Famalicão
Criança obrigada a despir camisola do Benfica durante o jogo em Famalicão

Vários adeptos do Benfica, e também o jornalista João Martins, da BTV, estão a denunciar, nas redes sociais, uma situação ocorrida durante o jogo das águias em Famalicão, ao início da tarde deste sábado.
Uma criança terá sido obrigada pelas forças de segurança a retirar a camisola do Benfica, acabando por ver o jogo na bancada em tronco nu, numa tarde de bastante calor.
Segundo a Bola, “os famalicenses têm insistido na política de restringir a utilização adereços dos clubes visitantes à bancada destinada a esses adeptos”.
Em declarações ao JN, o pai da criança, que pediu para não ser identificado, garantiu que vai apresentar queixa ao organizador de jogo, considerando a situação “inconcebível”.
“Vou fazer uma queixa do organizador do jogo. A PSP disse que a culpa de não permitir os adereços era do organizador de jogo. Creio que é uma situação anticonstitucional. Consegui bilhetes para aquela zona e habitualmente não levo cachecol. Mas ele gosta de levar a camisola e nunca pensei que pudesse acontecer uma coisa destas. Tive de meter a camisola dentro do bolso para ele entrar. Ele começou a chorar, pois viu-me exaltado a falar com os polícias e pensou que eu iria preso. O meu filho assistiu ao jogo em tronco nu pois o steward não permitiu que a vestisse. Isto é inconcebível. Já falei com um advogado. Não quero ser ressarcido, só quero que as pessoas possam ir para qualquer lugar e sejam bem tratadas”, afirmou.

Famalicão
Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em maio próximo. Através do programa “La Factory des Cinéastes” da “Quinzaine des Réalisateurs” de Cannes, em França, que teve lugar no Norte de Portugal, Mário Macedo irá apresentar uma curta-metragem que desenvolveu em colaboração com a cineasta iraniana Dornaz Hajiha.
A curta-metragem está a ser filmada na região do Porto e do Vale do Ave e será apresentada na 55ª edição da “Quinzena dos Realizadores”, uma sessão independente que decorre em paralelo com o Festival de Cannes, de 16 a 27 de maio. Este ano, o evento dará destaque à produção cinematográfica do Norte de Portugal.
O filme terá a sua estreia mundial em Cannes e será uma oportunidade para impulsionar mercados e projetos internacionais.
Os quatro realizadores portugueses selecionados para este programa – Mário Macedo, André Guiomar, Melanie Pereira e Mariana Bártolo – foram escolhidos pela produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, com sede em Guimarães. A seleção foi feita através de um processo de candidatura nacional que valorizou o currículo e a existência de projetos futuros, incluindo a perspetiva de desenvolver uma longa-metragem. Mário Macedo foi um dos cineastas que se destacou neste critério.
Mário Macedo tem no seu currículo curtas-metragens como “Terceiro Turno” (2021), “Miki Kalafat” (2021), “A Volta da Revolta” (2018), “Maria Sem Pecado” (2016) e “Tio Rui” (2011). As obras do cineasta têm sido apresentadas na programação da Casa das Artes de Famalicão, em particular nos ciclos do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.
Famalicão
Famalicão de Lés a Lés – Festas Santo do Monte, na freguesia do Louro
Neste Famalicão de Lés a Lés visitamos a freguesia do Louro que se prepara para celebrar as festas do Santo do Monte, no fim de semana de 15, 16 e 17 de abril. Sobre esta romaria com grande tradição no concelho, a FAMA TV falou com Filipe Monteiro um dos responsáveis pela festa e com o padre Nuno Monteiro.
Famalicão
Partido Socialista de Famalicão celebra 50 anos e 25 de abril com evento em Ribeirão

O lema para celebrar os 50 anos do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão é “Só é derrotado aquele que desiste de lutar”, uma frase proferida por Mário Soares.
No dia 24 de abril, às 18h30, a Gala do Partido Socialista terá lugar na Casa do Lindo, na freguesia de Ribeirão. O evento inclui um jantar volante e tem como objetivo assinalar o 50º aniversário do partido.
Na ocasião, o PS de Vila Nova de Famalicão irá também homenagear os membros que estão filiados no partido há mais de 25 anos.
“Além de homenagear a lealdade dos Famalicenses ao PS, será uma oportunidade para enaltecermos os valores da democracia e da liberdade”, explica Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política Concelhia do PS, o organizador deste evento aberto à participação de todos os democratas famalicenses, sejam ou não militantes do Partido Socialista.
O PS de Famalicão apela à participação de todas as pessoas comprometidas em fazer a diferença e participar no futuro.
O custo da presença na gala é de 12,50 euros e as inscrições podem ser feitas até 20 de abril, inclusive, através do email c-famalicao@ps.pt.
-
Sociedadehá 1 semana
Didáxis-Riba de Ave com resultados promissores no Xadrez Escolar
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: HumanitAVE realiza torneio de futebol na Guiné-Bissau e oferece equipamentos do FC Famalicão aos participantes
-
Economiahá 7 dias
Governo prepara política de 0% de IVA para os bens alimentares
-
Desportohá 4 dias
Três atletas do Liberdade FC conquistam títulos distritais no KM Jovem Regional