Famalicão
Festival de Cinema Jovem de Famalicão homenageia a atriz Maria João Bastos

A atriz portuguesa Maria João Bastos é homenageada, este sábado, na gala final do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai realizar-se pelas 21h30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide. A cerimónia ficará também marcada pelo tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone, por Inês Silva e Pedro Lima, jovens músicos famalicenses.
Estes serão dois momentos marcantes da gala final desta sétima edição do Ymotion. onde serão anunciados os grandes vencedores do festival.
A jornalista de cinema, Maria João Rosa, será a anfitriã da cerimónia que contará ainda com as presenças de Rui Tendinha, jornalista e crítico de cinema e comissário do festival, da atriz Benedita Pereira; do jornalista Pedro Oliveira, do ator Ricardo Pereira, da realizadora Leonor Teles, do jornalista Tiago Alves, da atriz Sónia Balacó e do argumentista e realizador Tiago Santos. O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, encerrará a sessão.
Recorde-se que estiveram em competição no Ymotion cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, nas categorias “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, “Escolas Secundárias”, “Melhor Documentário”, Melhor Curta de Animação”, “Melhor Representação”, “Melhor Argumento”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Prémio do Público”.
O YMotion é um festival organizado pelo Município de Famalicão desde 2015. Na edição de 2020, o realizador Filipe Rufatto recebeu o Grande Prémio Joaquim de Almeida pelo seu filme “Sofia” (2019).

Entretenimento
ANTONINAS 2023: Maninho Anima noite chuvosa
Famalicão
Famalicense Paulo Brandão abandona Theatro Circo após 10 anos numa “decisão partilhada”

O diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai deixar o cargo, 10 anos depois de o assumir, devendo a substituição ser anunciada antes da ‘rentrée’, anunciou hoje a administração da sala de Braga.
“Depois de um ciclo longo de mais de uma década, marcado por uma afirmação qualitativa e quantitativa da sua programação cultural, é chegada a hora da renovação da direção artística do Theatro Circo. Esta mudança surge no momento certo para estruturar o novo ciclo que começa com a preparação de Braga 2025 Capital Portuguesa da Cultura e que tem como horizonte a estratégia Braga 2030”, pode ler-se num comunicado assinado pela administradora executiva do Theatro Circo, Cláudia Leite.
Em declarações à Lusa, Cláudia Leite explicou que Paulo Brandão permanece em funções até ao final do mês e que sai fruto de uma “decisão partilhada”, tendo havido “uma intenção de reestruturação e renovação”.
“É natural nestes lugares haver momentos de renovação e entendemos que seria o momento para o fazer e a altura ideal”, afirmou a administradora executiva, acrescentando que a programação está fechada até ao final do ano, o que vai permitir uma transição “tranquila e serena”.
Questionada sobre se vai ser aberto um concurso público ou se vão ser endereçados convites, Cláudia Leite disse que é uma decisão que está em aberto até ao final do mês, estando ainda a ser fechado o perfil da pessoa que deverá suceder a Brandão.
No texto hoje divulgado, a administração da sala municipal agradeceu a Paulo Brandão “a entrega, a qualidade e a irreverência com que pensou, estruturou e executou mais de uma década de programação de reconhecido relevo local, nacional e internacional”.
No mesmo comunicado, a administração do Theatro Circo realçou que a instituição está hoje “mais bem preparada” para enfrentar desafios como: “uma maior integração infraestrutural do setor cultural, um aprofundamento das ligações com as diferentes fibras que compõem o rico tecido cultural da cidade, um retrabalhar das disciplinas artísticas que sobem ao nosso palco e a procura da inovação na relação com a comunidade e na mediação de públicos”.
O ciclo de 10 anos na direção artística do Theatro Circo foi o segundo momento de Brandão à frente do espaço bracarense, depois de um período entre 2006 e 2010.
A Lusa tentou contactar Paulo Brandão, mas tal não foi possível em tempo útil.
Famalicão
Famalicão: Campo de festas de Delães recebe Arraial Santos Populares a 17 de junho
O Agrupamento de Escuteiros 89, da freguesia de Delães, realiza, no dia 17 de junho, sábado, um “Arraial dos Santos Populares”, onde não irá faltar animação e música ao vivo.
O encontro tem lugar marcado no Campo das Festas de Delães, a partir das 15:00.
A música ao vivo inicia-se a partir das 21:00.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão promove Universidade de Verão entre 03 e 07 de julho
-
Regiãohá 1 semana
Festival BeLive traz Bárbara Tinoco e Pete tha Zouk à Trofa
-
Famalicãohá 1 semana
Alunos da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em destaque na final do concurso “Fórmula 1 nas Escolas”
-
Famalicãohá 5 dias
Alunos do AE Terras do Ave leram histórias aos idosos do Centro Social de Castelões, no polo de Pedome