Famalicão
Maternidade: CDS-PP considera que se encerramento acontecer é um ataque do Governo a Famalicão

O CDS-PP de Famalicão diz que está absolutamente surpreendido com as notícias tornadas públicas esta sexta-feira, dia 16 de setembro, que dão conta de que a maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão pode fechar, em resultado da proposta de reorganização da rede de urgências de obstetrícia e blocos de parto.
A notícia, a confirmar-se, dizem os Populares “é mais um ataque do Governo a Vila Nova de Famalicão, um concelho que tem quase 150 mil habitantes, é o terceiro maior exportador do país, e cujo contributo para o PIB não vê correspondência em investimentos feitos. Convém recordar que a maternidade de Vila Nova de Famalicão serve, de forma eficiente e com reconhecida qualidade de serviço, também as populações dos vizinhos concelhos da Trofa e Santo Tirso”.
Na nota enviada à redação, assinada pelo presidente da Comissão Política Concelhia, Hélder Pereira, pode ler-se que “não se compreende que quando nos batemos por implementar medidas que contribuam para o aumento da natalidade, o Governo decida encerrar maternidades e serviços, com base em estatísticas e números, sem verdadeiramente conhecer os serviços, as populações e o seu contexto socioeconómico. É este o caso em Vila Nova de Famalicão”.
Assim, para os militantes do CDS-PP de Famalicão “é inaceitável e intolerável que se feche a maternidade quando se trata de um serviço que tem correspondido as necessidades da população”.
“Esta situação é mais caricata ainda quando há nem um ano atrás, aquando das eleições autárquicas, o agora primeiro-ministro veio a Vila Nova de Famalicão para estar do lado do candidato do PS que tinha como bandeira do programa eleitoral a construção de um novo hospital para Famalicão”, acrescenta a mesma nota.
Assim, nos próximos dias o CDS-PP, garante, vai acompanhar de perto o desenvolvimento desta informação, solicitar encontro com urgência com o conselho de administração do Centro Hospitalar, e se necessário for, questionar o Ministério da Saúde sobre esta ameaça à prestação de cuidados de saúde neste território.

Famalicão
Famalicão: Vem aí uma semana de sol com temperaturas máximas de 23.º graus

Uma semana praticamente sem chuva e com um aumento considerável das temperaturas, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o concelho de Famalicão.
Assim, são esperados seis dias de sol, embora nublados, estando o regresso da chuva previsto para o sábado, no fim de semana da Páscoa.
As temperaturas vão subir gradualmente a partir deste domingo, atingindo os 23.º na terça e quarta-feira, que será o pico da semana.
As temperaturas mínimas irão oscilar entre os 5.º e os 9.º graus, ao longo do mesmo período.
Famalicão
Famalicão: Associação Gerações inspira capa de livro de pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson
O livro intitulado “Indivíduos com menos de três anos”, escrito pelas reputadas pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson, publicado em Portugal pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), apresenta uma capa inspirada em uma atividade pedagógica da Associação Gerações para crianças com menos de três anos. Esta iniciativa encheu de orgulho todas as profissionais que trabalham na instituição.
A atividade refletida na capa do livro é conhecida como “Cesto dos Tesouros”. Resumidamente, trata-se de um cesto feito com materiais naturais, como madeira ou vime, repleto de brinquedos que não podem ser encontrados em qualquer loja, mas sim na natureza e no ambiente envolvente, como pequenos pedaços de madeira, galhos de árvores, folhas verdes e secas de diferentes tamanhos, rolinhos de papel, frutos secos coloridos, conchas e búzios, e muitos outros elementos que encantam as crianças e incentivam a sua imaginação para inventar construções e brincadeiras.
Não é de surpreender que este livro tenha sido a grande atração da Feira do Livro, que decorreu entre os dias 27 e 31 de março, no hall principal das instalações da Associação Gerações, em parceria com a Livraria Fontenova, outras editoras de livros infantis do país e a Associação Portuguesa de Educação de Infância.
As autoras referem no livro “Indivíduos com menos de três anos” que não se deve responder às crianças que determinada atividade começará amanhã, porque “é agora que os seus ossos se estão a formar, que o seu sangue está a ser criado e que os seus sentidos estão a ser desenvolvidos”.
O “Cesto dos Tesouros” e muitas outras atividades e projetos da Associação Gerações respondem a essa urgência sentida pelas crianças, e a capa inspira o leitor a ler e aprender com um livro que ocupa um lugar único na Educação Infantil, pois consegue combinar uma formação teórica sólida com a prática diária, respeitando os “Direitos das Crianças” e a importância do brincar.

Famalicão
Famalicão: Colisão e despiste conta muro deixa condutor encarcerado em Cavalões (vídeo)
Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta sexta-feira, depois de uma colisão entre dois veículos ligeiros, seguida do despiste de um destes, junto ao posto de abastecimento da Repsol, na freguesia de Cavalões, em Famalicão.
Tal como apurou a Fama TV, um dos veículos acabou por embater violentamente contra um muro, deixando o seu condutor encercerado.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses com o veículo de desencarceramento e duas ambulâncias, assim como a VMER de Famalicão e a GNR.
O alerta foi registado às 15:01.
Imagens: Fama TV/DR
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: HumanitAVE realiza torneio de futebol na Guiné-Bissau e oferece equipamentos do FC Famalicão aos participantes
-
Economiahá 1 semana
Governo prepara política de 0% de IVA para os bens alimentares
-
Desportohá 5 dias
Três atletas do Liberdade FC conquistam títulos distritais no KM Jovem Regional
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Fradelos realiza Concurso de Pão Doce este domingo