Famalicão
Mário Passos comemora um ano na presidência da Câmara Municipal de Famalicão
Completa-se, esta segunda-feira, um ano da permanência de Mário Passos, na presidência da Câmara Municipal de Famalicão, enquanto candidato da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão”.
Nas redes sociais, o presidente serviu-se de uma publicação para salientar o “privilégio” sentido por ser a escolha dos famalicenses para assumir este cargo.
Mário Passos garante que tudo fará para “devolver a confiança depositada e que o entusiasmo e sentido de responsabilidade que sentia nesta noite continuam inabaláveis”, concluiu.

Famalicão
Antoninas: Marchas preparam a grande noite
Famalicão está em contagem decrescente para a grande desfile das Marchas Antoninas, que enche a cidade de cor, música e alegria na noite de Santo António.
Este ano, são oito as marchas participantes e a azáfama é grande. Da música à coreografia, dos fatos aos arcos… tudo é pensado ao pormenor.
A FamaTV foi espreitar os ensaios da marcha da ACR S. Pedro de Riba D’Ave.
Famalicão
Helicóptero de Braga passa a servir Famalicão. Alguns descontentes. Proteção Civil explica decisão

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explicou esta quarta-feira que Braga não vai ter um helicóptero ligeiro para combater incêndios porque a atividade de paraquedismo “compromete o tempo de resposta” do ataque inicial.
Em resposta enviada à Lusa, a ANEPC sublinha que se tratou de uma decisão “de caráter operacional”, que foi tomada “pela necessidade de garantir uma base de operação na qual não seja comprometida a resposta imediata e permanente do helicóptero de ataque inicial, cujo sucesso depende em larga medida da rapidez de despacho e descolagem do meio aéreo”.
“A atividade de paraquedismo [no aeródromo de Palmeira, em Braga] compromete o tempo de resposta do helicóptero de ataque inicial, uma vez que, desde o momento da largada até à aterragem do último paraquedista, não pode haver motores em marcha”, acrescenta.
Aquele meio aéreo vai, assim, para Vila Nova de Famalicão, devendo a sua instalação ocorrer durante o mês de junho, para ficar disponível até 15 de outubro.
Na terça-feira, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado criticou o “desvio” de um meio aéreo de Braga para Famalicão, considerando que é uma decisão errada que pode, designadamente, dificultar o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Em declarações à Lusa, Ricardo Rio, que é também presidente da Câmara de Braga, sublinhou ainda que a decisão foi tomada “na véspera” da entrada em funcionamento do dispositivo local de prevenção e combate a incêndios, “que estava a contar com aquele meio aéreo”.
“É uma decisão completamente contrária ao que tinha sido inicialmente anunciado, sendo ainda de realçar que não nos foi dado qualquer conhecimento prévio nem qualquer explicação para a alteração de planos”, acrescentou.
Esta quarta-feira, a ANEPC lembra que na sub-região do Cávado se mantém o helicóptero pesado do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Braga e que a Norte há os dois helicópteros ligeiros do CMA de Arcos de Valdevez.
Acrescenta que a Este há o helicóptero ligeiro do CMA de Fafe e a Sul o helicóptero ligeiro do CMA de Famalicão.
Famalicão
Antoninas: Marchas preparam a grande noite
Famalicão está em contagem decrescente para a grande desfile das Marchas Antoninas, que enche a cidade de cor, música e alegria na noite de Santo António.
Este ano, são oito as marchas participantes e a azáfama é grande. Da música à coreografia, dos fatos aos arcos… tudo é pensado ao pormenor.
A FamaTV foi espreitar os ensaios da marcha da Flor do Monte Carreira.
-
Famalicãohá 1 semana
Presidentes de Famalicão Trofa e Maia satisfeitos com concurso para nova ponte sobre Ave
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão vai ter peça do artista Bordalo II no Parque D. Maria II
-
Desportohá 7 dias
FC Famalicão: Gustavo Sá e Hugo Oliveira convocados para disputar Europeu de Sub-19
-
Paíshá 5 dias
Este sábado não se esqueça do guarda-chuva.