Famalicão
Famalicão: Iniciativa Liberal quer reduzir IRS e IMI já em 2022

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Vila Nova de Famalicão, José Bilhoto, aponta a redução dos impostos, já em 2022, como uma das prioridades da sua candidatura.
No seu programa eleitoral, publicado na página de Facebook da candidatura, José Bilhoto defende, concretamente, a redução do IRS municipal para 0% e a redução do IMI para 0,3%, o mínimo legal.
Em ambos os casos, o candidato da IL diz que a redução será para concretizar já em 2022.
Paralelamente, Bilhoto preconiza também a eliminação de todas as taxas de valor inferior a cinco euros.
Médico de profissão, José Bilhoto aponta, na área da saúde, para a realização de um estudo que avalie a “pertinência” da construção de um novo centro hospitalar para o Médio Ave.
Paralelamente, propõe-se negociar um seguro de saúde disponível para todos os famalicenses “a preços muito mais vantajosos”.
Criar a figura do provedor do doente é outra das suas propostas, a par da realização de um diagnóstico à saúde mental da população do concelho.

Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses em destaque no desafio “Bombeiro d’Areia”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses participaram, este fim de semana, no desafio “1.º Bombeiro D’Areia Portugal”, realizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, onde se destacarm pela sua performance.
Neste, que foi um dia “de superação e o mais importante um dia de confraternização”, o coletivo dos Bombeiros Voluntários Famalicenses conquistou o 11.º lugar entre as 23 equipas em competição.
Prometendo um foco ainda maior na próxima edição, os “Guitas” agradecem aos seus atletas envolvidos na prova, assim com a todos os seus apoiantes.

Famalicão
PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de uma delegação do Partido Socialista, ao Campus da Proteção Civil, na freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, e as suas afirmações após tal presença.
Comunicado:
” 1. O Campus da Proteção Civil, inaugurado em 1 de julho de 2022, é uma referência a nível nacional, contemplando um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto e uma Base de Apoio Logístico – esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), sem qualquer custo para a ANEPC, já que o Município assumiu os encargos com todo o edificado, nomeadamente ao nível das rendas e manutenção das diversas valências;
- O Campus da Proteção Civil está instalado numa área de cerca de 30.000 m2, após um longo processo de negociação entre o Município de Famalicão e a entidade proprietária do recinto, do qual resultou um acordo de arrendamento;
- O papel ativo e a postura determinada da Câmara Municipal, assumindo uma responsabilidade que cabia à Administração Central, foi condição absolutamente decisiva para a concretização desta relevante infraestrutura em Bairro, donde goza de uma localização privilegiada para as operações em toda a região;
- Por muito que o PS apregoe que o Campus da Proteção Civil “é um dos mais recentes investimentos do Governo em Famalicão” – certamente referindo-se aos meios humanos e aéreos, e outros –, não pode ocultar que esta infraestrutura é uma realidade no nosso concelho graças à intervenção da Câmara Municipal de Famalicão. E disso deu devida nota o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, na cerimónia de inauguração do Campus;
- Mas há outros exemplos em que a intervenção da Câmara Municipal foi absolutamente decisiva para a concretização de investimentos estruturantes, substituindo-se à Administração Central. Veja-se o caso da Loja do Cidadão de Famalicão, inaugurada em 2021, em que foi responsabilidade direta do Município a realização das obras necessárias à construção e instalação dos serviços, num investimento de 2 milhões de euros;
- Não basta chamar a si os louros de obra feita; é preciso, de facto, fazê-la. É essa marca que caracteriza a ação governativa da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, com uma gestão séria e responsável ao serviço de todos os famalicenses”, explicam.
Desporto
Famalicão: Equipa do FAC conquista medalhas de ouro e 3.º lugar nas equipas no Torneio UDCAS Kempo em Vila Franca de Xira

Decorreu, este sábado, o Torneio UDCAS Kempo em Vila Franca de Xira, sob a égide da FPL Lohan Tao Kempo.
Este evento reuniu 170 atletas de clubes de norte a sul do país, tendo o Famalicense Atlético Clube marcado presença com 13 atletas e 2 treinadores, conquistando um total de 22 medalhas e alcançando o 3º lugar por equipas. Com 8 medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze, assim como o 3.º lugar por equipas.
Os atletas destacados foram:
Nuno Alves 1°Light Kempo e 1°Semi-Kempo;
Ana João 1° Light Kempo e 1°Semi-Kempo;
Paulo Arantes 3° Light Kempo e 3° Semi-Kempo;
Mariana Arantes 1° Light Kempo, 2° Semi-Kempo e 2°Rumble Kempo;
Santiago Sá 2°Rumble Kempo;
Afonso Gomes 1° Rumble Kempo e 1° Semi-Kempo;
Diogo Mendes 3°Rumble Kempo e 3° Semi-Kempo;
Rodrigo Teixeira 1° Semi-Kempo e 3° Rumble Kempo;
Gabriel Mota 2°Semi-Kempo e 3° Rumble Kempo;
Beatriz Carvalho 2°Rumble Kempo e 3° Semi-Kempo;
Marcos Muondo 3°Light Kempo e 3° Semi-Kempo.
3° Lugar por Equipas.
O FAC endereça os seus agradecimentos aos atletas e toda a estrutura envolvida no trabalho que culminou nestes resultados.
-
Desportohá 1 semana
Equipa de futsal do FC Famalicão recebe o Caxinas e apresenta plantel
-
Desportohá 7 dias
Famalicense Tiago Reis regressa às competições na Baja TT Sharish Gin este fim de semana
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: D. Adelaide celebrou 100 anos de vida
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Rancho Santa Marinha de Mogege realiza Desfolhada Tradicional a 30 de setembro