Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Sindicato acusa ATP de promover caducidade do Contrato Coletivo de Trabalho

Publicado

em

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) refutou hoje ter forçado unilateralmente a caducidade do contrato coletivo de trabalho (CCT) do setor, acusando, antes, a federação sindical de o ter provocado ao inviabilizar o “diálogo social”.

“As acusações da Fesete [Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal] não têm qualquer fundamento, tendo sido a sua atuação que deu lugar a que o CCT do setor tivesse caducado e que, até hoje, não tenha sido possível celebrar-se uma nova convenção coletiva de trabalho”, garante a associação patronal em comunicado.

Segundo garante a ATP, “se até hoje ainda não foi possível celebrar um novo CCT, esse facto resulta apenas de a Fesete privilegiar a contestação do regime legal de caducidade das convenções coletivas de trabalho em detrimento de um diálogo social que permita promover maior flexibilidade e produtividade das empresas por forma a ter um setor mais competitivo e atrativo para os que nele trabalham”.

Na terça-feira, durante uma jornada de protesto em Vila Nova de Famalicão, a coordenadora da Fesete, Isabel Tavares, disse que em 2015 a ATP “forçou unilateralmente a caducidade dos CCT negociados com os sindicatos, passando a fazer apelos às empresas filiadas para eliminarem os direitos laborais”.

“A associação patronal ATP insiste numa prática de boicote à negociação. Neste momento, os trabalhadores das empresas filiadas na ATP estão a ganhar o salário mínimo nacional, porque esta associação, ao abrigo do instrumento da caducidade que o nosso Governo insiste em não revogar, mantém os salários dos trabalhadores no salário mínimo nacional, o que para nós é inaceitável”, referiu.

Num “esclarecimento” divulgado hoje, a associação patronal recorda que, em 25 de março de 2014, apresentou à Fesete uma proposta de negociação do CCT do setor, sendo que a federação “pura e simplesmente ignorou essa proposta negocial e nem sequer apresentou uma contraproposta”.

“Meses depois, em outubro de 2014, por insistência da ATP, a Fesete acabou por aceitar participar em reuniões para se rever o clausulado e se atualizarem as tabelas salariais do CCT”, refere a associação.

Segundo precisa, “essas negociações arrastaram-se durante um ano e acabaram por se gorar porque a Fesete assumiu sempre posições intransigentes que evidenciavam o seu total desinteresse em rever o CCT, recusando mesmo propostas de aumentos salariais dos trabalhadores que eram muito superiores às que acabou por acordar com outras associações patronais do setor têxtil e do vestuário”.

Conforme garante a associação têxtil, “foi só por essa razão que o CCT caducou, passando as relações laborais das empresas associadas da ATP a ser reguladas pelas disposições do Código do Trabalho”.

Asseverando que “sempre esteve ciente da importância que um instrumento de regulamentação das relações laborais tem para as empresas e para os trabalhadores do setor têxtil e vestuário”, a ATP lembra que, “por essa razão, em 21 de março de 2016 apresentou nova proposta de celebração de um CCT que a Fesete recusou negociar”.

Como resultado, em junho de 2016, a ATP diz ter pedido “a intervenção da Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT) para tentar trazer a Fesete para a mesa das negociações”, sendo que a federação sindical, “apesar de ter aceitado dialogar com a ATP, acabou por inviabilizar, mais uma vez, esse processo negocial”.

“E, até hoje, apesar de ter havido alguns contactos informais, a Fesete não demonstrou o menor interesse em retomar as negociações com a ATP para celebrar um novo CCT”, assegura a associação.

“A ATP continua, como sempre esteve, aberta e disposta a negociar um novo CCT, desde que a outra parte também esteja”, remata.

Dezenas de trabalhadores manifestaram-se na terça-feira em Vila Nova de Famalicão contra a ATP, acusando esta entidade patronal de manter os salários congelados “no mínimo” nos últimos 11 anos.

Para a coordenadora da Fesete, a ATP, com esta prática, desrespeita do diálogo social, aumenta a exploração dos trabalhadores e empobrece-os.

“Estes senhores divulgam os bons resultados das empresas, esquecendo-se de dizer depois quais são as condições em que têm os seus trabalhadores”, acrescentou.

Isabel Tavares disse ainda que a ATP, desde 2011, “se fecha ao diálogo” ou apresenta “propostas de negociação que são um roubo de direitos dos trabalhadores”.

Aludiu, como exemplos, ao corte dos feriados municipais e de carnaval, aos subsídios de amas e infantários, à majoração das férias e ao pagamento das horas extraordinárias e trabalho noturno.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Requião recebe Festa da Compra e Venda

Publicado

em

A freguesia de Requião realiza nestes dias 13 e 14 de agosto, na Alameda do Mosteiro, a nona edição da Festa da Compra e Venda.

O objetivo do evento é precisamente a compra e venda de bens das mais variadas tipologias – produtos biológicos, artesanato, brinquedos, bijuteria, doces, entre outros.

O programa do evento conta com a animação, na noite de sábado, da Incognituna, Apolo Famalicão Associação de Dança e o FaDouro – Grupo de Fados. No domingo, a partir das 15 horas, o entretenimento estará a cargo do Grupo Etnográfico As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira e do Grupo Etnográfico Santiago da Cruz.

Ao longo do fim de semana, há um espaço dedicado à gastronomia, sob a responsabilidade da Associação de Pais das Escolas de Requião.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Encontro de Concertinas realiza-se este domingo em Sezures

Publicado

em

Realiza-se este domingo, 14 de agosto, pelas 15 horas, no Recinto de S. Vicente em Sezures, o I Encontro de Concertinas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: PCP questiona Governo sobre despedimento de subcontratados da Continental de Lousado

Publicado

em

O núcleo do PCP de Famalicão questiona o Governo sobre o despedimento de 12 trabalhadores da Schnellecke Logistics, subcontratados pela fabricante de pneus Continental, de Lousado.

De acordo com a posição da Comissão Concelhia de V. N. de Famalicão do PCP, “este despedimento é injustificado e confronta os direitos dos trabalhadores”, e apontam ainda que tal posição é defendida pela empresa para “salvaguardar a sua vertente lucrativa, sem qualquer pudor jurídico ou responsabilidade social”.

Para os responsáveis do PCP, “a empresa chega ao desplante de referir que os grupo de 12 trabalhadores a despedir auferem salários mais elevados que os demais colegas e que, por esse motivo e com a finalidade de reduzir custos, despede os trabalhadores que ficam fora da sua linha estratégica de precarização e exploração”.

Os mesmos, dizem também não compreender a “atitude passiva da Autoridade para as Condições do Trabalho”, que, no seu ponto de vista, deveria promover a igualdade salarial, “já que esta mantém no seu quadro trabalhadores que desenvolvem as mesmas tarefas e especificidades laborais, auferindo menor remuneração do que os seus 12 colegas, todos alvo de despedimento”.

As perguntas a enviar aos membros do Governo serão as seguintes:

1ª. Pergunta: Conhece o Governo o despedimento colectivo em curso na Schnellecke Logistics, em Vila Nova de Famalicão?
2ª pergunta: Quais as medidas que o Governo irá tomar para defender os postos de trabalho e os direitos destes trabalhadores?

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão/Continental: Primeiros pneus produzidos a partir de garrafas de plástico chegam ao mercado

Publicado

em

Já estão a ser comercializados os primeiros pneus feitos a partir de garrafas de plástico recicladas, produzidos pela Continental, localizada na freguesia de Lousado, em Famalicão.

A Continental foi o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em volume de fio de poliéster reciclado que é obtido a partir de garrafas de plástico PET num novo processo. O novo material, de alto desempenho, será utilizado em tamanhos seleccionados para os pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6 da Continental e para o pneu AllSeasonContact. Isto substitui completamente o poliéster convencional na carcaça dos pneus seleccionados. Um conjunto de pneus standard de automóveis de passageiros utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em Setembro de 2021, a Continental revelou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex inhouse. Utiliza fio de poliéster, que é obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas de qualquer outra forma. Isto torna a tecnologia muito mais eficiente do que outros métodos padrão para o processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. As garrafas utilizadas para esta tecnologia provêm exclusivamente de regiões sem um circuito fechado de reciclagem. Como parte de um processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois de as tampas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente fiado em fio de poliéster.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Obras no centro da cidade “na reta final”. Vasos de plantas vandalizados na última noite

Publicado

em

O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, anunciou, esta sexta-feira que as obras no novo Centro Urbano da cidade se encontram na sua “reta final”.

Vários vasos foram colocados, de forma provisória, nos pontos em que serão instaladas “as peças definitivas que vão embelezar esta parte da cidade”.

O presidente d Câmara chama ainda atenção para o facto de estes vasos terem sido vandalizados na última noite, atos “que não dignificam ninguém”, de acordo com Mário Passos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão recebe Braga na abertura da 2.ª jornada da I Liga

Publicado

em

Famalicão e Sporting de Braga abrem hoje a segunda jornada da I Liga de futebol, com as duas equipas à procura do primeiro triunfo na edição 2022/23, em jogo no Estádio Municipal de Famalicão, às 20:15.

O dérbi minhoto acontece depois de o Famalicão ter perdido na ronda inaugural em casa do Estoril Praia (2-0), enquanto o Sporting de Braga ‘resgatou’ um difícil empate caseiro diante do ‘candidato’ Sporting (3-3).

O jogo de hoje dá início a uma ronda que se prolonga até ao feriado de segunda-feira, com três jogos no último dia: Marítimo-Desportivo de Chaves (15:30), Arouca-Gil Vicente (18:00) e Paços de Ferreira-Portimonense (20:30).

O Benfica, que na próxima semana viaja até Lodz, na Polónia, para defrontar na quarta-feira o Dínamo Kiev, na primeira mão do ‘play off’ da ‘Champions’, joga no sábado fora com o Casa Pia, mas no emprestado Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria (18:00).

No mesmo dia, o Sporting recebe o Rio Ave, a partir das 20:30, enquanto o campeão FC Porto visita no domingo o Vizela (18:00).

Programa da segunda jornada:

– Sexta-feira, 12 ago:

Famalicão – Sporting de Braga, 20:15.

– Sábado, 13 ago:

Casa Pia – Benfica, 18:00.

Sporting – Rio Ave, 20:30.

– Domingo, 14 ago:

Boavista – Santa Clara, 15:30.

Vizela – FC Porto, 18:00.

Vitória de Guimarães – Estoril Praia, 20:30.

– Segunda-feira, 15 ago:

Marítimo – Desportivo de Chaves, 15:30.

Arouca – Gil Vicente, 18:00.

Paços de Ferreira – Portimonense, 20:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Idade de Maria Gil impede participação na Eurovisão Júnior. Nicolas Alves será o substituto

Publicado

em

Afinal será a Nicolas Alves a representar Portugal no festival da Eurovisão Júnior, uma participação que estava destinada à vencedora do programa The Voice Kids, a famalicense Maria Gil, que por celebrar o seu 15.º aniversário antes do mês de dezembro, inviabilizando assim a sua participação.

Estando estipulado que os concorrentes da Eurovisão Júnior terão 14 anos, no máximo, a RTP escolheu o segundo classificado do The Voice Kids para esta prestação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Fim de semana com sol e algumas nuvens. Chuva volta na próxima terça-feira

Publicado

em

Temperaturas máximas de 25.º graus e algumas nuvens, será assim o fim de semana que agora começa, no concelho de Famalicão.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas mínimas poderão atingir os 14.º graus este sábado e domingo.

Para o resto da semana o cenário será um pouco diferente, sendo esperada chuva para esta terça-feira e céu nublado.

As temperaturas máximas e mínimas deverão manter-se praticamente inalteradas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa das Artes recebe Gala Solidária IPO Pediatria com música animação humor magia e circo

Publicado

em

Realiza-se no próximo dia 09 de setembro (sexta-feira) A Gala Solidária IPO Pediatria, na Casa das Artes de Famalicão.

Num evento que irá ter como artistas convidados Daniel Fernandes, Joana Lopes, Maria Gil e Helena Fernandes, são ainda esperados números de dança, humor, magia e arte circense pela mão das Famagirls, de comediantes como Alexandre Santos, do mágico Amílcar Magic e de membros do Instituto Nacional de Artes do Circo de Famalicão, o INAC.

O padrinho desta gala será o futebolista, também de Famalicão, Ukra Monteiro.

Embora a entrada seja gratuita, os bilhetes devem ser reservados no Mimarte SPA, através do número 918 053 333.

A todos os presentes é pedido que contribuam para as causas do IPO do Porto, Liga Portuguesa Contra o Cancro e a sua “Liga dos Resistentes” e para Associação Amigos da Dianinha trazendo consigo, ou entregando no Mimarte SPA os seguintes produtos:

  • Bens alimentares / fraldas / produtos de higiene pessoal e de casa.
    Para apoiar Associação amigos da Dianinha
  • Material didático/brinquedos Novos
    Para a sala Educativa da Pediatria do IPO.

Os presentes podem ainda apoiar o projeto dos Resistentes da Liga Portuguesa Contra o Cancro, adquirindo uma t-shirt, pelo valor de 3€.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão/Xadrez: Inês Silva obtém título de Mestre FIDE

Publicado

em

As Olimpíadas de Xadrez 2022, evento que se realiza de 2 em 2 anos, disputaram-se em
Chennai, na Índia, de 29 de julho a 9 de agosto de 2022. Foi nesta competição que Inês Silva, atleta do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, obteve o título de Mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) Feminina.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Economiahá 2 horas

Governo volta a fixar preços máximos da botija de gás

A medida entra em vigor esta terça-feira O Governo voltou sexta-feira a fixar preços máximos para o gás engarrafado, tal...

Paíshá 3 horas

Seis universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo

Seis universidades portuguesas foram incluídas entre as mil melhores do mundo no Ranking de Xangai, hoje publicado, com Harvard a...

Paíshá 21 horas

Foram detidos 119 suspeitos de crime de incêndio florestal

Segundo disse hoje, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, este ano foram detidos 119 suspeitos do crime de...

Desportohá 22 horas

Volta a Portugal: Caravana agradece a Marque, Machado e Isidoro

A Volta a Portugal despediu-se hoje de Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Micael Isidoro...

Paíshá 1 dia

SIRESP: Governo investe quatro milhões para assegurar comunicações via satélite

O SIRESP vai ter um novo investimento de 4,2 milhões de euros em equipamentos de redundância para assegurar as comunicações...

Famalicãohá 2 dias

Requião recebe Festa da Compra e Venda

A freguesia de Requião realiza nestes dias 13 e 14 de agosto, na Alameda do Mosteiro, a nona edição da...

Famalicãohá 3 dias

Famalicão: Encontro de Concertinas realiza-se este domingo em Sezures

Realiza-se este domingo, 14 de agosto, pelas 15 horas, no Recinto de S. Vicente em Sezures, o I Encontro de...

Póvoa de Varzimhá 3 dias

Festa da Sardinha começa esta sexta-feira junto ao Casino da Póvoa de Varzim

Regressa, esta sexta-feira, após dois anos de pandemia, a Festa da Sardinha da Póvoa de Varzim, um evento onde são...

Paíshá 3 dias

Vários bombeiros feridos após capotamento na Serra da Estrela. Um continua em estado grave

Dois dos cinco bombeiros feridos no capotamento de um veículo que combatia o incêndio que começou sábado no município da...

Paíshá 3 dias

Paróquia acusa José Malhoa de usar indevidamente igreja para filmar videoclipe da música “Ela queria 3” (VÍDEO)

O cantor português José Malhoa está a ser acusado da profanação de um espaço religioso, nomeadamente pela Paróquia de Cortegaça,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES