Famalicão
Famalicão: Idosa de 90 anos abusada por motorista de transporte de idosos

Uma idosa com 90 anos, residente na freguesia de Nine, em Famalicão, foi alegadamente abusada por um motorista de transporte de idosos.
A detenção do homem de 56 anos foi realizada pela Polícia Judiciária, fora de flagrante delito, pela “eventual prática de quatro crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência”, refere a autoridade em comunicado.
A PJ explica ainda que o arguido, motorista de transporte de idosos, no momento da recolha e entrega da vítima, depois de se introduzir na respetiva residência, praticou diversos atos sexuais de especial relevo, tendo em conta a impossibilidade de resistência desta, derivada dos seus problemas de saúde.
Os abusos sexuais decorreram desde meados de julho a agosto de 2021.
Após recolha de substanciais elementos de prova apresentados pelos familiares da vítima, o arguido foi detido e vai ser presente à autoridade judiciária competente para aplicação de medidas de coação.

Famalicão
Famalicão dedica este fim de semana à doçaria da época -“Páscoa Doce”

Nos dias 1 e 2 de abril, o evento “Páscoa Doce”, inserido na programação da Semana Santa de Vila Nova de Famalicão, terá lugar na Alameda D. Maria II. A iniciativa é resultado de uma colaboração estreita com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão e contará com a presença de mais de uma dezena de pastelarias e produtores locais. O mercado estará aberto no sábado, dia 1 de abril, das 10h00 às 22h00 e no domingo, dia 2 de abril, das 10h00 às 19h00.
O Presidente da Câmara Municipal irá visitar o espaço no sábado, 1 de abril, a partir das 17h30.
Além do mercado de doces, o evento também inclui uma performance de dança pela Apolo Famalicão (sábado, 10h30), um concerto de metais pela ARTAVE (sábado, 15h00), uma ‘Conversa e Prova de Vinhos Verdes’ com a presença de um enólogo (sábado, 17h00) e, como novidade deste ano, o ‘1.º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, que começa no sábado às 15h00.
A organização da Semana Santa de Famalicão é da responsabilidade da Confraria das Santas Chagas de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da Câmara Municipal e da Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, bem como de empresas e associações locais.
Famalicão
Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras inaugura “Jardim da Poesia”

A Associação de Moradores das Lameiras (AML) celebrou, a 21 de março, o Dia Mundial da Poesia com a inauguração do “Jardim da Poesia”. O evento realizou-se no Jardim do Centro Social das Lameiras e contou com a presença do presidente da Direção da AML, Jorge Faria, colaboradores e utentes do setor infanto-juvenil e séniores.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em maio próximo. Através do programa “La Factory des Cinéastes” da “Quinzaine des Réalisateurs” de Cannes, em França, que teve lugar no Norte de Portugal, Mário Macedo irá apresentar uma curta-metragem que desenvolveu em colaboração com a cineasta iraniana Dornaz Hajiha.
A curta-metragem está a ser filmada na região do Porto e do Vale do Ave e será apresentada na 55ª edição da “Quinzena dos Realizadores”, uma sessão independente que decorre em paralelo com o Festival de Cannes, de 16 a 27 de maio. Este ano, o evento dará destaque à produção cinematográfica do Norte de Portugal.
O filme terá a sua estreia mundial em Cannes e será uma oportunidade para impulsionar mercados e projetos internacionais.
Os quatro realizadores portugueses selecionados para este programa – Mário Macedo, André Guiomar, Melanie Pereira e Mariana Bártolo – foram escolhidos pela produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, com sede em Guimarães. A seleção foi feita através de um processo de candidatura nacional que valorizou o currículo e a existência de projetos futuros, incluindo a perspetiva de desenvolver uma longa-metragem. Mário Macedo foi um dos cineastas que se destacou neste critério.
Mário Macedo tem no seu currículo curtas-metragens como “Terceiro Turno” (2021), “Miki Kalafat” (2021), “A Volta da Revolta” (2018), “Maria Sem Pecado” (2016) e “Tio Rui” (2011). As obras do cineasta têm sido apresentadas na programação da Casa das Artes de Famalicão, em particular nos ciclos do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Irmãs Mariana e Inês Silva representam Portugal no Campeonato da Europa Feminino de Xadrez
-
Desportohá 7 dias
Hóquei: FAC recebe UD Oliveirense para a 23.ª jornada da 1.ª divisão
-
Sociedadehá 5 dias
Famalicão: Gonçalves Oliveira exorta ao uso da palavra para semear o bem na apresentação do seu novo livro
-
Desportohá 3 dias
Famalicão: Equipa Sub-16 feminina do AVC sagra-se campeã regional