Siga-nos nas redes

Famalicão

Festas Antoninas de Famalicão arrancam já esta sexta-feira

Publicado

em

Depois de um ano de paragem motivado pela pandemia, com uma programação reduzida, adaptada às contingências atuais e sobretudo marcada pela música, as Festas Antoninas de Famalicão iniciam-se já esta sexta-feira.

Apesar da ausência das Marchas Antoninas –, os dez dias da grande romaria do concelho famalicense vão contar com 12 concertos, com Miguel Araújo (dia 4) e Zé Amaro (dia 11) como cabeças de cartaz, exposições, a habitual missa em honra de Santo António, uma zona de alimentação e um mercado artesanal.

Paulo Cunha, espera que os famalicenses desfrutem destas Antoninas possíveis, mas deixa o apelo para que não se perca a sobriedade e o sentido de responsabilidade que os tempos atuais reclamam.

“Ainda que não sejam as Antoninas tal e qual como as conhecemos, espero que os famalicenses possam vivenciar o ambiente das nossas festas, com as devidas cautelas e com o respeito pelas regras de segurança e higiene, não só nas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal que seguirão um plano de ação muito rigoroso, mas também nos convívios privados, que apesar de fugirem ao domínio da ação do município, não posso deixar de apelar às pessoas para que o façam de forma comedida e para que se evitem concentrações”, referiu.

Refira-se que todas as atuações que integram o programa das Antoninas vão decorrer no palco do programa “Anima-te” e vão, por isso, seguir as mesmas regras que estão estabelecidas para os restantes espetáculos que vão decorrer, entre junho e agosto, no palco do programa de verão promovido pela Câmara Municipal.

O palco do Anima-te está instalado no Parque da Devesa, ao ar livre, junto ao lago, numa área limitada e preparada para receber cerca de 882 pessoas com todas as condições de segurança. Todos os espetáculos têm entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento (Parque da Devesa) no período das 2 horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até 6 ingressos.

Miguel Araújo, no dia 4 de junho, e Zé Amaro, no dia 11, são os principais cabeças de cartaz de um programa que vai também contar com a música dos Cotovia Arisca e da Banda Myllenium, no dia 5, dos Pedra D’Agua e da Banda de Música de Riba D’Ave, no dia 6 de junho, do folclore famalicense e da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, no dia 10, com a voz de Maria do Sameiro e da Banda Fammashow, no dia 12, e a terminar, no dia 13, com os concertos dos Folc D’Ave e da Banda de Música de Famalicão.

Apesar de anulado, o desfile das Marchas Antoninas pelas ruas da cidade vai ser relembrado através de uma exposição patente no Parque da Devesa e que vai reunir alguns dos arcos que abrilhantaram as últimas edições daquele que é o ponto alto das Festas. Nota ainda para outras duas exposições: as Cascatas a Santo António, na Praça 9 de Abril, e uma última intitulada “Festas Antoninas. Entre o Sagrado e o Profano”, patente no Museu Bernardino Machado e nas ruas e praças da cidade.

Para o dia 13 de junho, às 17h00, está agendada a missa em honra de Santo António. Da pequena capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, sairá, através de transmissão digital via Facebook do Município, as imagens em direto para todo o mundo da celebração que marca o feriado municipal famalicense.

Junto ao recinto do Anima-te, no parque de estacionamento provisório localizado nos terrenos da antiga Central de Camionagem, será instalada durante o período das Antoninas uma zona de alimentação que apenas funcionará ao postigo, sem esplanada e com lotação limitada. Já na Praça da Cidadania ficará instalado um Mercado Artesanal.

As centenárias Antoninas de Famalicão terminam no dia 13 de junho, com a habitual sessão de fogo de artifício, às 21h30, no Parque da Devesa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Publicado

em

Por

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º Milha Urbana de Famalicão, que se realizou este sábado, na Avenida de França.

A prova contou com a participação de cerca de 400 atletas, dos escalões de Minis a Veteranos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Mostras Comunitárias dão a conhecer a força das gentes de Esmeriz e Cabeçudos

Publicado

em

Por

A Mostra Comunitária chegou este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor se faz nestas duas localidades de Famalicão.

Em Esmeriz, o certame abriu ao som do Agrupamento de Escuteiros, uma das várias associações presentes.  

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Gavião celebra 950 anos de história com Mostra Comunitária

Publicado

em

Por

Associações e vários artesãos estão presentes este sábado na Mostra Comunitário de Gavião, incluída na celebração do Dia da Freguesia.

No renovado Adro da igreja paroquial há um programa de animação musical e cultural, petiscos e, é claro, as associações que mostram o seu trabalho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Mostras Comunitárias animam freguesias Landim e Vermoim

Publicado

em

Por

O largo Dr. Fonseca Monteiros é palco este sábado da Mostra Comunitária da Freguesia de Landim.

Ao longo de todo o dia, o certame promete muita animação cultural e também atividades desportivas, sendo também uma oportunidade para as associações e os artesãos mostrarem o seu trabalho.

Em Vermoim a mostra acontece este sábado e domingo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Publicado

em

Por

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão.

Segundo a corporação, este momento tem como objetivo demonstrar as valências operacionais do Corpo de Bombeiros e está inserido no Programa das Comemorações dos 95 anos da Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O desfile tem início pelas 15h30 com o seguinte percurso: Rua do Ferrador, Praça D. Maria II, Rua Lourenço da Silva, Rua Adriano Pinto Basto, Avenida Narciso Ferreira, Rua São João de Deus – Rua António Carvalho Faria- e Quartel.

Entretanto, as celebrações iniciam logo pela manhã, destacando-se a eucaristia, pelas 9h00, na Antiga Igreja Matriz, e a sessão solene, pelas 11 horas, no quartel da corporação, que será seguida de um almoço de convívio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

Publicado

em

Por

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os três primeiros lugares do concurso “Eco Escolas Floridas”.

A iniciativa, promovida pelo Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara de Famalicão, visa a promoção da biodiversidade e dos espaços verdes, através da criação, embelezamento e construção de pequenos jardins, e envolveu 14 escolas do concelho.

Os prémios foram entregues na passada quinta-feira, pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

Publicado

em

Por

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor se faz nestas duas localidades de Famalicão.

Em Esmeriz, o certame realiza-se este sábado, no adro da Igreja, com abertura marcada para as 14h30. demonstrações de artes marcais e capoeira e um torneio de sueca marcam a tarde.  à noite há arraial e animação musical a cargo do grupo de Jovens de Esmeriz.

Em Cabeçudos, a Mostra Comunitária decorre no sábado e no domingo, no Parque da Capela de S. Paio.

No sábado, a partir das 15 horas há atividades desportivas e animação musical. No domingo, o destaque vai para a procissão em honra de S. Paio, pelas 12 horas, seguida da tradicional bênção e distribuição do pão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Publicado

em

Por

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França, no centro da cidade, a partir das 15 horas.

Dos escalões de Minis a Veteranos e aberta todos os atletas que queiram participar, mesmo os não federados, a prova é organizada pelo Liberdade Futebol Clube.

A Milha Urbana vai ainda obrigar a alterações e restrições ao trânsito automóvel durante este sábado. A saber:

TRÂNSITO CONDICIONADO entre as 9h00 e as 13h00 na Avenida de França entre a rotunda dos pinheirinhos e rotunda das piscinas;

TRÂNSITO PROIBIDO entre as 13h00 e as 17h00 na Avenida de França entre a rotunda dos pinheirinhos e rotunda das piscinas;

A Câmara Municipal apela aos automobilistas para que estejam atentos e pede a compreensão de todos pelos incómodos causados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostra Comunitária em Landim com cheirinho a S. João

Publicado

em

Por

Realiza-se este sábado, 25 de junho, a Mostra Comunitária da Freguesia de Landim, no largo Dr. Fonseca Monteiro.

O certame abre pelas 10h30 e, ao longo do dia, promete muita animação cultural e também atividades desportivas. Do programa destaque para a presentação do hino “Futuro, Agora Aqui” pelos alunos da Escola Básica de Landim, às19h30.

À noite há arraial popular com o Festival da Sardinha animado pela banda Myllenium”, e à meia noite há sessão de fogo de S. João.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bibliomóvel leva os livros e a leitura às instituições de Famalicão

Publicado

em

Por

Durante a semana de 4 a 8 de julho, a biblioteca itinerante de Famalicão “Bibliomóvel” estará disponível para se deslocar às instituições do concelho e arredores que pretendam requisitar e acolher este serviço “ambulante” da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 55 minutos

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º...

Famalicãohá 1 hora

Mostras Comunitárias dão a conhecer a força das gentes de Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chegou este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Famalicãohá 4 horas

Gavião celebra 950 anos de história com Mostra Comunitária

Associações e vários artesãos estão presentes este sábado na Mostra Comunitário de Gavião, incluída na celebração do Dia da Freguesia....

Bragahá 4 horas

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Braga volta encerrar entre domingo e segunda

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e...

Paíshá 6 horas

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança...

Famalicãohá 6 horas

Mostras Comunitárias animam freguesias Landim e Vermoim

O largo Dr. Fonseca Monteiros é palco este sábado da Mostra Comunitária da Freguesia de Landim. Ao longo de todo...

Famalicãohá 8 horas

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão....

Famalicãohá 9 horas

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Desportohá 11 horas

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França,...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES