Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Parlamento discute “obras urgentes” na Escola Júlio Brandão

Publicado

em

O parlamento discutiu hoje projetos de resolução do PS, PSD, BE, PCP, CDS-PP, PAN, PEV e IL que pedem a reabilitação e requalificação urgente de 11 escolas, com muitas críticas ao estado de degradação dos equipamentos, encontrando-se entre estas a Escola Básica 2,3 Júlio Brandão de Famalicão.

Excluindo o grupo parlamentar do PS, que apresentou dois projetos de resolução, todos os deputados e grupos parlamentares que intervieram deixaram muitas críticas ao Governo, acusando a tutela de tratar “com desdém a Educação”.

“Pese a propaganda do Governo, aquilo que tem sido feito nas escolas tem sido quase e exclusivamente no âmbito do programa de remoção do amianto, reconhecendo-se aqui o esforço dos municípios nesta tarefa. Por isso, só restam intervenções pontuais e minimalistas por parte do Ministério da Educação”, afirmou o deputado social-democrata Firmino Marques, que apresentou 10 projetos de resolução.

No mesmo tom, o deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, que apresentou um projeto de resolução, acusou a tutela de “encher a boca para falar na importância da educação”, mas permitir que existam escolas a “cair aos bocados”.

O Bloco de Esquerda, que também apresentou um projeto de resolução, alertou, através da deputada Alexandra Vieira, que “enquanto se continuar a olhar para a requalificação das escolas como uma despesa e não como um investimento o problema se irá eternizar”.

Já a deputada do Pessoas-Animais–Natureza (PAN) Bebiana Cunha, que deu voz a um projeto de resolução, lamentou que se faça “’rankings’ com as notas”, mas não com “os investimentos na Educação”.

Também a deputada do Partido Ecologista “Os Verdes”, Mariana Silva, criticou o facto de as escolas terem “intervenções esporádicas”, que “apenas servem de paliativo”.

No mesmo sentido, a deputada do PCP Paula Santos considerou “inaceitável que o Governo esteja mais preocupado em transferir os encargos para as autarquias”, no âmbito do processo de descentralização de competências.

Já a deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa, que se despediu hoje do parlamento, defendeu a necessidade de realizar as obras com “maior velocidade” e de criar um mapeamento e plano de ação que “não dependa do partido, do autarca, da existência da televisão, de uma petição cheia de assinaturas, mas que parta da justa ponderação das necessidades”.

Por sua vez, os deputados do PS que intervieram, Sara Velez, Francisco Rocha e Porfírio Silva, reconheceram a necessidade de intervir em algumas escolas, mas minimizaram as responsabilidades do atual Governo.

“Há processos em andamento, há processos que têm a ver com problemas com o empreiteiro e outros casos em que foi o governo anterior (PSD/CDS-PP) que suspendeu as obras, com a desculpa da ‘troika’”, argumentou Porfírio Silva.

Os 27 projetos de resolução foram apresentados por PSD (10), CDS-PP (8), PEV (3), PS (2), BE (1), PCP (1), PAN (1) e IL (1).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

Publicado

em

Por

O famalicense António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado da Escola de Direito da Universidade do Minho, recebeu, esta semana, a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela (USC), em Espanha, entregue pelo respetivo reitor, Antonio López

ler mais em opiniaopublica.pt

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão ilumina-se para receber as Festas Antoninas 2022

Publicado

em

Por

A cidade de Famalicão já se encontra engalanada para receber a edição e 2022 das festas Antoninas. Na última noite, foi ligada a iluminação que deu às principais ruas da cidade cor e alegria festiva.

Depois de dois anos de interregno por causa da pandeia, Famalicão prepara-se para voltar a vibrar com as festas do concelho dedicadas a Santo António e cujo programa vai decorrer de 9 a 13 de junho.

É caso para dizer: a festa já começou!

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Feira do empreendedorismo dá a conhecer as novas empresas de Famalicão

Publicado

em

Por

O empreendedorismo está em destaque até este sábado, na Praça D. Maria II, no centro da cidade de Famalicão.

A Feira do Empreendedorismo apresenta 22 jovens empresas e marcas famalicenses que estão a dar os primeiros passos e que dão a conhecer as suas ideias inovadoras de negócio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Mercado Abastecedor de Famalicão abre as portas e recebe Mário Passos

Publicado

em

Por

Pela primeira vez o Mercado Abastecedor de Famalicão recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal.

Esta sexta-feira, dia 27 de maio, a convite da administração do MAF, Mário Passos visitou o espaço e inteirou-se do comércio ali existente, que todos os dias movimenta milhares de pessoas.

O Mercado Abastecedor de Famalicão é um dos maiores do país e é o único que vende, no mesmo espaço, produtos mistos, ou seja alimentação e vestuário.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Lugares Mais Belos de Famalicão

Publicado

em

Por

Castelo de Vermoim e Penedo da Moura – Vermoim

Esta semana aventuramo-nos monte adentro e fomos conhecer o percurso “Pedras Com História”, em Vermoim.

Percorremos a famosa Calçada Romana, conhecemos de perto a lenda do Penedo da Moura e, bem lá no alto, percorremos cada pedra do Castelo de Vermoim, donde se avistam todas as terras vizinhas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

IV Trail das Eiras recebe 700 atletas em Vermoim a 5 de junho

Publicado

em

Por

A Associação Moinho de Vermoim promove, no próximo dia 5 de junho, o 4º Trail da Eiras, que tem já 700 atletas inscritos. O regresso da prova – após dois anos de interregno por causa da pandemia – traz novidade, desde logo o facto de ser pontuável para a Taça de Portugal de Trail na distância de 25 quilómetros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Fábrica de botões Louropel distinguida na Conferência Internacional do Têxtil e Vestuário

Publicado

em

Por

A empresa famalicense Louropel, sediada na freguesia do Louro, recebeu uma distinção da Conferência Internacional do Têxtil e Vestuário – iTechStyle Summit na categoria de “Acessórios”.

Presenta nesta cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que realçou os contributos da empresa de Famalicão para a solidificação da indústria têxtil em Portugal, desde 1966.

Desde a sua fundação em 1966 por Carlos Alberto da Silva Rego, a Louropel- Fábrica de Botões, Lda. tem vindo a dedicar-se de forma constante à produção e comércio de botões.

Inicialmente nomeada com o seu nome fundador, desde o seu início a empresa investiu a experiência e conhecimento do Sr. Rego, utilizando uma tecnologia que foi inovadora mesmo para aquela década: o fabrico de botões a partir de resina de poliéster.

A constante expansão tecnológica e de infra-estruturas da Louropel e a sua localização estratégica no Vale do Ave, centro da indústria têxtil portuguesa em evolução, determinaram a mudança para a sua designação actual: Louropel- Fábrica de Botões, Lda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Temperaturas chegam hoje aos 34.º graus

Publicado

em

Por

As temperaturas chegam, esta sexta-feira, aos 34.º graus, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O fim de semana será também de sol, por vezes nublado, embora se registe uma ligeira descida das temperaturas, comparativamente ao dia de hoje.

A chuva deverá regressar, em força, já na próxima segunda-feira, e deverá manter-se até ao final da próxima semana.

Com isto, as temperaturas máximas registarão uma descida de quase 10.º graus, oscilando entre 0s 21.º e os 24.º graus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

A equipa feminina do FC de Famalicão já está a caminho do Jamor

Publicado

em

Por

Já saiu de Famalicão o autocarro com as atletas do FC Famalicão, rumo a Lisboa. Depois do pequeno almoço, que a FamaTV acompanhou, as jogadoras iniciaram a viagem.

A equipa do FC de Famalicão defronta amanhã, na final da Taça de Portugal, a formação do Sporting. O jogo está marcado para o Estádio do Jamor, a partir das 17h30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros de Famalicão promovem Gala do 132º aniversário na Casa das Artes

Publicado

em

Por

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão prossegue, no próximo domingo, 29 de maio, com o programa das comemorações do seu 132º aniversário. Nesse dia, pelas 18 horas, a corporação realiza a Gala do Aniversário, na Casa das Artes de Famalicão.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Regiãohá 12 horas

Insólito: camião fica preso em túnel no Porto

Um veículo pesado ficou preso, na manhã deste sábado, o no túnel da Rua de Aurélio da Paz dos Reis,...

Paíshá 14 horas

Banco Alimentar promove recolha de alimentos este fim de semana

A campanha de recolha de bens alimentares promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome regressa este sábado e domingo aos supermercados...

Mundohá 16 horas

Mãe do jovem atirador do Texas pede para não julgarem o filho

Adriana Reyes, mãe do jovem que realizou o massacre numa escola primária em Uvalde, no Texas, Estados Unidos, pediu para...

Famalicãohá 16 horas

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

O famalicense António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado da Escola de Direito da Universidade do Minho, recebeu, esta semana, a...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão ilumina-se para receber as Festas Antoninas 2022

A cidade de Famalicão já se encontra engalanada para receber a edição e 2022 das festas Antoninas. Na última noite,...

Paíshá 18 horas

Sondagem: maioria dos portugueses não concorda com o fim do uso das máscaras

A decisão de pôr fim ao uso de máscaras, com exceção dos serviços de saúde e transportes públicos, não agradou...

Paíshá 18 horas

Luís Montenegro ou Jorge Moreira da Silva, PSD elege hoje o novo líder nacional

O Partido Social Democrata (PSD) elege, este sábado, o seu novo líder nacional. Na corrida a estas eleições diretas estão...

Paíshá 1 dia

Alfaiate de 72 anos enviava cartas de amor e sexuais a jornalistas da RTP. Condenado a 1 ano de prisão com pena suspensa

O Tribunal de Braga condenou hoje a um ano e cinco meses de prisão, com pena suspensa, um septuagenário da...

Famalicãohá 1 dia

Feira do empreendedorismo dá a conhecer as novas empresas de Famalicão

O empreendedorismo está em destaque até este sábado, na Praça D. Maria II, no centro da cidade de Famalicão. A...

Famalicãohá 1 dia

Mercado Abastecedor de Famalicão abre as portas e recebe Mário Passos

Pela primeira vez o Mercado Abastecedor de Famalicão recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal. Esta sexta-feira, dia 27...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES