Desporto
“A diferença entre uma boa e má época está no início” -diz o treinador do Famalicão Rui Pedro Silva

O treinador do Famalicão salientou, esta terça-feira, a importância de começar bem a época na I Liga de futebol, de forma a dar “continuidade ao trabalho desenvolvido”.
Rui Pedro Silva abordou os objetivos para a nova época e mostrou-se otimista em relação ao futuro.
“É importante começar bem, já definimos isso enquanto grupo. Queremos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver e sabemos bem a importância de iniciarmos bem o campeonato. É importante mantermos a nossa base de trabalho, que é a exigência, a competitividade da equipa e a robustez”, disse o técnico aos jornalistas.
Questionado sobre se o seu pensamento poderá chegar aos patamares europeus, o treinador do Famalicão foi cauteloso, ainda assim sem esconder o ‘sonho’.
“O campeonato português é muito competitivo, há uma grande disputa desde o quinto lugar até à descida de divisão. Assim, todas as equipas ambicionam isso todos os anos. É isso que também ambicionamos, estar o mais alto possível em todas as jornadas e manter sempre essa posição”, frisou.
O técnico famalicense, que assumiu o comando técnico da equipa a meio da época passada, em dezembro, substituindo Ivo Vieira destacou o facto de estar a trabalhar desde o início da temporada com o plantel.
“A pré-época para nós é fundamental, é a nossa base, onde aplicamos os nossos princípios e onde temos mais tempo de trabalho. Queremos que esta fase seja um reforço para os jogadores e que estes possam fazer os 34 jogos. A diferença entre uma boa e má época está no início. Iniciar bem a temporada dá-nos alguma tranquilidade e nós sabemos a importância de jogar com confiança e com os pontos. Todas as equipas têm mais confiança no seu jogo quando têm essa tranquilidade”, salientou ainda.
O treino aberto da equipa principal do Famalicão contou com dezenas de adeptos que estiveram no campo 2 do emblema famalicense para apoiar a equipa.

Desporto
Jogo de homenagem a Neno ajuda instituição solidária de Famalicão “A Palavra”

No dia 10 de junho, exatamente dois anos após a trágica morte de Neno, antigo guarda-redes internacional português, o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, será o local de um jogo solidário em sua homenagem. O evento, intitulado “O legado de Neno”, é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Guimarães e da associação A Palavra, organização sem fins lucrativos de Famalicão.
A partida terá início às 17:00 e contará com a participação de duas equipas compostas principalmente por futebolistas e ex-futebolistas de renome. Entre os jogadores estarão Dimas, Oceano, Pedro Mendes, Nuno Assis, Jorge Andrade, Carlos Martins, Ricardo Quaresma, Yannick Djaló e Edinho. Uma das equipas, denominada “O legado de Neno”, será formada principalmente por ex-jogadores do Vitória de Guimarães, tendo Manuel Cajuda como treinador. A outra equipa será o “Futebol Solidário”, um projeto que utiliza o futebol como meio de integração em comunidades de bairros sociais, contando com um total de 28 jogadores.
Os bilhetes para o jogo terão o valor de cinco euros e a receita obtida será destinada à associação A Palavra, sediada em Vila Nova de Famalicão, à Casa da Criança de Guimarães e à Cercigui.
Além do jogo, o evento incluirá uma zona de fãs organizada pela Associação Vimaranense de Hotelaria, a partir das 14:00, bem como apresentações musicais antes e durante o intervalo da partida.
Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância de retribuir o legado deixado por Neno: “A forma de celebrar a vida do Neno é responder com um sorriso e com força, mesmo perante as dificuldades. Que a marca que o Neno nos deixou seja retribuída neste evento. Convido todos a irem ao estádio. Retribuir é a melhor forma de mostrar a importância que Neno teve em nossas vidas”.
Neno, cujo nome verdadeiro era Adelino Barros, nasceu em 27 de janeiro de 1962, na Cidade Velha, em Cabo Verde. Como guarda-redes, representou clubes como Barreirense, Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal, e teve nove internacionalizações pela seleção de Portugal. Sua morte súbita ocorreu em 10 de junho de 2021, deixando um vazio nos corações dos fãs e do mundo do futebol.
Desporto
Famalicenses da Academia Papa Léguas conquistam título coletivo de Campeões Regionais

Os atletas infantis e juvenis da Academia de Atletismo – Papa Léguas de Famalicão participaram nos Campeonatos Regionais de Infantis e Juvenis de Pista ao Ar Livre, este fim de semana, onde conquistaram o Título de Campeão Regional Coletivo nos Juvenis Masculinos e Femininos, Infantis Masculinos, e ainda o 3º Lugar em Infantis Femininos.
Estes totalizaram a conquista de 19 Títulos, num total de 44 Pódios, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães.
Sagraram-se Campeões Regionais no escalão de Infantis: Francisco Fernandes, no Salto em Comprimento, Lançamento do Disco e 60 Metros; Petra Oliveira, no Lançamento do Peso e Lançamento do Martelo; Vicente Campos, no Salto em Altura; Inês Ribeiro, nos 60 Metros Barreiras; Francisco Fernandes, Guilherme Ramalheiro, Vicente Campos e Pedro Araújo, nos 4×60 Metros. No escalão de Juvenis alcançaram o lugar mais alto do pódio: Leonor Barros, no Lançamento do Peso e Lançamento do Disco; Diogo Enes, no Lançamento do Peso e Lançamento do Disco; Sara Lopes no Lançamento do Martelo; Renato Ribeiro, nos 300 Metros Barreiras; Duarte Pinto e Rita Costa, no Triplo Salto; Rafaela Queiroz, no Salto em Altura; José Ribeiro, no Salto com Vara; Bruna Ruela, no Salto em Comprimento.
Desporto
Famalicão: Louro recebe desafio “24 Horas de BTT” a 01 e 02 de julho
A freguesia do Louro, em Famalicão, recebe, nos dias 01 e 02 de julho, sábado e domingo, mais uma edição da prova “24 Horas BTT”.
Assim, a partir das 11:00, todos os inscritos terão pela frente um percurso de 7 quilómetros, que irá proporcionar momentos de pura adrenalina em duas rodas.
Ao desporto, irá juntar-se também “a melhor animação” e “elementos para uma festa com muitas novidades”, explica a entidade organizadora.
“Mantemos a freguesia do Louro e aos seus encantos naturais (no lugar de Barradas, junto à Louropel), para proporcionar o melhor enquadramento a uma festa que vai ter mais pódios, premiando mais de 200 atletas”, apontam ainda.
As inscrições podem ser efetuadas através da seguinte ligação: http://www.24horasbttfamalicao.com/?fbclid=IwAR1LgDBB6B8yfGldGSZvOBQ4O6ems4QTxLnvqgzjymu3dL4ojKYgZhgw9-s

-
Famalicãohá 1 semana
Câmara de Famalicão apoia 15 instituições sociais com pacote financeiro de 360 mil euros
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Conheça aqui o programa para os 7 dias das “Festas Antoninas”
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Escola Camilo Castelo Branco faz “minuto de silêncio” por Beatriz Costa falecida este sábado com 19 anos
-
Paíshá 5 dias
Combustíveis vão descer para a semana.