Famalicão
Freguesias de Famalicão recebem apoio governamental para projetos de economia circular

As freguesias famalicenses de Seide, Castelões, Ruivães e Novais vão ter projetos de economia circular financiados pelo Fundo Ambiental Economia Circular em Freguesias (JUNTAr+), uma iniciativa governamental que, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, apoia projetos de economia circular nas juntas de freguesia.
As freguesias famalicenses estão entre as 19 elegíveis para financiamento, de um total de 48 candidaturas admitidas para avaliação, estando definida uma comparticipação estatal fixa no valor de 31.250 euros, por projeto, o que corresponde a um cofinanciamento de 85% pelo Fundo Ambiental.
Nesta 3ª edição do JUNTAr+, criado em 2018, no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), o foco foi para a implementação de soluções locais de economia circular que incidam no secor da construção, nos têxteis, no mobiliário pós-consumo e nos equipamentos elétricos e eletrónicos com potencial de reutilização. No caso do concelho de Famalicão, foram contemplados os projetos: “Pano p’ra Mangas – Têxteis a Circular” das freguesias de Seide S. Miguel e S. Paio, “4R’s – Recuperação, Renovação e Reutilização de Roupa” da freguesia de Castelões, e “Cápsula Circular” das freguesias de Ruivães e Novais.
Os projetos, aprovados serão desenvolvidos pelas respetivas autarquias juntamente com parceiros estratégicos locais. Dentro das iniciativas previstas, é possível verificar a realização de Oficinas de Conservação, Recuperação e Transformação de Roupas e Tecidos Usados e Ateliers de Reaproveitamento de Roupas e Têxteis, a criação do Banco de Roupa e realização do Mercado de Trocas, para enumerar algumas delas. A par destas ações, está, de igual modo, prevista a reabilitação de espaços desocupados nas freguesias abrangidas, para servirem de recurso de apoio à concretização das atividades previstas na candidatura.

Famalicão
Famalicão: Apoio à natalidade pela segunda vez em Lousado

Pela segunda vez, foram entregues, na freguesia de Lousado, mais quatro vales com o intuito de apoiar a natalidade. Cada vale corresponde a 100 euros que podem ser utilizados por cada uma das famílias.

Famalicão
Famalicão: Incêndio deflagra em zona de mato em Arnoso Santa Maria

Mais de dez bombeiros, apoiados por um meio aéreo combateram, ao início da tarde desta segunda-feira, um incêndio numa zona de mato na freguesia de Arnoso Santa Maria, em Famalicão.
O alerta foi registado às 12:25.
Famalicão
Famalicão: Casa de Delães foi entregue à população
A Casa de Delães foi inaugurada no sábado, ao final da tarde, e contou com a presença de muitos delaenses. Este é um equipamento que resulta da reabilitação do antigo Centro de Saúde de Delães e que foi entregue à população, num investimento municipal na ordem dos 600 mil euros.
Contudo, o presidente da junta, Francisco Gonçalves, admitiu que o projeto não termina por aqui.
Famalicão
Famalicão: Calor mantém-se mas com céu nublado esta semana

Nublado e com temperaturas que raramente vão ultrapassar os 30.º graus, vai ser assim a semana que agora começa, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O dia mais quente será esta terça-feira, com máximas que poderão chegar aos 32.º.
Nos dias restantes as temperaturas máximas irão oscilar entre os 26.º e os 29.º graus.
O próximo fim de semana poderá até trazer alguma chuva, embora a probabilidade seja pequena.
O céu com algumas nuvens, será uma constante nos próximos 7 dias.
Famalicão
Famalicão: Bulir anima fim de semana em Oliveira Santa Maria
Oliveira Santa Maria recebeu no fim de semana a Mostra Comunitária, inserida na programação do Bulir.
Da animação musical de vários grupos às celebrações religiosas e até mesmo um desfile de moda e uma festa de espuma, o Bulir – terras de Santa Maria, providenciou um fim de semana de festa na freguesia.
Famalicão
Famalicão: Fradelos recebeu Mostra Comunitária
Fradelos recebeu este fim de semana a Mostra Comunitária, inserida nas celebrações do Dia da Freguesia.
Da animação musical de vários grupos às celebrações religiosas, o programa preencheu completamente o fim de semana.
Um dos momentos altos foi a caminhada solidária a reverter a favor do IPO do Porto.
Desporto
FC Famalicão: derrota frente ao Estoril Praia na primeira jornada

O Futebol Clube de Famalicão não entrou com o resultado desejado na edição 2022/2023 da Liga Portugal Bwin. O conjunto comandado por Rui Pedro Silva perdeu, por 2-0, no Estádio António Coimbra da Mota frente ao Grupo Desportivo Estoril Praia.
O resultado do jogo foi construído na primeira parte, período em que os estorilistas marcaram os dois golos que viriam a valer os três pontos da equipa da casa.
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Desporto
Famalicão: Pedro Almeida abandona Rali Vinho da Madeira

Uma ligeira saída de estrada na segunda passagem pela classificativa de Câmara de Lobos, na décima quarta especial do Rali Vinho Madeira obrigou a dupla Pedro Almeida / Mário Castro a abandonar a prova.
“Foi numa zona em que o carro nos saiu ligeiramente, acabamos a embater no muro e danificar o Skoda Fabia, impossibilitando-nos de seguir em prova”, admitiu o piloto, acrescentando ainda que a dupla sentiu muitas dificuldades ao longo de toda a prova na Madeira.
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis é o Rali da Água a realizar nos dias 9 e 10 de setembro.
Famalicão
Famalicão: Mário Passos inaugura Casa de Delães

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, já inaugurou a Casa de Delães, um equipamento que resulta da reabilitação do antigo Centro de Saúde de Delães, agora entregue à população.
O edifício vai acolher a sede de Junta de Freguesia, o posto CTT e as associações e movimentos coletivos da freguesia. Representou um investimento municipal na ordem dos 600 mil euros, o maior alguma vez realizado numa infraestrutura social da freguesia.
O autarca manifestou ainda disponibilidade por parte do município em continuar a investir na freguesia delaense, que pretende, futuramente, transformar o antigo edifício da junta de freguesia num equipamento de apoio à terceira idade.

Famalicão
Faleceu João Regueiras, encenador do “Baú dos Segredos” da Casa das Artes de Famalicão

O ator e encenador famalicense João Regueiras faleceu esta sexta-feira, 5 de Agosto de 2022, com apenas 63 anos de vida, depois de uma árdua batalha contra uma doença oncológica.
João Regueiras foi responsável por incutir num imenso número de jovens o gosto pelo Teatro, por intermédio do atelier que fundou na Casa das Artes de Famalicão, bem como pelo Teatro Experimental do INA – Instituto Nun’Alvres das Caldas da Saúde.
Não escaparam ao seu entusiasmo pelas artes dramáticas os seus dois filhos, Tiago Regueiras e Ana Regueiras, hoje, dois talentosos jovens atores.
O seu corpo encontra-se depositado na Capela Mortuária da Igreja Matriz Antiga, a partir das 16 horas, deste sábado. No domingo, 7 de agosto, terá missa de corpo presente na Matriz Nova de Famalicão, às 8 horas. Após as cerimónias irá a cremar no cemitério de Braga.