Siga-nos nas redes

Famalicão

Centro Social de Vale São Cosme lamenta o falecimento da sua colaboradora Marina Costa

Publicado

em

O Centro Social e Paroquial de Vale São Cosme lamenta a morte da sua colaboradora Cristiana Marina Martins Vieira Costa.

Numa publicação nas redes sociais, o centro afirma que ” é com enorme tristeza” que “lamenta a perda da sua colaboradora, salientando a sua personalidade “dedicada, responsável e sempre atenciosa que granjeou a simpatia dos utentes, dos colegas e dos familiares. Tinha uma forma voluntariosa e despretensiosa para acorrer e atender a todas as situações em que era solicitada, assumindo sempre a sua função com um enorme sorriso. O desaparecimento prematuro e nefasto da Marina representa uma profunda perda, dor e tristeza para todos nós e, em especial, para o seu marido, filhos e demais familiares”, escrevem os responsáveis.

O seus restos mortais estarão em camara ardente, na Capela da Senhora dos Bons Caminhos, lugar de Lamela, em Santo Tirso. O seu funeral terá lugar, esta terça-feira, pelas 15:30, na Igreja Paroquial da mesma freguesia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Carro roubado junto à Farmácia de Ribeirão queimado e atirado ao Rio Ave em Riba de Ave

Publicado

em

Por

Um carro, roubado na madrugada desta terça-feira, nas imediações da Farmácia de Ribeirão, foi queimado e atirado ao Rio Ave, na freguesia de Riba de Ave, também em Famalicão, avança o Ribeirão Digital.

De acordo com a mesma publicação, vários furtos já ocorreram neste estacionamento, para preocupação dos moradores,

Foto: Ribeirão Digital / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Colisão entre 3 ligeiros faz 1 ferido na EN206 em Vermoim

Publicado

em

Por

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta terça-feira, na sequência de uma colisão, envolvendo três veículos ligeiros, na EN206, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.

Para o local foram destacados nove operacionais e três veículos dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, preparados para um cenário com vítimas encarceradas que, afinal, não se chegou a verificar.

Fonte desta corporação disse à Fama TV que a vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado cerca das 20:50.

Fotos: Fama TV

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

PAN critica condições climatéricas do Mercado Municipal de Famalicão

Publicado

em

Por

Os candidatos por Braga do PAN visitaram, este sábado o Mercado Municipal de Famalicão, em ação de campanha para as Eleições Legislativas, e teceram algumas críticas ao espaço.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Jorge Paulo Oliveira diz que Governo esqueceu Famalicão em matéria de Saúde

Publicado

em

Por

O deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira visitou a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Requião, no âmbito da campanha para as Eleições Legislativas, para assinalar a importância do acesso das populações a cuidados de saúde primários.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Close-Up regressa à Casa das Artes de 26 a 29 de janeiro

Publicado

em

Por

A primeira réplica do sexto episódio do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão decorre nos dias 26, 28 e 29 de janeiro, na Casa das Artes. Esta será uma continuidade à temática e às de sessões orientadas sob o elogio da Comunidade Cinema, iniciadas em outubro passado. A programação inclui propostas para o público geral e a para as escolas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão, Póvoa e Barcelos exigem nó de acesso à A7 em Fradelos

Publicado

em

Por

Os autarcas de Famalicão, Póvoa de Varzim e Barcelos querem ver concretizado o nó de ligação à A/7 na zona de Fradelos e Balasar. Esta terça-feira, os três presidentes de Câmara encontraram-se no local para onde está prevista essa ligação à autoestrada Famalicão-Póvoa para reivindicar essa obra do futuro governo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mulher ferida após colisão entre carro e carrinha de mercadorias em Santiago da Cruz

Publicado

em

Por

Uma mulher ficou ferida, na manhã desta terça-feira, após uma colisão entre um carro e uma carrinha de transporte de mercadorias, na freguesia de Santiago da Cruz, em Famalicão, avança o jornal O Minho.

Tudo terá acontecido na A3.

De acordo com a mesma fonte, a vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

O alerta foi registado às 08:15.

Foto: O Minho / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Homem de 90 anos morre após queda de escada em Vale S. Cosme

Publicado

em

Por

Uma homem de 90 anos morreu, na tarde desta segunda-feira, na freguesia de S. Cosme, em Famalicão, depois de ter caído quando estava a colher fruta na sua casa.

Tudo aconteceu quando o idoso subiu a um escadote, no quintal da casa, acabando por se desequilibrar e bater com a cabeça no momento da queda.

Encontrado pelo seu filho, a vítima acabaria por falecer no local.

Para o local foram destacados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Combate à corrupção em Portugal deixa de fora o poder político e o Banco de Portugal

Publicado

em

Por

Portugal melhora uma posição no Índice de Perceção da Corrupção 2021, da Transparência Internacional, que aponta o dedo a uma estratégia de combate à corrupção que deixa de fora o poder político e o Banco de Portugal.

Para a representação portuguesa do organismo internacional, a existência, “bem ou mal”, de uma estratégia nacional de combate à corrupção até pode ser a explicação para Portugal ter melhorado um lugar, do 33.º para o 32.º no índice anual, mas também pode ser a explicação para não ter melhorado mais e ter mantido uma tendência de estagnação na última década.

“Bem ou mal, temos uma estratégia. Obviamente que, apesar do esforço do Governo em criar esta estratégia, o impacto não foi tão forte quanto isso, precisamente porque a estratégia é pouco ambiciosa e não é aplicável aos órgãos de soberania e, portanto, não toca naquelas que são as instituições fundamentais para a democracia e para o combate à corrupção”, disse a presidente da Transparência Internacional Portugal, Susana Coroado.

“Fica de fora a corrupção política, ficam de fora os altos cargos e isso não transmite uma imagem de boa liderança, da liderança pelo exemplo e, por outro lado, acaba por deixar de fora áreas problemáticas no que toca à prevenção da corrupção”, acrescentou.

Mais do que repressão, que Susana Coroado considera ser a principal forma de combate à corrupção em Portugal, por via legislativa, a responsável defende que o foco deve ser a prevenção, melhorando a gestão de conflitos de interesses, a deteção de riscos e a disponibilização de informação pelas instituições públicas, facilitando, desta forma, uma maior participação da sociedade civil na tomada de decisão e na fiscalização.

A fiscalização é uma falha recorrente por falta de meios públicos para o efeito, referiu, mas que pode ser minimizada com uma maior transparência que permita um maior acesso à comunicação social e será uma questão importante na aplicação dos fundos europeus do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Agora que vêm aí grandes volumes de fundos europeus, os riscos de má utilização de fundos, de desvio de fundos, de influências que se movimentam para captar de forma indevida a distribuição dos fundos, é fundamental ter estas medidas de prevenção logo à entrada”, disse.

Susana Coroado considera “positiva” a recuperação de um lugar no índice face ao ano anterior, no qual Portugal registou a pior posição de sempre, mas entende que é “uma recuperação reduzida”.

Portugal ocupa a 32.ª posição empatado com a Coreia do Sul, com 62 pontos numa escala de 100, abaixo do valor médio da União Europeia, que é de 64 pontos. O índice de 2021 da Transparência Internacional é liderado pela Dinamarca e pela Nova Zelândia com 88 pontos, os mesmos que a Finlândia. Nos últimos lugares estão a Síria e a Somália, com 13 pontos e o Sudão do Sul, com 11.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Costa diz que o gato de Famalicão Zé Albino vai sentir-se menos só porque Rio “vai para casa”

Publicado

em

Por

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o gato do presidente do PSD, o Zé Albino, anda visivelmente deprimido, mas mostrou-se confiante de que isso vai passar porque Rui Rio volta para casa já no domingo.

António Costa falava aos jornalistas à saída da Casa do Careto, em Podence, concelho de Macedo de Cavaleiros, depois de ter sido convidado para estar presente no primeiro Carnaval desta aldeia após terminar a pandemia da covid-19.

Questionado como tem encarado as comparações entre si o gato do presidente do PSD, Rui Rio, que se chama Zé Albino, o secretário-geral do PS recusou-as, começando por observar que não tem gato, mas uma cadela e um cão.

“A última vez que vi numa foto o gato do doutor Rui Rio ele estava deprimido. E eu sou tudo menos uma pessoa deprimida. Sou uma pessoa alegre e não sou dado a depressões. Até sou acusado de ser otimista nas piores situações”, respondeu.

Ainda em tom de humor, o líder socialista referiu que a sua experiência lhe diz que “quanto maior é a aflição melhor é o otimismo”.

Depois, tendo perto de si o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, que é medico de profissão, perguntou: “O otimismo já fez mal a alguém?”.

“Não, o otimismo só faz bem”, respondeu imediatamente o autarca.

Mas António Costa não quis ficar por aqui e prosseguiu a conversa, dizendo que hesita entre o gato Zé Albino e o doutor Rui Rio, “porque é indiscutivelmente um gato bastante simpático, embora o doutor Rui Rio o tenha deprimido”.

“Desejo as melhoras do Zé Albino, que rapidamente se reanime. E estou certo e confiante que com uma vitória do PS no próximo domingo o Zé Albino vai sentir-se menos só e o doutor Rui Rio vai ter mais tempo para estar em casa”, apontou António Costa.

Segundo António Costa, a partir de domingo à noite, o presidente do PSD “vai então poder brincar com o Zé Albino”.

“E isso vai fazer muito bem ao Zé Albino. Já comigo, o meu cão e a minha cadela estão habituados às minhas ausências. Portanto, não se deprimem se me mantiver em funções como primeiro-ministro”, comentou.

Rodeado de caretos e com a capa de honra de Podence vestida, o líder socialista foi questionado sobre os diabos que andam à solta nesta localidade transmontana.

“Essa dos diabos não me assusta. Já ando a conviver com as ameaças do diabo há seis anos. Já foi o diabo de virar a página da austeridade, já foi o diabo que não crescíamos, já foi o diabo da pandemia. Mas o diabo que vá para onde deve ir e eu estou cá para lutar contra todos os diabos. É assim que os tenha afugentado”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Paíshá 28 minutos

Acidente com sopa quente deixa menina de 3 anos com queimaduras na cara

Uma menina de 3 anos sofreu queimaduras de 1.º e 2.º grau na face, esta terça-feira, provocadas por sopa, em...

Desportohá 49 minutos

Morreu Maria Amélia Canossa, a mulher que deu voz ao hino do FC Porto

A mulher que deu voz ao hino do FC Porto, Maria Amélia Canossa, morreu na terça-feira, aos 88 anos, revelou o...

Regiãohá 56 minutos

Despiste na A3 faz um ferido em Santo Tirso

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de um despiste, no sentido Norte-Sul da A3,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Carro roubado junto à Farmácia de Ribeirão queimado e atirado ao Rio Ave em Riba de Ave

Um carro, roubado na madrugada desta terça-feira, nas imediações da Farmácia de Ribeirão, foi queimado e atirado ao Rio Ave,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Colisão entre 3 ligeiros faz 1 ferido na EN206 em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta terça-feira, na sequência de uma colisão, envolvendo três veículos ligeiros, na EN206, na...

Paíshá 15 horas

“Momento humano” de GNR a jogar futebol com criança recebe “chuva” de elogios ‘online’

Um vídeo partilhado nas redes sociais, que mostra um militar da GNR e uma criança a jogar futebol, no intervalo...

Paíshá 16 horas

Manifestante interrompe Ventura para lhe pedir que tenha mais perdão -“Fiquei muito triste”

A arruada do Chega em Portimão arrancou com uma interpelação de Manuela, auxiliar de ação médica e cristã, que recordou...

Paíshá 17 horas

Covid-19: Instituto do Sangue apela para “reforço imediato de dádivas de sangue”

O Instituto do Sangue apelou hoje para o contributo de todos os potenciais dadores, numa “altura particularmente exigente” devido à...

Famalicãohá 17 horas

PAN critica condições climatéricas do Mercado Municipal de Famalicão

Os candidatos por Braga do PAN visitaram, este sábado o Mercado Municipal de Famalicão, em ação de campanha para as...

Famalicãohá 17 horas

Jorge Paulo Oliveira diz que Governo esqueceu Famalicão em matéria de Saúde

O deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira visitou a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Requião, no âmbito da campanha para...

Famalicãohá 17 horas

Close-Up regressa à Casa das Artes de 26 a 29 de janeiro

A primeira réplica do sexto episódio do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão decorre nos dias 26, 28 e 29...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão, Póvoa e Barcelos exigem nó de acesso à A7 em Fradelos

Os autarcas de Famalicão, Póvoa de Varzim e Barcelos querem ver concretizado o nó de ligação à A/7 na zona...

Paíshá 18 horas

Covid-19: Autoagendamento aberto para maiores de 25 anos para dose de reforço

O​​​​​​​ autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 já está disponível para pessoas com 25 ou mais...

Paíshá 19 horas

Baixas médicas de janeiro subiram 706% face ao mês de dezembro

As baixas por covid-19 processadas em Janeiro, até dia 24, dispararam 706% face a Dezembro, para 187 mil, tendo sido...

Paíshá 19 horas

Homem de 60 anos gravemente ferido após queda junto ao farol de Leça da Palmeira

Um homem com cerca de 60 anos ficou com ferimentos graves na sequência de de uma queda para uma zona...

Paíshá 19 horas

Covid-19: Mais 48 mortos e 57.657 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 48 óbitos provocados pela pandemia e 57.657 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Bragahá 20 horas

PSP deteve suspeito de diversos furtos em estabelecimentos em Braga

A PSP deteve um homem de 32 anos “fortemente suspeito” de “diversos” furtos qualificados, ocorridos maioritariamente em estabelecimentos na cidade...

Paíshá 21 horas

Covid-19: Número ” exageradíssimo” de infeções é fruto do “relaxamento”

O virologista do Instituto de Medicina e Higiene Tropical (IMHT) Celso Cunha considera que ainda não é altura para aliviar...

Paíshá 22 horas

Rui Rio sugere a Costa que aceite derrota com “dignidade”

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou hoje que o secretário-geral do PS, António Costa, está “na iminência de perder...

Desportohá 22 horas

Miklos Fehér morreu em campo há 18 anos

Assinalam-se, esta terça-feira, 18 anos sobre morte do jogador Miklos Fehér, que caiu inanimado em campo, durante um jogo do...

Arquivo

FAMA NAS REDES