Famalicão
BV Viatodos instaura processo e suspende motorista suspeito de violar idosa em Nine

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos anunciou esta quinta-feira que foi instaurado um processo disciplinar ao motorista da corporação suspeito de abuso sexual de uma idosa de 90 anos, e que o mesmo elemento já foi suspenso das suas funções.
DA corporação dizz ainda que “lamenta a situação” e manifesta “a sua inteira disponibilidade” para colaborar com os órgãos de investigação “para qualquer tipo de esclarecimento que seja necessário com vista ao apuramento da veracidade dos factos”
O motorista, de 56 anos, foi detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga, indiciado pela prática de quatro crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.
A alegada vítima é uma mulher de 90 anos, residente em Nine, Famalicão, que o suspeito transportava para o Centro de Dia dos BV de Viatodos.
Segundo a PJ, os abusos sexuais terão decorrido entre julho e agosto deste ano, na residência da vítima.
“O arguido, motorista de transporte de idosos, no momento da recolha e entrega da vítima, depois de se introduzir na respetiva residência, praticou diversos atos sexuais de especial relevo, tendo em conta a impossibilidade de resistência desta, derivada dos seus problemas de saúde”, pode ler-se no comunicado da PJ.
O suspeito foi presente a tribunal na quarta-feira, que lhe aplicou prisão domiciliária, com vigilância através de pulseira eletrónica.
Enquanto não estiverem instalados os meios eletrónicos necessários para essa vigilância, o suspeito fica em prisão preventiva
No comunicado desta quinta-feira, a Associação Humanitária dos BV de Viatodos sublinha ainda que “não se revê” nos atos alvo das acusações veiculadas e “condena veementemente quaisquer atos que lesem os direitos e interesses dos seus utentes”.
“A associação sempre pautou a sua atividade pela prestação de cuidados de excelência aos seus idosos, com respeito pela sua dignidade e segurança e assim continuará a desempenhar as suas funções daqui em diante”, acrescenta.

Famalicão
Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras inaugura “Jardim da Poesia”

A Associação de Moradores das Lameiras (AML) celebrou, a 21 de março, o Dia Mundial da Poesia com a inauguração do “Jardim da Poesia”. O evento realizou-se no Jardim do Centro Social das Lameiras e contou com a presença do presidente da Direção da AML, Jorge Faria, colaboradores e utentes do setor infanto-juvenil e séniores.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em maio próximo. Através do programa “La Factory des Cinéastes” da “Quinzaine des Réalisateurs” de Cannes, em França, que teve lugar no Norte de Portugal, Mário Macedo irá apresentar uma curta-metragem que desenvolveu em colaboração com a cineasta iraniana Dornaz Hajiha.
A curta-metragem está a ser filmada na região do Porto e do Vale do Ave e será apresentada na 55ª edição da “Quinzena dos Realizadores”, uma sessão independente que decorre em paralelo com o Festival de Cannes, de 16 a 27 de maio. Este ano, o evento dará destaque à produção cinematográfica do Norte de Portugal.
O filme terá a sua estreia mundial em Cannes e será uma oportunidade para impulsionar mercados e projetos internacionais.
Os quatro realizadores portugueses selecionados para este programa – Mário Macedo, André Guiomar, Melanie Pereira e Mariana Bártolo – foram escolhidos pela produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, com sede em Guimarães. A seleção foi feita através de um processo de candidatura nacional que valorizou o currículo e a existência de projetos futuros, incluindo a perspetiva de desenvolver uma longa-metragem. Mário Macedo foi um dos cineastas que se destacou neste critério.
Mário Macedo tem no seu currículo curtas-metragens como “Terceiro Turno” (2021), “Miki Kalafat” (2021), “A Volta da Revolta” (2018), “Maria Sem Pecado” (2016) e “Tio Rui” (2011). As obras do cineasta têm sido apresentadas na programação da Casa das Artes de Famalicão, em particular nos ciclos do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.
Famalicão
Famalicão de Lés a Lés – Festas Santo do Monte, na freguesia do Louro
Neste Famalicão de Lés a Lés visitamos a freguesia do Louro que se prepara para celebrar as festas do Santo do Monte, no fim de semana de 15, 16 e 17 de abril. Sobre esta romaria com grande tradição no concelho, a FAMA TV falou com Filipe Monteiro um dos responsáveis pela festa e com o padre Nuno Monteiro.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: FAC representado por 12 atletas no o 1° Guimarães Fighting Challenge
-
Famalicãohá 5 dias
Hora do Planeta: Famalicão cumpriu o apagão mundial da Hora do Planeta
-
Paíshá 4 dias
Professores iniciam greve ao último tempo de aulas esta quarta-feira