e promove o equilíbrio social entre as nações.
É uma distinção para a Rusga de Joane poder marcar presença neste evento relevante que reúne representantes do Conselho Executivo da CIOFF® Mundial, representantes da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Delegados Internacionais de vários países que compõem o Setor CIOFF® da Europa do Sul – Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Montenegro, Macedónia do Norte, Portugal, Sérvia, Espanha, Suíça, Albânia e Chipre (Norte). Além disso, estão presentes representantes de outras instituições culturais e comitivas, num total de aproximadamente 60 agentes culturais provenientes de 17 países.
Este encontro internacional culminará com um momento de destaque, no sábado, dia 27 de maio, com a realização da II Gala CIOFF® Portugal, que terá lugar no Auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra. Neste espetáculo, juntam-se aos participantes do Encontro do Setor Sul-Europeu da CIOFF®, representantes de todos os Municípios que sediam os Festivais Internacionais CIOFF®, bem como dos Festivais Internacionais Candidatos à Certificação CIOFF® em Portugal. Estarão presentes também comitivas dos 18 Festivais, Embaixadores dos Países que irão participar em diversos eventos culturais em 2023, o Turismo Centro de Portugal e o Ministério da Cultura, totalizando cerca de 600 participantes. Em representação do concelho de Famalicão, destaca-se a Rusga de Joane, organizadora do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão, um festival candidato à Certificação CIOFF®, que irá atuar na II Gala CIOFF® Portugal, juntamente com um exclusivo conjunto de grupos folclóricos de Portugal.

Entretenimento
ANTONINAS 2023: Maninho Anima noite chuvosa
Famalicão
Famalicense Paulo Brandão abandona Theatro Circo após 10 anos numa “decisão partilhada”

O diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai deixar o cargo, 10 anos depois de o assumir, devendo a substituição ser anunciada antes da ‘rentrée’, anunciou hoje a administração da sala de Braga.
“Depois de um ciclo longo de mais de uma década, marcado por uma afirmação qualitativa e quantitativa da sua programação cultural, é chegada a hora da renovação da direção artística do Theatro Circo. Esta mudança surge no momento certo para estruturar o novo ciclo que começa com a preparação de Braga 2025 Capital Portuguesa da Cultura e que tem como horizonte a estratégia Braga 2030”, pode ler-se num comunicado assinado pela administradora executiva do Theatro Circo, Cláudia Leite.
Em declarações à Lusa, Cláudia Leite explicou que Paulo Brandão permanece em funções até ao final do mês e que sai fruto de uma “decisão partilhada”, tendo havido “uma intenção de reestruturação e renovação”.
“É natural nestes lugares haver momentos de renovação e entendemos que seria o momento para o fazer e a altura ideal”, afirmou a administradora executiva, acrescentando que a programação está fechada até ao final do ano, o que vai permitir uma transição “tranquila e serena”.
Questionada sobre se vai ser aberto um concurso público ou se vão ser endereçados convites, Cláudia Leite disse que é uma decisão que está em aberto até ao final do mês, estando ainda a ser fechado o perfil da pessoa que deverá suceder a Brandão.
No texto hoje divulgado, a administração da sala municipal agradeceu a Paulo Brandão “a entrega, a qualidade e a irreverência com que pensou, estruturou e executou mais de uma década de programação de reconhecido relevo local, nacional e internacional”.
No mesmo comunicado, a administração do Theatro Circo realçou que a instituição está hoje “mais bem preparada” para enfrentar desafios como: “uma maior integração infraestrutural do setor cultural, um aprofundamento das ligações com as diferentes fibras que compõem o rico tecido cultural da cidade, um retrabalhar das disciplinas artísticas que sobem ao nosso palco e a procura da inovação na relação com a comunidade e na mediação de públicos”.
O ciclo de 10 anos na direção artística do Theatro Circo foi o segundo momento de Brandão à frente do espaço bracarense, depois de um período entre 2006 e 2010.
A Lusa tentou contactar Paulo Brandão, mas tal não foi possível em tempo útil.
Famalicão
Famalicão: Campo de festas de Delães recebe Arraial Santos Populares a 17 de junho
O Agrupamento de Escuteiros 89, da freguesia de Delães, realiza, no dia 17 de junho, sábado, um “Arraial dos Santos Populares”, onde não irá faltar animação e música ao vivo.
O encontro tem lugar marcado no Campo das Festas de Delães, a partir das 15:00.
A música ao vivo inicia-se a partir das 21:00.

-
Desportohá 1 semana
Publicação de Alex Dobre pode indicar fim do seu percurso no FC Famalicão
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Sexta-feira chuvosa mas um pouco mais quente são as previsões meteorológicas para o concelho
-
Paíshá 7 dias
Crime e violência: mais de 30% das vítimas menores são filhos de agressores
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do CHMA realizou 1.ª Reunião Científica