Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão: Depois do caso de tráfico humano em Riba de Ave academias vão ter de se registar oficialmente

Publicado

em

As academias de desporto de formação vão ter de se registar oficialmente, comunicar o funcionamento às autoridades locais e indicar um gestor de jovens em risco, segundo a proposta legislativa a que a Lusa teve hoje acesso.

Estas são as principais alterações ao decreto-lei apresentado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto aos membros do Conselho Nacional do Desporto (CND), cinco meses depois das buscas realizadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) numa academia de futebol em Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão, propriedade da empresa BSports, no âmbito da investigação por tráfico de seres humanos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O Governo justifica esta ação legislativa com a proliferação da oferta de formação desportiva, que “não está devidamente enquadrada legalmente, existindo um vazio que potencia abusos e riscos para crianças e jovens atletas, como recentemente, e de forma particularmente grave, se pôde constatar”, em contraste com o “devidamente regulado” desporto “competitivo institucionalizado”.

“No caso das situações que possam colocar em risco a saúde ou a segurança dos participantes, passa a poder ser decretada, como medida cautelar, a suspensão imediata do funcionamento das atividades por um período máximo de dois anos”, detalha o projeto de decreto-lei.

O CND já tinha apreciado em 07 de julho as exigências propostas pelo grupo de trabalho constituído pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, para a proteção de crianças e jovens em academias, resultando agora num articulado legislativo que contempla a inscrição obrigatória destas academias sem fins competitivos no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Este registo deve identificar a academia e os seus responsáveis, incluindo o registo criminal do pessoal técnico e a identificação do responsável pela promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens, sujeito a aprovação do IPDJ, para posterior, e também obrigatória, comunicação do seu funcionamento às autoridades locais (câmara municipal, junta de freguesia, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, entidades policiais e delegado de saúde).

De acordo com a proposta final, as academias devem também apresentar um código de boa conduta, para a prevenção e combate a fenómenos de violência física ou psicológica e sobre a proteção de crianças e jovens, nomeadamente em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, religião, sexo, orientação sexual ou identidade de género.

Outra das alterações deste projeto legislativo é a designação de um responsável para gerir e reportar situações de risco e perigo de crianças e jovens.

Relativamente às recomendações, apesar de não se destinar apenas a academias com caráter competitivo, permanece a proposta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de que qualquer estrangeiro que venha para Portugal necessite de um parecer prévio da federação desportiva da modalidade em causa, sendo obrigatória a autorização de permanência no país, ou, em alternativa, estejam acompanhados de um familiar direto ou inscritos no sistema de ensino.

A proposta de decreto identifica ainda a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) como a fiscalizadora destas estruturas, salvaguardando a existência de outras entidades com competências atribuídas por lei.

Em 12 de junho último, o SEF realizou buscas à academia de futebol da BSports, tendo constituído arguidos cinco sociedades e dois cidadãos portugueses, um deles Mário Costa, que renunciou ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Nesta academia, foram identificados 114 jovens jogadores, oriundos da América do Sul, África e Ásia e que estariam todos em situação irregular no país. Foram retirados 33 menores, por estarem em situação de perigo, enquanto outros adultos foram encaminhados para unidades de abrigo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: vila de Ribeirão abre Loja Social este sábado

A vila de Ribeirão vai ter uma Loja Social a partir deste sábado, 2 de dezembro. Localizada nos prédios das...

Desportohá 16 horas

Sérgio Conceição diz que jogo com o FC Famalicão poderá ser “dos mais difíceis”

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, admitiu, esta sexta-feira, que a deslocação ao terreno do FC de Famalicão, na...

Bragahá 17 horas

Presépio ao Vivo de Priscos abre a 10 de dezembro

O Presépio ao Vivo de Piscos, em Braga, considerado o maior do género na Europa, está de regresso e abre...

Desportohá 17 horas

Sub 19 do FC de Famalicão defrontam SC Braga este sábado

As equipas de formação do Futebol Clube (FC) de Famalicão voltam a entrar em campo este fim de semana. Os...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Incêndio em apartamento no centro da cidade obriga a realojamento dos moradores

Um incêndio deflagrou num apartamento, no centro da cidade de Famalicão, ao início da tarde desta sexta-feira. O alerta foi...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Biblioteca Municipal cria calendário do Advento que desafia a descobrir livros

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, criou, na sala infantojuvenil, um Calendário do Advento especial, com o objetivo...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Câmara distribui bilhetes aos alunos para os divertimentos de Natal

Os bilhetes gratuitos cedidos pela Câmara Municipal de Famalicão para os vários divertimentos da Aldeia de Natal vão começar a...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Coros das freguesias trazem cânticos de Natal ao Mercado Municipal

Arrancam esta sexta-feira, 1 de dezembro, os espetáculos “Comunidades (en)Coro”, que prometem animar o Mercado Municipal de Famalicão com cânticos...

Paíshá 22 horas

Vítimas de violência doméstica passam a ter direito a subsídio de desemprego a partir de hoje

O diploma que alarga o subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica e prevê um incentivo ao regresso ao...

Paíshá 23 horas

Banco Alimentar promove nova campanha de recolha de alimentos este fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza, entre hoje e domingo, uma nova campanha de recolha de alimentos nos supermercados...

Arquivo

Mais Vistos