Famalicão
Famalicão: Casa-Museu de Camilo torna-se centro da rota literária do escritor

A Casa-Museu de Camilo, em Seide São Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai assumir-se como o centro da rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município refere que a inauguração da sede do projeto turístico-cultural “Camillo – Rotas do Escritor” marcará a 6.ª edição dos Encontros Camilianos, que decorre nos dias 14 e 15 de outubro, em São Miguel de Seide.
Para além do município de Famalicão, este projeto de valorização do património de Camilo Castelo Branco conta também com o envolvimento de outras instituições e cidades do norte do país com ligação histórica ao romancista, como Braga, Porto e Ribeira de Pena.
A 6.ª edição dos Encontros Camilianos arranca no dia 14, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual serão evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais.
À noite, o GRUTACA apresenta “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.
No dia 15, em que a Casa-Museu de Camilo celebra 100 anos de abertura ao público, haverá uma conferência alusiva ao tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”.
Segue-se a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu”.
Trata-se de uma mostra documental, bibliográfica e iconográfica dos factos mais importantes relacionados com o pulsar da Casa Museu de Camilo desde 15 de outubro de 1922 até à atualidade.
Haverá ainda um almoço com ementa camiliana, uma conferência sobre o tema “Camilo Castelo Branco: da figura controversa às controversas figuras” e a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos”.
Promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor promoção e divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, é um dos propósitos dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

Desporto
Famalicão: 12.ºª Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a este domingo

Realiza-se, este domingo, a partir das 10:00, o 12.ª Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, com encontro marcado no Parque da Juventude, em Famalicão.
A prova divide-se em duas categorias, uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 6 quilómetros e tem o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga.

Desporto
FC Famalicão: Campeão de sub-19 Afonso Sousa vai rumar à Liga 3

Afonso Sousa, jogador dos sub-19 do FC Famalicão, que recentemente se sagrou campeão nacional vai rumar à Liga 3, embora seja ainda desconhecido o clube de destino do jovem futebolista.
De acordo com o jornal Desporto ao Minuto, o avançado de 18 anos terá deixado a sua mensagem final de agradecimento ao emblema de representou nas últimas três temporadas.
“Obrigado por tudo! Para sempre Vila Nova”, escreveu.
Isto acontece após 22 partidas disputadas pelo emblema famalicense, onde apontou um golo.
Famalicão
Famalicão: Sardinha assada é rainha de mais uma edição do “Dias à Mesa”

A Sardinha assada é a raina de mais uma edição dos Dias à Mesa, desta vez dedicada aos Santos Populares, nomeadamente as Festas Antoninas de Famalicão.
Assim, De 8 a 11 de junho, os restaurantes locais serão os protagonistas desta iniciativa gastronómica especial. Nestes estabelecimentos, teremos a sardinha assada como estrela principal do menu dos Dias à Mesa.
Durante os dias do evento, todos os restaurantes participantes oferecerão um desconto direto de 10% nos pratos selecionados. Uma oportunidade imperdível para apreciar a culinária local e aproveitar o melhor das Festas Antoninas.
As Festas Antoninas de Famalicão acontecem de 7 a 13 de junho, com um programa diversificado que oferece quase quarenta atividades ao longo de sete dias abençoados por Santo António. Grandes artistas como os Xutos e Pontapés, o brasileiro Maninho e o rapper português T-Rex animarão o público durante esses dias de festa. É uma honra para Famalicão ser recentemente reconhecida como Património Cultural Imaterial de Portugal.
Dias à Mesa é uma iniciativa que ocorre ao longo do ano e combina o melhor da cozinha tradicional minhota com propostas culturais famalicenses.
-
Desportohá 1 semana
Vila das Aves realiza “Aves Beach Volley’ 23” entre 02 e 11 de junho
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa do Artista Amador debate “O Que é a Filosofia” com Professor José Luís Domingues
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão entra em junho com previsão de chuva
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão terá helicóptero de combate aos incêndio já neste mês de junho