Siga-nos nas redes

Desporto

“A diferença entre uma boa e má época está no início” -diz o treinador do Famalicão Rui Pedro Silva

Publicado

em

O treinador do Famalicão salientou, esta terça-feira, a importância de começar bem a época na I Liga de futebol, de forma a dar “continuidade ao trabalho desenvolvido”.

Rui Pedro Silva abordou os objetivos para a nova época e mostrou-se otimista em relação ao futuro.

“É importante começar bem, já definimos isso enquanto grupo. Queremos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver e sabemos bem a importância de iniciarmos bem o campeonato. É importante mantermos a nossa base de trabalho, que é a exigência, a competitividade da equipa e a robustez”, disse o técnico aos jornalistas.

Questionado sobre se o seu pensamento poderá chegar aos patamares europeus, o treinador do Famalicão foi cauteloso, ainda assim sem esconder o ‘sonho’.

“O campeonato português é muito competitivo, há uma grande disputa desde o quinto lugar até à descida de divisão. Assim, todas as equipas ambicionam isso todos os anos. É isso que também ambicionamos, estar o mais alto possível em todas as jornadas e manter sempre essa posição”, frisou.

O técnico famalicense, que assumiu o comando técnico da equipa a meio da época passada, em dezembro, substituindo Ivo Vieira destacou o facto de estar a trabalhar desde o início da temporada com o plantel.

“A pré-época para nós é fundamental, é a nossa base, onde aplicamos os nossos princípios e onde temos mais tempo de trabalho. Queremos que esta fase seja um reforço para os jogadores e que estes possam fazer os 34 jogos. A diferença entre uma boa e má época está no início. Iniciar bem a temporada dá-nos alguma tranquilidade e nós sabemos a importância de jogar com confiança e com os pontos. Todas as equipas têm mais confiança no seu jogo quando têm essa tranquilidade”, salientou ainda.

O treino aberto da equipa principal do Famalicão contou com dezenas de adeptos que estiveram no campo 2 do emblema famalicense para apoiar a equipa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Atleta do FAC em 5.º lugar no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu

Publicado

em

O atleta Nuno Matos, do Famalicense Atlético Clube conquistou o 5.º lugar no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu, realizado entre os dias 23 e 29 de janeiro, em Paris.

Entre 4 mil lutadores e numa “pole” e com 23 atletas de alto nível, Nuno Matos destacou-se entre estes e prepara já a sua participação, no campeonato regional, que será disputado em Nantes, também em França.

O emblema famalicense congratula o atleta, desejando sorte para os seus desafios futuros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Tribunal do Desporto mantém castigo a dirigente por “comportamentos ofensivos e discriminatórios”

Publicado

em

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) manteve hoje o castigo imposto ao dirigente do Famalicão Samuel Costa pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por comportamentos de assédio sexual e discriminação a duas futebolistas.

“O Colégio Arbitral decide, por unanimidade, julgar improcedente, por não provado, o pedido de revogação do acórdão que condenou o demandante e, em consequência, manter a decisão recorrida na parte que condena o demandante pela prática de duas infrações”, refere a decisão arbitral do TAD, a que a agência Lusa teve acesso.

Assim, depois de analisado o recurso apresentado pelo dirigente do futebol feminino do Famalicão, o TAD decidir manter a condenação imposta em novembro do ano passado pelo CD da FPF de ano e meio de suspensão, por três infrações muito graves, e 3.060 euros de multa.

Segundo o CD da FPF, Samuel Costa, que chegou ao Famalicão esta época, depois de ter trabalhado o Vitória de Guimarães (2020/21) e no Valadares Gaia (2021/22), “exercia autoridade relativamente às jogadoras” e “adotou comportamentos ofensivos e discriminatórios em função da orientação sexual, causando-lhes por essa via prejuízos também no plano da prática desportiva”.

O caso, que envolve também o treinador de futebol feminino do Famalicão Miguel Afonso, remonta a setembro, quando futebolistas que alinharam na equipa feminina do Rio Ave em 2020/21 denunciaram ações de assédio sexual.

Na sequência do processo instaurado pelo CD da FPF, Miguel Afonso foi suspenso por 35 meses e o diretor Samuel Costa por 18.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão oficializa contratação do guarda-redes de 18 anos Zé Henrique

Publicado

em

O FC Famalicão anunciou, esta terça-feira, a contratação de Zé Henrique, guarda-redes, de 18 anos, que iniciou o percurso de formação no Grémio Prudente, de onde saiu para o Palmeiras.

“Todos os jogadores brasileiros sonham com a possibilidade de jogar no futebol europeu. Poder fazê-lo numa equipa que proporciona todas as condições para a evolução de jovens jogadores é um passo muito importante na minha carreira”, disse aquando a sua contratação ao FC Famalicão.

“O Luiz Júnior será seguramente um modelo a seguir. Saiu muito jovem do Brasil e conseguiu trilhar um trajetória muito interessante no clube. Começou nos sub-19, passou pelos sub-23 e, fruto do seu trabalho, conseguiu chegar à equipa principal, onde tem demonstrado toda a sua qualidade”, afirmou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Basquetebol: FAC recebe AD Esposende para o último jogo da 1.ª fase

Publicado

em

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube joga, este sábado, o último jogo da 1.ª fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina.

Assim, o FAC recebe o AD Esposende, para disputar a 14.ª jornada.

A partida está agendada para as 18:00, no Pavilhão Municipal de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Otávio Silva do Flamengo assina pelo FC Famalicão e já notou que tem uma “torcida empolgante”

Publicado

em

O FC Famalicão anunciou, esta terça-feira a contratação do defesa central Otávio Silva, que até agora alinhava pelo Flamengo, no Brasil.

Pela primeira vez a jogar fora do seu país, o futebolista de 20 anos garante ser “um jogador
técnico, que gosto de desarmar os adversários e com bom jogo aéreo”.

Com o futebol do FC Famalicão “debaixo de olho” nos últimos jogos, Otávio já notou a “‘torcida’ empolgante”, que acompanha o Famalicão, afirmando-se ansioso para começar a fazer vibrar este grupo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão perde frente ao Damaiense após 13 jogos invictos

Publicado

em

A equipa sénior feminina do FC Famalicão perdeu, este domingo, por 3-1 frente, frente ao Damaiense, num jogo a contar para a jornada 12 da Liga BPI, quebrando uma sequência de 13 jogos sem derrotas.

As famalicenses chegaram mesmo a abrir o marcador, por Marie-Yasmine Alidou.

Seguiu-se o empate da equipa da casa, aos 26 minutos, e o golo que ditou a vitória da equipa da casa.

Segue-se agora a jornada 13 com jogo na
Academia FC Famalicão contra o CS Marítimo. O jogo será às 11h00 no dia 04 de fevereiro com
entrada gratuita para os sócios do FC Famalicão (restante publico 5€).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Hóquei: Riba d’Ave perdeu por 7-2 diante do Óquei Clube Barcelos

Publicado

em

O Ribad’Ave HC/Sifamir visitou no passado Domingo o Pavilhão Municipal de Barcelos, tendo saído derrotado por 7-2 diante o Óquei Clube Barcelos, em partida referente à 15ª jornada do Campeonato Placard1ª Divisão Hóquei em Patins. Ao intervalo a formação de Barcelos vencia já por 3-0 (golos de “Alvarinho”, André Centeno e Danilo Rampulla)perante um RAHC que embora esforçado não se mostrou com a intensidade devida para equilibrar a diferença de forças entre os dois conjuntos.

A segunda metade começou da melhor maneira para a formação da casa com “Vieirinha” a aumentar para 4-0logo aos 4’. “Alvarinho” aproveitou o balanço e no minuto seguinte fez o 5-0.Corria o minuto 13 quando Daniel Pinheiro reduziupara5-1, numa boa transição ofensiva. Mas “Vieirinha”, em tarde inspirada e ainda nesse minuto, voltou a colocar a diferença de 5 golos no marcador quando assinou o 6-1.

A formação famalicense teve oportunidade de reduzir, por duas vezes, de bola parada, mas desperdiçou ambas por intermédio de Pedro Silva. Miguel Rocha fez o 7-1aos 19’, num lance de enorme infelicidade para Álvaro Shehda que numa tentativa de rexassar a bola, acaba por meter o esférico na sua baliza. Iñigo Artacho, num desvio a remate de Carlos Loureiro, assinou o 7-2 final no minuto seguinte e que fechou as contas deste encontro. Na próxima jornada, oRiba d’Ave HC/Sifamir recebe no Parque das Tílias a Juventude de Viana/Neiva Sports. Esta partida está agendada para Sábado, 4 de Fevereiro, às 18h:3

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ribeirão FC recebe Arões SC para a 18.ª jornada do Pró-Nacional

Publicado

em

O Ribeirão FC recebe, este domingo, o Arões SC, a contar para a 18.ª jornada do campeonato Pró-Nacional.

A partida está agendada para as 15:00, no Estádio do Passal.

O preço do bilhete é 5 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Clube de Xadrez da Didáxis sobe ao Top 20 nacional

Publicado

em

O Clube de Xadrez A2D, da Didáxis de Famalicão, participou no passado dia 28 de janeiro no Campeonato Nacional
Semirrápidas por Equipas, que decorreu na Marinha Grande, nas instalações do Sport
Operário Marinhense, onde também se assinalou o 33.º Torneio de Xadrez Memorial Dr. José
Vareda. Foi mais um momento de homenagem a dois grandes homens do Xadrez: ao Dr. José
Vareda, um homem da terra. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de
Xadrez com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Sport Operário Marinhense.


Este evento registou um recorde de participação ao contar com um total de 113 equipas e 640
jogadores presentes, dos quais 33 eram Mestres titulados, provenientes de 22 países (Angola,
Áustria, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Espanha, Finlândia, República Dominicana,
Alemanha, Hong-Kong, Hungria, Itália, Países Baixos, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal,
Roménia, Rússia, S. Tomé e Príncipe e Ucrânia. Deste modo, esta prova continua a ser uma
das provas nacionais mais participadas de sempre, com uma grande tradição, em que cada
jogo foi disputado a quatro tabuleiros.


Viveram-se emoções fortes nas 9 rondas disputadas, em partidas de 10 minutos com mais 5
segundos de acréscimo por cada lance efetuado, com um nível técnico bastante elevado e um
equilíbrio enorme, com indecisão na classificação final até aos últimos lances.
O jovem clube famalicense foi uma agradável surpresa, pois classificou-se em 12.º lugar
ex-aqueo, quando à partida era o 25.º cabeça de série. Desta forma, obteve 19,5 pontos
em 36 possíveis (6 vitórias e 3 derrotas). O CX A2D foi representado por 4 atletas: WCM
Mariana Silva (1.º Tabuleiro; 2,5 pontos em 9 jogos), WFM Inês Silva (2º Tabuleiro; 5
pontos em 9 jogos), João Pedro Afonso (3.º Tabuleiro; 6,5 pontos em 9 jogos) e João
Viana (4.º tabuleiro, 5,5 pontos em 9 jogos). De salientar que o CX A2D foi a terceira
equipa melhor classificada do Distrito de Braga e alcançou o TOP-20 NACIONAL com
uma equipa constituída apenas por atletas portugueses.


A equipa vencedora foi o Vitória Sport Clube A que chegou ao fim das nove rondas empatado
em número de pontos de encontro com o Estrelas de São João de Brito A (25 em 27 possíveis,
referentes a sete vitórias e dois empates), mas beneficiou de um melhor desempate, graças ao
total da pontuação obtida por tabuleiros (31,5 contra 27,5). A fechar o pódio absoluto ficou a
equipa da A.XAT Montemor-o-Novo A, que defendia o título obtido na época transata.
Na próxima semana, 4 de fevereiro-15h, decorrerá a 2.ª sessão do CN Equipas da II e III
Divisão: a equipa A do CX A2D recebe o líder da prova CR Estarreja A no Complexo
Desportivo de Vale S. Cosme e a equipa B visitará a equipa B do Amanhã da Criança na Maia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

É oficial: Denilson Júnior assina pelo FC Famalicão

Publicado

em

 O avançado Denilson Júnior é reforço do Famalicão, com um contrato válido por uma temporada e meia, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

O brasileiro, de 27 anos, está de regresso a Portugal, onde representou Tondela e Paços Ferreira. Na sua carreira, destacam-se passagens por Fluminense, Avaí, São Paulo, Vitória e Atlético Mineiro, clubes pelos quais disputou o Brasileirão.

Denilson Júnior jogou ainda em Espanha, Azerbaijão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

“Estou muito feliz por ter assinado pelo Famalicão e pelo facto de estar de regresso ao futebol português. Tenho boas expectativas para este novo desafio na minha carreira. A língua irá ajudar bastante e sei que o plantel é muito acolhedor e unido”, referiu o jogador ao site do clube.

O brasileiro está confiante no futuro e prometeu dar o máximo para ajudar o grupo.

“Podem esperar tudo de mim. Sou um jogador de grupo e estou aqui para ajudar. Sou muito móvel e gosto de finalizar. Creio que serei muito feliz. O calor dos nossos adeptos dará confiança e permitirá que sobressaia a garra e a qualidade técnica”, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 minutos

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado pelas vozes de Pedro Ferreira e Patrícia Costa

A Casa das Artes recebe, no dia 09 de fevereiro, quinta-feira, mais uma noite de fado, pelas vozes de Pedro...

Famalicãohá 22 minutos

“Passeio de Inverno” de automóveis antigos passa por Famalicão este sábado

Realiza-se este, sábado e domingo, o “Passeio de Inverno” do Clube Português de Automóveis Antigos, que irá fazer o percurso...

Famalicãohá 44 minutos

Famalicão: Renato Cunha é o novo chef residente da Praça-Mercado

O famalicense Renato Cunha passa a ser o chef residente da Praça-Mercado de Famalicão. Renato Cunha, nasceu em V. N....

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Casa de Esmeriz recebe sessão de esclarecimento sobre recuperação do rio Pelhe

Realiza-se este sábado, às 21:30, na Casa de Esmeriz uma ação de esclarecimento intitulada “Recuperação e Valorização Hidrográfica da Bacia...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Centro de Recolha Animal resgata gato preso em Landim

O Centro de Recolha Animal de Famalicão levou a cabo, na noite desta quarta-feira, o salvamento de uma gata, que...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Feira Anual Senhora das Candeias de Landim realiza-se esta quinta-feira

Realiza-se, esta quinta feira, na freguesia de Landim, em Famalicão, a feira anual em celebração da Senhora das Candeias. Está...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Colisão deixa trânsito condicionado na Estrada Nacional em Calendário

Uma colisão deixou condicionado o trânsito na Estrada Nacional 14, em frente às instalações do centro saúde de S. Miguel-o-Anjo,...

Infotainmenthá 16 horas

Famalicão: Vão começar as obras para o novo parque lúdico de Vilarinho das Cambas

A freguesia de Vilarinho das Cambas, em Famalicão, passará a dispor de um parque lúdico, um novo espaço comunitário, que...

Regiãohá 17 horas

GNR recupera carrinha e cofre com 9 mil euros após assalto em Vila do Conde

Uma carrinha e mais de nove mil euros foram recuperados pela GNR, em Vila do Conde, esta terça-feira, na sequência...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Jovens com deficiência mental vão “virar” artistas de circo no INAC

 Cinco jovens com deficiência mental vão “virar” artistas de circo em Vila Nova de Famalicão, no âmbito de um projeto...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES