Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Co-produção da Casa das Artes nomeada para Melhor Ópera nos Young Audience Music Awards

Publicado

em

A obra “O Céu Por Cima de Cá” está nomeada para os Young Audience Music Awards na categoria de Melhor Ópera, uma peça que “ganha a identidade” do “lugar onde é feita”, anunciou hoje a Companhia de Musica Teatral (CMT).

Um dos membros fundadores daquela companhia, Helena Rodrigues, explica que “O Céu Por Cima de Cá”, uma coprodução da CMT e da Casa das Artes de Famalicão, tem a particularidade de ser apresentada presencialmente e transmitida via Zoom, mas as duas versões “não são necessariamente iguais”.

Os Young Audience Music Awards (YAMawards) têm como objetivo “identificar e apoiar produções de todo o mundo que inspiram e envolvem jovens e distinguem a criatividade e a inovação” de produções musicais.

“É uma peça que tem sempre uma identidade muito própria conforme o local em que está, embora haja sempre uma estrutura física e haja vários elementos que são fixos, mas a peça vai ganhando uma identidade própria de acordo com o lugar onde é feita”, explicou a responsável.

Segundo a CMT, “O Céu Por Cima de Cá” é “uma proposta artística que procura construir um espaço imaginário onde o tempo atual e o passado se (con)fundem, o espaço real e o virtual se interligam (…). A obra artística final é uma performance de música-teatral, um ‘tratado poético’ profundamente inspirado pela biografia” do local onde se apresenta.

“[É] um trabalho que vai mudando conforme o lugar, há um trabalho de pesquisa, um trabalho de filmes do passado, mas não só, há também um trabalho de pesquisa atual, do que acontece nesse lugar, há uma interação com o lugar”, salientou a também professora da Universidade Nova de Lisboa.

A obra nomeada para os YAMawards, atribuídos pela organização Jeunesses Musicales International (JMI), tem ainda outra particularidade: “Estreou-se presencialmente no grande auditório [da Casa das Artes de Famalicão], em 2020, mas com uma versão em Zoom que não é exatamente uma duplicação do que está a acontecer”, apontou Helena Rodrigues.

“O que é interessante é que aquilo que as pessoas veem no Zoom é diferente daquilo que as pessoas que estão a assistir ao vivo veem. Será interessante para o espectador ir assistir ao vivo e a versão zoom, porque são versões diferentes”, salientou.

“O Céu Por Cima de Cá” foi apresentado em Vila Nova de Famalicão, espetáculo que será lançado em livro e filme no dia 17 de outubro, e em Loulé (abril de 2021), não tendo mais apresentações programadas, algo que Helena Rodrigues espera que mude.

“Neste momento não está programada. Eu espero que, com a nomeação do YAMAward, haja interesse de outros programadores no sentido de a fazermos noutros lugares e com a identidade de outros lugares”, disse.

“O Céu Por Cima de Cá” concorre na categoria de Melhor Ópera, com “Der Kiosk”, pela Junge Oper am Rhein, da Alemanha, “HUSH – Henry’s dream machine”, pela companhia Zonzo, da Bélgica, e “Little Miss Matchstick”, apresentada pela Holland Opera.

Os projetos finalistas foram avaliados por um júri e haverá um prémio do público atribuído através da votação em www.yamawards.com.

Os vencedores nas diferentes categorias serão conhecido no dia 19 de outubro, na cerimónia dos YAMawards, a decorrer em Larvik, na Noruega, a partir das 20:00 (hora local, menos uma hora em Lisboa).

Em 2015, o “Projeto Tartaruga”, dos portugueses Jorge Salgueiro e Miguel Nabais, com Alda Goes, desenvolvido com o Foco Musical, obteve o Prémio do Público.

O mesmo prémio foi atribuído em 2018 ao espetáculo “Maputo-Mozambique”, da companhia do coreógrafo francês Thomas Guérineau, resultado do trabalho artístico, na área da música, da dança e da ‘jonglage’, com jovens moçambicanos, feito com apoio do Centre Culturel Franco-Mozambicain.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Apoio à natalidade pela segunda vez em Lousado

Publicado

em

Pela segunda vez, foram entregues, na freguesia de Lousado, mais quatro vales com o intuito de apoiar a natalidade. Cada vale corresponde a 100 euros que podem ser utilizados por cada uma das famílias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Incêndio deflagra em zona de mato em Arnoso Santa Maria

Publicado

em

Mais de dez bombeiros, apoiados por um meio aéreo combateram, ao início da tarde desta segunda-feira, um incêndio numa zona de mato na freguesia de Arnoso Santa Maria, em Famalicão.

O alerta foi registado às 12:25.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa de Delães foi entregue à população

Publicado

em

A Casa de Delães foi inaugurada no sábado, ao final da tarde, e contou com a presença de muitos delaenses. Este é um equipamento que resulta da reabilitação do antigo Centro de Saúde de Delães e que foi entregue à população, num investimento municipal na ordem dos 600 mil euros.

Contudo, o presidente da junta, Francisco Gonçalves, admitiu que o projeto não termina por aqui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Calor mantém-se mas com céu nublado esta semana

Publicado

em

Nublado e com temperaturas que raramente vão ultrapassar os 30.º graus, vai ser assim a semana que agora começa, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O dia mais quente será esta terça-feira, com máximas que poderão chegar aos 32.º.

Nos dias restantes as temperaturas máximas irão oscilar entre os 26.º e os 29.º graus.

O próximo fim de semana poderá até trazer alguma chuva, embora a probabilidade seja pequena.

O céu com algumas nuvens, será uma constante nos próximos 7 dias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Bulir anima fim de semana em Oliveira Santa Maria

Publicado

em

Oliveira Santa Maria recebeu no fim de semana a Mostra Comunitária, inserida na programação do Bulir.

Da animação musical de vários grupos às celebrações religiosas e até mesmo um desfile de moda e uma festa de espuma, o Bulir – terras de Santa Maria, providenciou um fim de semana de festa na freguesia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Fradelos recebeu Mostra Comunitária

Publicado

em

Fradelos recebeu este fim de semana a Mostra Comunitária, inserida nas celebrações do Dia da Freguesia.

Da animação musical de vários grupos às celebrações religiosas, o programa preencheu completamente o fim de semana.

Um dos momentos altos foi a caminhada solidária a reverter a favor do IPO do Porto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: derrota frente ao Estoril Praia na primeira jornada

Publicado

em

O Futebol Clube de Famalicão não entrou com o resultado desejado na edição 2022/2023 da Liga Portugal Bwin. O conjunto comandado por Rui Pedro Silva perdeu, por 2-0, no Estádio António Coimbra da Mota frente ao Grupo Desportivo Estoril Praia.
O resultado do jogo foi construído na primeira parte, período em que os estorilistas marcaram os dois golos que viriam a valer os três pontos da equipa da casa.

Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Pedro Almeida abandona Rali Vinho da Madeira

Publicado

em

Uma ligeira saída de estrada na segunda passagem pela classificativa de Câmara de Lobos, na décima quarta especial do Rali Vinho Madeira obrigou a dupla Pedro Almeida / Mário Castro a abandonar a prova.

“Foi numa zona em que o carro nos saiu ligeiramente, acabamos a embater no muro e danificar o Skoda Fabia, impossibilitando-nos de seguir em prova”, admitiu o piloto, acrescentando ainda que a dupla sentiu muitas dificuldades ao longo de toda a prova na Madeira.

A próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis é o Rali da Água a realizar nos dias 9 e 10 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mário Passos inaugura Casa de Delães

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, já inaugurou a Casa de Delães, um equipamento que resulta da reabilitação do antigo Centro de Saúde de Delães, agora entregue à população.

O edifício vai acolher a sede de Junta de Freguesia, o posto CTT e as associações e movimentos coletivos da freguesia. Representou um investimento municipal na ordem dos 600 mil euros, o maior alguma vez realizado numa infraestrutura social da freguesia.

O autarca manifestou ainda disponibilidade por parte do município em continuar a investir na freguesia delaense, que pretende, futuramente, transformar o antigo edifício da junta de freguesia num equipamento de apoio à terceira idade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Faleceu João Regueiras, encenador do “Baú dos Segredos” da Casa das Artes de Famalicão

Publicado

em

Por

O ator e encenador famalicense João Regueiras faleceu esta sexta-feira, 5 de Agosto de 2022, com apenas 63 anos de vida, depois de uma árdua batalha contra uma doença oncológica.

João Regueiras foi responsável por incutir num imenso número de jovens o gosto pelo Teatro, por intermédio do atelier que fundou na Casa das Artes de Famalicão, bem como pelo Teatro Experimental do INA – Instituto Nun’Alvres das Caldas da Saúde.

Não escaparam ao seu entusiasmo pelas artes dramáticas os seus dois filhos, Tiago Regueiras e Ana Regueiras, hoje, dois talentosos jovens atores.

O seu corpo encontra-se depositado na Capela Mortuária da Igreja Matriz Antiga, a partir das 16 horas, deste sábado. No domingo, 7 de agosto, terá missa de corpo presente na Matriz Nova de Famalicão, às 8 horas. Após as cerimónias irá a cremar no cemitério de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 11 horas

Covid-19: Novo ano escolar começa sem quaisquer restrições

O governo anunciou que as escolas começarão o ano letivo sem quaisquer restrições Covid-19, colocando antes o enfoque na responsabilidade...

Paíshá 11 horas

Incêndio na Serra da Estrela já queimou mais de mil hectares

O presidente da Câmara de Manteigas, disse hoje que o incêndio que deflagrou no sábado em Garrocho, na Covilhã, consumiu...

Bragahá 11 horas

Urgências de Obstetrícia do Hospital de Braga não devem voltar a fechar este ano

O Hospital de Braga anunciou hoje que o Serviço de Urgência (SU) de Ginecologia e Obstetrícia se encontra “totalmente reestabelecido”...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Apoio à natalidade pela segunda vez em Lousado

Pela segunda vez, foram entregues, na freguesia de Lousado, mais quatro vales com o intuito de apoiar a natalidade. Cada...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em zona de mato em Arnoso Santa Maria

Mais de dez bombeiros, apoiados por um meio aéreo combateram, ao início da tarde desta segunda-feira, um incêndio numa zona...

Paíshá 14 horas

Mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos

O mês de Julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e...

Economiahá 14 horas

Quais as profissões mais bem pagas em Portugal? Saiba aqui

Um inquérito sobre as profissões mais bem pagas, realizado pelo ManpowerGroup, no final de Julho, mostra quais as profissões com...

Bragahá 14 horas

Ex-aluna da Universidade do Minho cria pulseira que repele os mosquitos

 Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma pulseira odorífera “que leva os mosquitos a julgar que os humanos...

Paíshá 14 horas

ME vai investigar baixas médicas de professores que “suscitam dúvidas”

O Ministério da Educação quer que sejam realizadas juntas médicas para verificar situações de professores em baixa médica que “suscitam...

Paíshá 15 horas

Grupo “Comunidades Seguras” lança novo grupo para proteção de desastres naturais no Norte do país

Com o objetivo de manter Portugal seguro e protegido, a Associação Safe Communities Portugal, foi formada há 10 anos para...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES