Famalicão
Marta Temido responde a deputado famalicense em relação à Extensão de Saúde de Fradelos

Em resposta ao Deputado Jorge Paulo Oliveira a ministra da Saúde, Marta Temido, esclarece futuro da Unidade de Saúde de Fradelos e diz que os 261 utentes residentes na freguesia não têm médico de família porque se recusaram a inscreverem-se na USF de Ribeirão.
Recorde-se que o Deputado social-democrata solicitou ao Governo que esclarecesse por quanto mais tempo se iria manter a falta de recursos na Extensão de Saúde de Fradelos, sem serviços há mais de seis meses, e se a aposta da ministra da Saúde passava pelo esvaziamento daquela unidade.
De acordo com o Gabinete de Marta Temido, a resposta foi esclarecedora e a suspensão dos serviços na extensão de Saúde de Fradelos resultou da necessidade de proceder a uma concentração dos serviços como resposta no combate à pandemia. Jorge Paulo Oliveira considera que a ministra da Saúde “nada esclareceu sobre o regresso do médico e do enfermeiro que já estiveram alocados”, contudo, salienta que o seu encerramento “está nos horizontes do Governo”, porque na resposta ao deputado, pode ler-se “que a extensão de saúde de Fradelos, desde há vários tem como solução definida a inscrição de todos os seus utentes na USF de Ribeirão, sendo que o alargamento de 6 para 7 listas médicas visava a inscrição dos restantes elementos que em 2018 (926 utentes) se encontravam sem médico”.

Famalicão
Famalicão: Empresários, músicos e futebolistas contam histórias de vida no “Encontro Desenvolvimento Pessoal” em Ruivães

A AESACADEMY na freguesia de Ruivães, no concelho de Famalicão, recebe, este sábado, 30 de setembro, o “Encontro Desenvolvimento Pessoal”, uma sessão onde serão partilhadas histórias de vida, que visam inspirar os presentes.
Aqui, serão escutadas as palestras do empresário André Vieira de Castro, Vitor Bandão também empresário, Hélder Ferreira, empresário, do músico Vítor Rodrigues e do futebolista Ukra.
A sessão realiza-se entre as 15:00 e as 18:00, com entrada livre, embora sujeita a inscrição prévia, através da página: https://bit.ly/InscricaoEDP
Desporto
Famalicense Sílvio Nogueira sagra-se vice-campeão europeu de basquetebol em cadeira de rodas

A medalha de prata foi conquistada pela seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas, onde participa o atleta famalicense Sílvio Nogueira, este sábado, no encerramento do Campeonato da Europa – Divisão C. No confronto da final, Portugal enfrentou a sólida equipa da Chéquia, com a vitória a ser conquistada pelos adversários.
O embate que se previa equilibrado e competitivo viu a equipa das Quinas em busca do título europeu, juntando-se à já assegurada subida de divisão. Os primeiros minutos testemunharam equilíbrio entre as duas equipas, mas a Chéquia assumiu o controlo no início do segundo período.
Portugal procurava reduzir a desvantagem, mas a maior eficácia dos adversários, em parte devido à vantagem física, foi decisiva, levando ao intervalo com um resultado desfavorável de 41-21. A pausa foi benéfica para a equipa liderada por Óscar Trigo, que regressou com maior intensidade tanto na defesa quanto no ataque. A seleção nacional encurtou a distância e manteve a fé, porém, a serenidade da Chéquia fez a diferença.
Portugal lutou até ao fim, mas a vitória sorriu ao adversário. Apesar disso, a equipa das Quinas encerrou a sua notável prestação no europeu com quatro vitórias e apenas uma derrota, garantindo a medalha de prata e a desejada promoção para a divisão B.
Luís Domingos, em destaque pela seleção portuguesa, foi selecionado para o cinco ideal do torneio.
Foto: FPB/DR
Famalicão
Famalicão: Lameiras recebem palestra “A importância do papel do Cuidador Informal na Demência”

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Associação de Moradores das Lameiras convida toda a comunidade a participar numa palestra que discutirá o tema, “A importância do papel do Cuidador Informal na Demência”.
O evento terá lugar no próximo dia 28 de setembro, na sala de formação do Centro Social das Lameiras, pelas 18 horas.
A palestra contará com a colaboração da associação “Casa da Memória Viva” e do Projeto Cuidar Maior, um projeto que se dedica à intervenção individualizada e personalizada para combater o Burnout dos Cuidadores Informais.
As inscrições para o evento podem ser realizadas através dos seguintes contactos: 252 501 700 ou por e-mail para: psicologa@amlameiras.pt

-
Desportohá 1 semana
RELATO | Rio Ave FC 1-1 FC Famalicão
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão vai “pedalar para sensibilizar” para a sustentabilidade e mobilidade leve este sábado
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: Câmara e Gindança apresentam 9.ª edição do festival “Famalicão Dança”
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Vereadora fala sobre os 10 anos da Casa da Juventude