Siga-nos nas redes

Famalicão

Pote e agente investigados por caso de ‘dopping’ quando representava FC Famalicão

Publicado

em

Um notícia do jornal Novo, desta sexta-feira, indica que, após uma denuncia, o Ministério Público estará a investigar um alegado caso de corrupção, envolvendo o controlo anti-dopping do jogador Pote, na altura que este representava o FC Famalicão, em 2020.

De acordo com esta notícia, a Procuradoria-Geral da República e o juiz Carlos Alexandre terão recebido duas denúncias que “relatam um alegado ‘esquema de corrupção’ que visava arrastar um processo disciplinar sobre um teste positivo do futebolista e assim não inviabilizar a sua transferência para um clube maior quando atuava no Famalicão”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Defensores LGBTQIAP+ acusam Câmara Municipal de “fingir preocupação” com direitos humanos

Publicado

em

A entidade organizadora da primeira marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e a GAPQ acusam a Câmara Municipal de “fingir” preocupação com os direitos humanos, considerando as suas reivindicações excluídas do Plano Municipal.

De acordo com Diogo Barros, porta-voz do Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ), “nem o Grupo de Apoio a Pessoas Queer, nem a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão foram convidadas a participar na elaboração do Plano Municipal, nem na sua sessão de apresentação que ocorreu, esta manhã na Casa das Artes”, concluindo assim que ” este Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação apenas se retrate de uma jogada política, e não de uma tentativa de resolver problemas reais e estruturais incutidos na sociedade”.

“Já a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão, relembra que existe uma necessidade crescente de combater a discriminação e o ódio mas acreditam que não será com este executivo que este caminho será feito. Acusam o PSD e o CDS de serem um empecilhos, pois muitas vezes são estes mesmos que promovem o preconceito e o ódio”, explicam num comunicado enviado às redações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Freguesia de Fradelos vai ter um novo espaço multiusos

Publicado

em

A construção de um espaço multiusos, assim como a melhoria dos acessos da freguesia de Fradelos e um novo espaço de lazer são a prioridades da população da freguesia, ouvidos pelo presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, esta segunda-feira, em mais uma das jornadas de Presidência de Proximidade, valorizadas pelo autarca.

Garantindo que a construção deste multiusos foi uma promessa e que esta será cumprida, Mário Passos sublinha que se estão a “reunir todas as condições para se avançar com este projeto de grande importância comunitária”.

Quanto ao novo parque de lazer, é uma aposta que o líder do executivo municipal também deseja concretizar, estando em estudo “o melhor local para a sua instalação”.

Já no que refere ao fomento do investimento empresarial por via do reforço das acessibilidades, em particular para os veículos pesados, em zonas da freguesia com indústria instalada fora do perímetro dos polos industriais identificados no concelho, o edil salienta que “vão ser estudadas alternativas de acesso que potenciem o crescimento destas empresas, sem prejuízo para a qualidade de vida da população local”.

Na lógica da dinâmica da Presidência de Proximidade, o Presidente da Câmara percorreu a freguesia fazendo-se acompanhar por elementos do executivo da autarquia local, tendo acompanhado de perto as intervenções em curso, como é o caso da Rua das Laranjeiras, que se encontra a ser pavimentada, bem como locais de intervenções futuras, nomeadamente, a Rua da Portela e a Rua Lusíada.

Recorde-se que o edil famalicense prossegue o seu périplo pelas freguesias do concelho, num programa que visa aproximar os cidadãos ao líder do executivo, numa filosofia de presidência «além portas», alicerçada numa gestão municipal aberta e inclusiva. A Presidência de Proximidade arrancou em março passado e, até ao final do ano, o edil terá percorrido todas as freguesias do concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: CITEVE e CeNTi preparam uso de carne como matéria prima na produção têxtil

Publicado

em

Grandes inovações estão a ser preparadas no setor têxtil, onde o conceito de sustentabilidade ganha um peso cada vez maior e a “desbravar caminho” neste setor estão dois nomes famalicenses, o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o CeNTi – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
que estudam a inclusão dos resíduos alimentares, nomeadamente da carne, nas matérias primas da produção têxtil.

De acordo com Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, este será mesmo “o maior projeto de sempre” para a conversão de resíduos alimentares em matérias têxteis, disse ao Jornal T sobre este novo desafio, para o qual foram canalizados 21 milhões de euros, a partir do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A estratégia é encontrar “um novo ritmo de mudança e acelerar a criação de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil”, de acordo com Braz Costa, e para isso estuda-se a implementação de proteínas e resíduos das carnes no fabrico de novas fibras e revestimentos têxteis, tais como colagénio e queratina ou na produção de matérias expessantes, utilizadas no processo de estampagem têxtil.

Estas novidades foram apresentadas na Casa das Artes de Famalicão, na conferência MEAT MEETINGS’22, uma iniciativa que visa ser um ponto de partilha e de debate para diversos stakeholders da indústria agroalimentar, com foco no segmento das carnes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados do fim de semana das equipas da Divisão de Honra da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana a segunda jornada da Divisão de Honra da AF de Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: UD Calendário 1-1 GD Louro; CD Lousado 1-2 UD São Veríssimo; Ucha 2-0 Desp. S. Cosme; e CD Celeirós 2-2 CRP Delães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mário Passos critica apoios estatais ao ensino articulado de teatro e dança

Publicado

em

Ao ensino articulado de música e de dança, já existentes no concelho, junta-se agora o teatro, num total de 21 alunos, inscritos nos Agrupamentos de Escolas de Pedome e de Ribeirão.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, assistiu esta terça-feira a uma das aulas da componente de teatro da Escola Básica de Pedome. Durante a visita, o autarca reforçou a importância da existência de opções no ensino articulado e criticou a distribuição dos apoios dados pelo Estado português no que respeita ao ensino articulado de dança e de teatro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Incêndio em cozinha mobiliza bombeiros em Famalicão

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta terça-feira, na cozinha de uma habitação, na Rua Príncipe Real, em Vila Nova de Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses, destacados para o local, o foco do incêndio foi extinguido logo após a sua chegada.

Foto: Bombeiros Voluntários Famalicenses

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Faleceu o Professor Álvaro Vasconcelos

Publicado

em

Faleceu na noite desta segunda-feira, Álvaro Vasconcelos, professor na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

A notícia foi confirmada nas redes sociais por familiares.

O seu funeral será realizado esta quinta-feira, na a capela da Matriz Velha em Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Curso de Primeiros Socorros em Animais de Companhia. Lucros revertem a favor da HumanitAVE

Publicado

em

Realiza-se a 20 de novembro, na Casa de Camilo, em São Miguel de Seide, um curso de Primeiros Socorros em Animais de Companhia, levado a cabo pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, e cujos lucros reverterão para a instituição famalicense HumanitAVE- Associação de Emergência Humanitária, que irá, por sua vez, requalificar postos de saúde das aldeias da Guiné-Bissau.

O curso tem a duração de oito horas e irá focar-se no desenvolvimento de conhecimentos e protocolos de atuação ao nível do socorro Pré-hospitalar Animal, onde serão abordados vários casos clínicos, sinais e sintomas que podem ser encontrados perante situações de emergência, bem como os solucionar ou os amenizar.

O curso é aberto a Bombeiros, Médicos e Enfermeiros Veterinários, Auxiliares de veterinária, Groomers, Forças da segurança, Elementos de Associações de Proteção e Defesa Animal e Civis e tem vagas limitadas.

As inscrições custam 30 euros e os interessados poderão fazer a sua inscrição através dos seguintes contactos:

E-mail: apbsalvamento@hotmail.com
Tlf: 938185935

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cerca de 200 crianças inauguram com Mário Passos o novo polidesportivo do Centro Escolar Louro/Mouquim

Publicado

em

Foi inaugurado esta sexta-feira o novo espaço polidesportivo do Centro Escolar Louro/Mouquim, em Famalicão, um evento marcado pela presença de cerca de 200 crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo que receberam o presidente da Câmara Municipal Mário Passos.

Na abertura de portas do recinto, o presidente da autarquia teve a oportunidade de testemunhar a importância que este equipamento representa para a comunidade educativa.

“A área da escola reservada para as atividades lúdico-desportivas era manifestamente pequena. Este novo espaço traz agora mais e melhores condições para a prática de exercício físico, para a hora da brincadeira e do convívio e é notória a satisfação da comunidade escolar com esta nova infraestrutura”, referiu Mário Passos que se fez acompanhar pelo vereador da Educação, Augusto Lima, e pela coordenadora deste estabelecimento de ensino Assunção Santos.

Refira-se que o recém-inaugurado polidesportivo é composto por um campo de jogos com pavimento sintético e equipamento adequado à prática de Futsal e Ténis. A empreitada, que representa um investimento municipal de quase 110 mil euros, implicou ainda a construção de bancadas, a instalação de colunas de iluminação, arranjos exteriores, passeios e espaços para ajardinamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Prova 3 Horas de Resistência de BTT ARC em Vale S. Cosme a 29 de outubro

Publicado

em

Realiza-se na freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, a 29 de outubro, a prova 3 Horas de Resistência de BTT ARC.

Esta que é última prova do campeonato concelhio das 3 Horas de Resistência de BTT é organizada pela ARC Vale São Cosme que aproveita este evento para fazer o lançamento oficial da prova, “para o qual contamos com a presença do Vereador do Desporto, Dr. Pedro Oliveira, bem como o Sr. Presidente da u.f. Vale S. Cosme e do nosso patrocinador oficial, Bruno Marques. Foi uma cerimônia curta mas cheia de significado”, afirma os responsáveis.

“Mostramos à freguesia que estamos ativos e comprometidos com a organização desta prova que vai ser no dia 29/10/2022 entre as entre as 16:00 e as 19:00 com partida e chegada nas antigas instalações da Didaxis. As inscrições já estão abertas e convidamos todos os praticantes a inscreverem-se. Convidamos também a restante comunidade a estar presente e a apoiar os atletas, lançando o desafio a todos os que queiram experimentar esta modalidade, a virem percorrer um circuito de cerca de 5km durante 3 horas. Inscrevam-se e divulguem pelos vossos amigos e familiares.”, explica a direção em comunicado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 minutos

Famalicão: Defensores LGBTQIAP+ acusam Câmara Municipal de “fingir preocupação” com direitos humanos

A entidade organizadora da primeira marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e a GAPQ acusam a Câmara Municipal de “fingir” preocupação com...

Famalicãohá 43 minutos

Famalicão: Freguesia de Fradelos vai ter um novo espaço multiusos

A construção de um espaço multiusos, assim como a melhoria dos acessos da freguesia de Fradelos e um novo espaço...

Póvoa de Varzimhá 1 hora

Presidente da Câmara da Póvoa recebe balas em envelope 24 horas após demolição da Praça de Touros

Aires Pereira e Luís Diamantino, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, respetivamente, receberam um envelope com...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: CITEVE e CeNTi preparam uso de carne como matéria prima na produção têxtil

Grandes inovações estão a ser preparadas no setor têxtil, onde o conceito de sustentabilidade ganha um peso cada vez maior...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Conheça os resultados do fim de semana das equipas da Divisão de Honra da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana a segunda jornada da Divisão de Honra da AF de Braga. Os resultados das...

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Colisão entre 4 veículos faz 2 feridos na estrada entre Famalicão e Póvoa

Duas pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, na freguesia de Balasar, depois de uma colisão rodoviária entre quatro veículos, na estrada...

Bragahá 17 horas

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

 Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mário Passos critica apoios estatais ao ensino articulado de teatro e dança

Ao ensino articulado de música e de dança, já existentes no concelho, junta-se agora o teatro, num total de 21...

Regiãohá 18 horas

Vila do Conde: Pescadores das Caxinas resgatados em alto mar após incêndio

Pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, foram regatados, na madrugada desta quinta-feira, na sequência de um incêndio no barco...

Paíshá 18 horas

INEM admite dificuldades na contratação de operacionais

O presidente do INEM admitiu esta terça-feira dificuldades para contratar operacionais, devido à exigência das funções e a questões de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES