Famalicão
Famalicão: Transportadora ferroviária de mercadorias aposta 63 milhões de euros em Lousado

A Medway, empresa dedicada ao transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, apresenta esta terça-feira, o projeto para o Terminal Ferroviário de Mercadorias e a respetiva Unidade de Execução, que ficará localizado na Freguesia de Lousado.
A apresentação desta iniciativa, que engloba um investimento de 63 milhões de euros, terá lugar na Casa do Território, sita no parque da Devesa e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, cerca das 10:30.
Dispondo de uma ligação ferroviária direta, através da Linha do Minho, bem como com as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, este terminal irá potenciar a indústria exportadora local, facilitando a logística das suas mercadorias, contribuindo, desse modo, para a economia e o emprego da região.
Equipada com quatro linhas férreas de 750 metros, o terminal terá uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11.000 TEU (cada TEU equivale a cerca de 6,1 metros, o comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).
A ligação para contentores refrigerados está também contemplada pelo projeto, assim como área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.
A Medway detém 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a diesel) e 2.917 vagões, assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário. Faz parte da Medlog, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.

Famalicão
Famalicão: Junta de Arnoso distribui amêndoas e chocolates de Páscoa

A Junta de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures associou-se à festa da primavera, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Maria II nos estabelecimentos de ensino da União de Freguesias, que decorreu na passada sexta-feira.
“As escolas ornamentaram-se a preceito, com belos arranjos e trabalhos referentes à primavera. Os alunos entoaram melodias compostas e ensaiadas propositadamente para esta ocasião especial, não faltando o habitual lanche partilhado da comunidade educativa”, diz a autarquia em nota enviada à imprensa.
Os desejos de Feliz Páscoa do executivo da Junta foram acompanhados com a oferta de amêndoas e chocolates a todas as crianças do ensino pré-escolar e básico e da Associação Engenho, assim como aos professores e auxiliares, “reconhecendo o empenho, a disponibilidade e o carinho que têm para com os alunos”. “A Junta de Freguesia deseja a toda a população uma Santa e Feliz Páscoa”.
Famalicão
Famalicão: Árvore iluminada na escola Camilo assinala a Consciencialização do Autismo

O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) antecipou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se celebra anualmente a 2 de abril (este domingo) e representou-o numa instalação em forma de árvore sita na ESCCB.
Trata-se duma representação da União, Consciencialização e Proximidade, que envolveu famílias, escolas, níveis de ensino e disciplinas.
Inaugurada na passada sexta-feira, dia 31 de março, esta instalação estará iluminada durante a noite, durante uma semana, “com o objetivo de lembrar os direitos das pessoas com espectro do autismo à sua dignidade e autoestima e a integrarem-se plenamente como membros da família, da escola e da sociedade”, diz a escola em nota enviada à imprensa.
Este trabalho, criado transdisciplinarmente, teve o apoio dos alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos das diferentes unidades orgânicas do AECCB, das famílias e de algumas
instituições.
Famalicão
Famalicão: Cortejo Bíblico sai à rua este domingo

O programa da Semana Santa de Famalicão tem este fim de semana alguns dos seus pontos altos.
Assim, este domingo, 2 de abril, destaca-se o Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’, que começa pelas 15h00. Com a presença de cinco grupos de teatro de Famalicão e o envolvimento de mais de 200 pessoas, o Cortejo percorre diversas ruas do centro da cidade. Percurso: Centro Pastoral de Santo Adrião (saída), Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira, Praça D. Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abri.
A gastronomia também está presente, com o certame ‘Páscoa Doce’, que vai decorrer ainda este domingo na Praça D. Maria II e que engloba um mercado dedicado à doçaria portuguesa e espetáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes.

O programa da Semana Santa também envolve a Casa das Artes que, este domingo, 2 de abril, leva à Igreja Matriz Nova, pelas 18h30, o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Homem de 22 anos detido após tentar agredir polícias
-
Paíshá 1 semana
Maquinistas da CP em greve durante todo o mês de abril
-
Desportohá 6 dias
Basquetebol: FAC vence BC Gaia por 78-84
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Parque da Devesa recebe “Caminhada pelos Direitos das Crianças” este sábado