Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão: Autor da penalidade que valeu o apuramento de Portugal para o Mundial de râguebi é filho de famalicense

Publicado

em

O autor da penalidade que valeu o apuramento de Portugal para o Mundial de râguebi França2023, Samuel Marques, disse hoje que apenas cumpriu o seu dever e repartiu os louros com todo o grupo de trabalho.

“Não consegui nenhuma proeza, apenas fiz o meu dever. A proeza conseguimo-la todos juntos, a equipa técnica, os jogadores e todas as pessoas que acreditaram em nós”, disse o médio de formação da seleção portuguesa.

Samuel Marques cobrou o pontapé de penalidade que permitiu a Portugal empatar 16-16, já no tempo extra do jogo contra os Estados Unidos, no torneio final de repescagem para o Mundial2023, que se disputou do Dubai.

Portugal precisava de ganhar ou empatar com os norte-americanos para voltar a assegurar a presença no Campeonato do Mundo pela segunda vez na sua história, após a presença no França2007.

Nessa altura, o médio de abertura dos ‘lobos’ tinha apenas 19 anos e dava os primeiros passos no râguebi sénior, mas recorda-se especialmente do jogo contra a Nova Zelândia, que Portugal perdeu por 108-13.

“O meu pai nasceu em Vila Nova de Famalicão, mas os meus avós são de França e não tenho mais qualquer ligação com Portugal. Só vou para os jogos da seleção, mas, sim, lembro-me do jogo com a Nova Zelândia. Estamos todos ansiosos por este Mundial. É um momento incrível”, assumiu o lusodescendente.

Atualmente ao serviço do Carcassonne, na ProD2, segundo escalão profissional francês, Marques conta com diversas passagens pela I Liga do país, o Top 14, ao serviço do Section Paloise, do Stade Toulousain e do Brive.

Aos 33 anos, o número ‘9’ soma 40 internacionalizações por Portugal, segundo informação disponibilizada pela Federação Portuguesa de Râguebi no guia de imprensa do torneio de repescagem, e não tem dúvidas em afirmar que este é o momento mais alto da sua carreira.

“Sim, claramente. Para qualquer jogador de râguebi, participar num Campeonato do Mundo é um momento incrível”, assumiu Samuel Marques.

O médio de formação, que ‘assinou’ 11 pontos (três penalidades e uma transformação) dos 16 pontos obtidos por Portugal no encontro que valeu o apuramento, esteve, no entanto, ausente da seleção portuguesa durante oito anos, entre 2013 e 2021.

Regressou na época passada, ‘seduzido’ pelo selecionador Patrice Lagisquet e pelos seus planos de levar Portugal, novamente, ao Campeonato do Mundo.

“A chegada do Patrice [Lagisquet] à seleção jogou claramente a favor do meu regresso, pela experiência dele e pelo projeto que me apresentou para a seleção. Ele ganhou a sua aposta”, concluiu Samuel Marques.

A seleção portuguesa de râguebi garantiu, na sexta-feira, o apuramento para o Mundial de râguebi França2023, após empatar com os Estados Unidos (16-16), graças a uma penalidade convertida por Samuel Marques no último lance do encontro do torneio final de repescagem, no Dubai.

Esta é apenas a segunda vez que Portugal vai disputar o Campeonato do Mundo de râguebi, após a única e histórica participação, em 2007, também em França.

A seleção portuguesa vai integrar o Grupo C do Campeonato do Mundo, com País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.

O Mundial de râguebi de 2023 realiza-se em França, de 08 de setembro a 28 de outubro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Mundial 2022: Portugal vence Suíça por 6-1 e está nos quartos de final da competição

Publicado

em

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça por 6-1, com ‘hat-trick’ de Gonçalo Ramos, no último jogo dos ‘oitavos’, em Lusail.

O avançado do Benfica, aos 17, 51 e 67 minutos, Pepe, aos 33, Raphaël Guerreiro, aos 55, e Rafael Leão, aos 90+2, marcaram os golos da formação das ‘quinas’, enquanto Manuel Akanji apontou o tento dos helvéticos, aos 58.

Nos quartos de final, num jogo marcado para sábado, pelas 15:00 (em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, Portugal vai defrontar Marrocos, que hoje eliminou a Espanha, no desempate por penáltis (3-0, após 0-0 nos 120 minutos).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Grupo Desportivo de Natação de Famalicão sobe à 1.ª Divisão Nacional

Publicado

em

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, fez uma vez mais história nos Campeonatos Nacionais de Clubes, este fim de semana, nas Piscinas Municipais de Estarreja, ao sagrar-se vice-campeão nacional de Clubes, uma classificação que lhes garantiu subida à 1ª divisão da federação portuguesa da modalidade.

A Natação de Famalicão, totalizou 405 pontos, ao longo das 38 provas realizadas, conquistando um fabuloso 2ª lugar da classificação geral, no sector masculino, entre os 27 Clubes nacionais que disputaram a 2ª divisão nacional de Clubes.

Na competição feminina, a Natação Famalicense, esteve em excelente nível, classificando-se no 1º terço da tabela, entre os 27 clubes participantes, classificando-se no 9º lugar da geral.
“Estamos de regresso ao nosso lugar. Ser FAMA é ser de Primeira”, são as palavras do treinador Pedro Faia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a décima-primeira jornada da Divisão de Honra da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: Desp. S. Cosme 0-2 FC Roriz; GFC Pousa 2-1 GD Louro; CD Lousado 2-1 UD Vila Chã 3 UD Calendário 0-1 Marca; Bairro FC 2-1 ACR Guilhofrei e GD Pedralva 1-1 CRP Delães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a nona jornada do Distrital da primeira divisão com os seguintes resultados por parte das equipas famalicenses: UD Palvoreira 2-1 GD Fradelos; São Cláudio 0-4 Ruivanense AC; CRP Delães “B” 0-8 GD S. Cristovão; Águias de Tabuadelo 2-1 AD Gondifelos e Opeário FC 3-1 ACRD Nespereira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: AD Ninense 1-0 SC Cabreiros; Os Sandinenses 0-2 GD Joane; Ribeirão FC 3-0 GD Serzedelo e CD Celoricense 1-0 AD Oliveirense.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Ana Marinho vai representar a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Corta-Mato

Publicado

em

A atleta joanense do Clube Desportivo de S. Salvador do Campo, Ana Marinho, está convocada para representar a Seleção Nacional. A atleta vai estrear-se no Campeonato da Europa de Corta-Mato.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Mariana Machado vence Gerês Extreme Marathon 

Publicado

em

Mariana Machado, atleta da AMVE, foi a grande vencedora na prova Gerês Extreme Marathon, disputada no Minho, num percurso difícil e com muita chuva e frio.

Foi a melhor estreia possível nesta distância para a nossa atleta que conquistou a primeira vitória com a Camisola da Associação Moinho de Vermoim e que regressou à pouco tempo dos Mundiais de Trail na Tailândia. 

Através de um comunicado, a equipa congratula a jovem atleta pelo feito cumprido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ronaldo assina pelo Al-Nassr da Arábia Saudita

Publicado

em

O capitão da Seleção Nacional irá auferir de 200 milhões de euros por ano, num contrato válido por dois anos e meio, de acordo com a imprensa internacional.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Jorge Malheiro distinguido como campeão regional em Master Open 2022 e Taça AVCVR em Vila Real

Publicado

em

O atleta famalicense Jorge Malheiro esteve presente na Gala ACRVR em Vila Real, onde foi distinguido com a Taça ARCVR e como campeão regional em Master Open 2022.

Em 2023, o atleta de Famalicão irá correr com o Jersey campeão regional de Vila Real Master Open XCM.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Mafalda Guedes venceu o torneio Ténis Atlântico F1000

Publicado

em

A tenista famalicense Mafalda Guedes venceu, este fim de semana, o torneio feminino Ténis Atlântico F1000, prova destinada a todas as tenistas nacionais com licença federativa.

A esquerdina cedeu apenas 5 jogos em todo o torneio, tendo eliminado Giulia Aguiar (ET Maia), na primeira ronda, Maria Leonor Figueiredo (CT Porto), na segunda, e, nas meias-finais, superiorizou-se a Carla Tomai (Beloura TA).

Foi o culminar de uma série de 3 torneios em que depois de na semana passada ter conquistado o torneio de Santa Maria da Feira, esta semana a Mafalda participou também no torneio internacional ITF 15.000, Lousada Indoor Open, em que perdeu na 2ª ronda para a atleta Suíça Tess Sugnaux que viria a sagrar-se campeã.

Já esta sexta feira a Mafalda vai participar no campeonato nacional absoluto (sénior) de equipas integrando a equipa da Escola de Ténis da Maia. Esta prova realiza-se no complexo de ténis do Jamor de 9 a 11 de Dezembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Mundial 2022: Portugal vence Suíça por 6-1 e está nos quartos de final da competição

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça...

Famalicãohá 8 horas

Desespero nas urgências de Famalicão. Espera já ultrapassa oito horas

O relato chega-nos de vários doentes que estão, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, na sala de espera das urgências...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Atropelamento em Bente Cardal

Na tarde desta terça-feira ocorreu um atropelamento em Bente Cardal, junto à Ribapão. Os Bombeiros de Famalicão foram acionados, tendo...

Paíshá 17 horas

Agricultura vai continuar com dificuldades mesmo que a inflação pare

“Mesmo que a inflação pare”, o preço dos produtos agrícolas aumentará “durante algum tempo”, adverte o líder da PAC, que...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Partido Chega promoveu debate sobre situação política no país

No dia 1 de dezembro, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Famalicão, organizou uma palestra inserida no seu...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chef Álvaro Costa traz doces e outros sabores de Natal à Praça-Mercado

O Chef Álvaro Costa, que ao longo deste ano assumiu a função de Chef residente da cozinha experimental da Praça...

Desportohá 18 horas

Grupo Desportivo de Natação de Famalicão sobe à 1.ª Divisão Nacional

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, fez uma vez mais história nos Campeonatos Nacionais de Clubes, este fim de...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a décima-primeira jornada da Divisão de Honra da...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a nona jornada do Distrital da primeira divisão...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Conheça os resultados da 13ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Disputou-se no passado fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a 13ª jornada do Pró Nacional da AF...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES