Famalicão
Assembleia Municipal de Famalicão reúne na próxima segunda-feira na Casa das Artes

A Assembleia Municipal de Famalicão vai reunir na próxima segunda-feira, em sessão extraordinária.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

Famalicão
Famalicão: Acesso à Praceta Madalena Fonseca codicionada

Por motivos de segurança e devido às obras de requalificação do passeio e remoção de árvores, o acesso à Praceta Madalena Fonseca, em Vila Nova de Famalicão, sofrerá constrangimentos entre os dias 20 (sábado) e 23 (terça-feira) de março, com acesso restrito apenas aos moradores da área e estacionamento proibido nas duas vias. Durante os outros dias, poderá haver constrangimentos de estacionamento até que os trabalhos sejam concluídos. Importante ressaltar que o estacionamento será proibido até às 18h do dia 23 de março (quinta-feira).
A Câmara Municipal solicita a compreensão de todos os moradores e peões pelos transtornos causados.
Famalicão
Enea Mihaj do FC Famalicão convocado para a seleção albanesa

Enea Mihaj foi convocado pelo novo treinador da seleção albanesa, o brasileiro Sylvinho, para integrar a primeira lista de convocados. O defesa central do Futebol Clube de Famalicão foi chamado para participar na fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2024, onde a equipa albanesa irá defrontar a Polónia no dia 27 de março.
Enea Mihaj tem sido uma escolha frequente na seleção albanesa, tendo já acumulado 13 internacionalizações.
Famalicão
Câmara de Famalicão apoia estruturas artísticas com 500 mil euros e critica cortes do Governo
O Ministério da Cultura cortou o apoio financeiro a três companhias artísticas de Famalicão. O assunto foi destacado esta segunda-feira, num encontro que o presidente da Câmara realizou com representantes das estruturas artísticas profissionais do concelho e onde assegurou que, ao contrário do Governo, a autarquia vai manter e até reforçar o apoio a estes agentes culturais.
Mário Passos reuniu com as 18 estruturas que compõem a Plataforma Sobre o Palco e prometeu um apoio de mais de meio milhão de euros para 2023.
Famalicão
Famalicão: Mário Passos tece duras críticas perante “redução substancial” do apoio para artes e cultura

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão criticou hoje a “substancial redução” do financiamento da Direção-Geral das Artes a entidades que integram uma plataforma que reúne 18 estruturas do concelho, sublinhando tratar-se de uma “grande injustiça”.
Em conferência de imprensa, Mário Passos disse que o apoio se cifra em menos de 400 mil euros, quando as expectativas das companhias apontavam para 985 mil.
“É uma redução de 60%, que lamento imenso e que considero uma grande injustiça. Famalicão é uma referência cultural a nível nacional, parece que os que mais trabalham são penalizados”, referiu.
O autarca manifestou-se disponível para se juntar ao “coro de protestos” das companhias envolvidas, para fazer chegar ao Ministério da Cultura “uma voz mais robusta e musculada”.
Em causa está a plataforma “Sobre o palco”, criada em 2019 e constituída, atualmente, por 18 estruturas artísticas profissionais e semiprofissionais do concelho de Vila Nova de Famalicão.
No mais recente Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes para o biénio 2023-2024 e quadriénio 2023-2026, uma estrutura daquela plataforma manteve o financiamento (Companhia de Música Teatral, com 120 mil euros por ano na modalidade quadrienal), uma outra obteve aprovação pela primeira vez (Instituto Nacional de Artes do Circo, com 240 mil euros por ano na modalidade bienal), e três que tiveram apoio nos anos anteriores deixaram de ter financiamento (Teatro da Didascália, O Cão Danado e Fértil – Associação Cultural).
Outras quatro em concurso pela primeira vez não viram as suas candidaturas aprovadas.
No anterior Programa de Apoio Sustentado, todas no domínio bienal, a Cão Danado recebeu 258 mil euros, o Teatro da Didascália foi a companhia mais bem pontuada na categoria de Programação para os anos de 2020-21 e viu o apoio ser de 362,5 mil euros, enquanto a Fértil foi apoiada em 169 mil euros.
Para a autarquia, as companhias Cão Danado, Fértil Cultural e Teatro da Didascália têm “em risco a sua capacidade de subsistência”.
Responsáveis destas três estruturas adiantaram que tiveram de parar ou abrandar a sua atividade e de reduzir equipas e custos, valendo-lhes, no entanto, o apoio que o município continua a disponibilizar.
Este ano, o município canalizou para aquela plataforma 528 mil euros, “reforçando o seu papel de principal financiador e parceiro do seu ecossistema artístico”.
“Só em 2023, de um total previsto de 920.900 euros angariado pelas 18 estruturas, cerca de 57% é proveniente da autarquia, sendo o restante apoio financeiro proveniente de parceiros como Direção-Geral das Artes, e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros”, referiu uma nota da autarquia.
Em 2021 e 2022, o município investiu naquelas entidades, respetivamente, perto de 418 mil euros e mais de 500 mil euros, em apoios associados ao desenvolvimento do plano de atividades e a obras, assim como apoio indireto em coproduções da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira.
Famalicão
Famalicão: Presidente da UF de Famalicão e Calendário acusada de utilização de uma viatura da autarquia para fins pessoais

O Ministério Público (MP) acusou uma presidente de junta do concelho de Vila Nova de Famalicão de peculato, pela alegada utilização de uma viatura da autarquia para fins pessoais, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.
Segundo nota publicada página daquela procuradoria, o MP considerou indiciado que a arguida utilizou veículo pertencente à autarquia “nas deslocações entre o domicílio e o local de trabalho”.
A nota não refere o nome da arguida, mas fonte judicial disse à Lusa que se trata de Estela Veloso, presidente da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, eleita pela coligação PSD/CDS-PP.
Contactada pela Lusa, a autarca disse que, “para já”, não iria fazer qualquer comentário.
O despacho de acusação data de 08 de março e foi emitido pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal da Procuradoria da República de Braga.
Famalicão
Famalicão: Dirigente do Sindicato Têxtil do Minho é a candidata da CDU para Ribeirão

O núcleo da CDU de Ribeirão apresenta a candidata Sara Daniela Silva às eleições antecipadas desta freguesia.
Sara Silva tem 37 anos e é dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, e membro do Conselho Nacional da CGTP.
Residente em Ribeirão, Sara Silva assume que o momento político que atravessa a vila exige muito da sua população e dirigentes políticos, disponibilizando-se para “enfrentar e vencer o marasmo em que encontra a vila de Ribeirão”.
Esta candidatura surge após se ter tornado evidente, para o partido, ” a necessidade da presença de eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia, a voz que colocará no eixo de atuação a promoção das condições para se viver melhor em Ribeirão”.
Famalicão
Famalicão: Corte de água afeta várias freguesias hoje entre as 14:00 e as 18:00

O município de Famalicão, alerta a população para cortes no abastecimento de água, que se deverão registar esta segunda-feira, entre as 14:00 e as 18:00, devido a uma manutenção na rede de abastecimento de água. na freguesia de Antas, mais propriamente na Rua Fernando Mesquita,
Além da freguesia de Antas, esta intervenção poderá afetar Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz, e especificamente os edifícios do Colégio Machado Ruivo, Restaurante do Parque da Devesa e Escola Primária de Antas.
Desporto
Famalicense Ballas Junior conquista medalha de ouro na Galiza

O piloto famalicense Ballas Junior venceu, este fim de semana, na prova que engloba o Trial Box e Campeonato Galego de Trial, realizado em Lugo, na Galiza.
Numa prova em que o jovem talento impôs o seu ritmo, ficou mais uma vez estabelecido o imenso potencial de Ballas Junior.
Desporto
Famalicão: Bairro FC vence Série B da Divisão de Honra AF Braga

O Bairro FC terminou em 1.º lugar o campeonato da Série B da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga.
O clube prepara-se agora para disputar os jogos que irão garantir a subida de divisão, à equipas estabelecidas nos lugares cimeiros das tabelas.
O clube de Famalicão acumulou 50 pontos em 21 partidas disputadas, com um total de 53 golos marcados, deixando no 2.º e 3.º lugar o ACR Guilhofrei e CD Celeirós, respetivamente.
Desporto
Famalicão: Diana Santos da An-Dança uma das melhores bailarinas da Europa após medalha de bronze na Bélgica

Diana Santos, aluna do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, An-Dança, conquistou, este sábado, uma bolsa recebida no European Grand Prix (Competição da Áustria) após conquistar o 3.º lugar, para participar, como solista, diretamente nas finais de uma outra muitíssima prestigiada competição, Les Hivernales, The International Ballet Competition, em Liège, na Bélgica.
Esta competição abrange uma seleçãonas quais a bailarina alcançou um magnífico terceiro lugar com a sua interpretação de Ballet Clássico.
Nas redes sociais, os responsáveis pela academia destacam a resiliência de Diana Santos, que é motivo de orgulho para toda a estrutura.