Famalicão
Famalicão e Trofa avançam com projeto para nova ponte ciclo pedonal

Esta segunda-feira, 30 de outubro, os autarcas de Trofa e Vila Nova de Famalicão assinaram um protocolo que possibilitará aos dois municípios avançar na conceção de um novo projeto para uma ponte ciclo pedonal sobre o Rio Ave. Esta ponte irá conectar os dois concelhos e recriar a histórica Ponte Pênsil.
Mário Passos e Sérgio Humberto reuniram-se na manhã desta segunda-feira nos Paços do Concelho da Trofa para formalizar o acordo que unirá ambos os municípios como entidades adjudicantes. Isso visa iniciar os procedimentos pré-contratuais para a contratação dos serviços relacionados com a caracterização do local de intervenção, como estudos, ensaios, sondagens e levantamentos. Exemplos disso incluem os ensaios aerodinâmicos e dinâmicos, bem como o estudo hidrológico e hidráulico. Também se inclui a elaboração do projeto de execução da nova ponte.
Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
A futura ponte, que deverá recriar a antiga Ponte Pênsil que garantia a ligação entre os dois concelhos até janeiro de 1935, em tempos foi a principal travessia entre o Minho e o Douro”, refere-se.
Mário Passos, o autarca de Famalicão, considera que a nova ligação pedonal e ciclável entre Famalicão e Trofa reforça “a relação socioeconómica existente entre os dois concelhos” e fala mesmo num “grande atrativo para a promoção dos dois municípios”.
Por sua vez, o autarca da Trofa acredita que “será feita história” com a concretização desta empreitada. Sérgio Humberto lembrou ainda a execução da quarta e última fase da empreitada da Variante à Estrada Nacional 14, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, para falar naquilo que considera ser uma “revolução” nas ligações entre os dois municípios e nas margens do Rio Ave.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão acende luzes de Natal este sábado às 18:00
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Céus nublados e “máximas” de 18.º graus esperadas esta quinta-feira
-
Desportohá 7 dias
Hóquei em Patins: FAC desloca-se a Paços de Ferreira para a 10.ª jornada
-
Paíshá 6 dias
Euromilhões sem totalistas. Mas há um 3.º prémio a caminho de Portugal