Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão/Xadrez: Inês Silva obtém título de Mestre FIDE

Publicado

em

As Olimpíadas de Xadrez 2022, evento que se realiza de 2 em 2 anos, disputaram-se em
Chennai, na Índia, de 29 de julho a 9 de agosto de 2022. Foi nesta competição que Inês Silva, atleta do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, obteve o título de Mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) Feminina.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

Publicado

em

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13 da Liga BPI. Depois de dois desaires consecutivos, a equipa treinada por Marcos Ramos voltou, desta forma, às vitórias.

Maria Miller marcou o único golo da partida, aos 21 minutos da primeira parte.

O Famalicão soma 27 pontos e está na quinta posição. O campeonato nacional feminino vai ter, agora, uma paragem de um mês.

Mas segue em frente a Taça da Liga. Na quarta-feira, o Famalicão recebe o Braga para o segundo jogo das meias finais. A formação famalicense vai procurar eliminar a vantagem bracarense de 3-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: EARO conquista vinte pódios em Vizela

Publicado

em

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira conquistou, este sábado, vinte pódios no Campeonato Regional Corta Mato Curto da Aabraga, na cidade de Vizela.

A competição realizou-se na zona ribeirinha do Parque das Termas de Vizela, “numa tarde com muito sol e perfeita para a prática da modalidade”, sublinha a escola em nota enviada à redação.

Individualmente, a EARO conquistou oito títulos campeões Regionais, sete Vice- Campeões e um Sub Vice Campeões Regionais. Ainda quatro pódios coletivos, Vice Campeãs Regionais de Benjamins a Juvenis femininos, Campeões Regionais Benjamins a Juvenis masculinos, Vice Campeãs Regionais Absolutas femininas e Vice Campeões Regionais Absolutos masculinos.

Em destaque pela equipa da vila de Joane estiveram os seguintes atletas:

Benjamins A masc: 2º Luís Neto e 3º Lourenço Pereira

Infantis fem: 1ª Rafaela Araújo e 2º Mariana Martins

Infantis masc: 1º Tomás Ramos

Iniciados fem: 1ª Maria Machado

Iniciados masc: 2º Tiago Silva

Juvenis fem: 1ª Inês Almeida

Juvenis masc: 2º Gonçalo Rodrigues

Juniores fem: 1ª Ana Faria e 2ª Joana Azevedo

Juniores masc: 1º Francisco Silva e 2º João Rodrigues

Veteranas F45: 1ª Anabela Silva

Veteranas F55: 1ª Rosa Oliveira

Participaram ainda e com bons resultados: Hugo Vaz, Leonor Gonçalves, Luísa Castro, Inês Castro, David Cortinhas, Gil Sousa, Ana Silva, Ana Soares, André Rodrigues, Leonor Pereira, Maria Baltar, Margarida Rodrigues, Dinis Neves, Leandro Gonçalves, João Azevedo, Pedro Castro, Bruno Pereira, Joaquim Coelho, António Gonçalves, Rui Martins e Filipe Coelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: João Pedro Sousa quer Famalicão a jogar para ganhar no reduto do Braga

Publicado

em

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, mostrou hoje “confiança” e frisou a ambição de jogar para ganhar no terreno do Sporting de Braga, domingo, na 19.ª jornada da I Liga de futebol.

O Famalicão vem de uma vitória diante do Estoril Praia (1-0), a terceira nas últimas cinco rondas (mais um empate e uma derrota), enquanto os bracarenses foram goleados na quarta-feira pelo Sporting, em Alvalade, por 5-0.

João Pedro Sousa, contudo, não está à espera de um Sporting de Braga fragilizado e lembrou a resposta dos ‘arsenalistas’ à outra goleada, também com o Sporting e igualmente por 5-0, um mês e meio antes, para a Taça da Liga.

“No jogo seguinte, teve uma resposta brutal e venceu o primeiro classificado [Benfica, por 3-0], com uma exibição muito forte, é isso que estamos à espera. Vamos jogar com um candidato ao título, recheado de bons jogadores e com um plantel fortíssimo”, disse na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O técnico deixou ainda elogios ao seu homólogo bracarense.

“Conheço-o muito bem, o Artur Jorge é um treinador que lida muito bem com estas situações negativas, precisa de 24 ou 48 horas para inverter isso para uma resposta de grande ambição”, acrescentou.

João Pedro Sousa quer impedir que o Sporting de Braga imponha a sua forma de jogar e que não consiga condicionar a forma de atacar e defender da sua equipa.

“Queremos passar uma mensagem muito forte: entramos em todos os jogos para tentar ganhá-los, e queremos fazê-lo de uma forma mais vincada do que temos feito. Isso passa por impor a nossa forma de jogar, o que é difícil contra este tipo de equipas. Estamos confiantes, percebemos os nossos pontos fortes, que são bastantes”, disse.

O treinador destacou as melhorias na consistência defensiva da sua equipa e, apenas com uma derrota nos últimos oito jogos, nas diversas competições, considera que este “é o melhor momento da época” do Famalicão, mas não apenas pelos resultados.

“Não gosto de fazer análises ‘resultadistas’. [É o nosso melhor momento] Essencialmente pela forma como estamos a competir, porque estamos a levar para o jogo a forma como estamos a treinar e percebemos porque estamos a ganhar, isso é importante para nós”, disse.

O treinador não quer um Famalicão “à espera do que o jogo vai dar”, porque dessa foram estará “mais longe de discutir o resultado”.

“Queremos perceber o que podemos dar ao jogo, sermos fortes com a bola, agressivos sem ela, muito fortes nas bolas paradas e muito concentrados”, frisou.

O treinador desvalorizou a saída de Vitinha, considerando que o Sporting de Braga “está longe de ser só o Vitinha ou o Ricardo Horta”, porque “o coletivo está lá” e os outros reforços trouxeram mais “qualidade e soluções”.

Questionado sobre se espera um regresso ao habitual esquema tático do Braga, depois da alteração em Alvalade, o treinador disse que para o Famalicão isso é “completamente indiferente” porque as ideias do técnico bracarense continuam.

O defesa Enea Mihaj falou antes do técnico e disse acreditar que o Famalicão pode “trazer os três pontos” de Braga, apesar de esperar um jogo difícil, diante de uma “boa equipa que é terceira na tabela classificativa”.

“Vimos de uma vitória importante e estamos confiantes. Encaramos este jogo como todos: queremos ganhar e acredito que temos a possibilidade de trazer os três pontos”, disse.

O internacional albanês frisou que os jogadores sabem o que fazer durante o jogo e garantiu que a equipa famalicense está “preparada tática e mentalmente”.

O defesa central vincou a ambição do Famalicão em fazer uma segunda volta melhor que a primeira.

“Sim, já estamos nesse caminho, vamos jogo a jogo. Na primeira volta, foi um pouco difícil para nós, alguns jogadores vieram mais tarde, como eu, por exemplo, alguma dificuldade de comunicação entre nós. Na segunda volta, queremos fazer algo diferente”, disse.

O jogador que chegou esta temporada do PAOK, da Grécia, disse estar “muito contente por estar em Famalicão e em Portugal”.

“Todos me ajudaram a adaptar-me o mais rapidamente possível e estou a fazer uma boa época. Mas, o importante é o futuro e quero continuar a perseguir os objetivos da equipa e os meus pessoais”, garantiu.

Francisco Moura, emprestado pelos ‘arsenalistas’, não pode ser opção para o técnico, tal como os lesionados Théo Fonseca e Puma Rodríguez.

Famalicão, 11.º classificado, com 21 pontos, e Sporting de Braga, terceiro, com 40, defrontam-se a partir das 15:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por Ricardo Baixinho, da associação de Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Receção ao Marítimo é “ponto de viragem”

Publicado

em

No lançamento do jogo deste sábado, frente ao Marítimo, a defesa do FC Famalicão, Inês Maia assume que “a equipa está preparada para enfrentar um jogo importante, que para nós é um ponto de viragem”, face aos resultados dos últimos dois encontros. “Esperamos uma equipa forte, mas temos que impor o nosso jogo”, refere a central famalicense.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Marco Ramos antecipa receção ao Marítimo

Publicado

em

Na antevisão do jogo da 13.ª jornada da Liga BPI, Marco Ramos fala do momento da equipa, dos resultados últimos jogos e espera um Marítimo “fragilizado” (pela saída de três das suas jogadoras). No entanto, o treinador da formação famalicense reconhece que “não há jogos fáceis” e quer voltar a trazer a equipa para as vitórias: “Temos obrigação de ganhar”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Hóquei: Riba d’Ave HC recebe Juventude de Viana na 16.ª jornada da 1.ª divisão nacional

Publicado

em

O Riba d’Ave HC/Sifamir recebe, este sábado, o AJ Viana/NeivaSports para disputar a 16.ª jornada da 1.ª Divisão do Campeonato Placard.

O encontro está agendado para as 18:30, no Parque das Tílias, em Riba de Ave.

Os bilhetes têm um custo de 6 euros para o público geral.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: CRP Delães recebe Este FC para disputar a 16.ª jornada este domingo

Publicado

em

O CRP Delães recebe, este domingo, o Este FC para disputar a 16.ª jornada da série B da Divisão de Honra, da Associação de Futebol de Braga.

Esta partida está agendada para a 15:00, no Campo da Portela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Roteiro Associativo -AFSA

Publicado

em

Márcio Sousa: “Estamos a dar formação na arbitragem para uniformizar os critérios”

Em entrevista à FamaTV, Márcio Sousa, presidente da Associação de Futebol de Salão Amador (AFSA) de Famalicão, fala sobre os novos projetos para os próximos tempos.

Sabendo fazer uma leitura de um dos maiores pontos de fricção entre as associações, um dos principais projetos tem a ver com a formação dos árbitros, juris e até dirigentes.

A AFSA é composta por 24 associações e movimenta cerca de 500 atletas, distribuídos por 31 equipas, que praticam futsal concelhio todas as semanas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Hóquei: FAC disputa 16:º jornada frente ao GRF Murches este sábado

Publicado

em

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube desloca-se, este sábado, para disputar a 16.ª jornada da 1.ª Divisão do Campeonato Placard, frente ao GRF Murches, em Cascais.

A partida está agendada para as 16:00, no Pavilhão Desportivo de Murches.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Atleta do FAC em 5.º lugar no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu

Publicado

em

O atleta Nuno Matos, do Famalicense Atlético Clube conquistou o 5.º lugar no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu, realizado entre os dias 23 e 29 de janeiro, em Paris.

Entre 4 mil lutadores e numa “pole” e com 23 atletas de alto nível, Nuno Matos destacou-se entre estes e prepara já a sua participação, no campeonato regional, que será disputado em Nantes, também em França.

O emblema famalicense congratula o atleta, desejando sorte para os seus desafios futuros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Regiãohá 44 minutos

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A JMJ,...

Desportohá 2 horas

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13...

Desportohá 2 horas

Famalicão: EARO conquista vinte pódios em Vizela

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira conquistou, este sábado, vinte pódios no Campeonato Regional Corta Mato Curto da Aabraga, na...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão: João Pedro Sousa quer Famalicão a jogar para ganhar no reduto do Braga

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, mostrou hoje “confiança” e frisou a ambição de jogar para ganhar no terreno...

Paíshá 20 horas

Comissões Diocesanas receberam 26 queixas de abusos até hoje

Segundo o presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas e Castrense de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis,...

Paíshá 20 horas

Oito adeptos do Benfica ficam em prisão preventiva

Oito dos 13 adeptos do Benfica que tinham sido detidos numa megaoperação da PSP, na última quarta-feira, ficam em prisão...

Paíshá 20 horas

Já pode resgatar o PPR para crédito à habitação sem limites de valor

Ao longo de 2023, os resgates antecipados usufruem das mesmas condições que a lei prevê para quem se encontra em...

Paíshá 23 horas

Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de...

Paíshá 1 dia

Leopard 2 de Portugal vão para a Ucrânia, mas António Costa não diz quantos

Portugal está a trabalhar diretamente com a Alemanha, fabricante dos tanques Leopard 2, para corrigir os problemas de operacionalidade dos...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES