Desporto
Jogo de homenagem a Neno ajuda instituição solidária de Famalicão “A Palavra”

No dia 10 de junho, exatamente dois anos após a trágica morte de Neno, antigo guarda-redes internacional português, o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, será o local de um jogo solidário em sua homenagem. O evento, intitulado “O legado de Neno”, é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães e da associação A Palavra, organização sem fins lucrativos de Famalicão.
A partida terá início às 17:00 e contará com a participação de duas equipas compostas principalmente por futebolistas e ex-futebolistas de renome. Entre os jogadores estarão Dimas, Oceano, Pedro Mendes, Nuno Assis, Jorge Andrade, Carlos Martins, Ricardo Quaresma, Yannick Djaló e Edinho. Uma das equipas, denominada “O legado de Neno”, será formada principalmente por ex-jogadores do Vitória de Guimarães, tendo Manuel Cajuda como treinador. A outra equipa será o “Futebol Solidário”, um projeto que utiliza o futebol como meio de integração em comunidades de bairros sociais, contando com um total de 28 jogadores.
Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
Os bilhetes para o jogo terão o valor de cinco euros e a receita obtida será destinada à associação A Palavra, sediada em Vila Nova de Famalicão, à Casa da Criança de Guimarães e à Cercigui.
Além do jogo, o evento incluirá uma zona de fãs organizada pela Associação Vimaranense de Hotelaria, a partir das 14:00, bem como apresentações musicais antes e durante o intervalo da partida.
Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância de retribuir o legado deixado por Neno: “A forma de celebrar a vida do Neno é responder com um sorriso e com força, mesmo perante as dificuldades. Que a marca que o Neno nos deixou seja retribuída neste evento. Convido todos a irem ao estádio. Retribuir é a melhor forma de mostrar a importância que Neno teve em nossas vidas”.
Neno, cujo nome verdadeiro era Adelino Barros, nasceu em 27 de janeiro de 1962, na Cidade Velha, em Cabo Verde. Como guarda-redes, representou clubes como Barreirense, Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal, e teve nove internacionalizações pela seleção de Portugal. Sua morte súbita ocorreu em 10 de junho de 2021, deixando um vazio nos corações dos fãs e do mundo do futebol.

-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Mário Passos aborda futuro da mobilidade no Mobi Summit em Lisboa
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Oliveira S. Mateus é palco de Mostra Comunitária
-
Desportohá 3 dias
Famalicão: Riba d’Ave HC conquista 3.º lugar no Torneio Cidade de Valongo
-
Desportohá 1 dia
Famalicense Daniela Lopes conquista medalha de bronze na prova Águas Abertas Douro Bridges