Siga-nos nas redes

Desporto

Ex-jogador do Famalicão processa criadores dos jogos de computador FIFA

Publicado

em

O futebolista português Diogo Santos avançou com uma ação em tribunal contra a empresa norte-americana que desenvolve e fornece os jogos eletrónicos FIFA, pedindo uma indemnização pela utilização “indevida e abusiva” da sua imagem.

Na ação, que deu entrada no Tribunal de Braga Diogo Santos pede uma indemnização superior a 53.900, mais juros, por danos patrimoniais e não patrimoniais.

Alega que a empresa Electronic Arts Inc., com sede na Califórnia, Estados Unidos da América, utiliza, sem a sua autorização, o seu nome, a sua imagem e as suas características pessoais e profissionais nos videojogos de que é produtora, denominados FIFA 2019 e FIFA MANAGER 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Diz ainda que “jamais concedeu autorização expressa, ou sequer autorização tácita, a quem quer que fosse”, para ser incluído naqueles jogos eletrónicos.

Atualmente com 37 anos, Diogo Santos é natural de Vila Franca de Xira e residente em Fão, Esposende, tendo na última época representado o FC Felgueiras.

Já passou pelo Académico de Viseu, Santa Clara, Famalicão, Oliveirense, Arouca e Gil Vicente, tendo também defendido as cores do Brasov, da Roménia.

Na ação, Diogo Santos diz que teve acesso a uma notícia que dá conta de que a Electronic Arts paga “uma verdadeira fortuna a alguns jogadores, como é o caso de Lionel Messi, que recebe 50 milhões de dólares americanos para aparecer nos seus jogos”.

“O autor [Diogo Santos] não pretende receber o que é pago a Lionel Messi, mas tal notícia prova que o valor peticionado, considerando a capacidade económica da ré [empresa] e o que ela paga a alguns jogadores, é muito modesto”, refere a ação.

A ação frisa ainda que os jogos têm lançamento anual, o que implica o pagamento da quantia de 6.000 euros por aparição em cada jogo, “o que é até mesmo escasso por se tratar de remuneração pelo uso anual da imagem de um jogador de futebol profissional de primeira divisão em Portugal”.

A ação deu entrada no Tribunal de Braga, que em setembro de 2021 se julgou “incompetente internacionalmente” para a apreciar e julgar.

O futebolista recorreu para a Relação, que confirmou a decisão da primeira instância, e depois para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que lhe deu razão, determinando o prosseguimento do processo.

Por acórdão de 24 de maio, hoje consultado pela Lusa, o STJ refere que “são internacionalmente competentes para conhecer o mérito de uma ação de responsabilidade civil extracontratual, por violação de direitos de personalidade através de conteúdos mundialmente difundidos, os tribunais do país onde se encontra o centro de interesses do lesado durante o período em que ocorrem os danos provocados por essa ofensa”.

“Os tribunais portugueses são internacionalmente competentes para decidirem uma ação em que um jogador profissional de futebol que exerceu, predominantemente, a sua atividade em Portugal pede uma indemnização pelos danos causados pela utilização, não consentida, do seu nome e imagem nos videojogos FIFA, produzidos nos Estados Unidos da América e divulgados por todo o mundo”, acrescenta o Supremo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

Publicado

em

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de outubro.

O evento tem inicio junto ao Mosteiro de Arnoso e termina na praia fluvial de Arnoso Santa Eulália. Existem várias opções, desde o Kids Run, um percurso de 800 metros para as crianças, até ao Trail Longo de 19 quilómetros.

As inscrições estão abertas até ao dia 2 de outubro e poderão ser efetuadas aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

Publicado

em

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado para as 16 horas.

As inscrições já se encontram abertas, sendo o dia 6 de setembro a data limite para quem quiser participar na corrida se inscrever. Inscreva-se aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

Publicado

em

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa de Ténis: ” As salinas de Aveiro B ( *** ) ” organizado pelo Clube Ténis de Aveiro, entre os dias 13 e 16 de agosto.

Na final do torneio, a atleta famalicense venceu Nicole Giannini do Beloura TA por 6-1 ; 6-1. Este torneio antecede o campeonato nacional de juniores (sub-18) que se realiza entre 23 e 28 de Agosto e no qual Mafalda Guedes marcará presença.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Publicado

em

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em triplo salto. O atleta protagonizou um salto de 17,50 metros.

Recorde-se que a seleção portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: AD Castelões juntou 80 participantes numa ida ao São Bento

Publicado

em

A secção Vá Caminha da Associação Desportiva de Castelões (AD Castelões) realizou, no passado dia 7 de agosto, uma peregrinação até ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, tendo juntado um total de 80 participantes.

O percurso demorou cerca de 10 horas a ser percorrido e foi feito maioritariamente durante a noite.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Patrícia Mamona na final do triplo salto dos Europeus de atletismo

Publicado

em

Patrícia Mamona apurou-se esta quarta-feira para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, logo ao primeiro salto e com a sua melhor marca do ano. Com 14,45 metros, superou em cinco centímetros a marca pedida para qualificação direta para a final.

A final realiza-se na sexta-feira em Munique, às 19h55.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Enea Mihaj é o novo reforço do FC Famalicão

Publicado

em

Enea Mihaj assinou contrato com o FC Famalicão por três temporadas. O anúncio foi feito pela SAD do clube, esta segunda-feira.

O jogador somou mais de 70 jogos na principal liga grega ao serviço do Panetolikos e do PAOK, clube pelo qual conquistou uma Taça da Grécia na temporada 2020/2021 e disputou várias partidas na Liga Conferência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Puma Rodríguez assina pelo FC Famalicão

Publicado

em

A SAD do FC Famalicão anunciou, esta segunda-feira, a contratação de Puma Rodríguez. O jogador assinou por quatro temporadas.

Nas duas últimas épocas, Puma Rodríguez jogou por empréstimo do Alavés nas formações do Lugo e do Sporting de Gijón.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Volta a Portugal: Caravana agradece a Marque, Machado e Isidoro

Publicado

em

A Volta a Portugal despediu-se hoje de Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Micael Isidoro (ABTF-Feirense), os ciclistas que terminam a carreira no final desta temporada, com um singelo “obrigada”.

Ainda antes da partida real para a nona e penúltima etapa da 83.ª edição, que liga Paredes ao alto da Senhora da Graça, as “ardósias” Rita Teixeira e Xana Esteves exibiram nos seus quadros, escritos a giz, os nomes dos três corredores, que se despedem definitivamente da Volta na segunda-feira, com a palavra “obrigada” inscrita no verso.

O Ciclista galego Alejandro Marque, de 41 anos, foi vencedor em 2013 e terceiro em 2015 e no ano passado.

Também Tiago Machado, de 36 anos, fica na história da Volta, permanecendo como recordista de vitórias na classificação da juventude, que conquistou entre 2007 e 2009, o ano em que também foi quinto na geral, antes de dar o salto para o WorldTour.

Já Micael Isidoro, de 40 anos, despede-se sem nunca ter vencido uma etapa na Volta, na qual participou 11 vezes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão recebe Braga na abertura da 2.ª jornada da I Liga

Publicado

em

Famalicão e Sporting de Braga abrem hoje a segunda jornada da I Liga de futebol, com as duas equipas à procura do primeiro triunfo na edição 2022/23, em jogo no Estádio Municipal de Famalicão, às 20:15.

O dérbi minhoto acontece depois de o Famalicão ter perdido na ronda inaugural em casa do Estoril Praia (2-0), enquanto o Sporting de Braga ‘resgatou’ um difícil empate caseiro diante do ‘candidato’ Sporting (3-3).

O jogo de hoje dá início a uma ronda que se prolonga até ao feriado de segunda-feira, com três jogos no último dia: Marítimo-Desportivo de Chaves (15:30), Arouca-Gil Vicente (18:00) e Paços de Ferreira-Portimonense (20:30).

O Benfica, que na próxima semana viaja até Lodz, na Polónia, para defrontar na quarta-feira o Dínamo Kiev, na primeira mão do ‘play off’ da ‘Champions’, joga no sábado fora com o Casa Pia, mas no emprestado Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria (18:00).

No mesmo dia, o Sporting recebe o Rio Ave, a partir das 20:30, enquanto o campeão FC Porto visita no domingo o Vizela (18:00).

Programa da segunda jornada:

– Sexta-feira, 12 ago:

Famalicão – Sporting de Braga, 20:15.

– Sábado, 13 ago:

Casa Pia – Benfica, 18:00.

Sporting – Rio Ave, 20:30.

– Domingo, 14 ago:

Boavista – Santa Clara, 15:30.

Vizela – FC Porto, 18:00.

Vitória de Guimarães – Estoril Praia, 20:30.

– Segunda-feira, 15 ago:

Marítimo – Desportivo de Chaves, 15:30.

Arouca – Gil Vicente, 18:00.

Paços de Ferreira – Portimonense, 20:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Economiahá 22 minutos

Na Brasa – Hamburgueria Artesanal

Abriu em Famalicão e espera por si com originais hambúrgueres confecionados na grelha cúmplices dos sabores diferenciados chegados do Brasil....

Desportohá 29 minutos

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de...

Paíshá 2 horas

Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto,...

Paíshá 5 horas

Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia....

Regiãohá 6 horas

Vila do Conde: Feira de Gastronomia instalada até dia 28

Regressou, esta quinta-feira, a Vila do Conde, a Feira de Gastronomia, que ficará instalada até ao dia 28 de agosto....

Desportohá 7 horas

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa...

Paíshá 7 horas

Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que...

Desportohá 8 horas

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES