Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Freira “lanchava mousse com espumante” enquanto limitava alimentação de noviças

Publicado

em

O julgamento de um padre e várias freiras do convento Fraternidade Cristo Jovem, em Requião, acusados de escravidão, prossegue no Tribunal de Guimarães com audição de várias ex-noviças que frequentaram o convento.

De acordo com o JN, uma destas testemunhas terá acusado os responsáveis do convento de lhes racionar a alimentação, apesar de serem bastantes os alimentos doados à organização.

Segundo a testemunha, tudo isto era feito pelas freiras que alegavam que “comer era falta de espírito”, apesar das jornadas de trabalho que podiam durar “12, 13, 14 horas”, segundo a antiga noviça.

Esta realça ainda o hábito de uma das freiras que, segundo a testemunha, “lanchava mousse de chocolate e espumante, e se este não fosse de qualidade, já não lanchava, porque dizia que estragava o sabor da mousse”, salientou.

No decorrer deste relato afirmou ainda que foi agredida várias vezes pelo padre e pelas freiras que controlavam apertadamente a duração dos banhos e que obrigavam as jovens a andar sem cuecas, como castigo.

Segundo esta, quando este castigo não era cumprido as noviças eram obrigadas a usar umas cuecas “comunitárias”, partilhadas por outras residentes na instituição.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicense Abraão Costa representa Portugal no Erasmus 35

Publicado

em

Abraão Costa, secretário geral executivo da associação famalicense PASEC, é o representante português nomeado para a Convenção “Erasmus35”, que assinala os 35 anos do Erasmus +.

O evento é organizado pela Direção-Geral da Comissão Europeia para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura e proporcionará uma oportunidade de encontro entre os participantes do Programa, fundadores do Erasmus e a Comissão Europeia a alto nível político.

Trinta e Cinco figuras que se destacaram no Erasmus+ nos últimos 35 anos, entre elas Abraão Costa, de todos os países do Programa e de todos os setores serão convidados a trocar e compartilhar reflexões sobre o passado e expectativas sobre o futuro do Programa Erasmus+. Será um momento de reflexão que visa traçar o caminho desde as origens do Erasmus+ até ao que se tornou hoje.

O evento tem lugar dia 20 janeiro de 2023, e contará com transmissão em direto através dos meios online da União Europeia.

Refira-se que Abraão Costa é formador, animador socioeducativo e professor. É formador do Programa Erasmus há mais de 10 anos é ainda Formador do Corpo Europeu de Solidariedade. Entre 2014 e 2020, no âmbito do Programa Erasmus +, coordenou 23 projetos. No total, os projetos que orientou envolveram mais de 2380 participantes diretos. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostra Comunitária anima freguesia de Vale S. Cosme

Publicado

em

A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, recebeu este fim de semana, de 24 e 25 de setembro, a sua Mostra Comunitária.

O adro da freguesia ganhou cor, alegria e muita atividade, com artesãos e associações a mostrarem o seu trabalho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: bombeira dos BV de Riba d’Ave conquista pódio na subida ao Bom Jesus

Publicado

em

Mónica Daniela, dos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave conquistou o terceiro lugar do pódio feminino na subida ao escadório do Bom jesus, em Braga, que decorreu este sábado.

BV Riba de Ave

Intitulada “Escadórios da Humanidade, a iniciativa contou com a presença de mais de 800 bombeiros de 156 corporações e 9 nacionalidades – Portugal, Espanha, Polónia, Roménia Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra.

Participaram as três corporações de bombeiros do concelho: BV Famalicão, BV Famalicenses e BV Riba d’Ave.

BV Famalicão

Os BV Famalicão estiveram representados com por 9 elementos, Já os BV Famalicenses estiveram presentes neste evento com dois voluntários. Os BV de Riba de Ave trouxeram o melhor resultado para Famalicão, com a subida ao pódio, na geral femininos.

BV Famalicenses
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: Maior transportador da Suíça investe um milhão de euros e cria academia de formação

Publicado

em

A Galliker Transport AG, o maior transportador logístico da Suíça e o sétimo maior da Europa, vai criar uma unidade de recrutamento e formação em Vila Nova de Famalicão, num investimento inicial que ascende a um milhão de euros.

A Driver Academy by Galliker será oficialmente apresentada na próxima quarta-feira (28 de setembro), às 16h30, nas novas instalações em Vilarinho das Cambas, com a presença de Rolf Galliker, diretor do grupo suíço.

Fundada em 1918, a empresa é ainda totalmente gerida pela família Galliker e tem 3.300 funcionários distribuídos por seis países, incluindo 665 funcionários portugueses, que, segundo os responsáveis da Galliker, foram fundamentais para esta aposta do grupo em Portugal.

No passado mês de julho, a Galliker adquiriu a empresa portuguesa Velltrans, com sede em Perafita (Matosinhos), e mais recentemente concluiu também a aquisição de uma escola de condução de pesados em Braga, estrutura que servirá agora de base para o novo projeto criado em Famalicão.

A Driver Academy by Galliker representa um investimento inicial de um milhão de euros e pretende recrutar e formar motoristas de pesados em Portugal, para uma futura carreira na Suíça, com as condições salariais e regalias praticadas naquele país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

O Parque da Devesa em Famalicão é palco do BeAtive em Família

Publicado

em

Com a intenção de pôr as famílias famalicenses a mexer, o Município de Vila Nova de Famalicão convidou-as para uma tarde de muito exercício físico no “BeActive em Família”. A iniciativa, a decorrer no Parque da Devesa, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, conta com cinco espaços gratuitos onde se pode conhecer e experimentar vária modalidade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

ACES Famalicão homenageia Helena Marques

Publicado

em

Após 43 anos ao serviço da saúde e em tempo de aposentação, a médica famalicense foi alvo de uma homenagem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Localizada e detida mulher condenada por crime de homicídio contra jovem famalicense

Publicado

em

As Autoridades Judiciárias e a Polícia Judiciária de Cabo Verde, em articulação com as Autoridades Judiciárias Portuguesas e a Polícia Judiciária portuguesa, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, localizaram e detiveram mediante cumprimento de mandado de detenção internacional, uma mulher portuguesa, com 41 anos de idade, condenada pela prática de um crime de homicídio qualificado, ocorrido em 24 de dezembro de 2016 na cidade de Lisboa, sendo vítima o seu companheiro, indivíduo também português, Hugo Oliveira, natural de Famalicão com 25 anos de idade.

No decurso das diligências de investigação efetuadas após o conhecimento da notícia do crime, a arguida agora localizada, foi detida, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, na vigência da qual foi condenada em primeira instância a pena de prisão de 17 anos.

Por motivos jurídico atendíveis e sem que a sentença condenatória proferida em primeira instância tivesse transitado em julgado, a arguida acabou por ser colocada em liberdade, encetando fuga para parte incerta.

Por decisão judicial com força executiva, transitada em julgado a 08/04/2021, foi reconfirmada a decisão de primeira instância, confirmando a condenação da arguida a pena de 17 anos de prisão.

Após múltiplos contactos entre os serviços da Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Judiciária de Cabo Verde, veio a ser possível a localização da arguida naquele país e a sua detenção, mediante cumprimento de mandado de detenção internacional emitido pelas Autoridades Judiciárias portuguesas e cumprido pelos serviços da Polícia Judiciária de Cabo Verde.

Aguardam-se agora os trâmites legais relativos à extradição da arguida agora detida, de Cabo Verde para Portugal, para cumprimento do remanescente da pena de prisão em que foi condenada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Rosinha anima Festas em Honra de S. Miguel em Seide

Publicado

em

S. Miguel de Seide realiza, nos dias 23, 24, 25 e 29 de setembro, as Festas em Honra de S. Miguel, um evento que promete cerimónias religiosas, assim como muita música e fogo de artifício.

Sexta-feira, 23 de setembro a animação estará a cargo de Liliana Oliveira c/ Coração Minhoto e DJ Assis Martim.

Dia 24, a cabeça de cartaz será a cantora Rosinha, seguida por uma sessão de fogo de artifício às 03:00.

No domingo estará presente a Procissão Eucarística acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros, seguido de um espetáculo musical do grupo 4 MENS.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Soraia Chaves em destaque no frestival de cinema Ymotion

Publicado

em

Soraia Chaves é a grande homenageada da 8ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se realiza de 21 a 26 de novembro, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Famalicão. 

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sol e temperaturas amenas para já. Chuva chega no final da próxima semana

Publicado

em

Apesar da chegada do outono, as temperaturas máximas deverão manter-se entre os 20.º e os 24.º graus, nos próximos sete dias, no concelho de Famalicão, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A chuva deverá regressar na próxima quinta-feira, de acordo com as mesmas previsões, que indicam tamém uma ligeira descida das temperaturas para os últimos dias da próxima semana.

As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 10.º e os 15.º graus durante o mesmo período.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Preço da carne pode aumentar entre 15 a 20% até fevereiro

O preço da carne poderá aumentar entre 15 e 20 por cento até fevereiro. A Associação Portuguesa dos Industriais de...

Desportohá 14 horas

Benfica conquista Supertaça feminina de futsal

O Benfica conquistou este domingo pela sétima vez a Supertaça feminina de futsal, ao bater na final, disputada no Centro...

Famalicãohá 15 horas

Famalicense Abraão Costa representa Portugal no Erasmus 35

Abraão Costa, secretário geral executivo da associação famalicense PASEC, é o representante português nomeado para a Convenção “Erasmus35”, que assinala...

Paíshá 15 horas

Governo gasta 800 mil euros em obras de arte

O Governo aprovou a aquisição de 73 obras de arte de 64 artistas, em 2022, para a Colecção Estatal de...

Paíshá 15 horas

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para comprar casa

As transacções imobiliárias de compradores estrangeiros no segundo trimestre do ano “continuaram a aumentar a taxas significativamente superiores”, de acordo...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mostra Comunitária anima freguesia de Vale S. Cosme

A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, recebeu este fim de semana, de 24 e 25 de setembro, a...

Mundohá 17 horas

Papa Francisco pede “paz e dignidade” para migrantes

O Papa Francisco pediu este domingo aos governantes iniciativas eficazes para acabar com a guerra na Ucrânia e, no dia...

Regiãohá 18 horas

Porto: Hospital de S. João abre Banco de Leite Humano para salvar bebés doentes

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre esta segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: bombeira dos BV de Riba d’Ave conquista pódio na subida ao Bom Jesus

Mónica Daniela, dos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave conquistou o terceiro lugar do pódio feminino na subida ao escadório do...

Economiahá 20 horas

Famalicão: Maior transportador da Suíça investe um milhão de euros e cria academia de formação

A Galliker Transport AG, o maior transportador logístico da Suíça e o sétimo maior da Europa, vai criar uma unidade...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES