Siga-nos nas redes

Famalicão

Raclac preparara investimento de mais de 50 milhões de euros para Famalicão

Publicado

em

A fabricante de dispositivos médicos descartáveis Raclac está a preparar uma nova fase de investimento em Famalicão, que poderá ascender a 50 milhões de euros, com a criação de duas novas linhas de produção, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Braga acrescenta que o objetivo é reforçar a vocação exportadora da empresa, através da expansão da capacidade produtiva instalada.

Em 2018, com a nova unidade sediada na freguesia de Cruz, em Vila Nova de Famalicão, que custou 30 milhões de euros, a Raclac, sublinha o comunicado, “tornou-se na primeira fábrica da Europa de luvas de exame em nitrilo sem pó, de uso único, capaz de produzir 830 milhões de luvas por ano”.

Citado no comunicado, o fundador e CEO da Raclac, Pedro Miguel Costa, explicou que em causa está um processo produtivo “inovador e único no mundo”, baseado numa tecnologia desenvolvida pela própria empresa ao longo de cerca de três anos e que “revolucionou por completo a indústria de produção de luvas de exame a nível mundial”.

Desde logo, acrescentou, porque “é 100% automatizado, sem intervenção humana desde a entrada da matéria-prima até ao embalamento do produto acabado”.

Disse ainda que todo o processo produtivo é feito em ambiente controlado e que a embalagem em que as luvas são acondicionadas é impermeável e estanque, “o que contribui para a eliminação do risco associado a contaminação cruzada”.

Pedro Miguel Costa afirmou que a automatização da produção e o “elevado” nível técnico de todo o processo assentam em políticas de sustentabilidade ambiental.

“Temos uma estação de pré-tratamento de águas residuais que possibilita o reaproveitamento de, pelo menos, 60 por cento da água tratada para reutilização no processo produtivo, bem como a reutilização de águas pluviais”, observou.

Em 2020, houve um crescimento tanto em volume de negócios como em número de colaboradores, com a faturação a ultrapassar os 50 milhões de euros, o que representa um valor cerca de quatro vezes superior ao do ano anterior.

O efetivo de profissionais ascende a 90.

“A estes resultados não é alheio o facto de a empresa ter fornecido o país com luvas descartáveis, imprescindíveis no combate contra a covid-19” acrescenta o comunicado.

A Raclac tem os seus produtos presentes em vários mercados internacionais, nomeadamente na Europa, estando focada na expansão para a América do Norte e o Japão.

“Vamos dar passos importantes para concretizar a visão estratégica que temos e a ambição de transformar a Raclac numa empresa global”, rematou Pedro Miguel Costa.

Este novo projeto de investimento foi dado a conhecer na quinta-feira ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e ao vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima, durante uma visita à empresa.

Para Paulo Cunha, o projeto de investimento da Raclac contribuirá para o robustecimento da indústria 4.0, “corporizando da melhor forma esta quarta revolução industrial”.

O autarca adiantou será também “mais uma oportunidade” para cativar e reter talento no concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Publicado

em

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma situação que causou revolta nesta equipa de manobradores de empilhadores e supervisores.

Junto das suas fontes, a Fama TV apurou que este grupo de colaboradores chamou as autoridades às instalações da empresa, alegando ilegalidades no despedimento.

De acordo com a mesma fonte, estes trabalhadores cumprem aqui a sua função há 20 anos, apesar de serem subcontratados por uma entidade exterior, neste caso a Schnellecke Logistics.

O grupo de colaboradores abandou as instalações ao final desta tarde.

A Fama TV tenta agora recolher, junto das empresas envolvidas, informações sobre o despedimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

Publicado

em

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer no Parque de Lazer de Gondifelos.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Rui Sabino sagra-se campeão nacional nos juvenis de ciclismo de estrada

Publicado

em

O famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa, sagrou-se campeão nacional de juvenis de ciclismo de estrada, na prova que decorreu, no passado sábado, no Bombarral.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Já estão abertas as inscrições para a Liga de Futsal de Famalicão

Publicado

em

A Liga Futsal Famalicão (LFF) informou, esta terça-feira, através de comunicado à imprensa, que se encontram abertas as inscrições para equipas, associações ou escolas que tenham interesse em integrar a nova época desportiva.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Companhia de seguros Macedo’s de Ruivães comprada pela multinacional francesa Vermus

Publicado

em

A histórica companhia de seguros Macedo’s, de Famalicão, foi comprada pela multinacional francesa Vermus, numa transacção cujo valor não foi tornado público.

Com mais de 1.700 clientes na sua carteira, a companhia de seguros do Minho, fundada por Joaquim Azevedo Macedo em 1986, está localizada na freguesia de Ruivães, fazendo assim parte do Verspreis Portugal, que representa o grupo no norte do país.

De acordo com o administrador da Verspelen Portugal, Rogério Dias, esta “sinergia” permitirá aos clientes da Macedo beneficiarem de “uma oferta mais completa, deixando espaço para o crescimento orgânico deste intermediário”.

É também uma forma da multinacional aumentar a sua esfera de influência no nosso país, segundo o gerente da marca em Portugal, que é o resultado de uma fusão dos corretores portugueses Mediator e Credite-EGS em 2019.

O grupo Vermus é actualmente o terceiro maior corretor de seguros em França, com 21 empresas e mais de 2.000 empregados. Tem um volume de negócios de cerca de 400 milhões de euros e está presente em 140 países.

Em Portugal, para além da nova “carteira” em Famalicão, tem escritórios em Vila do Conde, Leiria, Lisboa e Moscavide. Em 2020, atingiu um volume de negócios de cerca de 4 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Requião organiza festa de “Compra e Venda”

Publicado

em

A nona edição da Festa da Compra e Venda realiza-se no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de agosto, em Requião, na Alameda do Mosteiro.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Parque da Devesa é palco do aumento da prática desportiva

Publicado

em

A atividade desportiva dos portugueses aumentou, no ano passado. Os dados são do relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.

Uma manhã no Parque da Devesa, em Famalicão, vai ao encontro da tendência registada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Quase 5 mil pessoas estiveram presentes no festival Famafolk

Publicado

em

Quase 5 mil pessoas passaram pelo festival FAMAFOLK, realizado, em Famalicão, num hino ao ritmo, cores e alegria da etnografia nacional e internacional.

“Os famalicenses aderiram ao convite lançado pela organização do festival e deixaram-se envolver. O feedback do público e dos grupos participantes é muito positivo e não podíamos estar mais satisfeitos”, refere Ricardo Carneiro que se despede desta edição do FAMAFOLK já a pensar na edição do próximo ano. “Queremos fazer mais e melhor e para isso já estamos a trabalhar na próxima edição do festival”.

Recorde-se que este ano o certame organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane reuniu em palco perto de meio milhar de folcloristas, com destaque para a participação dos grupos internacionais Compañía de Danzas de Funza, da Colômbia, Compañía Mexicana de Danza Folklorica, do México, Folklore Ensemble Bystry, da Polónia, e Escola de ball de bot DIT I FET, de Espanha.

Os três espetáculos do festival – Paços do Concelho de Famalicão, Largo da Igreja de Riba de Ave e Parque da Ribeira de Joane – ficaram marcados por muita alegria em palco e casa cheia na plateia.

Participaram ainda no FAMAFOLK o Grupo Etnográfico de São Tiago da Cruz, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, o Rancho Folclórico São Martinho de Brufe e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos.

Refira-se que a organização contou com o apoio do Município de Famalicão, das Juntas de Freguesia de Joane e Riba de Ave, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL, Associação CIOFF Portugal e Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Apoio à natalidade pela segunda vez em Lousado

Publicado

em

Pela segunda vez, foram entregues, na freguesia de Lousado, mais quatro vales com o intuito de apoiar a natalidade. Cada vale corresponde a 100 euros que podem ser utilizados por cada uma das famílias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Incêndio deflagra em zona de mato em Arnoso Santa Maria

Publicado

em

Mais de dez bombeiros, apoiados por um meio aéreo combateram, ao início da tarde desta segunda-feira, um incêndio numa zona de mato na freguesia de Arnoso Santa Maria, em Famalicão.

O alerta foi registado às 12:25.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Rui Sabino sagra-se campeão nacional nos juvenis de ciclismo de estrada

O famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa, sagrou-se campeão nacional de juvenis de ciclismo de estrada, na prova...

Desportohá 11 horas

Já estão abertas as inscrições para a Liga de Futsal de Famalicão

A Liga Futsal Famalicão (LFF) informou, esta terça-feira, através de comunicado à imprensa, que se encontram abertas as inscrições para...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Companhia de seguros Macedo’s de Ruivães comprada pela multinacional francesa Vermus

A histórica companhia de seguros Macedo’s, de Famalicão, foi comprada pela multinacional francesa Vermus, numa transacção cujo valor não foi...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Requião organiza festa de “Compra e Venda”

A nona edição da Festa da Compra e Venda realiza-se no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de...

Paíshá 14 horas

Avião de combate aos incêndios ficou inoperacional devido à falta de combustível

Um avião de combate a incêndios Canadair tornou-se inoperacional em Portugal devido à falta de combustível. Segundo o Correio da...

Paíshá 14 horas

Calor: Produtores de gelo com dificuldades em satisfazer encomendas. Espanha já começou racionamento

Os supermercados em Espanha estão a limitar o número de embalagens de gelo que vendem por cliente, enquanto em Portugal,...

Paíshá 14 horas

Porto: Crimes violentos e graves estão a aumentar

O Comando Metropolitano do Porto da PSP registou um decréscimo de 4,5% de criminalidade geral em 2021, destacando-se uma diminuição...

Paíshá 14 horas

Edifício mais alto de Portugal será construído em Gaia por 150 milhões e terá 100 metros de altura

O edifício Skyline de 28 andares será construído em Vila Nova de Gaia e deverá custar aos seus investidores israelitas...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES