Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão ganha 91 novas camas para universitários totalizando mais de 2,9 milhões de investimento -PRR

Publicado

em

Famalicão vai passar a dispor de alojamento para mais 91 alunos universitários, resultado de um investimento de superior a 2,9 milhões de euros atribuído à autarquia, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência.

No total, a região Norte vai contar com mais 4.440 novas camas e 2.012 reabilitadas em residências universitárias, fruto de candidaturas em 17 municípios ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representam um financiamento superior a 164,4 milhões de euros.

De acordo com a lista de projetos financiados pelos PRR, disponível no ‘site’ do Programa Nacional para o Alojamento do Ensino Superior, foram aprovadas 41 candidaturas ao PRR em 17 municípios da região Norte que integram valências de Ensino Superior, entre politécnicos e universidades.

As candidaturas representam, em conjunto, um financiamento superior a 164,4 milhões de euros, que vai permitir criar mais 6.452 camas, 4.440 das quais serão camas novas e 2.012 reabilitadas.

O concelho do Porto reúne o maior número de candidaturas (sete da Universidade do Porto, duas do Instituto Politécnico do Porto e uma do município), bem como o maior financiamento, que se estima em 33,2 milhões de euros para a criação de mais 1.510 camas.

No distrito do Porto vão ser ainda criadas camas em residências universitárias nos municípios de Vila do Conde, Felgueiras, Penafiel e Póvoa do Varzim.

Em Vila do Conde, o PRR vai financiar com mais de 5,6 milhões de euros a criação de 174 novas camas pelo Instituto Politécnico do Porto, instituição que também viu aprovada uma candidatura para criar mais 40 novas camas em Felgueiras, fruto de um financiamento de 1,3 milhões de euros do PRR.

Já em Penafiel e na Póvoa do Varzim, duas candidaturas submetidas pelos respetivos municípios de um milhão de euros e 359 mil euros, respetivamente, vão criar 32 e 11 novas camas.

Ao Porto, segue-se o município de Aveiro, onde foram aprovadas seis candidaturas (cinco da Universidade de Aveiro e uma da MoviJovem), que representam um financiamento superior a 19,8 milhões de euros e vão permitir criar 1.016 camas, 424 das quais novas e 592 reabilitadas.

No distrito de Aveiro foram também aprovadas duas candidaturas, uma da Cruz Vermelha Portuguesa e outra da Universidade de Aveiro, para a criação de 92 novas camas no concelho de Oliveira de Azeméis, fruto de um financiamento superior a três milhões de euros.

No concelho de Braga, um projeto submetido pelo município vai permitir a construção de 786 novas camas, resultante de um financiamento superior a 25,6 milhões de euros.

Por sua vez, no distrito de Braga foram ainda aprovadas candidaturas para a criação de novas camas em Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Guimarães.

Guimarães vai contar com mais 327 camas, resultado da aprovação de um projeto do município e outro da Universidade do Minho, que totalizam mais de 10,6 milhões de euros.

Em Famalicão, o PRR vai permitir a criação de mais 91 novas camas com a atribuição de um financiamento superior a 2,9 milhões de euros à autarquia, e em Barcelos, a criação de 238 novas camas com a atribuição de um financiamento superior a 7,7 milhões de euros a dois projetos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e a um da Santa Casa da Misericórdia.

No concelho de Viana do Castelo, as duas candidaturas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão permitir criar mais 530 camas (400 das quais novas e 130 reabilitadas) fruto de um financiamento superior a 14,3 milhões de euros.

No distrito de Viana do Castelo vão ser ainda criadas 21 novas camas pelo município de Melgaço, resultado de um financiamento de 685 mil euros, e 56 novas camas pelo município de Valença, que viu aprovado um projeto que ascende a 1,8 milhões de euros.

Já em Vila Real foram aprovadas cinco candidaturas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que, em conjunto, equivalem a mais de 24,3 milhões de euros e 1.146 camas, 567 das quais novas e 579 reabilitadas.

Por sua vez, o concelho de Bragança contará com mais 200 camas no decorrer da aprovação e financiamento em 6,5 milhões de euros do projeto submetido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

O distrito de Bragança contará também com 182 novas camas, em resultado de um projeto submetido pelo Instituto Politécnico de Bragança e cujo financiamento ascende a mais de 5,9 milhões de euros.

De acordo com a lista de projetos financiados pelos PRR, disponível no ‘site’ do Programa Nacional para o Alojamento do Ensino Superior e analisada hoje pela Lusa, foram aprovadas 41 candidaturas ao PRR em 17 municípios da região Norte que integram valências de Ensino Superior, entre politécnicos e universidades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

PCP de Famalicão preocupado com “injustiças” vai abordar trabalhadores da Continental, Tesco e Cabelauto

Publicado

em

A situação do emprego no concelho é, neste momento, a principal preocupação do PCP de Famalicão. A Comissão Concelhia do partido reuniu, a semana passada, com o propósito de analisar a situação política, social e económica e apontar soluções a nível nacional, regional e local.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Praça-Mercado e Igreja Matriz Nova recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

Publicado

em

A Praça-Mercado de Famalicão, recebe, no dia 04 de fevereiro, sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, compostos pela cruz e ícone de Maria.

O início da recepção está agendado para as 18:00.

Às 21:30 terá início uma peregrinação até à Igreja Matriz Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Basquetebol: FAC recebe AD Esposende para o último jogo da 1.ª fase

Publicado

em

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube joga, este sábado, o último jogo da 1.ª fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina.

Assim, o FAC recebe o AD Esposende, para disputar a 14.ª jornada.

A partida está agendada para as 18:00, no Pavilhão Municipal de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Temperaturas mínimas de 3.º graus. Máximas vão chegar aos 14.º sem previsões de chuva

Publicado

em

Um dia de sol com céu limpo e sem qualquer previsão de chuva são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta quarta-feira, em Famalicão.

As temperaturas mínimas deverão atingir os 3.º graus, enquanto que as temperaturas máximas deverão atingir os 14.º graus, cenário que de deverá manter ao longo desta semana e fim de semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão é um dos municípios parceiros do Consórcio GIATEX de “Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil”

Publicado

em

Famalicão é um dos municípios que integra o Consórcio GIATEX – Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), em conjunto com cerca de três dezenas de instituições nacionais, com vista a dar resposta aos desafios enfrentados pelas empresas de enobrecimento têxtil, ao nível do consumo específico de água e apoiar na decisão sobre o destino final a dar às águas.

A participação de Famalicão ficou oficializada no passado dia 26 de janeiro, após reunião de Câmara, sendo que o seu envolvimento remete para a sensibilização e divulgação da agenda desenvolvida pelo consórcio.

Integram este projeto um total de 27 membros, nomeadamente, instituições ligadas à investigação e ensino superior, empresas têxteis e afetas ao vestuário, e as autarquias de Famalicão e Santo Tirso.

O consórcio tem por objeto a execução de uma agenda mobilizadora intitulada de ‘GIATEX – Gestão Inteligente da Água na ITV’, cujo promotor líder é a Estamparia Adalberto, com coordenação técnica do CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, estando o projeto enquadrado e financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Abertas as candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação

Publicado

em

O Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso já abriu as suas incrições.

Serão considerados apenas projetos aprovados por instituições oficiais nacionais ou internacionais e direcionados para a promoção da inovação empresarial.

O formulário de candidatura, bem como o regulamento do programa, encontram-se disponíveis no site do Famalicão MadeIN, em www.famalicaomadein.pt.

Esta medida vem no seguimento da implementação da estratégia municipal ‘do MadeIN ao CreatedIN’, que inclui o novo eixo de ação: MadeInovar, uma nova abordagem do Famalicão MadeIn que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de valor para o território famalicense. O programa prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação, no valor de 5.000€ cada um.

A submissão de candidaturas pode ser feita até dia 30 de abril de 2023.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Motoclube Escorpiões realiza passeio a Trás-os-Montes para ver as amendoeiras em flor

Publicado

em

O Clube Motard Escorpiões de Famalicão realiza, no dia 05 de março, o seu tradicional passeio à Região de Trás-os-Montes para ver as “Amendoeiras em Flor”.

As inscrições poderão ser feitas até ao dia 02 de março (quinta-feira).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Freguesia de Delães passa a dispor dos serviços de limpeza de vias uma vez por semana

Publicado

em

A freguesia de Delães, em Famalicão, passará a dispor dos serviços da equipa dedicada à limpeza das vias, uma vez por semana.

A novidade foi avançada pela Junta de Freguesia local, que mostra o seu apreço por este reforço para a sua “estratégia de limpeza”.

Estes apontam ainda que conseguiram garantir tal serviço, após “anos de insistência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Pianista Jorge Azevedo apresenta “World Music’s Piano Solo” na Casa do Artista Amador do Louro

Publicado

em

O pianista famalicense Jorge Azevedo, estudante na Escola de Musica da Fundação Real Colégio de Landim, estará, no dia 26 de fevereiro, na Casa do Artista Amador do Louro, para um recital intitulado “Jorge Azevedo World Music’s Piano Solo”.

A apresentação está agendada para as 16:00 e a entrada tem um custo de “3 Teclas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Ribeirão

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta terça-feira, numa habitação na rua 25 de Abril, nas imediações da Cruz Vermelha, na freguesia de Ribeirão, em Famalicão.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Famalicão disse à Fama TV que não se registaram quaisquer feridos.

Para o local foram destacados 11 operacionais e quatro veículos de apoio.

O alerta foi registado às 18:05.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 2 minutos

Auchan junta-se à Oikos para promover produtores locais

A Auchan Retail Portugal continua empenhada em encontrar novas formas de apoiar os produtores locais e avança com uma nova...

Famalicãohá 29 minutos

PCP de Famalicão preocupado com “injustiças” vai abordar trabalhadores da Continental, Tesco e Cabelauto

A situação do emprego no concelho é, neste momento, a principal preocupação do PCP de Famalicão. A Comissão Concelhia do...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Praça-Mercado e Igreja Matriz Nova recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

A Praça-Mercado de Famalicão, recebe, no dia 04 de fevereiro, sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, compostos...

Desportohá 1 hora

Basquetebol: FAC recebe AD Esposende para o último jogo da 1.ª fase

A equipa de basquetebol do Famalicense Atlético Clube joga, este sábado, o último jogo da 1.ª fase do Campeonato Nacional...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Temperaturas mínimas de 3.º graus. Máximas vão chegar aos 14.º sem previsões de chuva

Um dia de sol com céu limpo e sem qualquer previsão de chuva são as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão é um dos municípios parceiros do Consórcio GIATEX de “Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil”

Famalicão é um dos municípios que integra o Consórcio GIATEX – Gestão Inteligente da Água na Indústria Têxtil e do...

Famalicãohá 2 horas

Abertas as candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação

O Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Motoclube Escorpiões realiza passeio a Trás-os-Montes para ver as amendoeiras em flor

O Clube Motard Escorpiões de Famalicão realiza, no dia 05 de março, o seu tradicional passeio à Região de Trás-os-Montes...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Freguesia de Delães passa a dispor dos serviços de limpeza de vias uma vez por semana

A freguesia de Delães, em Famalicão, passará a dispor dos serviços da equipa dedicada à limpeza das vias, uma vez...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Pianista Jorge Azevedo apresenta “World Music’s Piano Solo” na Casa do Artista Amador do Louro

O pianista famalicense Jorge Azevedo, estudante na Escola de Musica da Fundação Real Colégio de Landim, estará, no dia 26...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES