Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Alunos da Didáxis asseguram 1.º lugar em concurso do Instituto Superior Técnico de Lisboa

Publicado

em

A equipa Beyond.FM Beyond.FM, da Didáxis – Riba de Ave, foi a grande vencedora do concurso “Faqtos”, organizado pelo Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa.

A equipa, que termina agora o seu percurso no ensino secundário, foi composta por Ana Isabel Moreira, Diogo Silva, Francisca Carvalho, Francisca Fernandes, Inês Lima e Mariana Carvalho.

Com o apoio do Professor Luís Ferreira, estes alunos do 12.º anos, trabalharam as radiofrequências, que foram o tema do concurso, tanto num domínio prático como teórico, denominando o projeto de “Novas Visões das Rádio Frequência”.

Para além disto, estes alunos estudaram as possíveis aplicações deste tipo de ondas no quotidiano.

O projeto incluiu também lançamento de um balão estratosférico como parte do seu projeto, que ascenderá a uma altitude de 30 quilómetros brevemente e um questionário dirigido à comunidade escolar.

Depois de apurados como os grandes vencedores da prova um cheque de 1500 euros foi distribuido pela equipa, assim como dois vales FNAC no valor de 250 euros, um para o professor responsável e outro para a escola.

A Didáxis endereça “felicitações à equipa e a todos os docentes envolvidos na jornada”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Riba d’Ave HC e FAC perdem em casa no feriado

Publicado

em

As equipas de hóquei em patins do Riba d’Ave HC e do Famalicense Atlético Clube (FAC) disputaram esta quinta-feira, 1 de dezembro, a nona jornada do campeonato Placard. As duas equipas perderam em casa.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Seja solidário este Natal e “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias de Nine e São Cosme

Publicado

em

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca segunda-feira, dia 12 de dezembro, nas farmácias aderentes.

A iniciativa, que em 2021 angariou mais de 15 mil euros, convida todos os portugueses a doarem o troco das compras realizadas na farmácia ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas apoiadas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

Em Vila Nova de Famalicão, a campanha decorre até ao dia 21 de dezembro, na Farmácia da Estação, em Nine, e na Farmácia de São Cosme.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: professores da D. Sancho I dispostos a fazer greve por tempo indeterminado

Publicado

em

Um grande número de professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I aderiu esta sexta-feira á greve convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que contesta as propostas de alteração aos concursos e exige respostas a problemas antigos da classe docente.

Os grevistas concentraram-se em protesto em frente à escola, seguindo o lema “Estamos a fazer greve, mas não ficamos em casa”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Crianças da EB de Castelões visitaram Mário Passos para pedir requalificação da sua escola

Publicado

em

Os alunos do 4.º ano da EB de Castelões visitaram a Câmara Municipal de
Vila Nova de Famalicão, esta segunda-feira, e o seu presidente, Mário Passos, que as recebeu no salão nobre, para ouvir as suas propostas sobre a melhoria e requalificação da sua escola.

Acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Francisco Sá, as crianças mostraram um vídeo que criaram, com o testemunho de alguns alunos dos vários níveis de ensino e fotos das situações mais críticas do edifício.

“Nós sabemos que as obras não serão para nós, porque no próximo ano teremos de mudar de escola, mas assim os nossos colegas mais novos poderão ter uma escola mais bonita”, disse a aluna, Sofia Santos.

Mário Passos entendeu as preocupações transmitidas no vídeo em questão e comprometeu-se a realizar as obras. Em seguida, deu uma lembrança aos pequenos visitantes, uma das quais um livro de banda desenhada sobre a história de Vila Nova de Famalicão. Para terminar fizeram uma visita guiada aos Paços do Concelho. Passaram pela “galeria dos passos perdidos” e foram à Assembleia Municipal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Já pode visitar a Cabana Solidária do Pai Natal este domingo

Publicado

em

Abre as suas portas este domingo a Cabana Solidária do Pai Natal, em Famalicão, que visa recolher bens alimentares e de higiene para distribuir pelas famílias mas carenciadas do concelho, através da Loja Social de Famalicão.

Todos os interessados em visitar o espaço poderão fazê-lo já este domingo, a partir das 15:00, na Praça 9 de Abril, no centro da cidade.

Estará aberta até ao dia 24 de dezembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cônsul da Ucrânia agradece com emoção a oferta dos dois geradores pela Mundos de Vida

Publicado

em

A Cônsul da Ucrânia visitou esta sexta-feira, por volta das 9 da manhã o Colégio Mundos de Vida, em Famalicão, como forma de agradecimento da Campanha “ACENDE UMA LUZ – Geradores da Esperança para a Ucrânia” da Mundos de Vida, que permitiu enviar dois gerador para Kiev, na Ucrânia.

Os geradores partem hoje para o seu destino e demorarão cerca de 10 dias a chegar. A Cônsul da Ucrânia agradeceu o gesto e mostrou-se muito emocionada com o apoio que os portugueses têm dado ao povo ucraniano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão sob Aviso Amarelo até às 15:00: Chuva forte, rajadas e vento e trovoada são esperados

Publicado

em

Famalicão volta a estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à previsão de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

Este alerta estará em vigor até às 15:00 desta tarde.

Este fim de semana vai ser chuvoso, e as temperaturas máximas vão oscilar entre os 12,º e os 17.º graus, enquanto que as mínimas podem atingir os 4.º graus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Professores da D. Sancho I protestam em frente à escola

Publicado

em

“Estamos a fazer greve, mas não ficamos em casa”, é o lema dos professores da Escola D. Sancho I, que esta sexta-feira aderiram à greve convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que contesta as propostas de alteração aos concursos e exige respostas a problemas antigos da classe docente.

Em Famalicão, os professores da Escola D. Sancho I, no centro da cidade, estão a manifestar-se esta manhã. “Pelos alunos”, “por um ensino de qualidade”, “em defesa da escola pública” são algumas das frases que se podem ler nos protestos dos professores da D. Sancho de Famalicão.

O S.T.O.P, que afirma que esta greve é “forma de luta inédita”, convocou a paralisação na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização deste protesto por tempo indeterminado. Os outros sindicatos de professores não aderiram à greve, mas convocaram uma manifestação para março de 2023, para além de vigílias um pouco por todo o país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Filme “Restos do Vento” transmitido hoje na Casa das Artes

Publicado

em

A agenda do Cineclube de Joane conta com a transmissão do filme “Restos do Vento” de Tiago Guedes, na noite desta quinta-feira, às 21h45, no pequeno auditório da Casa das Artes. Os bilhetes serão disponibilizados 30 minutos antes da sessão.

Sinopse: Numa remota aldeia rural portuguesa, um violento ritual semipagão que correu mal deixou marcas num grupo de adolescentes. Agora, 25 anos depois, eles voltam a juntar-se após uma tragédia na família de um deles. Estreado em Cannes na selecção oficial do festival de 2022, um filme de Tiago Guedes (“A Herdade”), co-escrito por Tiago Rodrigues, o dramaturgo, encenador, argumentista e director do Festival d’Avignon. Com Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz e Leonor Vasconcelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Aprovado o voto de Louvor ao atleta Plácido Miranda

Publicado

em

Na reunião de câmara desta quarta-feira, foi aprovado pelo Executivo Municipal um Voto de Louvor ao atleta da Seleção de Boccia Sénior, Plácido Miranda, pela conquista do título de Campeão Nacional de Boccia Sénior – Individual.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 3 minutos

Famalicão: Riba d’Ave HC e FAC perdem em casa no feriado

As equipas de hóquei em patins do Riba d’Ave HC e do Famalicense Atlético Clube (FAC) disputaram esta quinta-feira, 1...

Famalicãohá 5 minutos

Seja solidário este Natal e “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias de Nine e São Cosme

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca segunda-feira, dia 12...

Famalicãohá 23 minutos

Famalicão: professores da D. Sancho I dispostos a fazer greve por tempo indeterminado

Um grande número de professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I aderiu esta sexta-feira á greve convocada pelo Sindicato de...

Famalicãohá 43 minutos

Famalicão: Crianças da EB de Castelões visitaram Mário Passos para pedir requalificação da sua escola

Os alunos do 4.º ano da EB de Castelões visitaram a Câmara Municipal deVila Nova de Famalicão, esta segunda-feira, e...

Paíshá 1 hora

Preço do gasóleo desce 8 cêntimos e gasolina mais barata 6 cêntimos já esta segunda-feira

Fontes ligadas ao setor dos combustíveis estão a prever uma redução acentuada no preço dos combustíveis mais usados, depois de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Já pode visitar a Cabana Solidária do Pai Natal este domingo

Abre as suas portas este domingo a Cabana Solidária do Pai Natal, em Famalicão, que visa recolher bens alimentares e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Cônsul da Ucrânia agradece com emoção a oferta dos dois geradores pela Mundos de Vida

A Cônsul da Ucrânia visitou esta sexta-feira, por volta das 9 da manhã o Colégio Mundos de Vida, em Famalicão,...

Paíshá 2 horas

Mesmo à chuva milhares veneraram Imaculada Conceição em Fátima (FOTOS)

Milhares de pessoas participaram na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, apesar da chuva copiosa que se abateu por diversas...

Paíshá 2 horas

Imagens impressionantes: PSP resgata casal de idosos e homem em cadeira de rodas das cheias

Uma imagem captada, esta quinta-feira, durante as cheias que afetam a zona de Algés, mostra a impressionante determinação das forças...

Paíshá 3 horas

Detidos 3 suspeitos de comprar combustíveis em Espanha para vender em Portugal

Três suspeitos de envolvimento num esquema evasão fiscal na revenda de combustíveis foram esta quinta-feira detidos em Portugal, durante buscas...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES