Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Pena suspensa para homem que incendiou casa de vizinha em Vale S. Cosme

Publicado

em

O Tribunal de Braga condenou a quatro anos e um mês de prisão, com pena suspensa, um homem que ateou fogo à casa de uma vizinha, em Vale S. Cosme, Famalicão, por se sentir “rejeitado”.

Por acórdão de 9 de junho, a que a Lusa teve acesso, o tribunal condenou o arguido por dois crimes de incêndios, explosões e outras condutas especialmente perigosas e ainda por um crime de maus-tratos a animais de companhia, este relacionado com a morte de uma cadela intoxicada pelas chamas.

Segundo o acórdão, o arguido de 48 anos sentia-se “fisicamente atraído” pela vizinha e “não aceitou a posição que esta logo assumiu de não corresponder a tais anseios”. Por isso, e segundo o acórdão, o arguido, “movido por um crescente sentimento de frustração, que não conseguia debelar, e por impulsos de desforço, decidiu criar condições de fragilidade e inquietação à ofendida, prevalecendo-se do conhecimento que tinha dos hábitos e rotinas instalados na vida desta”.

No dia 17 de agosto de 2020, o homem introduziu-se na cama da vítima, em Vale S. Cosme, Famalicão, e abriu “por completo” a boca do gás do fogão e deixou-a “intencionalmente aberta”, alegadamente para causar uma explosão e incêndio se alguém acendesse um fósforo ou um isqueiro. A vítima, no entanto, apercebeu-se do cheiro a gás e fechou a boca do fogão, evitando assim uma tragédia.

No dia 24 de agosto de 2020, o arguido voltou à casa da vítima, ateou fogo a um conjunto de papéis e cartões e lançou-os para o interior de um anexo, incendiando-o. O incêndio provocou danos na habitação e a morte de uma cadela, por intoxicação.

Para o local, foram mobilizadas duas corporações de bombeiros, com 18 operacionais apoiados por sete viaturas.

O arguido confessou a generalidade dos factos, mas disse não conseguir esclarecer os motivos das suas ações, dizendo, apenas, que “não estava bem da cabeça”, para o que terá contribuído o seu hábito de consumir álcool em excesso.

Negou, assim, que tivesse agido por sentimentos de frustração ou despeito, derivados da sua rejeição pela vítima, por quem, segundo afirmou, não nutriu qualquer sentimento de afeto nem sentiu atração física. O arguido disse mesmo que a vítima é que lhe tinha manifestado interesse dessa natureza, através de SMS e do Facebook.

Para a suspensão da pena, o arguido terá de pagar 5.600 euros à vítima. Terá ainda de continuar ou retomar o tratamento ao alcoolismo e à depressão de que sofre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Luciano Pereira da Team Run Habcarpintaria em 1.º lugar nos “Trilhos de Viana CLS”

Publicado

em

O atleta Luciano Pereira da Team Run Habcarpintaria ficou em 1.º lugar na categoria M40 na 4.ª edição do desafio Trilhos de Viana CLS, realizado em Viana do Castelo.

O evento teve várias distâncias no entanto os elementos da Team Run Habcarpintaria participaram apenas nos 17km, o percurso percorreu os trilhos, caminhos e linhas de agua da montanha de Sta. Luzia, com paisagens sobre o mar e o rio assim como por antigos edifícios abandonados

. Luciano Pereira alcançou o 4° da geral e o 1.° lugar em M40, seguido por Pedro Costa 18° geral, Hugo Sampaio 59° geral e Bruno Marques 87° geral, a equipa ficou a um lugar de alcançar o 3° em equipas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Basquetebol: FAC vence AD Esposende por 61-44

Publicado

em

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube venceu, este sábado, o AD Esposende por 61-44, no último desafio da primeira fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

O emblema famalicense foi gradualmente aumentando a diferença no marcador (18-12, 19-12, 7-7 e 17-13), conseguindo desta forma manter a invencibilidade na primeira fase (12 vitórias em 12 jogos).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Iniciadas do AC Vermoim são campeãs regionais de andebol

Publicado

em

O Clube de Andebol da Associação Cultural de Vermoim (AC Vermoim) viveu, de novo, sentimentos contraditórios com as Iniciadas Femininas a sagrarem-se campeãs regionais no mesmo fim de semana em que os Seniores Masculinos se viram afastados da Taça de Portugal pela margem mínima de 1 golo frente a uma equipa de escalão superior.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Nova colheita de sangue no Centro pastoral de Santo Adrião este domingo

Publicado

em

Realiza-se, este domingo, uma “Colheita de Sangue” no Centro pastoral de Santo Adrião, com o apoio da IV Solidária, da Paroquia Sto. Adrião e da União de Freguesias de Famalicão e Calendário. Aberta à população em geral.

A “colheita de Sangue” será realizada entre as 09:00 e as 13:00 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicense Pedro Alves é o novo Conselheiro Nacional do Chega

Publicado

em

O presidente da Comissão Política Concelhia de Famalicão do Partido Chega, Pedro Alves é agora o Conselheiro Nacional do partido, depois da realização Convenção Nacional do Partido, realizada em Santarém, durante os dias 27, 28 e 29 de
janeiro, que elegeu André Ventura como Presidente, com 98,3% dos votos e onde
Famalicão participou com 15 Delegados.

A CPC de V N de Famalicão enaltece o grande profissionalismo de todos os membros do
nosso Concelho que contribuíram para a elaboração e posterior aprovação da Moção
“Unir o Partido na luta contra o Socialismo” que no decorrer dos trabalhos foi levada a
votação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ténis Clube de Famalicão celebrou 25 anos este domingo

Publicado

em

O Ténis Clube de Famalicão festejou, este domingo, 25 anos de existência.

O dia foi assinalado com a inauguração da iluminação led nos Campos da Sede e o descerramento de uma placa alusiva à comemoração dos 25 anos da fundação do Clube.

Para festejar esta data com o TCF, estiveram presentes o Vereador do Desporto do Município de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, a Presidente da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, Estela Veloso, o Presidente da Associação de Ténis do Porto, João Pais de Faria, os Órgãos Sociais, sócios e amigos do clube.

As comemorações alargaram-se pela tarde com um almoço que contou com a presença de 70 pessoas. Após o almoço, foram homenageados os sócios fundadores do clube e os sponsors. No final, o Presidente de Direção, Carlos Loureiro, agradeceu às entidades oficiais todo o apoio prestado ao TCF e manifestou a necessidade de um apoio à conclusão da segunda fase do Complexo de Ténis de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Chuva volta esta quarta-feira. Temperaturas vão chegar aos 18.º graus

Publicado

em

Mais uma semana de sol, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o concelho de Famalicão.

Com a exceção de quarta-feira, dias para a qual prevista uma probabilidade de precipitação de mais de 62%, os dias deverão ser pouco nublados e com temperaturas máximas que irão oscilar entre os 15.º e os 18.º graus.

As temperaturas mínimas deverão atingir os 3.º graus ao longo da semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Despiste em Pousada de Saramagos provoca ferimentos num homem

Publicado

em

Um acidente de viação, na freguesia de Pousada de Saramagos, provocou ferimentos num homem.

O despiste aconteceu na madrugada deste domingo, por volta das 02h30, na Avenida da Santa Justa.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

Publicado

em

FOTOS: Câmara Municipal de Famalicão

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ, que se realiza em Lisboa no próximo mês de agosto, faz-se acompanhar pela peregrinação de dois símbolos, que no passado, em Roma, foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.

Estes símbolos encontram-se em peregrinação por todas as dioceses do país e chegaram ao Arciprestado famalicense na quinta-feira, onde permanecem até este domingo, contando com várias atividades e celebrações nas diversas paróquias.

Este sábado, aconteceu um dos pontos altos das celebrações. Ao final da tarde a Praça – Mercado Municipal, recebeu os símbolos, que saíram dali, pelas mãos de vários jovens e párocos famalicenses, rumo ao quartel dos Bombeiros Famalicenses, com paragem no hospital, e até à Igreja Matriz Nova, onde ainda permanecem.

Este domingo, dia 5, a Eucaristia tem início às 11h15, seguida da celebração do envio, onde termina a passagem dos símbolos pelo Arciprestado de Famalicão, que seguirão depois para o Arciprestado de Barcelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

Publicado

em

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13 da Liga BPI. Depois de dois desaires consecutivos, a equipa treinada por Marcos Ramos voltou, desta forma, às vitórias.

Maria Miller marcou o único golo da partida, aos 21 minutos da primeira parte.

O Famalicão soma 27 pontos e está na quinta posição. O campeonato nacional feminino vai ter, agora, uma paragem de um mês.

Mas segue em frente a Taça da Liga. Na quarta-feira, o Famalicão recebe o Braga para o segundo jogo das meias finais. A formação famalicense vai procurar eliminar a vantagem bracarense de 3-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 3 minutos

Famalicão: Luciano Pereira da Team Run Habcarpintaria em 1.º lugar nos “Trilhos de Viana CLS”

O atleta Luciano Pereira da Team Run Habcarpintaria ficou em 1.º lugar na categoria M40 na 4.ª edição do desafio...

Desportohá 14 minutos

Basquetebol: FAC vence AD Esposende por 61-44

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube venceu, este sábado, o AD Esposende por 61-44, no último desafio da...

Desportohá 34 minutos

Famalicão: Iniciadas do AC Vermoim são campeãs regionais de andebol

O Clube de Andebol da Associação Cultural de Vermoim (AC Vermoim) viveu, de novo, sentimentos contraditórios com as Iniciadas Femininas...

Famalicãohá 43 minutos

Famalicão: Nova colheita de sangue no Centro pastoral de Santo Adrião este domingo

Realiza-se, este domingo, uma “Colheita de Sangue” no Centro pastoral de Santo Adrião, com o apoio da IV Solidária, da...

Famalicãohá 48 minutos

Famalicense Pedro Alves é o novo Conselheiro Nacional do Chega

O presidente da Comissão Política Concelhia de Famalicão do Partido Chega, Pedro Alves é agora o Conselheiro Nacional do partido,...

Desportohá 55 minutos

Ténis Clube de Famalicão celebrou 25 anos este domingo

O Ténis Clube de Famalicão festejou, este domingo, 25 anos de existência. O dia foi assinalado com a inauguração da...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Chuva volta esta quarta-feira. Temperaturas vão chegar aos 18.º graus

Mais uma semana de sol, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o concelho de...

Desportohá 17 horas

Veja os golos! FC Famalicão perde por 4-1 frente ao SC Braga

O Futebol Clube de Famalicão (FC Famalicão) deslocou-se até ao Estádio Municipal de Braga, também conhecida como “Pedreira” para defrontar...

Paíshá 20 horas

Meteorologia. Vem aí mais frio e chuva

Se esta semana a meteorologia mostrou ‘tréguas’ com uma subida da temperatura máxima, o mesmo não acontecerá a partir de...

Barceloshá 21 horas

Barcelos: Motociclista perde a vida em acidente

Um motociclista de Barcelos perdeu a vida este sábado, vítima de uma colisão entre um carro . O homem seguia...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES