Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Centro de Saúde de Delães terá recusado assistência a idoso que sofreu AVC a 20 metros da entrada

Publicado

em

Um utente do Centro de Saúde de Delães, freguesia de Famalicão, sofreu uma queda após sair de um taxi que o transportava para lá, acabando por sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), a cerca de 20 metros da entrada, do Centro de Saúde, sem ter recebido qualquer assistência pela parte dos profissionais presentes no interior, apurou a Fama TV junto de populares que se encontravam no local.

De acordo com os relatos registados pela Fama TV, a pessoa que conduzia o taxi que transportava o idoso dirigiu-se ao interior do Centro de Saúde para pedir ajuda, após a queda, mas foi-lhe dito que “ninguém ia lá fora”, ou seja, que nenhum dos profissionais presentes se ia dirigir ao exterior do Centro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Populares que se encontravam nas imediações, deparados com a situação, acabaram por contactar os Bombeiros de Riba de Ave, que assistiram a vítima e depois a transportaram para o Hospital de Braga.

“Se uma pessoa singular tem o dever de assistir alguém com um problema, imagino que o Centro de Saúde tenha ainda mais responsabilidade”, disse a mesma fonte à Fama TV, notoriamente perturbada, após o sucedido.

Fonte dos Bombeiros de Riba de Ave disse à Fama TV que a ocorrência havia sido registada como uma queda, em primeira instância, embora no local, os elementos desta corporação verificaram que tal tinha sido provocada pelo AVC.

A vítima foi transportada como ferido ligeiro, para o Hospital de Braga.

Contactado pela Fama TV, Ivo Sá Machado, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde de Famalicão explicou que os profissionais deste centro de saúde cumpriram os procedimentos designados para as suas funções, dos quais não constam situações como a que foi descrita: a necessidade de um serviço de urgência hospitalar.

“Obviamente as unidades não iriam responder no exterior, as nossas unidades respondem no interior. Mediante uma situação de urgência, que parece ser o caso, deve chamar-se uma ambulância”, explica.

“Todo e qualquer utente, mesmo numa situação considerada urgente, é atendido, mas agora temos de ver sobre que tipo de urgência estamos a falar. [Por exemplo] se alguém tem uma criança constipada, ou com febre, as nossas equipas estão prontas para dar resposta. O utente tem de preencher a ficha e é atendido. Mas no caso em apreço, e perante este relato, não era o Centro de Saúde a dar a resposta, sobretudo numa situação com o grau de complexidade e gravidade como o que foi descrito”, sublinha Ivo Sá Machado, antes de dizer que “os nossos profissionais não observam ninguém no exterior”.

Perante alguma indignação causada pela situação, o diretor salienta que “é evidente que aqui se encontra uma unidade de saúde, mas não está aqui um serviço de urgência para esse efeito”.

Exemplificando novamente, Ivo Sá Machado aponta que “se um médico estivesse a passar naquele local” e se deparasse com a mesma situação, “a primeira coisa que ele ia fazer”, depois de avaliar a situação, “seria chamar uma ambulância”, já que se trata de uma urgência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Bragahá 10 horas

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa animam São João de Braga este verão

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Pedro Alves eleito como Vice-Presidente Distrital do Chega

O núcleo bracarense do partido Chega levou a cabo a eleição dos membros da sua Comissão Política Distrital, resultando na...

Famalicãohá 12 horas

Atriz famalicense Kika Magalhães interpreta vítima de tráfico humano em filme rodado em Los Angeles

O filme luso-americano “A Rapariga no Banco de Trás”, que se estreia a 16 de maio nos cinemas portugueses, é...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Atualizações indicam prolongamento da chuva até domingo

Afinal, o tempo mais chuvoso deverá manter-se por um período mais longo no concelho de Famalicão, assim indicam as previsões...

Desportohá 14 horas

Famalicão: ARTIS convida para Caminhada Solidária a 26 de maio

A ARTIS – Academia de Bailado de Famalicão leva a cabo, no dia 26 de maio (domingo) uma caminhada solidária...

Póvoa de Varzimhá 15 horas

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim celebra 50 anos da cidade marítima

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim vai realizar em julho a 46.ª edição, celebrando os 50 anos...

Desportohá 16 horas

Famalicense Tiago Reis disputa Baja TT Lagos este fim de semana no Algarve

O piloto Famalicense Tiago Reis regressa às competições neste fim de semana, momento em que se realiza a Baja TT...

Paíshá 16 horas

GNR e PSP detetaram mais de 700 condutores a utilizar telemóvel durante a condução em 7 dias

Mais de 700 condutores foram detetados a utilizar o telemóvel durante a condução, segundo os dados divulgados hoje da campanha...

Desportohá 17 horas

Famalicense Fábio Martins competiu na 2ª prova do Campeonato Nacional de Motocross em Lisboa

O piloto Fábio Martins esteve em mais uma competição, neste último sábado e domingo, nomeadamente a 2ª prova do Campeonato...

Paíshá 18 horas

PSP: Mais de meio milhão em dinheiro e um Ferrari entre apreensões a suspeitos de tráfico de droga na Maia

A PSP do Porto deteve três suspeitos de tráfico de droga e apreendeu mais de meio milhão de euros em...

Arquivo

Mais Vistos