Economia
Câmara Municipal de Famalicão encerra 2020 com autonomia financeira de 86,6%

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, considera Famalicão uma autarquia “mais autónoma, mais capaz, mais independente, melhor preparado, com uma situação financeira mais sólida, o que permite antecipar um melhor futuro” após o resultado da gestão e contas de 2020, cujo relatório foi aprovado esta segunda-feira, em Reunião de Câmara Extraordinária.
Com um grau de execução de 96,9% de receita prevista e de 78,1% da despesa prevista, o município de Vila Nova de Famalicão conseguiu responder com propriedade à crise pandémica, canalizando mais dois milhões de euros para as funções sociais do que no ano anterior e ainda assim diminuir a dívida do município em 6,7 %, menos 15,2% em relação ao início do corrente mandato, em 2017. Com isto, e com o aumento da receita verificada por força da dinâmica económica do concelho, Famalicão fechou o ano com um grau de autonomia financeira de 86,6%.
Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
Paulo Cunha destaca em particular este aspeto da arrecadação da receita que registou uma subida de 5,6% de 2019 para 2020. “Importa notar que, dos 133 milhões de euros arrecadados no ano passado, só 0,7% é que resulta da maior arrecadação fiscal, por via dos impostos diretos cobrados aos famalicenses, cujas taxas se mantêm inalteradas há vários anos. O grosso das receitas como transferências de capital, que aumentaram 150% em relação ao ano anterior, explica-se por via da captação dos fundos comunitários. Por isso, é seguro afirmar que o exercício de 2020 terá um impacto muito positivo no futuro de Famalicão”.
“Fizemos o que tínhamos que fazer e fizemo-lo bem! Obtivemos o reconhecimento pelo nosso trabalho no combate à pandemia por parte da ONU e do Tribunal de Contas e não deixámos de realizar as obras materiais e imateriais planeadas para as nossas freguesias, de dimensão desportiva, educativa, cultural, social, infraestrutural, assegurando um contínuo desenvolvimento do território e qualidade de vida à sua população”, conclui o autarca.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: AD Ninense realiza jantar para angariação de fundos a 28 de outubro
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão celebra “Feira Grande de S. Miguel” entre 29 de setembro e 01 de outubro
-
Desportohá 7 dias
Basquetebol: FAC apresenta-se este domingo
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Vermoim oferece quatro vales de apoio à natalidade às famílias dos novos bebés da freguesia