Siga-nos nas redes

Desporto

Ivo Vieira: “É fundamental… tirar a equipa desta situação”

Publicado

em

O treinador do Famalicão garantiu hoje que da parte do Famalicão “não vai haver amarras” para defrontar o Vitória de Guimarães, em partida da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Ivo Vieira explicou a necessidade de vencer a equipa vimaranense, na sexta-feira, para conseguir tirar a equipa do último lugar da tabela classificativa.

“Temos que estar focados naquilo que acreditamos e naquilo que queremos fazer, que é ganhar. É verdade que não ocupamos uma posição digna daquilo que pretendemos, mas a receita é trabalhar, lutar pelo resultado e é isso que temos que pôr em campo. Queremos ter um resultado positivo, que possa tirar a equipa desta situação. É fundamental mesmo em termos mentais e temos que fazer mais do que temos feito”, disse o treinador, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O técnico da equipa famalicense, que treinou os vimaranenses em 2019/20, assumiu a responsabilidade dos resultados e garantiu que é necessário haver mais competência “nas abordagens a cada momento do jogo”.

“Como principal responsável, assumo essa situação. Temos que ser mais competentes nas abordagens a cada momento de jogo e libertá-los para a qualidade que não se tem refletido em resultados. Não podemos fazer dois golos fora e não trazer pontos para casa. Só houve um jogo em que não conseguimos fazer golos”, salientou.

As duas equipas estão a passar por dificuldades – o Famalicão ocupa o último lugar, com três pontos, enquanto o Vitória de Guimarães está em 10.º, com sete –, mas Ivo Vieira salientou que isso não vai condicionar o jogo dos famalicenses.

“Da nossa parte, não vai haver amarras, queremos ganhar pela necessidade de pontos. As duas equipas estão em diferentes situações, porque o Famalicão alterou, salvo erro, 17 jogadores, ao contrário do Vitória, que tem uma base sustentada da última época. As duas equipas têm capacidade para poder estar mais acima”, garantiu.

Questionado sobre o facto de o encontro ser arbitrado por um árbitro francês, no âmbito do protocolo estabelecido entre a Federação Portuguesa de futebol (FPF) e a sua congénere francesa (FFF), o treinador não quis dar ênfase.

“Em relação ao árbitro, não gosto de falar. Vamos entrar com o mesmo respeito, fazer o nosso trabalho. O árbitro passa-nos ao lado. No viver do jogo, há expressões de treinadores para árbitros, mas isso é o futebol. Não é por aí que se fará a diferença”, disse ainda.

O Famalicão, último classificado, com três pontos, recebe na sexta-feira, às 21:15, o Vitória de Guimarães, em 10.º, com sete, numa partida da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será arbitrada pelo francês Thomas Leonard.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Ex-Famalicão Nicolás Schiappacasse foi detido esta quarta-feira

Publicado

em

Por

Nicolás Schiappacasse, avançado que passou discretamente pelo Famalicão em 2019/20, por empréstimo do Atlético de Madrid, foi detido esta esta quarta-feira, horas antes do Peñarol, clube que representa, defrontar o Nacional, numa partida particular.

Segundo o jornal El Observador, o jogador de 23 anos foi detido, numa operação junto do estádio, na posse de uma pistola, mais munições. A arma teria como destino um adepto do Peñarol, pelo que Schiappacasse incorre numa pena de seis anos na prisão, por tráfico de armas.

O condutor, do carro, com antecedentes no tráfego de droga, e outros dois amigos de Schiapacasse, foram igualmente detidos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Morreu Maria Amélia Canossa, a mulher que deu voz ao hino do FC Porto

Publicado

em

Por

A mulher que deu voz ao hino do FC Porto, Maria Amélia Canossa, morreu na terça-feira, aos 88 anos, revelou o clube através da sua página oficial na internet.

“Morreu a mulher que deu voz ao hino do FC Porto. Maria Amélia Canossa faleceu esta terça-feira e deixou para trás um legado de 88 anos de amor ao azul e branco, que culminou com a gravação do hino pela primeira vez, no longínquo dia 31 de março de 1952”, pode ler-se na nota publicada na página dos ‘dragões’.

Na nota, o FC Porto revela a longa ligação de Maria Amélia Canossa ao clube, que desde cedo começou a frequentar as bancadas do Campo da Constituição, pela mão do pai e do avô, tendo ajudado na angariação de fundos para a construção do antigo estádio das Antas.

“Queria um hino que, aos primeiros acordes, fosse um hino vencedor. Que até os jogadores, ao entrarem em campo, sentissem um impulso que lhes desse força e um hino que transbordasse poder”, revelou a própria Maria Amélia Canossa, em entrevista concedida em 2009, sobre a criação do hino.

Com a colaboração do poeta Heitor Campos Monteiro e do compositor António Figueiredo e Melo, Maria Amélia Canossa estreou-se a entoar o hino do FC Porto com apenas 18 anos, em pleno Coliseu. Voltaria a cantar na inauguração das Antas, poucas semanas volvidas.

A concluir, o FC Porto solidariza-se com os familiares e amigos, endereçando-lhes “as mais sentidas condolências”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Miklos Fehér morreu em campo há 18 anos

Publicado

em

Por

Assinalam-se, esta terça-feira, 18 anos sobre morte do jogador Miklos Fehér, que caiu inanimado em campo, durante um jogo do Benfica, que representava no ano de 2004.

O Benfica disputava mais um jogo do campeonato, a 25 de janeiro de 2004, quando, nos instantes finais da partida com o Vitória de Guimarães (0-1), em Guimarães, o avançado húngaro, quando nada o fazia esperar, debruçou-se e caiu inanimado.

No momento todos perceberam a gravidade da situação, com colegas e adversários em pânico enquanto as equipas médicas tentavam a reanimação, mas Fehér viria a ser declarado morto às 23:10 do mesmo dia, já no hospital.

O corpo do jogador esteve depois em câmara ardente no átrio do Estádio da Luz, onde foi homenageado por adeptos, que esperaram em filas intermináveis, bem como adversários e dirigentes de outros clubes, antes do funeral em Gyor, a sua terra natal.

Toda a situação deixou marcas no clube da Luz, que desde então promoveu iniciativas para homenagear o seu jogador.

O número “29” foi retirado do plantel — nenhum outro futebolista o poderá vestir -, nesse mesmo ano o Benfica dedicou a Fehér o triunfo na Taça de Portugal (2-1 com o FC Porto de José Mourinho) e colocou um busto do jogador no átrio da porta 18 do Estádio.

A par disto, o Benfica instituiu o prémio Miklos Fehér, que todos os anos distingue professores e alunos que se notabilizem em diversas áreas na antiga escola do jogador, em Gyor, na Hungria, e que os traz anualmente a Lisboa.

A autópsia realizada a Fehér acabou por revelar-se inconclusiva, mas os exames complementares, resultantes do processo-crime aberto e, depois, arquivado, indicaram que o futebolista sofria de uma malformação cardíaca, nunca antes detetada.

Em Portugal, Fehér não vestiu apenas as cores do Benfica, mas também do FC Porto, para o qual se transferiu em 1998 do Gyori Eto, do Salgueiros e Sporting de Braga, por empréstimo dos portistas, e do FC Porto B, antes de assinar pelo clube da Luz.

A sua morte, que sucedeu poucos meses depois da do camaronês Marc-Vivien Foé, em pleno jogo da Taça das Confederações (2003), devido a uma cardiomiopatia hipertrófica, reforçou a questão da morte súbita.

O tema tem suscitado muitos debates e tentativas de despiste, apesar de continuarem a suceder “casos” nos recintos desportivos, também é maior o “alerta clínico” em relação a quaisquer fragilidades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Liga Portugal doa 2 toneladas de alimentos por cada golo marcado na Taça da Liga

Publicado

em

Por

Cada golo marcado durante a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, que arranca na terça-feira, vai resultar em duas toneladas de alimentos para a Rede de Emergência Alimentar, anunciou hoje a organização da prova.

A iniciativa é da patrocinadora oficial da competição (Allianz) e da Fundação do Futebol – Liga Portugal, com cada golo a equivaler as duas toneladas de comida, não sendo contabilizado, para este efeito, o desempate por grandes penalidades.

“Após a final, com as contas encerradas, os golos serão transformados em toneladas de alimentos, canalizados para o Banco Alimentar Leiria/Fátima, que dá apoio a aproximadamente cinco dezenas de instituições locais, pessoas e famílias carenciadas”, lê-se num comunicado da Liga.

Na terça-feira, o Benfica defronta o Boavista, e na quarta-feira, será a vez do Sporting, detentor do título, medir forças com o Santa Clara.

A final está agendada para sábado no Estádio Municipal de Leiria, que será o palco de três jogos da prova.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Jogo entre o Ermesinde e S. Pedro da Cova acaba com agressões e invasão de campo

Publicado

em

Por

Mais um jogo de futebol regional terminou da pior forma, com insultos e agressões.

Desta vez terá sido numa partida entre o Ermesinde, que jogava em casa e o São Pedro da Cova, que contava parao campeonato da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

Depois de uma troca de provocações entre ambos os lados, a confusão instalou-se logo após o apito final, quando um adepto invadiu o campo e acabou detido.

A PSP foi obrigada a intervir para acabar com tal cenário.

O jogo foi ganho pelo São Pedro da Cova por 3-1.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ciclista famalicense Tiago Machado atropelado em Braga após treino

Publicado

em

Por

Foi um grande susto que o famalicense Tiago Machado apanhou este sábado. O ciclista acabou por ser atropelado quando regressava a casa depois do habitual treino, noticiou o jornal desportivo Record, que avançou que Tiago Machado “sofreu ‘apenas’ escoriações, tendo também o corpo dorido.”

“Tinha acabado de fazer o treino mais especifico,  já estava de regresso a casa, quando numa rotunda, à saída e Braga, um carro bateu-me por trás na roda. Dei uma cambalhota no chão, a bicicleta ficou inutilizável. Tive de chamar a assistência em viagem”, contou Tiago Machado ao jornal, acrescentando ainda:

“Foi mais o susto, porque em termos físicos tenho umas mazelas, algum dorido. Doi-me um pouco o joelho, bati também com a cabeça no chão, mas tinha capacete. Não fui ao hospital devido à situação pandémica, mas vou ser visto por um médico”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Lutador português estreia-se este domingo no cartaz principal do UFC

Publicado

em

Por

O português André Fialho concretiza o seu sonho e vai estrear-se no Ultimate Fight Championship UFC, o maior palco de artes marciais do mundo. O lutador faz história na sua carreira, mas também na modalidade em Portugal. O combate frente ao brasileiro Michel Pereira acontece este domingo, quando forem três da manhã em Portugal, no Honda Center, em Arnheim, na California.

O estreante no cartaz principal vai competir perante 18 mil pessoas e vai ecoar a canção “Amor a Portugal” de Dulce Pontes.  

«De certeza que me vou arrepiar e estou ansioso por desfrutar disto tudo. Quero desfrutar do momento, de ter um público de 18 mil pessoas a ver. Vai ser uma grande oportunidade, acredito que se fizer o meu jogo vou conseguir pô-lo a dormir. Estou zero nervoso e zero ansioso. As estrelas alinharam-se e está tudo a correr a meu favor, desde a preparação ao evento, por isso não existe nada para estar nervoso», revelou em entrevista ao Jornal de Notícias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Mbemba tem 4 datas de nascimento diferentes. FC Porto não quer renovar devido à idade

Publicado

em

Por

O jogador Mbemba do FC Porto, estrá prestes a abandonar o clube, devido às dúvidas quanto à sua idade, que acumulam já quatro datas diferentes, segundo a CM.

O processo relacionado com a fraude da sua idade já deu origem a uma queixa na FIFA e os portistas duvidam que os 27 anos registados “no papel” possam afinal ser 33.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Jaume Grau pode reforçar FC Famalicão após fim do empréstimo ao Tondela

Publicado

em

Por

O jogador do Osasuna, Jaume Grau, pode tornar-se num dos novos reforços do FC Famalicão, avança o Record.

O Minho pode ser o destino do médio espanhol de 24 anos, que esteve nas última duas temporadas no Tondela, e agora vê o este período terminado,

O esquerdino, de 1,84 metros, pode então ser uma das soluções do futuro do coletivo famalicense, encabeçado agora por Rui Pedro Silva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão e Paços de Ferreira empatam a 0-0

Publicado

em

Por

O Famalicão e o Paços de Ferreira empataram hoje 0-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, falhando ambas o objetivo de conquistar os três pontos para subirem na tabela.

Em Vila Nova de Famalicão, as duas equipas não conseguiram desfazer o nulo e somam ambas um ponto, numa partida em que o Famalicão terminou reduzido a 10 jogadores devido à expulsão de Alexandre Penetra, aos 69 minutos.

Com este empate, o Famalicão soma o quarto jogo seguido sem perder no campeonato e está no 15.º lugar, com 16 pontos, enquanto o Paços de Ferreira, que vinha de uma derrota, está em 11.º, com 18.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 minutos

Sem-abrigo em Famalicão: da realidade dura da rua ao amparo de um teto

Não se sabe ao certo quantos existem no concelho, até porque o número vai variando, mas, neste momento, estão sinalizados...

Paíshá 19 minutos

Desigualdade. Metade da riqueza em Portugal pertence apenas a 5% da população

Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população. A diferença...

Mundohá 14 horas

Europa abandona restrições mesmo com subida de infeções. É o adeus à covid-19

Da reabertura de bares e restaurantes ao abandono dos requisitos legais para máscaras, muitas das maiores economias da Europa agora...

Paíshá 14 horas

Infeções aumentaram 83% nas crianças com menos de 10 anos nos últimos 14 dias

A faixa etária com “incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao grupo das crianças com menos de 10...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão implementa “policiamento de proximidade” com agentes em bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresenta oficialmente, esta segunda-feira, o seu novo destacamento, focado no “policiamento de...

Paíshá 15 horas

Covid-19: Só há 2 concelhos (em 308) abaixo do nível máximo de incidência e são ambos nos Açores

O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Duas pessoas feridas após despiste na A7

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta sexta-feira, após um despiste ao quilómetro 27 da A7, antes da saída para...

Paíshá 16 horas

Auchan apresenta plataforma ‘online’ “Medicamento Certo”

A Aucan apresenta a plataforma “Medicamento Certo”, desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital...

Paíshá 16 horas

Assaltantes sequestram e agridem vendedor de tabaco em Paços de Ferreira

Um homem de 31 foi sequestrado, esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, por um grupo de assaltantes que o atacavam...

Paíshá 17 horas

Jerónimo diz que Costa e Rio já fizeram um “acordo de cavalheiros” para poderem “governar à vontade”

O secretário-geral do PCP dramatizou hoje o discurso e apontou incoerência ao secretário-geral socialista, António Costa, por dizer que está...

Famalicãohá 18 horas

Famalicenses Irrequietos com Margarida Oliveira

Conheça melhor esta famalicense, que se destaca por oferecer ajuda a quem mais precisa e cuja a paixão pelo mundo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Taxa de infeções regista subida de quase 3.000

Os dados da Direção-Geral da Saúde referentes à incidência de novos casos da covid-19, das duas últimas semanas, no concelho...

Paíshá 18 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 63.833 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 63.833 os casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Bragahá 19 horas

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos...

Regiãohá 20 horas

Suspeito de aliciar e burlar jovens futebolistas detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal

O homem detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal é suspeito de aliciar e burlar jovens promessas do...

Paíshá 21 horas

Bebé de 8 dias morre após atraso nos serviços de emergência médica. Ordem dos Médicos pede investigação

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da...

Economiahá 21 horas

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma...

Paíshá 22 horas

Despiste provoca a morte de 3 pessoas em madrugada trágica esta sexta-feira

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um violento despiste, na madrugada desta sexta-feira, na Avenida das Forças Armadas,...

Bragahá 22 horas

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O...

Guimarãeshá 23 horas

Começa hoje a construção de novo hotel em Guimarães com um investimento de 11 milhões

A construtora Casais lança hoje a primeira pedra do Hotel B&B Guimarães, um projeto com um investimento de cerca de...

Arquivo

FAMA NAS REDES