Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Toxicodependente acusado de tentar matar a mãe por asfixia 

Publicado

em

O Ministério Público (MP) acusou de sete crimes um homem que terá tentado matar a mãe por asfixia em Joane, Vila Nova de Famalicão, em dezembro de 2021, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em comunicado, aquela procuradoria refere que o arguido está acusado da prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, de um crime de violência doméstica, de dois crimes de injúria agravada, de dois crimes de ameaça agravada e de um crime de ofensa à integridade física qualificada.

O MP considerou indiciado que o arguido, além do mais, no dia 03 de dezembro de 2021, pelas 21:30, iniciou uma discussão com a mãe, “no decurso da qual a agarrou pela camisola, a arrastou até a um sofá, lhe apertou o pescoço com as mãos e lhe colocou duas almofadas no rosto, pressionando com força com o intuito de lhe tirar a vida por asfixia”.

Para o MP, a morte “só não sucedeu porque a mãe do arguido logrou libertar-se do mesmo, correu para a janela e chamou por socorro, jogando pela mesma janela as chaves de acesso à residência, depois usadas por patrulha da GNR para lhe acudir”.

À data dos factos, o arguido era toxicodependente e “mantinha discussões” com a mãe, por esta não lhe entregar os montantes que pretendia para adquirir droga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Gindança apresenta bailado “Copellia” para ajudar menina com má formação facial rara

Publicado

em

A Academia Gindança de Famalicão sobe ao palco, dia 04 de fevereiro com o bailado Coppelia, num evento solidário, cujos fundos irão reverter a favor da Constança, “uma menina que precisa da ajuda de todos”, de acordo com a academia.

Constança é uma menina de 6 anos que nasceu com uma má formação facial rara que obrigou a uma cirurgia delicada com apenas 10 dias vida, após ter nascido com apenas 32 semanas de gestação.

Constança, que sonha ser um dia bailarina, desloca-se numa cadeira de rodas e está a ssr alvo de tratamento que a possam levar a caminhar sozinha.

Para isto, são precisos cerca de 20 mil euros por ano, para que possa usufruir de um tratamento de reabilitação intensiva Tailândia com injeção de células tronco.

“Temos 4000 livros para vender a 5€ cada um, como forma de angariação de fundos. Não é suficiente, o tratamento ronda os 45.000€ mas é o grande impulso para a reserva de datas no Better Being Hospital em Bangkok.
Precisamos de mostrar o arco-íris à Constança para que possa encontrar o seu tesouro”, dizem os organizadores do evento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão oficializa contratação do guarda-redes de 18 anos Zé Henrique

Publicado

em

O FC Famalicão anunciou, esta terça-feira, a contratação de Zé Henrique, guarda-redes, de 18 anos, que iniciou o percurso de formação no Grémio Prudente, de onde saiu para o Palmeiras.

“Todos os jogadores brasileiros sonham com a possibilidade de jogar no futebol europeu. Poder fazê-lo numa equipa que proporciona todas as condições para a evolução de jovens jogadores é um passo muito importante na minha carreira”, disse aquando a sua contratação ao FC Famalicão.

“O Luiz Júnior será seguramente um modelo a seguir. Saiu muito jovem do Brasil e conseguiu trilhar um trajetória muito interessante no clube. Começou nos sub-19, passou pelos sub-23 e, fruto do seu trabalho, conseguiu chegar à equipa principal, onde tem demonstrado toda a sua qualidade”, afirmou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicense Bruno Moreira apresenta projeto SLR este sábado na Casa das Artes

Publicado

em

Atuam na Casa das Artes de Famalicão, este sábado, os SLR, projeto do famalicense Bruno Moreira, em conjunto com Luís Água, que lança música desde 2018 e que foi destacados nos meios de comunicação nacionais e internacionais, após o lançamento do seu EP “Losing”, que conta com um ‘single’, acompanhado por um vídeo, com o mesmo nome.

Este registo discográfico é “onde encontramos temas que nos apresentaram a banda anteriormente, acompanhados por novas canções que nos permitem perceber o crescimentos de Bruno Moreira e Luís Água como compositores. Os temas deste EP foram produzidos
por nomes afirmados da música portuguesa e outros promissores neste caminho da nova Pop nacional (Ben Monteiro, choro, Luar e Kiko
Mori)”, dizem os SLR.

Bruno Moreira é licenciado em Cinema e Audiovisual pela Escola Superior Artística
do Porto, onde se iniciou também a parceria com Luís Água. De parceiros nos
projetos de cinema passaram rapidamente a parceiros na criação de música, no início
para bandas sonoras e posteriormente para os SLR.

O percurso musical do Bruno começa no conservatório de música CCM – Centro de
Cultura Musical em Vila Nova de Famalicão, onde encontrou a formação, mas foi no
coro da igreja que encontrou o espaço onde a sua voz podia ser ouvida.
Cresceu a ouvir Pop/Rock e R&B, onde achou as referências que o levaram a
explorar no secretismo do seu quarto as suas notas mais agudas, que hoje dão
identidade às canções dos SLR.
Hoje, Bruno Moreira, usa a sua voz para defender a causa LGBT+, quer através dos
seus filmes como das músicas e videoclipes dos SLR.

Luís Água é natural de Paredes, Porto. Desde cedo que mostrava gosto pela música
e aos 9 anos começou a aprender piano e teoria musical. A sua infância foi marcada
por ouvir música em Vinyl com a mãe, desde Elton John a Prince, gravar-se a cantar
músicas infantis no quarto e criar espetáculos para eventos familiares. A nível
académico é licenciado em Cinema e Audiovisual pela ESAP, onde desenvolveu um
gosto especial pela direção de fotografia, pela imagem e pelo storytelling.
Atualmente, Luís desenvolve portfólio em várias áreas, desde direção de arte em
empresas de retalho, a bandas sonoras para filmes, passando também pela habitual
fotografia e cinematografia.
Apaixonado por produção musical, é o principal responsável pela sonoridade e
arranjos musicais dos SLR e ainda por um projeto a nivel próprio chamado “água”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

PCP de Famalicão preocupado com “injustiças” vai abordar trabalhadores da Continental, Tesco e Cabelauto

Publicado

em

A situação do emprego no concelho é, neste momento, a principal preocupação do PCP de Famalicão. A Comissão Concelhia do partido reuniu, a semana passada, com o propósito de analisar a situação política, social e económica e apontar soluções a nível nacional, regional e local.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Praça-Mercado e Igreja Matriz Nova recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

Publicado

em

A Praça-Mercado de Famalicão, recebe, no dia 04 de fevereiro, sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, compostos pela cruz e ícone de Maria.

O início da recepção está agendado para as 18:00.

Às 21:30 terá início uma peregrinação até à Igreja Matriz Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Basquetebol: FAC recebe AD Esposende para o último jogo da 1.ª fase

Publicado

em

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube joga, este sábado, o último jogo da 1.ª fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina.

Assim, o FAC recebe o AD Esposende, para disputar a 14.ª jornada.

A partida está agendada para as 18:00, no Pavilhão Municipal de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Temperaturas mínimas de 3.º graus. Máximas vão chegar aos 14.º sem previsões de chuva

Publicado

em

Um dia de sol com céu limpo e sem qualquer previsão de chuva são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta quarta-feira, em Famalicão.

As temperaturas mínimas deverão atingir os 3.º graus, enquanto que as temperaturas máximas deverão atingir os 14.º graus, cenário que de deverá manter ao longo desta semana e fim de semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão é um dos municípios parceiros do Consórcio GIATEX de “Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil”

Publicado

em

Famalicão é um dos municípios que integra o Consórcio GIATEX – Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), em conjunto com cerca de três dezenas de instituições nacionais, com vista a dar resposta aos desafios enfrentados pelas empresas de enobrecimento têxtil, ao nível do consumo específico de água e apoiar na decisão sobre o destino final a dar às águas.

A participação de Famalicão ficou oficializada no passado dia 26 de janeiro, após reunião de Câmara, sendo que o seu envolvimento remete para a sensibilização e divulgação da agenda desenvolvida pelo consórcio.

Integram este projeto um total de 27 membros, nomeadamente, instituições ligadas à investigação e ensino superior, empresas têxteis e afetas ao vestuário, e as autarquias de Famalicão e Santo Tirso.

O consórcio tem por objeto a execução de uma agenda mobilizadora intitulada de ‘GIATEX – Gestão Inteligente da Água na ITV’, cujo promotor líder é a Estamparia Adalberto, com coordenação técnica do CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, estando o projeto enquadrado e financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Abertas as candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação

Publicado

em

O Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso já abriu as suas incrições.

Serão considerados apenas projetos aprovados por instituições oficiais nacionais ou internacionais e direcionados para a promoção da inovação empresarial.

O formulário de candidatura, bem como o regulamento do programa, encontram-se disponíveis no site do Famalicão MadeIN, em www.famalicaomadein.pt.

Esta medida vem no seguimento da implementação da estratégia municipal ‘do MadeIN ao CreatedIN’, que inclui o novo eixo de ação: MadeInovar, uma nova abordagem do Famalicão MadeIn que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de valor para o território famalicense. O programa prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação, no valor de 5.000€ cada um.

A submissão de candidaturas pode ser feita até dia 30 de abril de 2023.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Motoclube Escorpiões realiza passeio a Trás-os-Montes para ver as amendoeiras em flor

Publicado

em

O Clube Motard Escorpiões de Famalicão realiza, no dia 05 de março, o seu tradicional passeio à Região de Trás-os-Montes para ver as “Amendoeiras em Flor”.

As inscrições poderão ser feitas até ao dia 02 de março (quinta-feira).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 55 minutos

Famalicão: Gindança apresenta bailado “Copellia” para ajudar menina com má formação facial rara

A Academia Gindança de Famalicão sobe ao palco, dia 04 de fevereiro com o bailado Coppelia, num evento solidário, cujos...

Desportohá 57 minutos

Famalicão oficializa contratação do guarda-redes de 18 anos Zé Henrique

O FC Famalicão anunciou, esta terça-feira, a contratação de Zé Henrique, guarda-redes, de 18 anos, que iniciou o percurso de...

Paíshá 58 minutos

Apesar das greves escolas têm de assegurar serviços mínimos a partir desta quarta-feira

As escolas têm de assegurar, a partir de hoje, serviços mínimos devido à greve por tempo indeterminado dos profissionais da...

Famalicãohá 2 horas

Famalicense Bruno Moreira apresenta projeto SLR este sábado na Casa das Artes

Atuam na Casa das Artes de Famalicão, este sábado, os SLR, projeto do famalicense Bruno Moreira, em conjunto com Luís...

Paíshá 2 horas

Auchan junta-se à Oikos para promover produtores locais

A Auchan Retail Portugal continua empenhada em encontrar novas formas de apoiar os produtores locais e avança com uma nova...

Famalicãohá 3 horas

PCP de Famalicão preocupado com “injustiças” vai abordar trabalhadores da Continental, Tesco e Cabelauto

A situação do emprego no concelho é, neste momento, a principal preocupação do PCP de Famalicão. A Comissão Concelhia do...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Praça-Mercado e Igreja Matriz Nova recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

A Praça-Mercado de Famalicão, recebe, no dia 04 de fevereiro, sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, compostos...

Desportohá 4 horas

Basquetebol: FAC recebe AD Esposende para o último jogo da 1.ª fase

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube joga, este sábado, o último jogo da 1.ª fase do Campeonato Nacional...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Temperaturas mínimas de 3.º graus. Máximas vão chegar aos 14.º sem previsões de chuva

Um dia de sol com céu limpo e sem qualquer previsão de chuva são as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão é um dos municípios parceiros do Consórcio GIATEX de “Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil”

Famalicão é um dos municípios que integra o Consórcio GIATEX – Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil e do...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES