Siga-nos nas redes

Famalicão

Alunos de Famalicão preparam espetáculo sobre a diferença orientados por Aldara Bizarro

Publicado

em

“Somos todos iguais, independentemente das nossas diferenças”salienta Mariana, aluna do 10.º ano de Ciências e Tecnologia, que, juntamente com mais de 40 colegas do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, trabalhou a diferença e a inclusão social no projeto “Somos Nós”, numa criação artística desenvolvida por Aldara Bizarro, no âmbito do projeto “Há Cultura | Cultura Para Todos”, que irá culminar com um espetáculo, que une a dança e o vídeo, no grande auditório da Casa das Artes, no dia 5 de novembro, pelas 21h30.

“Eu procuro trabalhar, através da dança, a descoberta, sobre o que está lá fora e o que nos rodeia, e sobre aquilo que nós somos” refere a diretora artística do projeto, Aldara Bizarro. “O que é importante é a descoberta que eles fazem sobre eles próprios, de que eles são efetivamente diferentes uns dos outros, nos seus vários detalhes” refere a artista, “muitas vezes saímos deste projeto e só se altera uma coisinha a nível de comportamento, e isso é fantástico”.

A partir da prática e da transformação de danças tradicionais, da aplicação de ferramentas e técnicas utilizadas na criação de dança contemporânea, assim como a videografia, “Somos Nós” é um projeto que envolve cerca de 45 alunos de duas turmas do 10.º ano da Escola Secundária D. Sancho I: uma do curso científico-humanístico, Ciências e Tecnologias, e outra do curso profissional, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

“O projeto consiste na envolvência de duas turmas, uma mais ligada à parte da dança e a outra mais da parte do vídeo”, refere Rita, delegada da turma de Ciências e Tecnologias, que explorou a parte da dança, acrescentando que achou as “sessões bastante dinâmicas e divertidas”.

Pegar nas pequenas diferenças e aplicar como conhecimento para as grandes diferenças, foi o entendimento de Emanuel, estudante de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, cuja turma se focou na componente videográfica. “Fizemos algumas entrevistas e filmagens sobre a diferença,  que serão mostradas na Casa das Artes”, referiu. “A nossa turma tratou mais da parte audiovisual do projeto, a nível de edição de imagem, tudo o que esteja relacionado com essa parte” reforça o colega de turma, José Pedro.

 “Este projeto é a junção de duas turmas para aprendermos as diferenças com as artes, mais especificamente a dança e as filmagens, a tecnologia” destaca João, de descendência brasileira e estudante da turma de Ciências e Tecnologias. “Não devemos ter medo de trabalhar com pessoas que não conhecemos, porque, no fundo, estamos a trabalhar para o mesmo, com o mesmo objetivo”realça a colega de turma, Mariana.

Juntamente com um grupo de profissionais de dança contemporânea, vídeo e música, os alunos envolvidos no projeto artístico exploraram a diversidade cultural que existe na escola, no sentido de alargar o conhecimento e fruir da riqueza derivada da diferença, com o objetivo de promover a harmonia e o encantamento pela diversidade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Encontro da “velha guarda” reúne 140 homens em Lemenhe

Publicado

em

Por

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid 19, a freguesia de Lemenhe, em Famalicão, voltou a promover, este domingo, o Encontro dos Amigos da Velha Guarda.

Tratou-se da 44ª edição da iniciativa que junta, anualmente, homens naturais e/ou residentes em Lemenhe para um dia de convívio no Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Este ano, o encontro contou com cerca de 140 participantes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Daniela Silva do FC Famalicão assina pelo Benfica até 2024

Publicado

em

Por

A avançada Daniela Silva assinou um contrato com o Benfica até 30 de junho de 2024, depois de ter alinhado no Famalicão, anunciou hoje o campeão nacional de futebol feminino.

“Este é mais um passo relativamente à época que fiz, ao que tenho conseguido realizar ao longo do tempo e à minha evolução. Penso que a maioria dos jogadores tem o objetivo de chegar a um clube tão grande e com tanta história como o Benfica. Estou extremamente feliz por ter cá chegado”, afirmou Daniela Silva, em declarações ao canal televisivo dos ‘encarnados’.

A esquerdina, natural de Arouca e de 23 anos, vestiu a camisola do Famalicão nas últimas três temporadas, depois de ter representado o Clube Albergaria.

Em 2021/21, marcou 10 golos nos 32 jogos disputados pelos minhotos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Noite animada no S. Pedro de Riba d’Ave (com vídeo)

Publicado

em

Por

A vila de Riba d’Ave viveu uma verdadeira noite de animação, este sábado. As festas de S. Pedro trouxeram a esta vila do concelho de Famalicão o cantor Zé Amaro que atraiu uma multidão.

A romaria prossegue este domingo, destacando~se esta tarde pelas 17h00, a procissão em Honra de S. Pedro, a que se seguirá um concerto pela Banda de Música de Riba d’Ave. A partir das 21 horas atuam ranchos folclóricos, terminando as festas com fogo de artifício.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Joane celebra 36 anos de vila e pede na nova USF e requalificação da escola secundária

Publicado

em

Por

Joane celebrou este domingo 36 anos de elevação a vila. Na sessão solene evocativa da data, que correu no largo 3 de julho, lembrou-se o percurso de desenvolvimento da vila, mas falou-se sobretudo do futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

PAN Famalicão apresenta queixa por nova descarga poluente no Rio Ave

Publicado

em

Por

O PAN de Famalicão apresentou nova queixa junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) relativamente a uma descarga poluente para o Rio Ave, ocorrida junto ao Parque de Lazer Calça Ferros, em Pedome.

Em comunicado, o partido explica que a queixa foi efetuada no seguimento de mais uma denúncia recebida.

A Comissão Política do PAN Famalicão considera “inadmissível que se continue a fazer dos rios famalicenses o esgoto das casas e empresas”, sustentando que “muito pouco ou nada se tem feito na proteção dos meios hídricos do concelho”.

“A proteção dos nossos rios é urgente, especialmente perante a seca extrema que Portugal atravessa”, refere Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia, acrescentandopara nós é incompreensível a falta de responsabilidade ambiental, já para não falar das ilegalidades subjacentes, que decorrem destes verdadeiros atentados ambientais.”

O partido lembra que há mais de um ano que tem vindo a apresentar denúncias e a chamar a atenção para as diversas ocorrências deste local. 

Foto: PAN Famalicão

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave celebra 72 anos

Publicado

em

Por

Ocorreu este sábado o 72º aniversáio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

As cerimónias começaram às 4 e meia da tarde, com a receção às entidades convidadas, seguindo-se a condecoração de vários bombeiros presentes. Após esse momento, ocorreu a benção das novas viaturas.

As celebrações terminaram com a sessão solene, às 6 da tarde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Paulo Cunha será Vice-Presidente do PSD

Publicado

em

Por

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão será vice-presidente de Luís Montenegro na nova comissão política nacional do PSD. Na verdade, o famalicense esteve politicamente alinhado com Luís Montenegro ao longo dos últimos anos.

Recorde-se que Paulo Cunha é o atual líder da comissão política distrital de Braga, pelo que a estrutura deverá ter eleições brevemente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Guarda Redes do FC Famalicão assinou pelo SL Benfica

Publicado

em

Por

Rute Costa, a atleta que vestiu a camisola do FC Famalicão durante duas temporadas e que foi capitã de equipa da formação famalicense, assinou contrato com o SL Benfica.

A guarda redes internacional que durante esta temporada realizou 25 jogos com a camisola do FC Famalicão assinou um contrato válido por duas temporadas com o atual campeão nacional, o SL Benfica.

Recorde-se que a atleta vai participar no euro 2022, com a seleção portuguesa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Marta Temido responde a deputado famalicense em relação à Extensão de Saúde de Fradelos

Publicado

em

Por

Em resposta ao Deputado Jorge Paulo Oliveira a ministra da Saúde, Marta Temido, esclarece futuro da Unidade de Saúde de Fradelos e diz que os 261 utentes residentes na freguesia não têm médico de família porque se recusaram a inscreverem-se na USF de Ribeirão.

Recorde-se que o Deputado social-democrata solicitou ao Governo que esclarecesse por quanto mais tempo se iria manter a falta de recursos na Extensão de Saúde de Fradelos, sem serviços há mais de seis meses, e se a aposta da ministra da Saúde passava pelo esvaziamento daquela unidade.

De acordo com o Gabinete de Marta Temido, a resposta foi esclarecedora e a suspensão dos serviços na extensão de Saúde de Fradelos resultou da necessidade de proceder a uma concentração dos serviços como resposta no combate à pandemia. Jorge Paulo Oliveira considera que a ministra da Saúde “nada esclareceu sobre o regresso do médico e do enfermeiro que já estiveram alocados”, contudo, salienta que o seu encerramento “está nos horizontes do Governo”, porque na resposta ao deputado, pode ler-se “que a extensão de saúde de Fradelos, desde há vários tem como solução definida a inscrição de todos os seus utentes na USF de Ribeirão, sendo que o alargamento de 6 para 7 listas médicas visava a inscrição dos restantes elementos que em 2018 (926 utentes) se encontravam sem médico”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: RAHC apontado como “exemplo motivador” por Mário Passos

Publicado

em

Por

O presidente da Câmara de Famalicão recebeu esta sexta-feira, 1 de julho, a equipa do Riba de Ave Hóquei Clube que esta época subiu à I Divisão de Hóquei em Patins. Mário Passos quis, desta forma, manifestar o reconhecimento do Município pelo êxito alcançado pelo clube ribadavense.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Encontro da “velha guarda” reúne 140 homens em Lemenhe

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid 19, a freguesia de Lemenhe, em Famalicão, voltou a...

Desportohá 6 horas

Daniela Silva do FC Famalicão assina pelo Benfica até 2024

A avançada Daniela Silva assinou um contrato com o Benfica até 30 de junho de 2024, depois de ter alinhado...

Famalicãohá 8 horas

Noite animada no S. Pedro de Riba d’Ave (com vídeo)

A vila de Riba d’Ave viveu uma verdadeira noite de animação, este sábado. As festas de S. Pedro trouxeram a...

Economiahá 9 horas

Deco diz que preço da pescada subiu 46%, óleo 38% e frango 31% desde o início da guerra. Conheça aqui a lista completa

A Deco revelou que o preço dos produtos essenciais aumentou em cerca de 20 euros desde o início da guerra...

Famalicãohá 10 horas

Joane celebra 36 anos de vila e pede na nova USF e requalificação da escola secundária

Joane celebrou este domingo 36 anos de elevação a vila. Na sessão solene evocativa da data, que correu no largo...

Paíshá 11 horas

Corpo de pescador desaparecido encontrado em Afife

O corpo de um pescador, que estava desaparecido desde ontem à tarde, foi encontrado este domingo de manhã, em Afife,...

Famalicãohá 14 horas

PAN Famalicão apresenta queixa por nova descarga poluente no Rio Ave

O PAN de Famalicão apresentou nova queixa junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) relativamente a...

Bragahá 14 horas

Urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo

A urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo, durante todo o dia, por falta de...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave celebra 72 anos

Ocorreu este sábado o 72º aniversáio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave. As cerimónias começaram às...

Famalicãohá 1 dia

Paulo Cunha será Vice-Presidente do PSD

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão será vice-presidente de Luís Montenegro na nova comissão política nacional...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES