Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Manowar recebidos no Louro por multidão em êxtase (VÍDEO)

Publicado

em

O lendários mestres do metal Manowar viajaram de Nova Iorque para Vila Nova de Famalicão e “arrastaram” consigo uma multidão de fãs, ansiosos para testemunharem ao vivo os dotes musicais de Joey DeMaio e companhia.

Todos os que se dirigiram à fregusia do Louro, esta quinta-feira, foram presenteados com a performance ao vivo de uma das mais respeitadas bandas de heavy metal do mundo.

Juntando o “peso” das guitarras ao tecnicismo virtuoso que lhes é conhecido, os Manowar deram um ‘show’ memoravel, como não podia deixar de ser.

VÍDEO: ANTÓNIO FREITAS / dr
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: CRP Delães recebe Este FC para disputar a 16.ª jornada este domingo

Publicado

em

O CRP Delães recebe, este domingo, o Este FC para disputar a 16.ª jornada da série B da Divisão de Honra, da Associação de Futebol de Braga.

Esta partida está agendada para a 15:00, no Campo da Portela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Hóquei: FAC disputa 16:º jornada frente ao GRF Murches este sábado

Publicado

em

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube desloca-se, este sábado, para disputar a 16.ª jornada da 1.ª Divisão do Campeonato Placard, frente ao GRF Murches, em Cascais.

A partida está agendada para as 16:00, no Pavilhão Desportivo de Murches.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado pelas vozes de Pedro Ferreira e Patrícia Costa

Publicado

em

A Casa das Artes recebe, no dia 09 de fevereiro, quinta-feira, mais uma noite de fado, pelas vozes de Pedro Ferreira e Patrícia Costa.

Estes serão acompanhados na guitarra portuguesa por João Martins, João Araújo na viola de fado e Filipe Teixeira na viola baixo.

Este concerto está agendado para as 21:30, no Café-Concerto, da Casa das Artes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

“Passeio de Inverno” de automóveis antigos passa por Famalicão este sábado

Publicado

em

Realiza-se este, sábado e domingo, o “Passeio de Inverno” do Clube Português de Automóveis Antigos, que irá fazer o percurso entre Leça do Balio e Monção, contando com uma paragem em Famalicão, de acordo com o Jornal dos Clássicos.

Com partida marcada em Leça do Balio, às 09:30 deste sábado, estes “clássicos” partem em direção a Famalicão, onde deverão chegar cerca das 10:00.

Para as 11:00 está agendada uma visita ao Museu da Industria Têxtil.

De seguida partirão para Ponte da Barca, para onde está programada a paragem para o almoço.

Programa:

Sábado, 4 de Fevereiro
09h30 – Encontro no Mosteiro de Leça do Balio
10h00 – Saída em direção a Vila Nova de Famalicão
11h00 – Visita ao Museu da Indústria Têxtil (oferta de café e bolinho)
13h30 – Almoço no Restaurante Sant’Ana, em Ponte da Barca
16h00 – Visita ao Museu do Brinquedo, em Ponte de Lima
18h30 – Chegada ao Hotel Convento dos Capuchos, em Monção
20h30 – Jantar no Hotel Convento dos Capuchos

Domingo, 5 de Fevereiro
10h15 – Saída do Hotel Convento dos Capuchos
10h30 – Visita ao Palácio da Brejoeira
13h30 – Almoço no Boega Hotel, em V. N. Cerveira

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Renato Cunha é o novo chef residente da Praça-Mercado

Publicado

em

O famalicense Renato Cunha passa a ser o chef residente da Praça-Mercado de Famalicão.

Renato Cunha, nasceu em V. N. Famalicão, a 6 de fevereiro de 1975, e é o chefe e o proprietário do Ferrugem e docente na Universidade Portucalense no Porto.

O Ferrugem abriu as suas portas em 2006, no concelho natal de Renato Cunha e que, em 2016, o reconheceu com a Medalha de Mérito Municipal Económico. Em 2012 foi eleito Chefe de Cozinha do Ano pela Revista Wine e, em 2017, o Ferrugem foi eleito Restaurante do Ano pela Revista Vinho Grandes Escolhas. Ainda no capítulo báquico, com o Ferrugem conquistou o diploma de ouro nas últimas edições do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, assim como quatro diplomas de ouro em cinco participações no Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa de Esmeriz recebe sessão de esclarecimento sobre recuperação do rio Pelhe

Publicado

em

Realiza-se este sábado, às 21:30, na Casa de Esmeriz uma ação de esclarecimento intitulada “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia do Ave – VN Famalicão – Rio Pelhe”.

De acordo com a Junta de freguesia, esta iniciativa visa reabilitar e valorizar os ecossistemas ribeirinhos do rio Pelhe, atravessando zonas agrícolas / florestal e aglomerados urbanos.

Para abordar o tema estará presente o especialista em Reabilitação de Rios, Dr. Pedro Teiga, Doutor em Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

“A ação de esclarecimento destina-se não só à população em geral, mas, sobretudo, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água”, explicam os responsáveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Centro de Recolha Animal resgata gato preso em Landim

Publicado

em

O Centro de Recolha Animal de Famalicão levou a cabo, na noite desta quarta-feira, o salvamento de uma gata, que ficou presa, depois de ter subido um poste de telecomunicações, com cerca de 8 metros, na freguesia de Landim, em Famalicão.

A operação de resgate demorou cerca de 30 minutos.

O animal escapou ileso e já foi entregue ao seu tutor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Feira Anual Senhora das Candeias de Landim realiza-se esta quinta-feira

Publicado

em

Realiza-se, esta quinta feira, na freguesia de Landim, em Famalicão, a feira anual em celebração da Senhora das Candeias.

Está feira, com lugar marcado no Largo das Tílias, é dedicada à venda e concurso de gado bovino e atraindo curiosos e amantes das feiras de equídeos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Colisão deixa trânsito condicionado na Estrada Nacional em Calendário

Publicado

em

Uma colisão deixou condicionado o trânsito na Estrada Nacional 14, em frente às instalações do centro saúde de S. Miguel-o-Anjo, na freguesia de Calendário, em Famalicão.

Elementos da PSP foram destacados para o local, pouco depois das 18:30, para registar a ocorrência, que deixou o trânsito condicionado, sobretudo no sentido Porto-Famalicão.

De acordo com informações recolhidas pela Fama TV, não resultaram feridos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Jovens com deficiência mental vão “virar” artistas de circo no INAC

Publicado

em

 Cinco jovens com deficiência mental vão “virar” artistas de circo em Vila Nova de Famalicão, no âmbito de um projeto de inclusão que está a ser trabalhado nas instalações do Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC), naquele concelho.

Os ensaios começaram hoje mesmo, estando a estreia da “peça” marcada para 29 de abril, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Famalicão.

Malabares, roda alemã, manipulação de objetos e movimento e interpretação são as “cadeiras” que aqueles cinco novos artistas de circo vão ter de fazer, antes de subirem ao palco.

Três deles são portadores de trissomia 21, os outros dois sofrem de algum atraso cognitivo, mas todos eles se mostram entusiasmados e empenhados para que no dia da verdade tudo corra pelo melhor.

“Vai ser um espetáculo maravilhoso”, diz Nuno Filipe, de 36 anos, manifestado particular sedução pelos movimentos na roda alemã.

Utente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Famalicão, Nuno Filipe diz que se aguenta bem na roda e que quer “brilhar” no dia da estreia.

Da mesma forma, Joaquim Freitas, utente da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, manifesta-se muito orgulhoso “por fazer parte do circo” e confessa que já aprendeu “muita coisa”.

“Gosto muito dos malabares”, assegura, enquanto faz uma pequena pausa no treino de “troca de bolas” com outro colega.

A diretora artística da peça, Carolina Fernandes, explica que a trama se inspira numa história verídica, em que um grupo de exploradores se perde na Antártida e luta pela “salvação”.

“Estão num espaço completamente deserto e sem quaisquer recursos, é uma história de resiliência e de sobrevivência, que é contada através de vários aparelhos de circo”, explica.

Além dos cinco atores com deficiência, a peça “Ilha Elefante” conta ainda com a participação de dois profissionais.

Segundo Juliana Moura, da direção do INAC, este projeto de inclusão, denominado PANOMARA – Protagonizar Novos Riscos no Circo Contemporâneo, vai estender-se durante dois anos e decorre no âmbito da candidatura Partis & Art For Change, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação la Caixa.

Os participantes são utentes das seis instituições do concelho de Famalicão que trabalham com este público.

“É um projeto muito desafiador mas ao mesmo tempo muito gratificante”, confessa Juliana Moura.

A responsável aludiu aos “preconceitos que é ainda preciso quebrar” no caminho da inclusão, mas sublinhou que esse é um caminho que o INAC está a trilhar há cerca de quatro anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 22 minutos

Famalicão: CRP Delães recebe Este FC para disputar a 16.ª jornada este domingo

O CRP Delães recebe, este domingo, o Este FC para disputar a 16.ª jornada da série B da Divisão de...

Desportohá 29 minutos

Roteiro Associativo -AFSA

Márcio Sousa: “Estamos a dar formação na arbitragem para uniformizar os critérios” Em entrevista à FamaTV, Márcio Sousa, presidente da...

Desportohá 1 hora

Hóquei: FAC disputa 16:º jornada frente ao GRF Murches este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube desloca-se, este sábado, para disputar a 16.ª jornada da 1.ª...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado pelas vozes de Pedro Ferreira e Patrícia Costa

A Casa das Artes recebe, no dia 09 de fevereiro, quinta-feira, mais uma noite de fado, pelas vozes de Pedro...

Famalicãohá 2 horas

“Passeio de Inverno” de automóveis antigos passa por Famalicão este sábado

Realiza-se este, sábado e domingo, o “Passeio de Inverno” do Clube Português de Automóveis Antigos, que irá fazer o percurso...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Renato Cunha é o novo chef residente da Praça-Mercado

O famalicense Renato Cunha passa a ser o chef residente da Praça-Mercado de Famalicão. Renato Cunha, nasceu em V. N....

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Casa de Esmeriz recebe sessão de esclarecimento sobre recuperação do rio Pelhe

Realiza-se este sábado, às 21:30, na Casa de Esmeriz uma ação de esclarecimento intitulada “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Centro de Recolha Animal resgata gato preso em Landim

O Centro de Recolha Animal de Famalicão levou a cabo, na noite desta quarta-feira, o salvamento de uma gata, que...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Feira Anual Senhora das Candeias de Landim realiza-se esta quinta-feira

Realiza-se, esta quinta feira, na freguesia de Landim, em Famalicão, a feira anual em celebração da Senhora das Candeias. Está...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Colisão deixa trânsito condicionado na Estrada Nacional em Calendário

Uma colisão deixou condicionado o trânsito na Estrada Nacional 14, em frente às instalações do centro saúde de S. Miguel-o-Anjo,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES