Famalicão
Festas Antoninas: Venha conhecer a marcha da Associação Cultural São Salvador da Lagoa
Com grande antecipação, os famalicenses esperam para ver as marchas populares das Festas Antoninas de 2022.
Algumas das associações participantes, abriram as suas portas para que, sem estragar a surpresa, os mais curiosos pudessem ver os preparativos e partilhar da alegria que já invade estes convívios.

Famalicão
Famalicão: Cooperativa Frutivinhos ganha nova sede

O Município de Vila Nova de Famalicão e a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, a escritura de cedência de direito de superfície de uma propriedade, por 71 anos, que se irá tornar na nova sede desta entidade.
A propriedade, com cerca de 1418 m2 e sob alçada municipal, encontra-se localizada no Lugar do Longo, na Rua D. Sancho I, União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, e será cedida a título gratuito à cooperativa famalicense. Destina-se única e exclusivamente a construção de um equipamento destinado ao desenvolvimento da atividade da Frutivinhos, que permita dar resposta às necessidades de crescimento da cooperativa, ficando esta construção a cargo da entidade.
O projeto inclui uma área de construção que ronda os 600 m2 e que inclui a criação de uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.
Recorde-se que a Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.
Famalicão
Famalicão: Mel – Piquenique das Artes regressa ao Parque da Devesa com concertos cinema e circo

Realiza-se entre 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa de Famalicão, o festival MEL – Piquenique das Artes 2022.
Num cartaz repleto de ofertas musicais, serão também apresentados projetos de cinema, vídeo e circo.
Baseado num manifesto de multicultural, interdisciplinar e inclusivo, com consciência, ecologia e cidadania, O MEL – Piquenique terá como cabeças de cartaz os artistas/bandas Luíz Caracol, Baleia Baleia Baleia e os Killimanjaro.
19 de Agosto (sexta-feira)
16:00 | Serviço de Aprendizagem | CÂMARA OBSCURA | Fotografia
20:00 | Piquenique
21:30 | ÁS DE ESPADAS, de Rúben Marques | Cinema
22:30 | LUÍZ CARACOL | Música
20 de Agosto (sábado)
16:00 | Serviço de Aprendizagem | CÂMARA OBSCURA | Fotografia
20:00 | Piquenique
21:00 | BEM-VINDOS AO ANTROPOCENO | Música e Vídeo
22:00 | BALEIA, BALEIA, BALEIA | Música
23:15 | KILLIMANJARO | Música
Famalicão
Famalicão: Colisão entre 3 veículos faz um ferido em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de uma colisão, que envolveu três veículos, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.
A vítima acabou por ser transportada para o Hospital de Famalicão.
O alerta foi registado cerca das 09:30.
Famalicão
Famalicão cria Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter que uma Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, anunciou o município.
Em comunicado, o município refere que a equipa trabalhará sob coordenação do vereador do Ambiente e terá como missão o acompanhamento da política climática e das políticas setoriais com impacto nos objetivos municipais em matéria de descarbonização e alterações climáticas.
Acrescenta que a equipa vem no seguimento do desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
Em 2017, o município de Famalicão assumiu o compromisso de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo obtido, no Índice de Sustentabilidade Municipal do Centro de Estudos e Sondagem de Opinião (CESAOP) da Universidade Católica, um índice global de 69,5%, em 2021, superando a média nacional que se situa nos 65,7%.
No âmbito da ação climática, o município destaca o projeto municipal “Life – Natural Adapt 4 Rural Áreas”, que avançou para o terreno este ano e que visa a minimização das alterações climáticas no território.
“Através deste projeto, estão a ser implementadas soluções baseadas no ecossistema, nomeadamente, a replicação e aproveitamento dos ‘serviços’ que a natureza providencia naturalmente, bem como a recuperação de habitats naturais que têm a capacidade de reter a água e infiltrá-la nos lençóis freáticos, evitando assim o efeito das cheias a montante e aumentando a quantidade de água nos lençóis para utilização durante o verão, em períodos de seca”, explica.
A criação da Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas surge no seguimento da Lei 98/2021, de dezembro de 2021, que impõe aos municípios que, no prazo de dois anos, a partir da sua entrada em vigor, procedam à elaboração de um Plano Municipal de Ação Climática.
Desporto
Famalicão: Miguel Cunha vence torneio de verão de ténis ANAG

O torneio de verão Ala Nun’Álvares de Gondomar (ANAG) decorreu entre os dias 4 e 7 de agosto, em Gondomar, tendo-se sagrado campeão, no escalão de maiores de 35 anos, o famalicense Miguel Cunha.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
HumanitAVE de Famalicão conclui construção de furo de água na Guiné-Bissau

A Associação de Emergência Humanitária, HumanitAVE, sediada em Pedome, Famalicão, conseguiu, esta segunda-feira, concluir a construção de um furo de água em Malbuloto, na Guiné-Bissau.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão: Sociedade dos Viveiros da Vitória recebe 193 mil euros da Infraestruturas de Portugal por expropriação de terrenos

A Sociedade Predial e Agrícola dos Viveiros da Vitória, Lda, de Famalicão, irá receber 193 mil euros da Infraestruturas de Portugal pela expropriação de duas parcelas de terreno, usadas para a obra de extensão do do troço da EN14 entre Vitória e a rotunda de ligação à Variante Sul de Famalicão, avança o jornal O Minho.
Depois de declarada a utilidade pública deste espaço, em 2017, através do Secretário de Estado das Infraestruturas, ficou assinalada como urgente a ” expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes necessários à construção da obra”.
Ambas entidades, a Sociedade Predial e Agrícola dos Viveiros da Vitória, Lda e a Infraestruturas de Portugal recorreram da decisão no Tribunal da Relação:
A Sociedade alegando que a decisão do tribunal não teve em conta a desvalorização de algumas das parcelas de terreno cedidas, uma delas devido à construção de um muro, junto à EN 14, que alegavam ter potencial para construção.
Por sua vez, a Infraestruturas de Portugal afirma que ocorreram “lapsos graves” no processo de avaliação destes terrenos, o que levou a que o valor acertado para as indemnizações supere o que “justamente devia ser atribuído”.
O Tribunal da Relação entendeu manter a decisão da primeira instância, afirmando que este foi “o critério mais adequado ou mais apto para alcançar uma compensação integral do sacrifício patrimonial infligido ao expropriado e para garantir que este, em comparação com outros cidadãos não expropriados, não seja tratado de modo desigual e injusto, é o do valor do mercado”.
Famalicão
Famalicão sob “Aviso Amarelo” devido à probabilidade de chuva trovoada e granizo

O concelho de Famalicão está, esta quarta-feira, sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à probabilidade de trovoada e aguaceiros, que poderão ser de granizo, e acompanhados de rajadas de vento de origem convectiva.
Este alerta irá estar em vigor até às 18:00.
Apesar destas previsões, este será um dos dias mais quentes da semana, em Famalicão, com as temperaturas máximas a atingirem os 33.º graus.
Famalicão
Famalicão: 20 trabalhadores subcontratados pela Continental despedidos. GNR chamada à empresa

Cerca de 20 trabalhadores da Continental Mabor, subcontratados pela multinacional Schnellecke, foram informados, esta terça-feira, que iriam ser despedidos, uma situação que causou revolta nesta equipa de manobradores de empilhadores e supervisores.
Junto das suas fontes, a Fama TV apurou que este grupo de colaboradores chamou as autoridades às instalações da empresa, alegando ilegalidades no despedimento.
De acordo com a mesma fonte, estes trabalhadores cumprem aqui a sua função há 20 anos, apesar de serem subcontratados por uma entidade exterior, neste caso a Schnellecke Logistics.
O grupo de colaboradores abandou as instalações ao final desta tarde.
A Fama TV tenta agora recolher, junto das empresas envolvidas, informações sobre o despedimento.
Famalicão
Famalicão: Feira das Cebolas recebe mostra comunitária de Gondifelos

A Feira das Cebolas está agendada para o fim de semana de 27 e 28 de agosto e irá decorrer no Parque de Lazer de Gondifelos.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT