Famalicão
Famalicão: PAN quer proibir corridas de galgos no concelho

O tema chegou ao parlamento depois de uma iniciativa de cidadãos a pedir a proibição das corridas de cães em Portugal e que conseguiu mais de 21 mil assinaturas.
Segundo a iniciativa de cidadãos, em Portugal estão identificadas seis pistas amadoras, onde são promovidas corridas de cães num campeonato nacional, existindo registo destas corridas, ao longo do ano, em Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Bombarral, Alenquer e Cuba do Alentejo.
Esta sexta-feira, os deputados debateram em plenário o projeto de lei da iniciativa legislativa de cidadãos assim como outros três projetos relativos à mesma matéria do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE) e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.
Apenas o projeto do PAN baixou à 7ª comissão parlamentar (Agricultura e Mar) para debate na especialidade com a aprovação de um requerimento que o permitia fazer sem votação.
Os restantes projetos, incluindo o da iniciativa de cidadãos, foram rejeitados.
Na sua proposta que segue agora para a comissão parlamentar por 60 dias, o PAN defende que quem promover, por qualquer forma, as corridas de cães, nomeadamente através da organização de evento, divulgação, venda de ingressos, fornecimento de instalações, prestação de auxílio material ou qualquer outra atividade dirigida à sua realização, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa.
Já quem participar, por qualquer forma, com animais em corridas é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa.
No debate das propostas a deputada do PAN Inês Sousa Real defendeu que “os projetos hoje [sexta-feira] apresentados e a mobilização cívica em volta deste assunto demonstram bem a extrema crueldade das corridas de cães e a vontade que existe na sociedade portuguesa em travar estes negócios e esta atividade cruel”.
Já para a deputada do Bloco de Esquerda Maria Manuel Rola as corridas de cães contrariam a legislação e as políticas de proteção de maus-tratos a animais defendendo que o projeto que o seu partido apresentou, e que foi rejeitado, “pretende a mitigação destes maus tratos e contribuir para a redução do numero de apostas ilegais uma pratica comum nas corridas de cães em Portugal”.
As propostas receberam duras críticas por parte do deputado social-democrata João Marques que considera ter estado em debate “o desconhecimento e deturpação de factos” considerando que a legislação proposta “é incoerente, desnecessária e um atentado à natureza animal”.
João Dias deputado do PCP disse, por seu turno, que as propostas deram a conhecer a realidade de muitos países para justificar uma realidade que não é de Portugal, alertando que já existe uma lei de prevenção dos maus-tratos (artigo 387 do Código Penal) e que define os comportamentos a serem punidos.
Proibir duas vezes não proíbe mais. Temos é de responder as necessidades de regulação. Cumpra-se a lei e crie-se condições para cumprir a lei”, defendeu o deputado comunista.
Mariana Silva, do Partido Ecologista Os Verdes, defendeu que as propostas em debate pretendiam, por caminhos diversos, acabar com o sofrimento ilegal e as práticas consideradas ilegais e desrespeitadores dos direitos dos animais.
Para a deputada do CDS Cecília Meireles, que cumprimentou a iniciativa dos cidadãos, considerando que esta é uma figura que devia ser mais usada em Portugal, a questão dos maus-tratos e da crueldade contra os animais é já um crime no ordenamento jurídico português.

Desporto
Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

No passado sábado dia 21 de Maio, realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10 Danças.
O par Dinis Rocha e Maria Cabral, de Famalicão, conquistaram pela terceira vez o título de Campeões Nacionais da 10 Danças.

Neste dia realizou-se também o Campeonato Nacional de Solo, e as três atletas em prova sagraram-se campeãs nacionais.
Carolina Pinto é Campeã Nacional de Solo, em Juventude Intermédios. Alice Cardoso sagrou-se Campeã Nacional de Solo, em Juventude Open, e ainda, Catarina Martins é Campeã Nacional em Adultos Open.
Sentimo-nos orgulhosos pelo percurso realizado, certos que seguimos uma trajetória assente em valores, muita dedicação e trabalho. Não podemos deixar de agradecer à equipa técnica, nomeadamente à treinadora Bárbara Ribeiro, às famílias e ao apoio incondicional do Município de Famalicão.
Famalicão
Famalicão: Gindança conquista dois títulos de campeão nacional e um de vice-campeão

A Academia Gindança, de Famalicão, participou no passado sábado, 20 de maio, no Campeonato Nacional de 10 danças e Campeonato Nacional de Solos, que decorreu em Lisboa.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão: Alunos da D. Sancho I realizam estágio em Marselha

Dezoito alunos dos cursos profissionais de Contabilidade, de Eletrotecnia, de Manutenção Industrial e Gestão e de Programação de Sistemas informáticos da Escola D. Sancho I partiram no dia 21 de maio, acompanhados por três professores, para Marselha (França) para realizarem os seus estágios curriculares.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição das Olimpíadas de Xadrez.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

O Município de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu no passado dia 19 de maio, na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão.
Depois de já ter garantido a sua promoção à 2.ª Divisão, o emblema famalicense disputou a ‘final four’ em Évora, vencendo todos os jogos, frente ao CV Lisboa B (3-2), Juventude de Évora (3-0) e Marítimo (3-0).
Famalicão
Mostra Comunitária reúne comunidade de Abade Vermoim

A freguesia de Abade Vermoim, em Famalicão, realiza, este domingo, a sua Mostra Comunitária, no adro da Igreja.
Com diversas atividades, nomeadamente uma caminhada solidária, exibição de danças pela An-Dança e outra de Karaté, a Mostra, a par do que acontece noutras freguesias, pretende dar destaque às gentes e produtos da terra.
Famalicão
Mostra Comunitária da freguesia de Cruz decorre durante este fim de semana
Atividades desportivas, culturais e as tradicionais barraquinhas das associações dão o mote para muita animação nesta freguesia do concelho de Vila nova de Famalicão.
Famalicão
Famalicão: Mostra Comunitária de Cruz

As mostra comunitárias do concelho prosseguem durante este fim de semana. Já hoje a partir das 15h00 é inaugurada a MC da freguesia de Cruz, que decorre até amanhã domingo, com várias atividades.
Os pontos de destaque, para este sábado são os seguintes
Às 15:30 atua a Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 620
17h00 dar-se-á a partida das 3 Horas Resistência BTT [GRAC – Grupo Recreativo Associativo Cruz]
20h30 Entrega de Prémios das 3 Horas Resistência BTT
Programa domingo :
09h00 Celebração da Eucaristia na Capela Senhor dos Aflitos
10h00 Atuação da Fanfarra Corpo Nacional de Escutas [Agrupamento 620]
10h30 Atuação Grupo Ginástica
11h00 Jogo Futsal “Velhas Guardas GRAC”
15h00 XXVI Festival de Folclore:
– Grupo Etnográfico de Santiago da Cruz | Vila Nova de Famalicão
– Rancho Folclórico Senhora da Abadia | Barcelos
– Grupo Danças e Cantares de Vermil | Guimarães
– Grupo Danças e Cantares de Soutelo | Gondomar
– Rancho Folclórico da Casa do Minho | Lisboa
Famalicão
Famalicão: Cultura e Solidariedade percorrem as ruas de Delães este sábado

A Conferência Vicentina e grupo de Zés P’reiras “OsDivertidos”, apoiados pela Junta de Freguesia de Delães, vão leva a cabo, este sábado, uma arruada solidária pelas ruas da freguesia.
Entre as 9 e as 20 horas a cultura e solidariedade andarãode mãos dadas por Delães, com música popular e animação a cargo de “OsDivertidos” em paralelo com uma campanha de recolha de alimentos a favor daConferência Vicentina.
A organização pede a colaboração de todos, ressalvando que os bens recolhidos se destinam a apoiar as famílias mais desfavorecidas.