Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Chef executivo José Barroso e José Avillez ganham Estrela Michelin

Publicado

em

O restaurante Tasca by José Avillez, no Dubai, conquistou hoje uma estrela Michelin, na primeira edição do Guia Michelin naquela cidade, uma distinção que o chef vê como “muito boa para a cozinha portuguesa”.

Inaugurado há cerca de três anos e meio no hotel Mandarin Oriental Jumeira, aquele que é o primeiro restaurante internacional do português José Avillez é um dos nove distinguidos com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) na primeira edição do Guia Michelin no Dubai.

“Foi uma grande notícia hoje logo de manhã”, disse Avillez, que reconheceu que, apesar de os responsáveis do restaurante terem sido convidados para a gala de apresentação do guia, realizada hoje de manhã no Dubai, não esperava ganhar a estrela.

“Confio muito no trabalho que fazemos e estou muito orgulhoso. Nunca se sabe muito bem quais são os critérios da Michelin, principalmente quando entra num país novo com um novo guia. Mas ficámos muito felizes, principalmente porque acabou por haver poucos restaurantes com estrela. Sentimo-nos especiais”, comentou.

Para José Avillez, cujo restaurante Belcanto, em Lisboa, tem duas estrelas Michelin (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’), este reconhecimento naquela cidade dos Emirados Árabes Unidos é “muito bom para a cozinha portuguesa e para o nome de Portugal”.

O chef destacou que a estrela significa também “mais responsabilidade”, uma mensagem que transmitiu à equipa do Tasca.

“A minha mensagem para a equipa foi logo que temos de trabalhar mais e melhor, e é assim que continuamos e que vemos o nosso trabalho”, referiu.

Durante a gala, subiu ao palco para vestir a jaleca com uma estrela o chef José Barroso, que agradeceu a distinção.

O Guia Michelin Dubai, o primeiro a ser lançado naquela cidade dos Emirados Árabes Unidos, distinguiu, no total, nove restaurantes com uma estrela e dois com duas estrelas, além de 14 estabelecimentos com a distinção “Bib Gourmand” (boa relação qualidade/preço). No total, o ‘guia vermelho’ do Dubai conta com uma seleção de 69 restaurantes de 21 tipos de cozinha.

Na cerimónia, o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, afirmou que os inspetores “exploraram em profundidade o Dubai, para descobrir a cidade em todas as suas dimensões”, visitando do “restaurante mais elegante e luxuoso de chefs reconhecidos a nível global até ao ‘bistro’ gerido por famílias locais”, e “ficaram maravilhados com o quão esta cidade é cosmopolita”.

“O que torna o panorama culinário do Dubai tão distintivo é o reflexo das mais de 200 nacionalidades que chamam de casa a esta cidade. Algo que todos os restaurantes nesta cidade de ritmo acelerado, dinâmica e elegante têm em comum é que estão a borbulhar com paixão e entusiasmo. Hoje, o Dubai coloca-se como um destino gastronómico inspirador e não temos dúvidas de que ‘gourmets’ de todo o mundo serão seduzidos pela sua energia única”, considerou ainda Poullennec, citado num comunicado do Guia Michelin.

O responsável reiterou que os inspetores do Guia Michelin trabalham de forma anónima e visitam os restaurantes “como qualquer cliente normal” para os avaliar de acordo com “critérios universais”: qualidade do produto, domínio das técnicas de cozinha, harmonia e equilíbrio do sabor, personalidade expressa no prato e consistência ao longo do tempo e no menu.

Durante a gala, o diretor executivo da Corporação do Dubai para o Turismo e Comércio, Issam Kazim, enalteceu o empenho das autoridades em garantir altos padrões de saúde e segurança, o que permitiu “elevar a cena gastronómica” da cidade e torná-la “uma das principais ofertas do destino” Dubai.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

Publicado

em

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de outubro.

O evento tem inicio junto ao Mosteiro de Arnoso e termina na praia fluvial de Arnoso Santa Eulália. Existem várias opções, desde o Kids Run, um percurso de 800 metros para as crianças, até ao Trail Longo de 19 quilómetros.

As inscrições estão abertas até ao dia 2 de outubro e poderão ser efetuadas aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

Publicado

em

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado para as 16 horas.

As inscrições já se encontram abertas, sendo o dia 6 de setembro a data limite para quem quiser participar na corrida se inscrever. Inscreva-se aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

Publicado

em

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto, dias 27 e 28 de agosto.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

Publicado

em

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa de Ténis: ” As salinas de Aveiro B ( *** ) ” organizado pelo Clube Ténis de Aveiro, entre os dias 13 e 16 de agosto.

Na final do torneio, a atleta famalicense venceu Nicole Giannini do Beloura TA por 6-1 ; 6-1. Este torneio antecede o campeonato nacional de juniores (sub-18) que se realiza entre 23 e 28 de Agosto e no qual Mafalda Guedes marcará presença.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Aberta nova circular na zona industrial a sul da cidade

Publicado

em

A nova via estruturante do Parque Empresarial Terra Negra, que abrange as freguesias de Ribeirão e Lousado, já se encontra aberta à circulação de veículos em toda a sua extensão, num total de cerca de dois quilómetros.

A obra resultou de uma parceria entre o município de Vila Nova de Famalicão e a empresa multinacional Continental Mabor, num investimento da autarquia superior a um milhão de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: AD Castelões juntou 80 participantes numa ida ao São Bento

Publicado

em

A secção Vá Caminha da Associação Desportiva de Castelões (AD Castelões) realizou, no passado dia 7 de agosto, uma peregrinação até ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, tendo juntado um total de 80 participantes.

O percurso demorou cerca de 10 horas a ser percorrido e foi feito maioritariamente durante a noite.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: três jovens feridos em colisão

Publicado

em

Três jovens ficaram feridos na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na via intermunicipal, em Riba d’AVe, Famalicão, na tarde desta quarta-feira.

As vítimas, todas do sexo masculino, foram transportadas para o Hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: Campicarn adquire duas fábricas em Torres Novas

Publicado

em

A Campicarn, empresa produtora de carne sediada em Famalicão, adquiriu duas fábricas localizadas em Torres Vedras. O anúncio foi feito pela Savills Portugal, esta quarta-feira.

Para além dos “ganhos logísticos” relacionados com a nova localização, Manuel Martins, presidente do Conselho de Administração da Campicarn, afirmou que este investimento “aumentará e diversificará a sua capacidade produtiva e, por conseguinte, poderá responder às necessidades dos seus clientes de forma mais eficaz e eficiente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Iniciativa Liberal reúne-se com encarregados de educação

Publicado

em

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal anunciou, através de comunicado à imprensa, que se reuniu, esta terça-feira, dia 16 de agosto, com encarregados de educação, maioritariamente da escola Senador Sousa Fernandes, na União de Freguesias de Famalicão e Calendário, devido ao novo ano letivo.

O objetivo foi “tentar perceber as dificuldades e desafios que as escolas do concelho possam
estar a passar”. Na reunião esteve presente Rui Rocha, deputado liberal eleito por Braga, que se comprometeu a “interpelar o Ministério da Educação relativamente a alguns dos problemas discutidos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Entretenimento

Famalicão: 6ª edição do Mel arranca esta sexta-feira

Publicado

em

A sexta edição do Mel – piquenique das artes decorre esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa, em Famalicão. A organização do evento está a cargo da Elogio Vádio – associação cultural.

O tema da edição deste ano é o “indizível”. O programa contará com propostas de cinema, fotografia, música e vídeo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Economiahá 2 horas

Na Brasa – Hamburgueria Artesanal

Abriu em Famalicão e espera por si com originais hambúrgueres confecionados na grelha cúmplices dos sabores diferenciados chegados do Brasil....

Desportohá 2 horas

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de...

Paíshá 4 horas

Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto,...

Paíshá 7 horas

Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia....

Regiãohá 7 horas

Vila do Conde: Feira de Gastronomia instalada até dia 28

Regressou, esta quinta-feira, a Vila do Conde, a Feira de Gastronomia, que ficará instalada até ao dia 28 de agosto....

Desportohá 8 horas

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa...

Paíshá 8 horas

Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que...

Desportohá 9 horas

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES