Famalicão
Famalicão e Engenho combatem desemprego e pobreza com o projeto CLDS 4G

Câmara Municipal de Famalicão em parceria com a Engenho – Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, tem dinamizado o projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras que consiste na criação de um conjunto de atividades e iniciativas para promover a inclusão social dos cidadãos através do aumento da empregabilidade para o combate a situações de pobreza.
No passado dia 27 de maio, decorreu a Reunião Plenária do CLAS na Junta de Freguesia da Carreira, onde foram partilhados os resultados já alcançados por este CLDS 4G.
Neste âmbito, destaca-se nove pessoas integradas profissionalmente com contrato de trabalho e três estágios profissionais como resultado de visitas a empresas e trabalho de proximidade junto dos agentes locais.
O projeto CLDS 4G tem também apostado em processos de formação e qualificação de jovens e adultos, nomeadamente através da celebração de protocolos de parceria com o Centro Qualifica de Famalicão, a Escola CIOR, a Associação Dar as Mãos, o Centro Social de Bairro e a ACIF.
Destaque ainda para mais de 600 alunos do 12º ano do Ensino Profissional, envolvidos em ações de Tubos d’Ensaio, trabalhando deste modo competências empreendedoras e a transição para o mundo laboral.
O trabalho do projeto CLDS 4G passa ainda por atendimentos descentralizados realizados nas freguesias em articulação com o tecido empresarial do concelho de Famalicão de forma a comprometer e envolver todos os agentes na procura de soluções territoriais que permitam fazer face a problemas de desemprego, baixas qualificações e situações de exclusão social.
O objetivo principal é envolver e (trans)formar territórios, vidas e pessoas, interconectando os agentes locais de forma a promover a capacitação, o desenvolvimento de atitudes e disposições para o emprego, para a iniciativa e para percursos de qualificação, capazes de consolidar maior coesão social e gerar um desenvolvimento económico inclusivo.
O CLDS-4G está focado num Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e irá vigorar até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.

Desporto
Famalicão: Riba d’Ave HC conquista 3.º lugar no Torneio Cidade de Valongo

Os atletas do Riba d’Ave HC encerraram, este sábado a pré temporada 2023/2024, com a disputa do 3.º lugar, que conquistaram, na 18ª edição do Torneio Cidade de Valongo “Memorial Carlos Figueira”.
Frente ao HC Turquel, a equipa famalicense manteve-se em desvantagem no marcador nos momentos iniciais da partida, situação que acabaria por reverter, com um empate a 4 golos, mesmo sem guarda-redes, e a meros segundos do final do tempo regulamentar.
A prova terminou com a vitória do emblema famalicense, na fase de desempate por livres diretos.
O clube agradece a todos os atletas e apoiantes presentes na conquista de mais um pódio.
Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses em destaque no desafio “Bombeiro d’Areia”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses participaram, este fim de semana, no desafio “1.º Bombeiro D’Areia Portugal”, realizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, onde se destacarm pela sua performance.
Neste, que foi um dia “de superação e o mais importante um dia de confraternização”, o coletivo dos Bombeiros Voluntários Famalicenses conquistou o 11.º lugar entre as 23 equipas em competição.
Prometendo um foco ainda maior na próxima edição, os “Guitas” agradecem aos seus atletas envolvidos na prova, assim com a todos os seus apoiantes.

Famalicão
PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de uma delegação do Partido Socialista, ao Campus da Proteção Civil, na freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, e as suas afirmações após tal presença.
Comunicado:
” 1. O Campus da Proteção Civil, inaugurado em 1 de julho de 2022, é uma referência a nível nacional, contemplando um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto e uma Base de Apoio Logístico – esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), sem qualquer custo para a ANEPC, já que o Município assumiu os encargos com todo o edificado, nomeadamente ao nível das rendas e manutenção das diversas valências;
- O Campus da Proteção Civil está instalado numa área de cerca de 30.000 m2, após um longo processo de negociação entre o Município de Famalicão e a entidade proprietária do recinto, do qual resultou um acordo de arrendamento;
- O papel ativo e a postura determinada da Câmara Municipal, assumindo uma responsabilidade que cabia à Administração Central, foi condição absolutamente decisiva para a concretização desta relevante infraestrutura em Bairro, donde goza de uma localização privilegiada para as operações em toda a região;
- Por muito que o PS apregoe que o Campus da Proteção Civil “é um dos mais recentes investimentos do Governo em Famalicão” – certamente referindo-se aos meios humanos e aéreos, e outros –, não pode ocultar que esta infraestrutura é uma realidade no nosso concelho graças à intervenção da Câmara Municipal de Famalicão. E disso deu devida nota o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, na cerimónia de inauguração do Campus;
- Mas há outros exemplos em que a intervenção da Câmara Municipal foi absolutamente decisiva para a concretização de investimentos estruturantes, substituindo-se à Administração Central. Veja-se o caso da Loja do Cidadão de Famalicão, inaugurada em 2021, em que foi responsabilidade direta do Município a realização das obras necessárias à construção e instalação dos serviços, num investimento de 2 milhões de euros;
- Não basta chamar a si os louros de obra feita; é preciso, de facto, fazê-la. É essa marca que caracteriza a ação governativa da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, com uma gestão séria e responsável ao serviço de todos os famalicenses”, explicam.
-
Desportohá 2 horas
Famalicão: Joana Ferreira e Eduardo Salazar do Liberdade FC com resultados de destaque nos Nacionais de Estrada em Viana
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Bairro recebe colheita de sangue este domingo
-
Paíshá 6 dias
ASAE apreendeu mais de 3.000 embalagens de suplementos alimentares
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: AECCB dedicou dia à Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola