Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Penas entre 12 e 17 anos para padre e ‘freiras’ por escravizarem noviças

Publicado

em

O Tribunal de Guimarães condenou hoje a penas entre 12 e 17 anos de prisão um padre e três responsáveis de uma “associação de fiéis” de Requião, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, por escravizarem noviças.

O padre Joaquim Milheiro, com cerca de 90 anos, e as arguidas Maria Arminda Costa, Maria Isabel Silva e Joaquina Carvalho, hoje com idades entre os 70 e os 75 anos, estavam acusados pelo Ministério Público (MP) de nove crimes (nove vítimas, à data dos factos com idades entre os 12 e os 20 anos) de escravidão, incluindo a escravidão laboral.

Maria Arminda Costa foi condenada, em cúmulo jurídico, à pena única de 17 anos de prisão, o padre Joaquim Milheiro foi condenado a 15 anos de cadeia, enquanto a Maria Isabel Silva e a Joaquina Carvalho o tribunal aplicou as penas de 14 e 12 anos de prisão, respetivamente.

“O tribunal deu como provado, no essencial, os factos que constam da acusação [do MP]”, disse a presidente do coletivo de juízes, Paula Sá, durante a leitura do acórdão, que durou mais de duas horas.

A juíza presidente falou em “clima de terror e medo”, em “agressões bárbaras” cometidas pelos arguidos, assim como de “escravidão e de crimes hediondos praticados por alguém que se diz representante de Deus na terra”, os quais levaram à total “exploração e desumanização” das vítimas, que não recebiam “qualquer tipo de contrapartida”, permitindo à Fraternidade Missionária de Cristo Jovem aumentar o seu património na modalidade de “poupança de custos”.

“As penas refletem a gravidade destes crimes. É uma espécie de homicídio moral. É a evocação do nome de Deus em vão e a exploração da fé. Uma das vítimas suicidou-se, outras pensaram no suicídio, houve adolescências estragadas e dificuldade em recomeçar vidas. É medonho [o que vocês fizeram], sob a capa e proteção da Igreja Católica, que garantia imunidade à instituição. Os danos [causados às vítimas] são irreversíveis. Espero que agora possam espiar a vossa culpa, perante quem usaram o nome [Deus] durante anos”, disse a juíza presidente, após a leitura do acórdão, dirigindo-se aos arguidos.

Os crimes foram cometidos – durante cerca de três décadas – na Fraternidade Missionária de Cristo Jovem, instalada num convento em Requião, concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, pertença do Centro Social de Apoio e Orientação da Juventude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sob a forma de Instituto de Organização Religiosa.

O Centro Social de Apoio e Orientação da Juventude (CSAOJ) foi condenado ao pagamento de uma multa de 400 mil euros.

Os quatro arguidos e o CSAOJ foram ainda condenados a pagar às nove vítimas cerca de 1,2 milhões de euros de indemnizações, por danos patrimoniais e não patrimoniais.

A acusação do MP diz que, “pelo menos”, de 05 de dezembro de 1985 até ao início de 2015, os arguidos sujeitaram as jovens, diariamente, a várias agressões físicas, a diversas privações, a injúrias, a pressões psicológicas, a tratamentos humilhantes, a castigos e a trabalhos pesados.

Para o tribunal, a angariação e o doutrinamento das jovens “faziam parte integrante do plano engendrado” pelos arguidos, recorrendo à evocação do nome de Deus e à vocação religiosa das vitimas, com o propósito de convencer as noviças a aderirem à instituição e a se sujeitarem à “exploração laboral”, aos “métodos coercivos e ao domínio e controlo” dos arguidos.

Os arguidos pretendiam a “subjugação, a servidão doméstica e laboral” das noviças, fazendo-as acreditar que eram “freiras”, com o “embuste” de que a instituição seguia os rituais e os princípios da religião Católica.

“As longas jornadas de trabalho também faziam parte do plano dos arguidos, que podiam chegar às 20 horas [diárias], mas que nunca seriam inferiores a 14 horas”, indicou a juíza presidente, acrescentando que as ofendidas ficavam sujeitas “à tirania” dos arguidos, que utilizavam a crença religiosa das ofendidas “como embuste” para a prática de crimes.

À saída do Tribunal de Guimarães, o advogado de três dos arguidos disse aos jornalistas que vai recorrer da condenação.

O MP refere na acusação que os arguidos diziam às jovens que “tinham sido escolhidas por Deus, convencendo-as de que deviam escolher a vida religiosa”, e que, caso negassem as suas vocações, teriam castigos “divinos”, problemas familiares e mortes na família.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

Publicado

em

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de outubro.

O evento tem inicio junto ao Mosteiro de Arnoso e termina na praia fluvial de Arnoso Santa Eulália. Existem várias opções, desde o Kids Run, um percurso de 800 metros para as crianças, até ao Trail Longo de 19 quilómetros.

As inscrições estão abertas até ao dia 2 de outubro e poderão ser efetuadas aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

Publicado

em

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado para as 16 horas.

As inscrições já se encontram abertas, sendo o dia 6 de setembro a data limite para quem quiser participar na corrida se inscrever. Inscreva-se aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

Publicado

em

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto, dias 27 e 28 de agosto.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

Publicado

em

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa de Ténis: ” As salinas de Aveiro B ( *** ) ” organizado pelo Clube Ténis de Aveiro, entre os dias 13 e 16 de agosto.

Na final do torneio, a atleta famalicense venceu Nicole Giannini do Beloura TA por 6-1 ; 6-1. Este torneio antecede o campeonato nacional de juniores (sub-18) que se realiza entre 23 e 28 de Agosto e no qual Mafalda Guedes marcará presença.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Aberta nova circular na zona industrial a sul da cidade

Publicado

em

A nova via estruturante do Parque Empresarial Terra Negra, que abrange as freguesias de Ribeirão e Lousado, já se encontra aberta à circulação de veículos em toda a sua extensão, num total de cerca de dois quilómetros.

A obra resultou de uma parceria entre o município de Vila Nova de Famalicão e a empresa multinacional Continental Mabor, num investimento da autarquia superior a um milhão de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: AD Castelões juntou 80 participantes numa ida ao São Bento

Publicado

em

A secção Vá Caminha da Associação Desportiva de Castelões (AD Castelões) realizou, no passado dia 7 de agosto, uma peregrinação até ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, tendo juntado um total de 80 participantes.

O percurso demorou cerca de 10 horas a ser percorrido e foi feito maioritariamente durante a noite.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: três jovens feridos em colisão

Publicado

em

Três jovens ficaram feridos na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na via intermunicipal, em Riba d’AVe, Famalicão, na tarde desta quarta-feira.

As vítimas, todas do sexo masculino, foram transportadas para o Hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: Campicarn adquire duas fábricas em Torres Novas

Publicado

em

A Campicarn, empresa produtora de carne sediada em Famalicão, adquiriu duas fábricas localizadas em Torres Vedras. O anúncio foi feito pela Savills Portugal, esta quarta-feira.

Para além dos “ganhos logísticos” relacionados com a nova localização, Manuel Martins, presidente do Conselho de Administração da Campicarn, afirmou que este investimento “aumentará e diversificará a sua capacidade produtiva e, por conseguinte, poderá responder às necessidades dos seus clientes de forma mais eficaz e eficiente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Iniciativa Liberal reúne-se com encarregados de educação

Publicado

em

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal anunciou, através de comunicado à imprensa, que se reuniu, esta terça-feira, dia 16 de agosto, com encarregados de educação, maioritariamente da escola Senador Sousa Fernandes, na União de Freguesias de Famalicão e Calendário, devido ao novo ano letivo.

O objetivo foi “tentar perceber as dificuldades e desafios que as escolas do concelho possam
estar a passar”. Na reunião esteve presente Rui Rocha, deputado liberal eleito por Braga, que se comprometeu a “interpelar o Ministério da Educação relativamente a alguns dos problemas discutidos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Entretenimento

Famalicão: 6ª edição do Mel arranca esta sexta-feira

Publicado

em

A sexta edição do Mel – piquenique das artes decorre esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa, em Famalicão. A organização do evento está a cargo da Elogio Vádio – associação cultural.

O tema da edição deste ano é o “indizível”. O programa contará com propostas de cinema, fotografia, música e vídeo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Economiahá 1 hora

Na Brasa – Hamburgueria Artesanal

Abriu em Famalicão e espera por si com originais hambúrgueres confecionados na grelha cúmplices dos sabores diferenciados chegados do Brasil....

Desportohá 1 hora

Famalicão: Inscrições abertas para o Trail Mosteiro de Arnoso

O Trail Mosteiro de Arnoso, organizado pela associação Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, está agendado para o dia 9 de...

Paíshá 3 horas

Porto: Condutor em fuga à PSP atropela homem na Avenida da Boavista

Na manhã desta quinta-feira, um condutor entrou em contramão na Avenida da Boavista, o que resultou no atropelamento de um...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Inscrições abertas para a 6ª corrida Esmeriz/Cabeçudos

A sexta edição da corrida Esmeriz/Cabeçudos está agendada para o dia 10 de setembro. O início da prova está agendado...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Sr. dos Perdões agendado para o último fim de semana de agosto

As festas em honra do Sr. dos Perdões, em Ribeirão, decorrem ao longo do último fim de semana de agosto,...

Paíshá 6 horas

Condução sob efeito de álcool supera valores pré-pandemia

Nos primeiros seis meses de 2022, registaram-se quase 20 mil infrações rodoviárias. Um número que supera significativamente os valores pré-pandemia....

Regiãohá 7 horas

Vila do Conde: Feira de Gastronomia instalada até dia 28

Regressou, esta quinta-feira, a Vila do Conde, a Feira de Gastronomia, que ficará instalada até ao dia 28 de agosto....

Desportohá 8 horas

Famalicão: Mafalda Guedes vence torneio sénior de ténis em Aveiro

A famalicense Mafalda Guedes, atleta da Escola de Ténis da Maia, foi a vencedora do torneio sénior da Federação Portuguesa...

Paíshá 8 horas

Época balnear já conta com 17 banhistas afogados

Desde o início da época balnear até esta quarta-feira já morreram 17 banhistas afogados nas praias portuguesas, um número que...

Desportohá 9 horas

Pablo Pichardo é campeão europeu em triplo salto

Pedro Pablo Pichardo subiu ao pódio nos Europeus de atletismo, que estão a decorrer em Munique, tornando-se campeão europeu em...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES