Famalicão
Localizada e detida mulher condenada por crime de homicídio contra jovem famalicense

As Autoridades Judiciárias e a Polícia Judiciária de Cabo Verde, em articulação com as Autoridades Judiciárias Portuguesas e a Polícia Judiciária portuguesa, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, localizaram e detiveram mediante cumprimento de mandado de detenção internacional, uma mulher portuguesa, com 41 anos de idade, condenada pela prática de um crime de homicídio qualificado, ocorrido em 24 de dezembro de 2016 na cidade de Lisboa, sendo vítima o seu companheiro, indivíduo também português, Hugo Oliveira, natural de Famalicão com 25 anos de idade.
No decurso das diligências de investigação efetuadas após o conhecimento da notícia do crime, a arguida agora localizada, foi detida, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, na vigência da qual foi condenada em primeira instância a pena de prisão de 17 anos.
Por motivos jurídico atendíveis e sem que a sentença condenatória proferida em primeira instância tivesse transitado em julgado, a arguida acabou por ser colocada em liberdade, encetando fuga para parte incerta.
Por decisão judicial com força executiva, transitada em julgado a 08/04/2021, foi reconfirmada a decisão de primeira instância, confirmando a condenação da arguida a pena de 17 anos de prisão.
Após múltiplos contactos entre os serviços da Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Judiciária de Cabo Verde, veio a ser possível a localização da arguida naquele país e a sua detenção, mediante cumprimento de mandado de detenção internacional emitido pelas Autoridades Judiciárias portuguesas e cumprido pelos serviços da Polícia Judiciária de Cabo Verde.
Aguardam-se agora os trâmites legais relativos à extradição da arguida agora detida, de Cabo Verde para Portugal, para cumprimento do remanescente da pena de prisão em que foi condenada.

Famalicão
Famalicão: Junta de Arnoso distribui amêndoas e chocolates de Páscoa

A Junta de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures associou-se à festa da primavera, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Maria II nos estabelecimentos de ensino da União de Freguesias, que decorreu na passada sexta-feira.
“As escolas ornamentaram-se a preceito, com belos arranjos e trabalhos referentes à primavera. Os alunos entoaram melodias compostas e ensaiadas propositadamente para esta ocasião especial, não faltando o habitual lanche partilhado da comunidade educativa”, diz a autarquia em nota enviada à imprensa.
Os desejos de Feliz Páscoa do executivo da Junta foram acompanhados com a oferta de amêndoas e chocolates a todas as crianças do ensino pré-escolar e básico e da Associação Engenho, assim como aos professores e auxiliares, “reconhecendo o empenho, a disponibilidade e o carinho que têm para com os alunos”. “A Junta de Freguesia deseja a toda a população uma Santa e Feliz Páscoa”.
Famalicão
Famalicão: Árvore iluminada na escola Camilo assinala a Consciencialização do Autismo

O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) antecipou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se celebra anualmente a 2 de abril (este domingo) e representou-o numa instalação em forma de árvore sita na ESCCB.
Trata-se duma representação da União, Consciencialização e Proximidade, que envolveu famílias, escolas, níveis de ensino e disciplinas.
Inaugurada na passada sexta-feira, dia 31 de março, esta instalação estará iluminada durante a noite, durante uma semana, “com o objetivo de lembrar os direitos das pessoas com espectro do autismo à sua dignidade e autoestima e a integrarem-se plenamente como membros da família, da escola e da sociedade”, diz a escola em nota enviada à imprensa.
Este trabalho, criado transdisciplinarmente, teve o apoio dos alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos das diferentes unidades orgânicas do AECCB, das famílias e de algumas
instituições.
Famalicão
Famalicão: Cortejo Bíblico sai à rua este domingo

O programa da Semana Santa de Famalicão tem este fim de semana alguns dos seus pontos altos.
Assim, este domingo, 2 de abril, destaca-se o Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’, que começa pelas 15h00. Com a presença de cinco grupos de teatro de Famalicão e o envolvimento de mais de 200 pessoas, o Cortejo percorre diversas ruas do centro da cidade. Percurso: Centro Pastoral de Santo Adrião (saída), Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira, Praça D. Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abri.
A gastronomia também está presente, com o certame ‘Páscoa Doce’, que vai decorrer ainda este domingo na Praça D. Maria II e que engloba um mercado dedicado à doçaria portuguesa e espetáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes.

O programa da Semana Santa também envolve a Casa das Artes que, este domingo, 2 de abril, leva à Igreja Matriz Nova, pelas 18h30, o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, do Porto.

-
Famalicãohá 1 semana
Auchan oferece 5 euros em cartão por cada 50 euros em compras até 31 de março
-
Desportohá 7 dias
Português Ricardo Batista conquista medalha de bronze na Taça do Mundo de triatlo
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: Três atletas da escola Jing-She convocados para os treinos da Seleção Nacional de Wushu
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Presidente da Câmara e homólogo de Melgaço avaliam possibilidade de parceria cultural