Famalicão
Famalicão: Cooperativa Frutivinhos ganha nova sede

O Município de Vila Nova de Famalicão e a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, a escritura de cedência de direito de superfície de uma propriedade, por 71 anos, que se irá tornar na nova sede desta entidade.
A propriedade, com cerca de 1418 m2 e sob alçada municipal, encontra-se localizada no Lugar do Longo, na Rua D. Sancho I, União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, e será cedida a título gratuito à cooperativa famalicense. Destina-se única e exclusivamente a construção de um equipamento destinado ao desenvolvimento da atividade da Frutivinhos, que permita dar resposta às necessidades de crescimento da cooperativa, ficando esta construção a cargo da entidade.
O projeto inclui uma área de construção que ronda os 600 m2 e que inclui a criação de uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.
Recorde-se que a Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.

Famalicão
Famalicão: Ribeirenses voltam a decidir o seu futuro nas mesas de voto este domingo

Este domingo, dia11 de junho, realizam-se as eleições intercalares para a eleição da nova Assembleia de Freguesia de Ribeirão, na qual se apresentam cinco listas ao ato eleitoral.
A lista da Coligação PSD/CDS-PP é encabeçada por Leonel Rocha; Paula Cristina Santos lidera a lista do Movimento Juntos por Ribeirão; Pedro Rúben encabeça a lista do Partido Socialista; Miguel Cruz lidera a lista do Chega e Sara Silva encabeça a lista da CDU.
Estas eleições ocorrem devido à renúncia ao mandato do executivo da Junta de Freguesia, liderado por Leonel Rocha, que venceu as eleições autárquicas de 2021 sem maioria absoluta e partilhava o executivo com eleitos do Movimento Juntos por Ribeirão.
Na altura, Leonel Rocha justificou a renúncia com o chumbo do Orçamento para 2023 em Assembleia de Freguesia, enquanto a oposição acusou o autarca de querer provocar eleições para tentar obter uma maioria absoluta.
As mesas de votos estarão em funcionamento entre as 8h00 e as 19h00.
Desporto
FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao serviço do Westerlo, na principal liga belga, avança o Record.
O médio de 27 anos, emprestado pelo SC Braga, não deverá regressar à capital de distrito, já que não constará nos planos do treinador Artur Jorge.
Esta será uma vinda em definitivo, resultado de um negócio cuja totalidade dos pormenores ainda não está definida.
Lucas Mineiro, que se esteou no futebol português no Gil Vicente, em 2020, deixou boas impressões no futebol português e deverá ser um reforço desejado para o coletivo famalicense, que poderá agora perder algumas das suas ‘peças-chave’, tais como Ivan Jaime, Colobatto e Pelé, para os quais já são conhecidas propostas de outros clubes.
Foto: Mercado do Futebol/DR
Famalicão
Antoninas 2023: Desfile etnográfico lembra tradições seculares do concelho de Famalicão (vídeo)
As Festas Antoninas de Famalicão são uma referência secular e para lembrar isso estiveram presentes, no centro de Famalicão, centenas de tocadores de bombo, zés pereira, fanfarras e outras animações tradicionais.
Aqui, desfilaram uma série de grupos e associações locais, que pela sua existência e atividade, garantem a vida destes costumes tradicionais.
Nesta tarde de sábado, estiveram em destaque os seguintes coletivos:
Grupos participantes:
Grupo etnográfico ”As Lavradeiras” Santa Maria de Oliveira
Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz
Grupo Etnográfico Rusga de Joane
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane
Grupo Folclórico de Nine
Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos
Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião
Rancho Etnográfico de Ribeirão
Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos
Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe Rancho De Brufe
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário
Rancho Folclórico Casa do Povo de Ruivães
Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria
Rancho Foclorico São Julião Calendário
Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães
Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira)
Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro
Rancho S.Pedro de Bairro
Rancho Folclórico Santa Marinha de Lousado
Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege
Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário)
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Jorge Palma atua na Casa Das Artes esta sexta-feira
-
Paíshá 1 semana
Governo anuncia nova série de Certificados de Aforro.
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: Equipa de hóquei Sub 17 do FAC venceu ED Viana por 10-0
-
Paíshá 4 dias
Sete em cada dez portugueses insatisfeitos com as medidas do Governo face ao aumento do custo de vida