Famalicão
Famalicão: Pena suspensa para homem que incendiou casa de vizinha em Vale S. Cosme

O Tribunal de Braga condenou a quatro anos e um mês de prisão, com pena suspensa, um homem que ateou fogo à casa de uma vizinha, em Vale S. Cosme, Famalicão, por se sentir “rejeitado”.
Por acórdão de 9 de junho, a que a Lusa teve acesso, o tribunal condenou o arguido por dois crimes de incêndios, explosões e outras condutas especialmente perigosas e ainda por um crime de maus-tratos a animais de companhia, este relacionado com a morte de uma cadela intoxicada pelas chamas.
Segundo o acórdão, o arguido de 48 anos sentia-se “fisicamente atraído” pela vizinha e “não aceitou a posição que esta logo assumiu de não corresponder a tais anseios”. Por isso, e segundo o acórdão, o arguido, “movido por um crescente sentimento de frustração, que não conseguia debelar, e por impulsos de desforço, decidiu criar condições de fragilidade e inquietação à ofendida, prevalecendo-se do conhecimento que tinha dos hábitos e rotinas instalados na vida desta”.
No dia 17 de agosto de 2020, o homem introduziu-se na cama da vítima, em Vale S. Cosme, Famalicão, e abriu “por completo” a boca do gás do fogão e deixou-a “intencionalmente aberta”, alegadamente para causar uma explosão e incêndio se alguém acendesse um fósforo ou um isqueiro. A vítima, no entanto, apercebeu-se do cheiro a gás e fechou a boca do fogão, evitando assim uma tragédia.
No dia 24 de agosto de 2020, o arguido voltou à casa da vítima, ateou fogo a um conjunto de papéis e cartões e lançou-os para o interior de um anexo, incendiando-o. O incêndio provocou danos na habitação e a morte de uma cadela, por intoxicação.
Para o local, foram mobilizadas duas corporações de bombeiros, com 18 operacionais apoiados por sete viaturas.
O arguido confessou a generalidade dos factos, mas disse não conseguir esclarecer os motivos das suas ações, dizendo, apenas, que “não estava bem da cabeça”, para o que terá contribuído o seu hábito de consumir álcool em excesso.
Negou, assim, que tivesse agido por sentimentos de frustração ou despeito, derivados da sua rejeição pela vítima, por quem, segundo afirmou, não nutriu qualquer sentimento de afeto nem sentiu atração física. O arguido disse mesmo que a vítima é que lhe tinha manifestado interesse dessa natureza, através de SMS e do Facebook.
Para a suspensão da pena, o arguido terá de pagar 5.600 euros à vítima. Terá ainda de continuar ou retomar o tratamento ao alcoolismo e à depressão de que sofre.

Desporto
Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de outubro.
O evento tem inicio junto ao Mosteiro de Arnoso e termina na praia fluvial de Arnoso Santa Eulália. Existem várias opções, desde o Kids Run, um percurso de 800 metros para as crianças, até ao Trail Longo de 19 quilómetros.
As inscrições estão abertas até ao dia 2 de outubro e poderão ser efetuadas aqui.
Desporto
Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado para as 16 horas.
As inscrições já se encontram abertas, sendo o dia 6 de setembro a data limite para quem quiser participar na corrida se inscrever. Inscreva-se aqui.
Famalicão
Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto, dias 27 e 28 de agosto.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT.
Desporto
Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa de Ténis: ” As salinas de Aveiro B ( *** ) ” organizado pelo Clube Ténis de Aveiro, entre os dias 13 e 16 de agosto.
Na final do torneio, a atleta famalicense venceu Nicole Giannini do Beloura TA por 6-1 ; 6-1. Este torneio antecede o campeonato nacional de juniores (sub-18) que se realiza entre 23 e 28 de Agosto e no qual Mafalda Guedes marcará presença.
Famalicão
Famalicão: Aberta nova circular na zona industrial a sul da cidade

A nova via estruturante do Parque Empresarial Terra Negra, que abrange as freguesias de Ribeirão e Lousado, já se encontra aberta à circulação de veículos em toda a sua extensão, num total de cerca de dois quilómetros.
A obra resultou de uma parceria entre o município de Vila Nova de Famalicão e a empresa multinacional Continental Mabor, num investimento da autarquia superior a um milhão de euros.
Desporto
Famalicão: AD Castelões juntou 80 participantes numa ida ao São Bento

A secção Vá Caminha da Associação Desportiva de Castelões (AD Castelões) realizou, no passado dia 7 de agosto, uma peregrinação até ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, tendo juntado um total de 80 participantes.
O percurso demorou cerca de 10 horas a ser percorrido e foi feito maioritariamente durante a noite.
Famalicão
Famalicão: três jovens feridos em colisão

Três jovens ficaram feridos na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na via intermunicipal, em Riba d’AVe, Famalicão, na tarde desta quarta-feira.
As vítimas, todas do sexo masculino, foram transportadas para o Hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.
Economia
Famalicão: Campicarn adquire duas fábricas em Torres Novas

A Campicarn, empresa produtora de carne sediada em Famalicão, adquiriu duas fábricas localizadas em Torres Vedras. O anúncio foi feito pela Savills Portugal, esta quarta-feira.
Para além dos “ganhos logísticos” relacionados com a nova localização, Manuel Martins, presidente do Conselho de Administração da Campicarn, afirmou que este investimento “aumentará e diversificará a sua capacidade produtiva e, por conseguinte, poderá responder às necessidades dos seus clientes de forma mais eficaz e eficiente”.
Famalicão
Famalicão: Iniciativa Liberal reúne-se com encarregados de educação

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal anunciou, através de comunicado à imprensa, que se reuniu, esta terça-feira, dia 16 de agosto, com encarregados de educação, maioritariamente da escola Senador Sousa Fernandes, na União de Freguesias de Famalicão e Calendário, devido ao novo ano letivo.
O objetivo foi “tentar perceber as dificuldades e desafios que as escolas do concelho possam
estar a passar”. Na reunião esteve presente Rui Rocha, deputado liberal eleito por Braga, que se comprometeu a “interpelar o Ministério da Educação relativamente a alguns dos problemas discutidos”.
Entretenimento
Famalicão: 6ª edição do Mel arranca esta sexta-feira

A sexta edição do Mel – piquenique das artes decorre esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa, em Famalicão. A organização do evento está a cargo da Elogio Vádio – associação cultural.
O tema da edição deste ano é o “indizível”. O programa contará com propostas de cinema, fotografia, música e vídeo.
