Famalicão
Famalicão: Augusto Canário anima festas de S. Pedro em Nine

A freguesia de Nine vai celebrar as Festas em Honra de S. Pedro, este fim de semana, com um programa de atividades religiosas, culturais e recreativas.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

Famalicão
Famalicão marcou presença na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras em Sevilha

O concelho de Vila Nova de Famalicão, enquanto membro da Comissão Coordenadora da Rede das Cidades Educadoras Portuguesas, participou na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que decorreu em Sevilha, onde representantes de todo o mundo se reuniram para discutir propostas e o plano de ação da organização para os anos 2023 e 2024.
O vereador da Educação e Ciência de Vila Nova de Famalicão, Augusto Lima, foi o porta-voz da proposta da Comissão Coordenadora da Rede das Cidades Educadoras Portuguesas para adotar o português como língua oficial das Cidades Educadoras.
Durante a apresentação da proposta da delegação nacional, Augusto Lima defendeu que “no mapa global, as cidades de língua portuguesa representam um terço de todas as cidades que integram a Associação Internacional das Cidades Educadoras. A participação nos trabalhos e ações da organização tem sido massiva, empenhada e com elevados contributos e, ao adotar o português como língua oficial, abrimos a porta para que as cidades dos países africanos de língua oficial portuguesa possam ser parte deste projeto.” A proposta espera ser aprovada no próximo congresso da Rede de Cidades Educadoras, que se realizará em Curitiba, Brasil, outro país de língua oficial portuguesa.
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma estrutura de colaboração entre governos locais que se regem pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras, com mais de 500 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes.
Desporto
Famalicão: Encontros de Educação abordam igualdade de género no CESPU

A próxima reflexão dos Encontros de Educação, intitulada “Conferências em Educação: Cidade Equitativa – Igualdade ou Equidade de género”, terá como tema a igualdade e equidade de género, os papéis, comportamentos, atividades e atributos que em sociedade, num determinado momento, se consideram apropriados para homens e mulheres. A sessão, que será realizada nesta quinta-feira, 30 de março, às 21h00, no auditório da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, contará com a presença da vereadora da igualdade do Município, Sofia Fernandes, para abordar e apresentar as ações que em Vila nova de Famalicão têm sido realizadas com vista à sensibilização da população para a importância da igualdade e não discriminação e para a eliminação de estereótipos no processo de desenvolvimento local, promotoras da integração da dimensão do género em todas as políticas, programas e projetos de incentivo à cidadania, participação social e desenvolvimento.
O Ciclo de Conferências em Educação é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até quinta-feira em http://www.famalicaoeducativo.pt/.
Famalicão
Famalicão: CIOR reforça ligação entre alunos e empresas

Esta manhã de segunda-feira teve lugar, no auditório da Escola Profissional CIOR em V.N. de Famalicão, uma atividade inserida na Semana da Empresa, destinada e envolvendo todos os alunos do curso Técnico Auxiliar de Farmácia.
Esta é uma das várias iniciativas programadas para estreitar e reforçar a relação entre a escola e as empresas, sendo um momento de sensibilização, informação e motivação para a importância da sua formação e para os desafios do mercado de trabalho, referiu Amadeu Dinis, diretor da CIOR.
Por sua vez, Arcélio Sampaio, diretor do curso, enfatiza o fato de que o Técnico Auxiliar de Farmácia é um técnico cada vez mais importante num mercado cada vez mais emergente, onde os recursos humanos desempenham um papel fundamental na proximidade com a população, razão pela qual devem ser continuamente valorizados e motivados em termos de competências, capacidades e sentido ético.
Esta iniciativa contou com a participação de Tiago Almeida e Ana Faria em representação da BIAL, empresa farmacêutica de referência nacional, bem como de Marisa Machado, diretora da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e da Licenciatura em Farmácia e da diretora técnica Helena Silva da Farmácia de Bairro e de uma técnica da Farmácia de Delães, duas das várias farmácias parceiras da escola.
O encontro serviu ainda para o registo e partilha de testemunhos de ex-alunos que realizaram estágios profissionais e prosseguiram estudos superiores.
O curso Técnico de Auxiliar de Farmácia é o único no município de Famalicão e um dos poucos existentes na região. No seu início, há quatro anos, teve por base um protocolo e o apoio da Associação Nacional de Farmácias e de uma rede de farmácias parceiras do município de Famalicão e da região.
Desporto
Atletas da equipa de boccia da ACIP representam Famalicão na final do campeonato nacional

Os atletas da equipa de boccia da ACIP vão representar as cores locais na fase final do campeonato nacional, que se realiza em Viana do Castelo, no mês de julho.
Em comunicado, a associação realça o orgulho sentido pelo destaque conseguido por estes atletas, numa modalidade que engloba ao nível da promoção, integração e inclusão das pessoas com deficiência e estratégia.
Famalicão
“Caminhada Solidária pelo Martim” juntou 400 participantes e angariou mais de 3 mil euros para os tratamentos da criança

Cerca de 400 pessoas estiveram reunidas, este domingo na “Caminhada Solidária pelo Martim”, onde coseguiram angariar mais de 3 mil euros para esta criança com problemas de saúde que precisa de vários tratamentos e terapias constantes.
Depois de reunidos, durante a manhã, nas imediações da Capela de Vermoim, os presentes partiram em convivio pelo trilho definido, em oito quilómetros de percurso.
O evento teve o apoio das autarquias locais de Vermoim, Castelões e União Freguesias de Ruivães e Novais, que agradecem o envolvimento de todos os presentes, para o alcance desta meta solidária.



Famalicão
Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda expões fotografias da “casa vida e obra” de Mário Cesariny

A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, vai expor cerca de 200 fotografias que retratam a “casa, vida e obra” do escritor e artista Mário Cesariny, antecedendo o arranque das comemorações do centenário.
Com curadoria da diretora artística da fundação, Marlene Oliveira, e de Perfecto E. Cuadrado, coordenador do Centro Português do Surrealismo, a exposição “Mário Cesariny: O Outro Lado do Reflexo” vai ser inaugurada no dia 06 de abril e poderá ser visitada até 16 de julho.
“Expor fotografias que retratam a sua casa, vida e obra é uma oportunidade de fortalecer o conhecimento do homem e do artista, que fez História e Estórias em Portugal. Nesta exposição, Duarte Belo e Eduardo Tomé destacam-se pela quantidade de possibilidades que nos trazem, e que nos fazem entender a personalidade irreverente de Mário Cesariny”, indicou Marlene Oliveira, numa descrição da mostra enviada à Lusa.
As fotografias de Duarte Belo e Eduardo Tomé, em particular, mostram o “espaço real [de Cesariny], o seu quarto, a sua cama, os seus objetos, obras e livros que levam ao seu universo surreal”.
“O seu quarto era a sua ‘sala de visitas’, onde recebia os seus convidados, sentado, ou mesmo deitado na sua cama”, acrescentou a curadora.
A mesma nota realçou se podem encontrar “ainda muitas outras fotografias de autores desconhecidos, muitos, certamente, seus amigos, mostrando o seu outro lado do reflexo, e em todas as suas dimensões”, reunindo “cerca de 200 fotografias nesta exposição, que antecede o início das comemorações do seu centenário, que inicia em agosto, aquando a data do seu nascimento”.
“Esta exposição é mais uma oportunidade de encontrar Mário Cesariny, de revisitar o seu espaço e as memórias de quem por lá passou”, sublinhou Marlene Oliveira.
Nascido a 09 de agosto de 1923, em Lisboa, Cesariny de Vasconcelos estudou na Academia de Amadores de Música, sob a orientação do professor Fernando Lopes Graça, e ingressou no princípio da década de 1940 na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde conheceu, entre outros, Fernando José Francisco e Cruzeiro Seixas, que o acompanharam na aventura surrealista.
Foi protagonista de muitas ações e criações polémicas com os outros artistas surrealistas, mas a partir do início dos anos 1950 o grupo começou a desintegrar-se.
Cesariny manteve-se ativo na poesia, nas artes plásticas e na tradução, passando a conviver com Luís Pacheco, Manuel de Lima, António José Forte, João Rodrigues, Manuel Castro, João Vieira e Helder Macedo.
“Titânia”, “Pena Capital”, “Antologia do Cadáver Esquisito” e “Planisfério e Outros Poemas” são alguns exemplos da sua obra poética ao longo dos anos 1950 e 60, mas continuou também a realizar exposições individuais e coletivas em Portugal, Brasil, Bélgica, Estados Unidos.
Mário Cesariny recebeu vários prémios pela obra escrita e plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.
Depositou a sua obra plástica na Fundação Cupertino de Miranda.
Cesariny morreu em 26 de novembro de 2006.
Famalicão
Famalicão: Padre de Ribeirão celebrou 50 anos ao serviço da Igreja

O Monsenhor Manuel Joaquim Fernandes, pároco de Ribeirão celebrou, este fim de semana, 50 anos ao serviço da Igreja, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.
A autarquia sublinha o “respeito comunitário que, tanto pessoas, como instituições e movimentos, lhe reconhecem, atestam bem a sabedoria com que conduziu a sua missão. O Monsenhor Manuel Joaquim foi, e é, um líder espiritual que cumpre a missão sacerdotal na verdadeira aceção da palavra”, afirmam.

Desporto
Basquetebol: FAC vence BC Gaia por 78-84

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube venceu, este sábado, por 78-84 o BC Gaia, num jogo a contar para a 6ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, disputado em Grijó.
O FAC enfrentou um adversário forte e determinado na busca pela vitória, mas conseguiu reagir e se recuperar após um começo ineficaz no primeiro período. O segundo quarto foi equilibrado, mas a equipa da casa conseguiu manter uma pequena vantagem de 5 pontos ao final do primeiro tempo.
No terceiro quarto, os jogadores de Famalicão mostraram uma excelente prestação defensiva e conseguiram tomar as rédeas do jogo, com uma vantagem de 10 pontos no final do período. Embora a equipa da casa tenha reagido no último quarto, a equipa famalicense manteve a concentração e a determinação, mantendo a vantagem e fechando o jogo com uma vitória por apenas 1 ponto de diferença.
É sempre importante reconhecer o mérito da equipa adversária, mas também é gratificante ver que a equipa em questão conseguiu superar as dificuldades e sair vitoriosa do confronto. A referência ao desempenho na linha de lance livre indica que a equipa também se mostrou habilidosa nos momentos decisivos do jogo.
Famalicão
Famalicão: Junta de Vermoim promove visitas guiadas aos pontos arqueológicos da freguesia
A Junta de Freguesia de Vermoim realiza visitas guiadas às suas “Pedras com História”, pontos da freguesia com elevado valor arqueológico devido aos vestígios de construções romanas espalhados pelo Monte de Vermoim, que “esconde” mais de 6 mil anos de história.
A visita será realizada este domingo, 02 de abril e tem como ponto de encontro o final da Avenida do Casal, marcado para as 09:30.

Imagem: Castelos de Portugal/DR
Desporto
Famalicão: Amigos do Cavalo realizam passeio solidário em Avidos
A Associação Amigos do Cavalo, Feiras de Famalicão realiza, no dia 16 de abril um Passeio a Cavalo, na freguesia de Avidos.
Depois de reunidos no Parque de Lazer de Avidos, os participantes partirão para o passeio, que será interrompido para um almoço/convívio, no mesmo parque, com direito a porco no espeto.
Apesar de a inscrição ser gratuita é pedido aos participantes que tragam consigo um bem alimentar para ser doado à Refood de Famalicão.
