Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: PAN quer proibir corridas de galgos no concelho

Publicado

em

O tema chegou ao parlamento depois de uma iniciativa de cidadãos a pedir a proibição das corridas de cães em Portugal e que conseguiu mais de 21 mil assinaturas.

Segundo a iniciativa de cidadãos, em Portugal estão identificadas seis pistas amadoras, onde são promovidas corridas de cães num campeonato nacional, existindo registo destas corridas, ao longo do ano, em Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Bombarral, Alenquer e Cuba do Alentejo.

Esta sexta-feira, os deputados debateram em plenário o projeto de lei da iniciativa legislativa de cidadãos assim como outros três projetos relativos à mesma matéria do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE) e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

Apenas o projeto do PAN baixou à 7ª comissão parlamentar (Agricultura e Mar) para debate na especialidade com a aprovação de um requerimento que o permitia fazer sem votação.

Os restantes projetos, incluindo o da iniciativa de cidadãos, foram rejeitados.

Na sua proposta que segue agora para a comissão parlamentar por 60 dias, o PAN defende que quem promover, por qualquer forma, as corridas de cães, nomeadamente através da organização de evento, divulgação, venda de ingressos, fornecimento de instalações, prestação de auxílio material ou qualquer outra atividade dirigida à sua realização, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa.

Já quem participar, por qualquer forma, com animais em corridas é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa.

No debate das propostas a deputada do PAN Inês Sousa Real defendeu que “os projetos hoje [sexta-feira] apresentados e a mobilização cívica em volta deste assunto demonstram bem a extrema crueldade das corridas de cães e a vontade que existe na sociedade portuguesa em travar estes negócios e esta atividade cruel”.

Já para a deputada do Bloco de Esquerda Maria Manuel Rola as corridas de cães contrariam a legislação e as políticas de proteção de maus-tratos a animais defendendo que o projeto que o seu partido apresentou, e que foi rejeitado, “pretende a mitigação destes maus tratos e contribuir para a redução do numero de apostas ilegais uma pratica comum nas corridas de cães em Portugal”.

As propostas receberam duras críticas por parte do deputado social-democrata João Marques que considera ter estado em debate “o desconhecimento e deturpação de factos” considerando que a legislação proposta “é incoerente, desnecessária e um atentado à natureza animal”.

João Dias deputado do PCP disse, por seu turno, que as propostas deram a conhecer a realidade de muitos países para justificar uma realidade que não é de Portugal, alertando que já existe uma lei de prevenção dos maus-tratos (artigo 387 do Código Penal) e que define os comportamentos a serem punidos.

Proibir duas vezes não proíbe mais. Temos é de responder as necessidades de regulação. Cumpra-se a lei e crie-se condições para cumprir a lei”, defendeu o deputado comunista.

Mariana Silva, do Partido Ecologista Os Verdes, defendeu que as propostas em debate pretendiam, por caminhos diversos, acabar com o sofrimento ilegal e as práticas consideradas ilegais e desrespeitadores dos direitos dos animais.

Para a deputada do CDS Cecília Meireles, que cumprimentou a iniciativa dos cidadãos, considerando que esta é uma figura que devia ser mais usada em Portugal, a questão dos maus-tratos e da crueldade contra os animais é já um crime no ordenamento jurídico português.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

Publicado

em

Por

No passado sábado dia 21 de Maio, realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10 Danças.

O par Dinis Rocha e Maria Cabral, de Famalicão, conquistaram pela terceira vez o título de Campeões Nacionais da 10 Danças.

Neste dia realizou-se também o Campeonato Nacional de Solo, e as três atletas em prova sagraram-se campeãs nacionais.

Carolina Pinto é Campeã Nacional de Solo, em Juventude Intermédios. Alice Cardoso sagrou-se Campeã Nacional de Solo, em Juventude Open, e ainda, Catarina Martins é Campeã Nacional em Adultos Open.

Sentimo-nos orgulhosos pelo percurso realizado, certos que seguimos uma trajetória assente em valores, muita dedicação e trabalho. Não podemos deixar de agradecer à equipa técnica, nomeadamente à treinadora Bárbara Ribeiro, às famílias e ao apoio incondicional do Município de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Gindança conquista dois títulos de campeão nacional e um de vice-campeão

Publicado

em

Por

A Academia Gindança, de Famalicão, participou no passado sábado, 20 de maio, no Campeonato Nacional de 10 danças e Campeonato Nacional de Solos, que decorreu em Lisboa. 

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Alunos da D. Sancho I realizam estágio em Marselha

Publicado

em

Por

Dezoito alunos dos cursos profissionais de Contabilidade, de Eletrotecnia, de Manutenção Industrial e Gestão e de Programação de Sistemas informáticos da Escola D. Sancho I partiram no dia 21 de maio, acompanhados por três professores, para Marselha (França) para realizarem os seus estágios curriculares.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

Publicado

em

Por

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição das Olimpíadas de Xadrez.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

Publicado

em

Por

O Município de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu no passado dia 19 de maio, na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

Publicado

em

Por

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão.

Depois de já ter garantido a sua promoção à 2.ª Divisão, o emblema famalicense disputou a ‘final four’ em Évora, vencendo todos os jogos, frente ao CV Lisboa B (3-2), Juventude de Évora (3-0) e Marítimo (3-0).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Mostra Comunitária reúne comunidade de Abade Vermoim

Publicado

em

Por

A freguesia de Abade Vermoim, em Famalicão, realiza, este domingo, a sua Mostra Comunitária, no adro da Igreja.

Com diversas atividades, nomeadamente uma caminhada solidária, exibição de danças pela An-Dança e outra de Karaté, a Mostra, a par do que acontece noutras freguesias, pretende dar destaque às gentes e produtos da terra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Mostra Comunitária da freguesia de Cruz decorre durante este fim de semana

Publicado

em

Por

Atividades desportivas, culturais e as tradicionais barraquinhas das associações dão o mote para muita animação nesta freguesia do concelho de Vila nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostra Comunitária de Cruz

Publicado

em

Por

As mostra comunitárias do concelho prosseguem durante este fim de semana. Já hoje a partir das 15h00 é inaugurada a MC da freguesia de Cruz, que decorre até amanhã domingo, com várias atividades.

Os pontos de destaque, para este sábado são os seguintes

Às 15:30 atua a Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 620

17h00  dar-se-á a partida das 3 Horas Resistência BTT [GRAC – Grupo Recreativo Associativo Cruz]

20h30 Entrega de Prémios das 3 Horas Resistência BTT

Programa domingo :

09h00 Celebração da Eucaristia na Capela Senhor dos Aflitos

10h00 Atuação da Fanfarra Corpo Nacional de Escutas [Agrupamento 620]

10h30 Atuação Grupo Ginástica

11h00 Jogo Futsal “Velhas Guardas GRAC”

15h00 XXVI Festival de Folclore:

– Grupo Etnográfico de Santiago da Cruz | Vila Nova de Famalicão

– Rancho Folclórico Senhora da Abadia | Barcelos

– Grupo Danças e Cantares de Vermil | Guimarães

– Grupo Danças e Cantares de Soutelo | Gondomar

– Rancho Folclórico da Casa do Minho | Lisboa

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cultura e Solidariedade percorrem as ruas de Delães este sábado  

Publicado

em

Por

A Conferência Vicentina e grupo de Zés P’reiras “OsDivertidos”, apoiados pela Junta de Freguesia de Delães, vão leva a cabo, este sábado, uma arruada solidária pelas ruas da freguesia.

Entre as 9 e as 20 horas a cultura e solidariedade andarãode mãos dadas por Delães, com música popular e animação a cargo de “OsDivertidos” em paralelo com uma campanha de recolha de alimentos a favor daConferência Vicentina.

A organização pede a colaboração de todos, ressalvando que os bens recolhidos se destinam a apoiar as famílias mais desfavorecidas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Cantoneiro suspeito de conduzir carros da Polícia Municipal e de usar a farda oficial com a conivência da GNR

Um assistente operacional da área de higiene e limpeza da Câmara de Sintra foi alvo de um “processo de averiguações...

Desportohá 8 horas

Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

No passado sábado dia 21 de Maio, realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Gindança conquista dois títulos de campeão nacional e um de vice-campeão

A Academia Gindança, de Famalicão, participou no passado sábado, 20 de maio, no Campeonato Nacional de 10 danças e Campeonato...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Alunos da D. Sancho I realizam estágio em Marselha

Dezoito alunos dos cursos profissionais de Contabilidade, de Eletrotecnia, de Manutenção Industrial e Gestão e de Programação de Sistemas informáticos...

Desportohá 8 horas

Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

O Município de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da...

Paíshá 10 horas

Bombeiro marido de uma das vítimas mortais do acidente de autocarro ainda ajudou outros feridos no local

Um dos bombeiros presentes no socorro das vítimas do violento acidente, que no último sábado fez três vítimas mortais, que...

Mundohá 11 horas

Médicos não conseguem explicar aumento de casos de hepatite em crianças. Ligação com covid-19 está sob estudo

A doença continua a espalhar-se entre as crianças, criando dúvidas sobre o que a está a causar, incluindo possíveis ligações...

Paíshá 12 horas

Cirurgiões do São João acusados de terem removido mama errada durante mastectomia

Dois cirurgiões foram acusados por terem removido a mama errada a uma paciente do Hospital de São João no Porto,...

Bragahá 12 horas

Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES